Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Olá pessoal,

    queria saber da opinião de vocês se VOIP funciona em cima de redes wireless, já trabalho com provedor de internet e estou com idéias de começar a trabalhar nesse ramo também, porém ja ouvi falar que com redes sem fio não funciona corretamente. Oque vocês acham? tem algum problema em ser transmissão em 5.8 ou 2.4 ghz?

  2. #2

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    eu tbm estou em testes com alguns equipamentos amigo mais ainda não tenho uma exatidão precisa se funciona ou não 100% mais assim que terminar os testes postarei o resultado to tentando com taitell TT241 e TT200 já funcionaram internamente blz faz e tudo mais agora vou testa em um link de 39km que tenho em 5.8ghz pra dar o veredito!

  3. #3

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Para se trabalhar com voip em não em redes wireless mais em qualquer rede, tem que ter regras de QOS muito bem direcionadas , garantia de banda reservada para o serviço e a latencia da rede tem que estar bem baixa. O negocio e ter uma rede bem planejada para poder rodar o serviço com qualidade. e roda sim em 2.4 e 5.8.

  4. #4

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Exatamente como o amigo fmandu disse, tem que ter uma rede com uma latencia muito baixa, senão começa a falhar as ligações, gos tem que ser muito bem configurado para a prioridade de pacotes do voip.
    ja testei aqui voip em minha rede, mas apenas para comunicação interna e funcionou muito bem onde a latencia era até 10ms, mas quando chegava aos 40ms ja dava zica, ficava cortando e tal.

  5. #5

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    alguem poderia dar algumas dicas ai de QoS para Voip? to precisando pra ver no que da a minha rede com Voip

  6. #6

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    1º quanto vc tem de link? quanto desse link é consumido em horario de pico? qual a sobra? qual sistema voip? qual a latencia da rede....?
    esses são os primeiros dados para voce ter um voip de qualidade, me passe esses dados que posso lhe passar algumas regras para serem implantadas ai no seu server...

  7. #7

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Bom dia,
    Tivemos um problema complicado a dois meses atras relacionado a implantar o VOIP em nossa rede wirelles no condominio e em algumas regiões proximas que quisemos atender. Como é um assunto extenso, peço que quem tiver interesse entre em contato que passo como solucionamos o caso gratuitamente.
    Este ó o link do tópico que haviamos postado com algumas dicas de um colega aqui do fórum que nos ajudaram a resolver o problema.
    https://under-linux.org/f88/mobilida...reless-141996/
    Abraço a todos,

    Evelson

  8. #8

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    latencia nao vai influenciar muito, voce pode ter baixa latencia.. mas o jitter ser alto.. voip nao funcionará..

    o problema do voip é jitter (como havia dito em outra lista). uma rede que não tem QOS ou esta com muita carga, tera jitter e o voip nao vai ficar legal..

    como em 5.8 a banda é maior e a propria modulação mantem latencia e jitter mais baixos.. é uma melhor opção..

    em 2.4ghz funciona, mas é mais problematico em alguns casos...

  9. #9

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    1º quanto vc tem de link? quanto desse link é consumido em horario de pico? qual a sobra? qual sistema voip? qual a latencia da rede....?
    esses são os primeiros dados para voce ter um voip de qualidade, me passe esses dados que posso lhe passar algumas regras para serem implantadas ai no seu server...
    bom eu tenho 11mb de ADSL exclusivo pra isso nada alem de voip gostaria de de saber como fazer configuração de QOS no mk pra que fique legal o Voip. equipamentos Tailtell TT241 FXS FXO e TT200 FXS FXS. para se comunicarem meu link e 5.8GHz 39km. Será que da jogo?

  10. #10

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Bom dia,
    Como nossos colegas disseram anteriormente VOIP sobre redes WI-FI é possível e pode ser uma otima oportunidade de aumentar ganhos com o negócio da sua rede. Mas complementando um pouco o que disseram nossos colegas a respeito dos primeiros passos na implantação do VOIP nessa sua rede, não basta apenas observar o link excedente versus QOS/TOS para definir se esta preparado ou não para o trafego de VOIP. QOS ajuda mas quando o pacote cai na net ai que são elas visto que não tem como estabelecer QOS depois que o pacote de voz sai da sua rede. Um fato importante é ter baixas taxas de latencia com a operadora, cuidado para que o jitter não acabe danando seu projeto. Falando em projeto, é preciso um projeto abrangente e que vá se dimensionando a medida que crescem o numero de clientes VOIP pense em VLANS distintas se seus equipamentos comportarem. Para evitar insatisfações posteriores pense em aspectos desde a padronização dos equipamentos e softfones que seus clientes vão utilizar para ter um padrao de qualidade média sabido de antemao nesses equipamentos(ai quando o cliente reclamar você já sabe antes como é a qualidade de seu voip naquele equipamento), se vai haver mobilidade da comunicação VOIP em celulares/notes/etc... para que o sinal não fique caindo quando o cliente mudar de um AP para outro(afirmo isso pois nós implantamos VOIP nesse tipo de rede em condominios e empresas e apesar de parecer pouco relevante inicialmente, neste cenário de implantação a gente tem que observar isso). Continuando, se vai utilizar um servidor VOIP local que transcodificará o seu VOIP antes de sair pelo seu link de internet para CODEC de menor consumo de banda (em muitos casos isso é extremamente necessário para garantir que os clientes não estourem seu link com codecs de maior payload saindo pelo seu link de internet), outra coisa, pense em IAX para interligar seu servidor ao servidor da operadora caso ele comporte isso, segurança , lembre que em Asterisk as informacoes vao trafegar na net em modo de texto, lembre das VPNS, pense tambem em aspectos de redundancia do sistema com link redundante, rotas alternativas no caso de problema com sua operadora, etc, etc, etc...
    Qualquer duvida sua ou de algum colega do fórum fale com a gente que a gente tenta te dar uma forca nessa implantação.
    Editando aqui por conta do que acrescentou depois que postei:
    ADSL e VOIP em produção nao combinam por conta tambem da intermitencia das taxas, para testes até funciona, mas em produção fica complicado por conta de atender a demanda com qualidade.
    Última edição por planvox; 17-11-2010 às 10:49.

