+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão R52H - Instabilidade?

    Amigos, tenho alguns cartões R52H. Até agora ia tudo bem. Mas de uns dias para cá alguns , num desses cartões clientes apresentaram dificuldade de pegar IP.
    Todos os clientes estão como B. Mas nos cartões estão como B/G.
    Tivemos que deixar assim, porque estes que não estavam mais pegando ip, em modo B, passando para G no rádio cliente, pegaram na hora.
    Entrei no cartão para ver o que estava acontecendo e na aba wireless está como B/G, mas na aba Status aparece como Band 2.4Ghz-G.

    Parece que o cartão não está transmitindo com estabilidade no modo B, pois tem alguns clientes que tem bullet2 pegam ip apesar de configurados como B. Isto tem acontecido com rádios com RTL 8186.

    Alguém já encontrou uma situação similar?

  2. #2

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    1929,

    nesses AP's de Chipset RTL 8186 está rodando o firmaware original ou é o firmaware do APRouter?

    O aconselhável é marcar no AP ou Mikrotik (quem usa) a interface transmissora como somente B (Only B).

    Tenho percebido que em algumas redes com clientes rodando Windows 7 nas máquinas tem surgido algumas instabilidades em autenticações e desconexões constantes. Tem sido necessário melhorar muito a qualidade do sinal para que o problema amenizasse ou mesmo seja encerrado.

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    1929 coloque banda B se seus clientes estiverem longe....
    se estiver perto pode colocar b/g ......
    se estiverem longe vai ter uma perca de desempenho muito significativa a sua rede ......
    o ack dos clientes vai lá em cima assim desbalanceando sua rede ......

  4. #4

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Ninguém está longe das das torres. Isso só aconteceu numa das torres e em um dos cartões R52H.

    Marcelo, não sei se seria alguma coisa com a versão do windows, pois os rádios clientes estão todos roteados. A placa de rede do cliente pega o ip roteado para a lan. Mas como fica sem navegação , dai entramos no radio e tentamos forçar a conexão no site survey e dá a mensagem de "connetc failed", pois a wan do rádio não pegou ip. Mesmo nos rádios que tem ip fixo na wan dá esta mensagem. É só trocar para G que conecta na hora.
    O que me chamou a atenção é que na config do cartão está como B/G na aba wireless e na aba Status está aparecendo como 2.4 mhz-G., como se o cartão estivesse transmitindo só em G.
    O o mais gozado é que os rádios ubiquiti que estão em b não deram problemas, indicando que o cartão está transmitindo em B também. Mas os rtl8186 por algum motivo não estão reconhecendo o modo B. somente o G.
    E não são clientes novos, todos já estão algum tempo em uso.

  5. #5

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Certo,

    mas o cartão está configurado no Mikrotik como? A, B ou G? ou B/G?
    Potência padrão ou uma específica (dBm)?
    Como está o ack? 27?
    Qual é a versão do Mikrotik?

  6. #6

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Experimenta colocar outro cartão R52H no lugar deste e veja se vai continuar com o mesmo problema...
    eu tenho alguns aps com chipset rtl8186 que perdem a conexão com o servidor (pppoe) mas no status dele continua como se estivesse conectado, dai só reiniciando o ap para voltar ao normal...

  7. #7

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Amigos, acho que descobri o que aconteceu.
    Ele estava configurado no data rates como "default". E eu passei para "configured" e marquei todas opções de velocidade.

    E na aba tx power que estava "default" eu passei para "all rates fixed" e setei a potencia manualmente.

    Hoje pela manhã mais um reclamou que não estava conseguindo conexão. Daí comecei a revisar as config do cartão e me lembrei que tinha trocado estas config alguns dias atrás.
    Voltei para default em tudo e ele conectou na hora.
    Só não entendi porque isso aconteceu.

  8. #8

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Rsss... Isso acontece...

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    É isso mesmo 1929,, quando a gente tá começando é assim memso,, depois voce vai aprendendo.. rs.rs. rs..
    Brincadeira pois sei que voce é fera. Só que as vezes a gente faz cada uma depois da risada. Que bom que resolveu. Boa sorte ai.

