+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LOG Acesso do MikroTik

    Salve meus queridos, é o seguinte eu tenho rodando aqui no pc o "mikrotik syslog daemon" ele me mostra o log de acesso dos clientes ... que site que foi visitado e tal, meio confuso, mas pode me livrar um dia, afinal nunca se sabe, vai que algum cliente manipula material contra a lei pela internet, melhor prevenir, porem é péssimo ter que deixar um pc ligado só para guardar esses LOGs de acesso, minha dúvida é: existe alguma maneira do MikroTik gerar os LOGs e deixa-los em algum arquivo, no próprio HD do MikroTik ? dessa maneira eu faria o Backup do arquivo com os LOGs gerados 1 vez por dia e não precisaria ficar um PC o dia todo ligado só para gerar esses LOGs, gostaria de saber como fazer isso ? grato galera... um forte abraço a todos

  2. #2

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Que servidor é esse de log amigo, preciso colocar um aqui

  3. #3

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    então amigo pelo que vi e lí tem 2 modos de fazer... um dos modos é baixar o Mikrotik Daemon nesse link http://www.mikrotik.com/download/MT_Syslog.exe ai vc entra pelo winbox em System, logging, Rules +, Topics=web-proxy; action, remote depois vc vai na aba actions se já existir uma regra com o nome remote e como type remote vc edita ela em "Remote Address" e coloca o Ip da maquina que vc vai receber os LOGs, se não existir essa regra vc cria uma na Aba actions, + , Nome remote, tipo= remote, e remote address o endereço da maquina rodando o mikrotik syslog daemon. Abra o syslog daemon e ele vai começar a gerar os LOGs, mas essa maneira desanima pq precisa de uma outra maquina, um segundo servidor só para receber os LOGs, outra maneira é baixar o MikroTik Proxylizer no link Proxylizer - MikroTik Wiki (NÃO TESTEI AINDA) mas mesmo dessa maneira creio que precise de outra maquina para receber os LOGs do Mikrotik, o que eu queria saber é se existe alguma maneira do proprio MikroTik salva os LOGs nele mesmo e 1 vez por dia eu salvo no meu PC, gravo em DVD, sei lá... mas alguma maneira de não precisar usar 2 maquinas...
    Última edição por wanderley85; 17-11-2010 às 01:12.

  4. #4

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    você já testou algum deles teve exito?

  5. #5

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Me lembro de alguns anos atraz eu ter usado o Syslog.......mas eh como o amigo falou....ter de deixar uma maquina gravando os logs......ja o Proxylizer comecei a instalar, e parei.......nunca cheguei a testar.

    Hoje pra esse tipo de solução eu costumo utilizar o BFW 3.0, que vem com o squid e tem algumas opções para visualizar os logs de acesso.

    Porem procuro algo prático também no Mk, mas até então não vi nada diretamente nele.

  6. #6

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Me lembro de alguns anos atraz eu ter usado o Syslog.......mas eh como o amigo falou....ter de deixar uma maquina gravando os logs......ja o Proxylizer comecei a instalar, e parei.......nunca cheguei a testar.

    Hoje pra esse tipo de solução eu costumo utilizar o BFW 3.0, que vem com o squid e tem algumas opções para visualizar os logs de acesso.

    Porem procuro algo prático também no Mk, mas até então não vi nada diretamente nele.
    ok vou dar mais uma vasculhada na net pra ver se encontro.

  7. #7

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Tenho acompanhado essa discussão sobre a questão de se ter que deixar uma maquina para o syslog ,o que pode se fazer levando em consideração ao hardwere e otimizar o mesmo criando VMs [1] e ir utilizando para outros serviços,ex uma outra maquina vm com linux fazendo backup dos ativos ubiquiti na rede[2]junto com outra vm com o syslog, na mesma maquina física .

    [1]http://www.vmware.com/br/
    [2]http://www.taioque.com.br/?p=315

  8. #8

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Tenho acompanhado essa discussão sobre a questão de se ter que deixar uma maquina para o syslog ,o que pode se fazer levando em consideração ao hardwere e otimizar o mesmo criando VMs [1] e ir utilizando para outros serviços,ex uma outra maquina vm com linux fazendo backup dos ativos ubiquiti na rede[2]junto com outra vm com o syslog, na mesma maquina física .

    [1]http://www.vmware.com/br/
    [2]http://www.taioque.com.br/?p=315
    vlw pela informação vou testar e quanto ao sistema de log dos clientes o syslog vc tem algum tutorial?

  9. #9

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Os logs do BFW 3.0 ta show de bola.....acesse de um cliente corporativo, e ele coleta muito bem e leve.
    Se não me engano ja vi alguem falar que utilizava ele em paralelo para fazer esse serviço.....vou dar uma caçada.
    Se alguem souber, poste ai.

  10. #10

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    @Gustavinho,

    No caso do BFW você se refere ao Ntop?creio que seja excelente[1]


    [1]http://www.ntop.org/products/ntop/

  11. #11

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    @Gustavinho,

    No caso do BFW você se refere ao Ntop?creio que seja excelente[1]


    [1]http://www.ntop.org/products/ntop/
    Humm...não seria o Ntop, mas o FreeSA, que já é contido no BFW3 por padrão.
    Veja uma das imagens dele com coletas de acesso:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         freeSA.jpg
Visualizações:	830
Tamanho: 	83,3 KB
ID:      	43399

  12. #12

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Humm...não seria o Ntop, mas o FreeSA, que já é contido no BFW3 por padrão.
    Veja uma das imagens dele com coletas de acesso:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         freeSA.jpg
Visualizações:	830
Tamanho: 	83,3 KB
ID:      	43399
    voce tem o tuto de como fazer isso Gustavinho? pra fazer o armazenamento somente dos acesso sem cache sem nada?

  13. #13

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Voce diz de fazer do MK passando pelo BFW?

  14. #14

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Voce diz de fazer do MK passando pelo BFW?
    sim como a imagem que vc postou acima! ou é de forma diferente usa-se somente o bfw?

  15. #15

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    sim como a imagem que vc postou acima! ou é de forma diferente usa-se somente o bfw?
    Na imagem acima eu tirei um print do log das maquinas locais de dentro de uma empresa.
    Quem gerencia é o BFW3 através dos logs do squid, com o visualizador FreeSA.

    No caso pra usar pelo MK teria que fazer com que o BFW ficasse no meio do caminho fazendo os registros.
    Nunca testei ou pesquisei a respeito disso.

  16. #16

    Padrão Re: LOG Acesso do MikroTik

    vlw pela informação vou dar uma olhada nisso... se consegui colocar ele em paralelo posto aki