  11. #11

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    12
    Última edição por alefd; 17-11-2010 às 18:07.

  12. #12

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Olá amigo fiz algumas implantações de VoIP sobre WiFi usando centrais Avaya IPO 500 e Ision da Leucotron com ramais locais e remotos através de links PtP e ADSL o que notei que links adsl tem que ser exclusivo para o Ramal se vc usar compartilhado o link vai ter problemas. Vc vai ter que fazer uma configuração fina nos switches e APs(Se permitir, Mikrotik permite e AirOS também) na questão do TOS geralmente telefones IP e Gateways (3com, Cisco, etc...) usam TOS com ID 35 então vc prioriza este ID nos switches e APs com esta configuração vc já tera bastante diferença na qualidade mas se vc for usar uma Operadora VoIP precisa avaliar o seu link e também a qualidade dos links da Operadora sei que a VONO tem um ótimo serviço. Coloquei em nosso site um material legal de VoIP sobre WiFi http://www.globalwireless.com.br/voip_wifi.zip se for do interesse de alguém....
    qualquer coisa entre em contato. Usamos para implantações de VoIP sobre WiFI equipamentos da Ruckus Wireless que priorizam automaticamente VoIP.

  13. #13

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Bom dia a todos,
    Estava acompanhando este topico e fiquei com uma duvida pois um colega aqui do forum colocou QOS em segunda importancia e tambem em cheque a utilização de ADSL para montar uma estrutura VOIP, ja outros deram mais importancia ao QOS e um outro disse que pode usar ADSL sem problemas.
    Vcs podem me falar a respeito disso pois estou comecando com a area de rede wireless e voip e gostaria de poder ter maiores infromacoes a respeito disso.
    Obrigada

  14. #14

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    fico grato pela informação de todos até o momento mais tenho duvidas ainda gostaria de saber o seguinte em caso extremo eu tenho um link exclusivo para um cliente ele tem 11mb adsl até sua fazenda ele contrata a linha telefonica na cidade e coloca ela na minha empresa para da minha empresa eu mandar para ele em sua fazenda, o sinal ADSL, até ai tudo bem o sinal vai perfeito! mais tem um porem ai a linha telefonica dele fica perdida na minha empresa pois sómente o sinal ADSL dela e transportada para ele. por isso que gostaria de emplatar um sistema Voip para ele para que ele use a ADSL e a Linha Telefônica dele para que a msm não fique sem uso! gostaria de informações e dicas de vocês para que eu posso solucionar este problema desde já muito obrigado

    att,
    Cláudio Lemes

  15. #15

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Bom dia,
    Respondendo a colega que postou a duvida a respeito do que afirmei. Eu não coloquei o QOS em segundo lugar, QOS é muito importante dependendo do ambiente de uso do VOIP ou qualquer outra aplicação que tenha necessidade de prioridade de trafego.Mas QOS não é essencial, basta apenas você ver que muitas pessoas que falam em QOS nem fizeram um levantamento em suas redes e se todos os switches e roteadores instalados tem QOS. Se você conhece bem, sabe configurar e tem uma rede com infraestrutura que suporte QOS, legal, implante esse tipo de controle, que com certeza isso só te trará beneficios. "Mas saiba que QoS não é uma técnica extremamente necessária para backbones onde não há problemas de congestionamento no trafego da rede. Só se faz necessário a implementação de QoS em situações em que aplicações prioritárias estarão disputando o enlace com todos os outros serviços, mas que não podem suportar a falta de disponibilidade de largura de banda que ocorre atualmente na Internet. Existem varias técnicas para oferecer QoS como MPLS (Multiprotocol Label Switching), engenharia de tráfego, roteamento QoS, RSVP." Para mim a regra é sempre um projeto de implantação do VOIP detalhado desde o começo em que levamos em conta todos os aspectos dessa implantação e não apenas alguns . Quanto ao que disse sobre a ADSL , não coloquei em cheque a utilização de qualquer ADSL para trafego VOIP. ADSL é apenas mais uma tecnologia de acesso a internet. Apenas aconselho que num ambiente em que não conseguimos uma taxa de acesso a internet garantida como essas conexoes ADSL fica inviavel a utilização desse meio para trafego VOIP em produção, ainda mais atendendo clientes VOIP. E é fato que ADSL tem mais problemas do que apenas a variação das taxas de transmissao. Eu pessoalmente não utilizaria ADSL nesta implantação, mas isso é uma decisao pessoal de cada um de acordo com seu projeto de implantação. Mais um problema seria que a ANATEL não aceita a transmissao do trafego STFC nesse meio. Olhe .“Nesse contexto, cabe enfatizar que, na oferta do SCM com tecnologia ADSL não é permitido o tráfego de voz que possa se confundir com o STFC, haja vista ser esta uma restrição regulamentar para a prestação do serviço. “
    Abraço a todos

