+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento OSPF

    Amigos estou com um pequeno probleminha aqui e não estou conseguindo resolver.
    Segue topologia da rede, preciso rodas OSPF porem não estou conseguindo, acredito que esta faltando alguma configuração nas nanostation.
    Fiz a conexão física interface X interface de cada uma das RB utilizando cabo o OSPF divulgou e recebeu todas as rodas sem problemas, porem quando coloco a RB conectada nas nanostations nem uma rota é divulgada nem recebida "aprendida" ou seja não ocorre nem uma atualização do OSPF.
    Já fiz as configurações do modo:
    AP ---))) CLIENTE
    AP WDS ---))) CLIENTE WDS


    Topologia:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Topologia.jpg
Visualizações:	547
Tamanho: 	45,7 KB
ID:      	16344

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    quando testou em bancada usou dois cabos de rede, um para cada rede?
    um para a rede 192.168.55.0/30 e outro para a rede 192.168.30.68/30.
    você pinga nas duas pontas desse ponto a ponto? o ospf estão configurado para todas as interfaces das rbs?

  3. #3

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    Boa Noite Iverton, quando eu fiz os testes de bancada utilizei dois cabos de rede sim, um para cada interface simulando uma conexão ponto a ponto entre cada interface, o que tem diferente da bancada é que as nanostations estão fazendo o papel dos cabos, consigo pingar nas duas pontas sim, os OSPF esta configurado para as três interfaces ou redes.

    Aguardo respota...

    Att

    Andrei Scaratti

  4. #4

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    o protocolo stp está ativo nos nanos, quando tive um senário parecido, este protocolo estranhamente bloqueou a troca de informações do ospf, eu utilizava o nanobridge M5, não sei se o nano 5 tem esta opção, mas se tiver tenta desativa-la e também atualiza o nano para a ultima versão se software.
    também seria bom postar as telas da config dos nanos, pois esse erro é bem extranho.

  5. #5

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    ativou o trafego multicast nos nanos ?

    caso nao, voce pode ativar.. OU usar NBMA (no lugar de broadcast)

    NBMA voce precisa cadastrar todos os routers em cada um.. ai no lugar de multicast ele vai usar TCP

  6. #6

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    Iverton e Alexandrecorrea, agradeço por vossas dicas, mas tive que criar redes /29 e colocar os endereços IP das nanostations na mesma faixa de endereços das routerboard onde antes tinha endereços /30 e as nanostations com endereços distintos.

  7. #7

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    Citação Postado originalmente por andreiscaratti Ver Post
    Iverton e Alexandrecorrea, agradeço por vossas dicas, mas tive que criar redes /29 e colocar os endereços IP das nanostations na mesma faixa de endereços das routerboard onde antes tinha endereços /30 e as nanostations com endereços distintos.
    o droga, eu esqueci de dizer no outro post que eu tinha feito isso também.

  8. #8

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    Uma observação nada a ver, mas os nanos estão em bridge e wds?? qual a influencia deste ptp na transmissão de informações do protocolo??

  9. #9

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Uma observação nada a ver, mas os nanos estão em bridge e wds?? qual a influencia deste ptp na transmissão de informações do protocolo??
    esse é o "X" da questão, não tem nada a ver, por isso foi meio assombroso resolver.

  10. #10

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    algo a ser pesquisado, a bridge no firmware AirOS não é transparente é o que está parecendo..
    Por isso que não uso nano para ptp, só RB..

  11. #11

    Padrão Re: Roteamento OSPF

    Boa Noite Magnusrk8, tenho vários ponto a ponto utilizando RB's todos com OSPF funcionando perfeitamente, porem quis fazer esse enlace um pouco diferetente, deixei os nano em bridge e AP+WDS e CLIENTE+WDS.
    Conforme você comentou que devemos pesquisar, pois para min a bridge no firmware AirOS não fica totalmente transparente, ou existe algum filtro que não deixa os pacotes do OSPF se propagar pela rede.
    Observando que o OSPF é um protocolo de camada/layer 3.

    Desde já agradeço vossa atenção.