+ Responder ao Tópico

1. 12
    Última edição por alefd; 17-11-2010 às 17:07.

2. Olá amigo fiz algumas implantações de VoIP sobre WiFi usando centrais Avaya IPO 500 e Ision da Leucotron com ramais locais e remotos através de links PtP e ADSL o que notei que links adsl tem que ser exclusivo para o Ramal se vc usar compartilhado o link vai ter problemas. Vc vai ter que fazer uma configuração fina nos switches e APs(Se permitir, Mikrotik permite e AirOS também) na questão do TOS geralmente telefones IP e Gateways (3com, Cisco, etc...) usam TOS com ID 35 então vc prioriza este ID nos switches e APs com esta configuração vc já tera bastante diferença na qualidade mas se vc for usar uma Operadora VoIP precisa avaliar o seu link e também a qualidade dos links da Operadora sei que a VONO tem um ótimo serviço. Coloquei em nosso site um material legal de VoIP sobre WiFi http://www.globalwireless.com.br/voip_wifi.zip se for do interesse de alguém....
    qualquer coisa entre em contato. Usamos para implantações de VoIP sobre WiFI equipamentos da Ruckus Wireless que priorizam automaticamente VoIP.

3. Bom dia a todos,
    Estava acompanhando este topico e fiquei com uma duvida pois um colega aqui do forum colocou QOS em segunda importancia e tambem em cheque a utilização de ADSL para montar uma estrutura VOIP, ja outros deram mais importancia ao QOS e um outro disse que pode usar ADSL sem problemas.
    Vcs podem me falar a respeito disso pois estou comecando com a area de rede wireless e voip e gostaria de poder ter maiores infromacoes a respeito disso.
    Obrigada

4. fico grato pela informação de todos até o momento mais tenho duvidas ainda gostaria de saber o seguinte em caso extremo eu tenho um link exclusivo para um cliente ele tem 11mb adsl até sua fazenda ele contrata a linha telefonica na cidade e coloca ela na minha empresa para da minha empresa eu mandar para ele em sua fazenda, o sinal ADSL, até ai tudo bem o sinal vai perfeito! mais tem um porem ai a linha telefonica dele fica perdida na minha empresa pois sómente o sinal ADSL dela e transportada para ele. por isso que gostaria de emplatar um sistema Voip para ele para que ele use a ADSL e a Linha Telefônica dele para que a msm não fique sem uso! gostaria de informações e dicas de vocês para que eu posso solucionar este problema desde já muito obrigado

att,
    Cláudio Lemes

5. Bom dia,
    Respondendo a colega que postou a duvida a respeito do que afirmei. Eu não coloquei o QOS em segundo lugar, QOS é muito importante dependendo do ambiente de uso do VOIP ou qualquer outra aplicação que tenha necessidade de prioridade de trafego.Mas QOS não é essencial, basta apenas você ver que muitas pessoas que falam em QOS nem fizeram um levantamento em suas redes e se todos os switches e roteadores instalados tem QOS. Se você conhece bem, sabe configurar e tem uma rede com infraestrutura que suporte QOS, legal, implante esse tipo de controle, que com certeza isso só te trará beneficios. "Mas saiba que QoS não é uma técnica extremamente necessária para backbones onde não há problemas de congestionamento no trafego da rede. Só se faz necessário a implementação de QoS em situações em que aplicações prioritárias estarão disputando o enlace com todos os outros serviços, mas que não podem suportar a falta de disponibilidade de largura de banda que ocorre atualmente na Internet. Existem varias técnicas para oferecer QoS como MPLS (Multiprotocol Label Switching), engenharia de tráfego, roteamento QoS, RSVP." Para mim a regra é sempre um projeto de implantação do VOIP detalhado desde o começo em que levamos em conta todos os aspectos dessa implantação e não apenas alguns . Quanto ao que disse sobre a ADSL , não coloquei em cheque a utilização de qualquer ADSL para trafego VOIP. ADSL é apenas mais uma tecnologia de acesso a internet. Apenas aconselho que num ambiente em que não conseguimos uma taxa de acesso a internet garantida como essas conexoes ADSL fica inviavel a utilização desse meio para trafego VOIP em produção, ainda mais atendendo clientes VOIP. E é fato que ADSL tem mais problemas do que apenas a variação das taxas de transmissao. Eu pessoalmente não utilizaria ADSL nesta implantação, mas isso é uma decisao pessoal de cada um de acordo com seu projeto de implantação. Mais um problema seria que a ANATEL não aceita a transmissao do trafego STFC nesse meio. Olhe .“Nesse contexto, cabe enfatizar que, na oferta do SCM com tecnologia ADSL não é permitido o tráfego de voz que possa se confundir com o STFC, haja vista ser esta uma restrição regulamentar para a prestação do serviço. “
    Abraço a todos

Tópicos Similares

1. Configurar roteboard com internet via rádio
    Por thiago2014 no fórum Redes
    Respostas: 24
    Último Post: 30-11-2014, 17:06
  2. No-IP em internet via rádio, como fazer????
    Por Deeprunk no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 05-04-2014, 08:43
  3. Respostas: 4
    Último Post: 06-08-2013, 09:28
  4. IP Publico - Internet Via radio
    Por Silas Lima no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 23-07-2013, 10:15
  5. Respostas: 7
    Último Post: 27-12-2007, 07:09

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L