  16. #16

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Bom dia,
    Voce quer passar a linha telefonica dele?
    Se eu entendi bem quer fazer um PTP VOIP, precisa de uma ata FXO que receba a linha do cliente na sua operadora e na outra ponta um ata para estabelecer a conexao e permitir que seu cliente use a linha telefonica atraves do enlace. Dependendo do modelo do ata que vai usar as configurações sao um pouco diferentes mas em tese é isso.Se esta recebendo a linha em um servidor Asterisk ou outro gateway VOIP vai precisar apenas do ata que estará na fazenda que vai receber a linha pelo link.
    Abraço

  17. #17

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Amigo, Estou conversando com alguns provedores que querem agregar VOIP e sugerindo para eles terem perto uma operadora IP que á garantia e voce ganha pelo volume da conta mes a mes sem esquentar, com muitas vantagens para vc e seu cliente.

    estou a diposição,

    Julio

  18. #18

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Citação Postado originalmente por planvox Ver Post
    Bom dia,
    Voce quer passar a linha telefonica dele?
    Se eu entendi bem quer fazer um PTP VOIP, precisa de uma ata FXO que receba a linha do cliente na sua operadora e na outra ponta um ata para estabelecer a conexao e permitir que seu cliente use a linha telefonica atraves do enlace. Dependendo do modelo do ata que vai usar as configurações sao um pouco diferentes mas em tese é isso.Se esta recebendo a linha em um servidor Asterisk ou outro gateway VOIP vai precisar apenas do ata que estará na fazenda que vai receber a linha pelo link.
    Abraço
    é isso msm eu tenho uma linha telefônica normal! já tenho 2 atas fxo e fxs modele Taitell TT241 e TT200, eu fiz um teste em uma rede cabeado funciono blz to em duvida e se vai funcionar nesse link ptp de 39km usando rbs e xr5! gostarias de algumas dicas pois elas estão em brigde não tem controle algum do jeito que eu pego a linha coloco no modem e mando pra lá ptp! ai gostaria de saber se eu tenho que priorizar alguma coisa nas rbs msm elas estando em brigde?

  19. #19

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Tenho aqui algumas situaçoes semelhantes atendendo agroempresas passando até 8 linhas(CODEC g711) com pico de 4 ligações simultâneas. Recebemos estas ligações em um gateway VOIP e passando sem problemas aos nosso cliente num cenário semelhante ao seu em enlace de 30km, com um detalhe, link de 4mb e sem priorização de tráfego nessa rede e sem maiores preocupações, exceto aquelas normais como liberar o trafego no firewall, segurança, etc... e o VOIP convive normalmente com esses outros trafegos a mais de 14 meses.
    Não vejo maiores problemas em passar essa linha nesse panorama que voce apresentou se o seu link estiver estável com seu cliente. Caso tenha algum problema entre em contato que podemos ajudá-lo.
    Outra coisas, dependendo da implementação já pensou em utilizar um rádio monocanal?
    Abraço a todos!
    Última edição por planvox; 19-11-2010 às 08:58.

  20. #20

    Padrão Re: Voz Sobre IP com internet Via Rádio

    Citação Postado originalmente por planvox Ver Post
    Tenho aqui algumas situaçoes semelhantes atendendo agroempresas passando até 8 linhas(CODEC g711) com pico de 4 ligações simultâneas. Recebemos estas ligações em um gateway VOIP e passando sem problemas aos nosso cliente num cenário semelhante ao seu em enlace de 30km, com um detalhe, link de 4mb e sem priorização de tráfego nessa rede e sem maiores preocupações, exceto aquelas normais como liberar o trafego no firewall, segurança, etc... e o VOIP convive normalmente com esses outros trafegos a mais de 14 meses.
    Não vejo maiores problemas em passar essa linha nesse panorama que voce apresentou se o seu link estiver estável com seu cliente. Caso tenha algum problema entre em contato que podemos ajudá-lo.
    Outra coisas, dependendo da implementação já pensou em utilizar um rádio monocanal?
    Abraço a todos!
    opa quero ajuda sim pode add meu msn [email protected] quanto a monocal já utilizo quero vender o sinal para o cliente completo nas fazendas com internet e telefone fixo por isso quero implementar o voip o que é e o que faz esse (CODEC g711)?