  10. #10

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Sim, mas vejam voces que os cartões tem várias opções de configuração. Porque então esta configuração que mudei deu todo este revertério? O que me pareceu é que o cartão não trabalha bem nestas configurações, só em default.
    Eu gosto muito de saber o porquê das coisas, e não me conformei com o comportamento deste cartão. Não me refiro a marca mas especificamente ao meu cartão. Será que ele está dando pau, por não aceitar estas configurações?
    Fiz um teste alterando a configuração para diferente do defaul em outro cartão em outra torre e logo apareceu o mesmo problema. Fiz só para confirmar, e logo quando me telefonaram já voltei ao que estava antes.
    Dai pergunto para quem está usando R52H se usam em config diferente da default?

  11. #11

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    O que pode ter acontecido foi voce ter configurado o data rates para 11Mbps e alguns radios clientes nao estavam conseguindo 11Mbps.

    Aqui uso tudo configurado: Data Rates 11Mbps e tx power 17dBm e funciona perfeito.

    Observe que o Data Rates configured em 11Mbps so funciona bem se os clientes tambem estiverem navegando em 11Mbps.Provavelmente foi isso que lhe aconteceu. o cartao r52h é muito bom; pessoalmente é o cartao que mais gosto para 2.4. Dá uma olha nos clientes que tiveram problema e ve o radio ta fixado como 11Mbps: ficando configurado no cartao e no radio cliente.
    Na aba registration do Mk ve se esses clientes estao navegando em 11Mbps etc

    Ps. quando troquei o data rates para só 11Mbps alguns clientes estiveram problema, foi necessario realinhar algunas antenas. Isso a pouco mais de 1ano.

    Boa sorte
    Última edição por Juniin; 13-11-2010 às 19:58.

  12. #12

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    só uma obs. a menor modulação e que vale para o cartão.
    Se todos os teus clientes estiverem modulando em 11M (por exemplo) com sinal bom e um modulando em 1M o cartão interio ira modular em 1M.
    Preste atenção um cliente com sinal ruim acaba com o teu cartão.

  13. #13

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    O que pode ter acontecido foi voce ter configurado o data rates para 11Mbps e alguns radios clientes nao estavam conseguindo 11Mbps.

    Aqui uso tudo configurado: Data Rates 11Mbps e tx power 17dBm e funciona perfeito.

    Observe que o Data Rates configured em 11Mbps so funciona bem se os clientes tambem estiverem navegando em 11Mbps.Provavelmente foi isso que lhe aconteceu. o cartao r52h é muito bom; pessoalmente é o cartao que mais gosto para 2.4. Dá uma olha nos clientes que tiveram problema e ve o radio ta fixado como 11Mbps: ficando configurado no cartao e no radio cliente.
    Na aba registration do Mk ve se esses clientes estao navegando em 11Mbps etc

    Ps. quando troquei o data rates para só 11Mbps alguns clientes estiveram problema, foi necessario realinhar algunas antenas. Isso a pouco mais de 1ano.

    Boa sorte
    Entendi perfeitamente seu raciocínio, é isso mesmo.
    Algum tempo atrás eu usava b/g também nos clientes. Mas faz alguns meses que estão todos como B.
    E quando alterei a config no cartão, eu tirei de default e passei para configured. E marquei todas as caixas de velocidade em b em g. Não precisaria marcar as caixas em G, mas por via das dúvidas marquei também. E no tx power passei de default para all rates e fixei a potencia em 20dbm.
    Foi aí que deu o problema. No primeiro momento fomos nos clientes que telefonaram e descobrimos que mudando para G ou b/g conectava. Quando vários do mesmo setor começaram a relatar problemas foi que me flagrei que a coisa era no cartão. Parecia que o cartão havia parado de transmitir em modo B.
    É como disse mais acima, em outra torre fui fazer um teste noutro cartão igual e aconteceu a mesma coisa. Voltei para default corrigiu. Os cartões estão funcionando agora que é uma beleza. Mas fiquei intrigado porque aconteceu isso, pois teoricamente todas as velocidades do B e do G estavam configuradas.
    Você não concorda comigo que se estiver marcado as caixas de todas as opções em b e em g ele deveria permitir a conexão independente do que estiver marcado nos clientes? Não seria o alinhamento, pois com o default marcado volta ao normal. Se fosse questão de alinhamento não voltaria a conectar.
    Só deixo agora em default , mas a curiosidade vai ficar até saber o motivo de isso acontecer.

  14. #14

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Amigao, nao sei o que aconteceu com voce quando voce mudou e nao funcionou bem. O que posso dizer é que nao acredito em coisas do alem rsrs.. sei que funciona aqui, e em todos os cartoes que ja configurei.
    Voce podendo testar faz o seguinte: configura o data rates para suported rates "B" 5.5Mbps e 11Mbps e em basic rates B em 5.5M 11M , o A/G voce configura apartir de 18Mbps~54Mbps.
    Outra coisa, no cartao r52h quando voce configura o tx power em default ele funciona em 25dBm, eu acho muito 25dBm.

