+ Responder ao Tópico

1. 1º quanto vc tem de link? quanto desse link é consumido em horario de pico? qual a sobra? qual sistema voip? qual a latencia da rede....?
    esses são os primeiros dados para voce ter um voip de qualidade, me passe esses dados que posso lhe passar algumas regras para serem implantadas ai no seu server...

2. Bom dia,
    Tivemos um problema complicado a dois meses atras relacionado a implantar o VOIP em nossa rede wirelles no condominio e em algumas regiões proximas que quisemos atender. Como é um assunto extenso, peço que quem tiver interesse entre em contato que passo como solucionamos o caso gratuitamente.
    Este ó o link do tópico que haviamos postado com algumas dicas de um colega aqui do fórum que nos ajudaram a resolver o problema.
    https://under-linux.org/f88/mobilida...reless-141996/
    Abraço a todos,

Evelson

3. latencia nao vai influenciar muito, voce pode ter baixa latencia.. mas o jitter ser alto.. voip nao funcionará..

o problema do voip é jitter (como havia dito em outra lista). uma rede que não tem QOS ou esta com muita carga, tera jitter e o voip nao vai ficar legal..

como em 5.8 a banda é maior e a propria modulação mantem latencia e jitter mais baixos.. é uma melhor opção..

em 2.4ghz funciona, mas é mais problematico em alguns casos...

4. Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    1º quanto vc tem de link? quanto desse link é consumido em horario de pico? qual a sobra? qual sistema voip? qual a latencia da rede....?
    esses são os primeiros dados para voce ter um voip de qualidade, me passe esses dados que posso lhe passar algumas regras para serem implantadas ai no seu server...
    bom eu tenho 11mb de ADSL exclusivo pra isso nada alem de voip gostaria de de saber como fazer configuração de QOS no mk pra que fique legal o Voip. equipamentos Tailtell TT241 FXS FXO e TT200 FXS FXS. para se comunicarem meu link e 5.8GHz 39km. Será que da jogo?

5. Bom dia,
    Como nossos colegas disseram anteriormente VOIP sobre redes WI-FI é possível e pode ser uma otima oportunidade de aumentar ganhos com o negócio da sua rede. Mas complementando um pouco o que disseram nossos colegas a respeito dos primeiros passos na implantação do VOIP nessa sua rede, não basta apenas observar o link excedente versus QOS/TOS para definir se esta preparado ou não para o trafego de VOIP. QOS ajuda mas quando o pacote cai na net ai que são elas visto que não tem como estabelecer QOS depois que o pacote de voz sai da sua rede. Um fato importante é ter baixas taxas de latencia com a operadora, cuidado para que o jitter não acabe danando seu projeto. Falando em projeto, é preciso um projeto abrangente e que vá se dimensionando a medida que crescem o numero de clientes VOIP pense em VLANS distintas se seus equipamentos comportarem. Para evitar insatisfações posteriores pense em aspectos desde a padronização dos equipamentos e softfones que seus clientes vão utilizar para ter um padrao de qualidade média sabido de antemao nesses equipamentos(ai quando o cliente reclamar você já sabe antes como é a qualidade de seu voip naquele equipamento), se vai haver mobilidade da comunicação VOIP em celulares/notes/etc... para que o sinal não fique caindo quando o cliente mudar de um AP para outro(afirmo isso pois nós implantamos VOIP nesse tipo de rede em condominios e empresas e apesar de parecer pouco relevante inicialmente, neste cenário de implantação a gente tem que observar isso). Continuando, se vai utilizar um servidor VOIP local que transcodificará o seu VOIP antes de sair pelo seu link de internet para CODEC de menor consumo de banda (em muitos casos isso é extremamente necessário para garantir que os clientes não estourem seu link com codecs de maior payload saindo pelo seu link de internet), outra coisa, pense em IAX para interligar seu servidor ao servidor da operadora caso ele comporte isso, segurança , lembre que em Asterisk as informacoes vao trafegar na net em modo de texto, lembre das VPNS, pense tambem em aspectos de redundancia do sistema com link redundante, rotas alternativas no caso de problema com sua operadora, etc, etc, etc...
    Qualquer duvida sua ou de algum colega do fórum fale com a gente que a gente tenta te dar uma forca nessa implantação.
    Editando aqui por conta do que acrescentou depois que postei:
    ADSL e VOIP em produção nao combinam por conta tambem da intermitencia das taxas, para testes até funciona, mas em produção fica complicado por conta de atender a demanda com qualidade.
    Última edição por planvox; 17-11-2010 às 09:49.

Tópicos Similares

1. Configurar roteboard com internet via rádio
    Por thiago2014 no fórum Redes
    Respostas: 24
    Último Post: 30-11-2014, 17:06
  2. No-IP em internet via rádio, como fazer????
    Por Deeprunk no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 05-04-2014, 08:43
  3. Respostas: 4
    Último Post: 06-08-2013, 09:28
  4. IP Publico - Internet Via radio
    Por Silas Lima no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 23-07-2013, 10:15
  5. Respostas: 7
    Último Post: 27-12-2007, 07:09

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L