+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    Estou fazendo experiência com um RocketM5 com antena AMO-5G13 em modo AP+WDS com AirMax e AirSelect ativados. Até o momento estou gostando do desempenho, setando alguns canais pro Airselect ir alternando e achei interessante. Gostaria de opinião dos colegas do forum sobre a opção do AIROS5 e em quais senarios ficariam melhor.

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    Eu tenho muita poluição em minha área de atuação, o AirSelect vem dar uma mão na roda para melhorar o desempenho do LINK, ainda a respeito do AirOs 5 a possiblidade de diversas bandas de largura de canal são excelente.

  3. #3

    Padrão Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    Como o Kleber disse, funciona muito bem em ambientes concorridos.

    O mais legal de tudo é que funciona em ponto a ponto, ponto multiponto e também funciona com os rádios antigos da Ubiquiti rodando AirOS 4.0.1 em modo cliente (conectados a um AP AirMAX).

    Como funciona o AirSelect:
    Você usa a mesma lista de canais em todos os rádios e o AP fica 3 segundos em cada canal e avisa os demais radios que mudará de canal em 10ms. Tudos fazem a mudança simultâneamente.

    Eu uso aqui e faço telefonia VoIP sem problemas.

    Abraço,

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    Ola Doutores alguém pode me dar uma ajudinha?

    Ativando o airSelect o que devemos informar em:

    Frequency List
    Hop Interval:
    Announce Count:

    (No caso de um rocket em Modo AP WDS que vai atender no maximo 20 clientes em um raio não superior a 2km sendo que o Rocket esta em uma basestation de 90° e os clientes todos Nanostation M5 e Loco M5)

  5. #5

    Padrão Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    em Frequency List você pode setar as frequencias que o AirSelect vai ficar alternando, pode colocar a quantidade q achar necessárias, mas eu uso 3 ou 4, e também varia de acordo com o país que você selecionou. Em Announce Count seria em quantos milésimos o AirSelect vai anuncia aos clientes associados qual será o próximo canal a ser adotado pelo ap e em Hop Interval seria quanto tempo o ap vai ficar em cada canal dos que estão em Frequency List. Mas comece com as configurações por padrão que o sistema da que foi o que fiz e estou gostando. Bele

  6. #6

    Padrão Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    Gostaria de saber se na hora que o AirSelect muda de canal se a interne cai? como o msm e outros...
    Gostaria de saber se ele funciona normalmente como Ap Wds e Estaçã Wds? ouvi falar quando os radios estã em WDS, fica ruim demais.

  7. #7

    Padrão Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    agnaldos - em meus teste nao cai nao

  8. #8

    Padrão Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    Olha simplesmente fantástico, show de bola mesmo.
    Estou utilizando e o máximo é que só precisa habilitar no AP.

    Será que o mesmo consome mais processamento?

    Obrigado

    Wesllei Lopes
    Wireless Manager TI
    TX WEB TELECOM LTDA

  9. #9

    Padrão Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    os concorrentes que usem canais fixos não devem gostar muito quando os vizinhos dele ativam recursos como o airselect em seus aps hehe.

  10. #10

    Padrão Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    QUal a necessidade de definir uma lista de canais na CPE tb? Eu coloco so no Ap e vai de boa!

  11. #11

    Post Re: Ativar Opção AirSelect no AIROS5

    Na época que postei nesse tópico, eu aconseguia usar o AirSelect, mas sempre desativava pq uma coisinha ou outra me indomodava... Só que agora resolvi usar novamente porque em 2.4GHz tá um Deus nos acuda aqui, apesar de seguir todas orientações, zona de fresnel minima, nível de potência de sinal, nivelação de sinal no AP, não deixar sinal muito forte no AP, não deixar cliente pior que -65dbm (abaixo disso o TX e RX no AP, especialmente o RX, oscilam muito pra baixo), entre outras recomendações, tem momentos que manter funcionando em algum canal específico se torna uma luta, o throughput, especialmente do upload dos clientes, cai vertiginosamente, ao mudar de canal se consegue uma melhora sensível, mas daí algumas horas o canal que tava dando resultado "bom", torna a não ser mais "bom" e preciso procurar outro canal. O Airview me mostra um espectro bem complicado em 2.4GHz, apesar de o Noise Floor no AP manter-se entre -90 e -96dbm, -94dbm na maior parte do tempo e por vezes cai pra -88dbm em horários de pico. Pois bem, o problema que to tendo com o AirSelect é o seguinte, toda vez no tempo em que ele muda de canal, o ping oscila muito e várias vezes da Timeout por umas 5 tentativas de ping. Testei ping pra várias estações e sempre dá o mesmo, ping dando picos de 400, 500, 600ms e depois volta ao normal, até vir o ciclo de mudança de canal, volta denovo ping alto, time out, e volta ao normal.
    A versão do AirOS é a ultima, 5.5.6 pra todas estações e AP, o tempo é o padrão HOP Interval 3000ms e Announce em 30, tentei outros valores, sempre com Announce em 1/100 do Hop, mas nao resolveu. O que pode ta havendo? Basta desativar o Airselect q o ping volta a ficar estavel, sem Timeouts.

    Atualização: Uso canalização em 10MHz...