    Abraço

  15. #15

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    carlos, vc deve deixar fixado a potencia , ack, e o data rates, e aquele cliente que não se conectar pode ir atrás que o sinal dele deve ta ruim , por isso ele não consegue se conectar, nao se basei por baixo, o cliente tem que esta na melhor performance, e os ap tem que esta setado também, não adianta cliente com sinal ruim ele vai aruinar sua rede, pois vai ocasionar lentidão, analise o ack dos clientes, não deixe nada em default. sua rede vai dá um salto de qualidade.

    boa sorte, procura por uns post de roberto pirata

  16. #16

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Acho que não consegui expressar o que realmente houve. Não é nada com config nos clientes.
    Tudo que voces comentaram eu cuido sempre. E tenho certeza que nos clientes não era o problema.
    praticamente todos tem um CCQ acima de 90% e a maioria cravado nos 100%.
    Tudo estava funcionando perfeitamente.
    O que aconteceu foi quando troquei na Aba Data Rates do cartão, de defaul para configured.
    E marquei todas as caixas no configured.
    Ele parou de ser reconhecido pelos rádios clientes no modo B, que todos os clientes tem configurado.
    Daí nas primeiras reclamações fomos nos clientes e descobrimos que ao trocar para b/g ou g, eles conectavam normalmente.
    Como o problema estava se repetindo com os clientes deste setor, a conclusão era que o problema estava na base.
    Daí que me lembrei que tinha trocado de default para configured.
    Na aba general está configurado como B/G.
    Fiz um teste em outro setor, e ao mudar de default para configured e marcar todas as caixas aconteceu a mesma coisa.
    Volta para default e tudo normaliza. Não é nada a ver com o default do TX Power.
    A coisa é no modo B que não funciona quando seleciona configured.
    O problema já está solucionado, mas eu gostaria de saber se este cartão R52H tem realmente este problema no modo configured em Data Rates
    Última edição por 1929; 16-11-2010 às 16:54.

  17. #17

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Aki tbm ocorreu isso. Mas eu comecei a usar o cartao ja em b/g, com potencia em 23dbm, e rates fixo em b 11mbps e a/g 36, 48 e 54mbps, tudo tranquilo, ate que fui conectar um cliente longe em B, mas é como se o r52h nao transmitisse em B, somente em G.
    mudei ele pra B only, e funcionou norma. depois coloquei o rates em default, mudei pra b/g e mesmo assim ele só continua transmitindo em G. ja ate atualizei a rb pra versao 5.4, o sinal dos clientes ficou uns 3% mais forte. mas nada de conectar em b, quando setado em b/g no r52h. tbm nao consegui fazer ap+wds entre o r52h e um ap rtl8186.Resolvi deixar ele somente em B. Bom amanha cedo vou colocar um XR2 no lugar dele, e posto pra vcs se vai melhorar o sinal dos clientes. nesse r52h tenho clientes com 30% de sinal, com pouquissima visada á 6km, conectado a 11mbps com ping de 2 a 3ms passando uma banda real de 3.1mbps sem perder pacotes, mesmo trafegando 3.1mbps. a velocidade vendida é 400kbps e passa tranquilo. sem lentidao. Na torre de 16mts to usando omni slot emc-test 18dbi, no cliente grid station aquario 25dbi e cano de 3mts + altura da casa..

    Vamos ver com o XR2 transmitindo.

  18. #18

    Padrão Re: R52H - Instabilidade?

    Coloquei o XR2. Resultado, sinal 2% + forte em alguns lugares, em outros igualzinho ao r52h, porem sinal mais estavel, ccq mais alto e estavel, noise floor: r52h> -104dbm em B only; XR2> -101dbm em B only. Resetei a rb, fiz downgrade para a versao 4.17, mesmo assim ainda nao funfa b/g simultaneo com rates fixos, só funfa b/g com rates em default.
    Ou seja, no dois cartoes acontece isso. b/g só com rates em default. Se seto b/g, rates default, consigo conectar em b. Se fixo os rates, o ap ao reconhece o B, somente o G.
    Será problema na RB?, minha RB é uma 433AH, com apenas esse cartao. Só comprei RB pra usar b/g com rates fixos, se fosse pra usar só B, eu teria usado bullet 2 HP fixo em 11mbps..................