+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois Links, Duas Redes

    Bom dia amigos.

    Não tenho muita experiência com MK, porém consegui um cliente (prefeitura) que tem a seguinte estrutura: Uma RB450G c/ 1 Link de 2 MB e outra RB433 c/ uma omni distribuindo o sinal. A autenticação é feita na RB450G c/ hostpot. Tá tudo funcionando 100%.

    Ocorre q agora pegaram mais um link de 2 MB e querem colocar outro setores pra usar o mesmo, só q não querem fazer balanceamento. Por exemplo, todos clientes q estão cadastrados até hoje, ficam no link1, e os novos devem usar o link2, conectando na mesma antena, porém com outra faixa de ips.

    Podem me dar uma dica de como farei isso? Não tenho nem idéia rsrsrs

    Obrigado!

    Taylor

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    voce pode criar um ap virtual no cartão wireless com outro ssid na mesma antena e criar um hotspot neste ssid so que se eu não me engano so pode colocar 15 usuarios neste ssid .

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    o melhor seria colocar outro cartão com outra antena

  4. #4

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    Citação Postado originalmente por taylorpz Ver Post
    Bom dia amigos.

    Não tenho muita experiência com MK, porém consegui um cliente (prefeitura) que tem a seguinte estrutura: Uma RB450G c/ 1 Link de 2 MB e outra RB433 c/ uma omni distribuindo o sinal. A autenticação é feita na RB450G c/ hostpot. Tá tudo funcionando 100%.

    Ocorre q agora pegaram mais um link de 2 MB e querem colocar outro setores pra usar o mesmo, só q não querem fazer balanceamento. Por exemplo, todos clientes q estão cadastrados até hoje, ficam no link1, e os novos devem usar o link2, conectando na mesma antena, porém com outra faixa de ips.

    Podem me dar uma dica de como farei isso? Não tenho nem idéia rsrsrs

    Obrigado!

    Taylor
    vc pode criar duas bridges separadas, uma com uma faixa de ip saindo por um link e outra com outra faixa de ip saindo por outro link, ou fazer marcação pór faixa de ip, 192.168.20.xx navega por um link e 192.168.30.xx navega por outro

  5. #5

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    Na verdade minha maior dúvida é como configurar os dois links. A estrutura é em outra cidade, vou pra lá semana que vem tentar configurar. Como nunca usei assim, não sei como fazer. Não sei como configuro as duas rotas default p/ cada link... e como fazer cada uma sair por uma classe de ip diferente, se puderem me dar uma luz pra eu poder pesquisar melhor, agradeço!

    Taylor

  6. #6

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    Citação Postado originalmente por taylorpz Ver Post
    Na verdade minha maior dúvida é como configurar os dois links. A estrutura é em outra cidade, vou pra lá semana que vem tentar configurar. Como nunca usei assim, não sei como fazer. Não sei como configuro as duas rotas default p/ cada link... e como fazer cada uma sair por uma classe de ip diferente, se puderem me dar uma luz pra eu poder pesquisar melhor, agradeço!

    Taylor
    Procure no forum cara tem diversos cenários igual ao teu ja resolvido!

  7. #7

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    vc pode criar duas bridges separadas, uma com uma faixa de ip saindo por um link e outra com outra faixa de ip saindo por outro link, ou fazer marcação pór faixa de ip, 192.168.20.xx navega por um link e 192.168.30.xx navega por outro
    Entendi danilosceu. Na teoria era isso q eu tava imaginando. Agora pensando no hostpot, tem como eu fazer uma faixa não passar pelo hostpost (automaticamente não sendo necessaria a autenticação)?

    Acho q esse é agora minha maior dúvida. Valeu!

  8. #8

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    Para um fazixa passar pelo hotspot sem autenticar você vai em ip bindings e libera essa faixa.
    Para configurar os dois links no mesmo servidor e escolher quem sai por cada link segue o post ai embaixo
    https://under-linux.org/f227/problem...13/#post507794

    se resolveu clica na estrelinha.

  9. #9

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    Caro iverton,

    Consegui resolver a parada aqui, funfou 100% me orientando no link q tu me passou. Só tá dando uma encrespada na hora que eu habilito o Hotspot. Pode estar dando pau por causa disso? Quando eu desabilito o hotspot a conexão 'flui' na hora.

    Abraço e obrigado aos demais q tiveram paciência de me orientar!!!

  10. #10
    lucaspmtf
    Visitante

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    A rb 450g tem 5 portas. Exemplo configuração que ja usei: porta 1 link1, porta 2 link2, porta 3 rede1, porta 4 rede4.
    se usa hotspot, vai criar hotspot que pega o link1 e manda pra porta rede1, cria outro hotspot que pega o link2 e manda pra rede2. voce não configura mais de 1 hotspot pra uma mesma porta, mas consegui configurar varios hotspot no mikrotik desde que tenha portas ethernet suficientes para cada um deles.

  11. #11

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    essa encrespada seria o q? a essa faixa que vc colocou no bindings esta chamando o hotspot?

  12. #12

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    ele fica, digamos assim... louco heehehe. tô fazendo uns testes, mas tipo não chega mais na tela de login do hotspot e consequentemente nao navega. vou fazer mais uns testes hj de manhã pra ver se descubro o que é, ou se pelo menos descubro onde tá o furo, dai posto aqui novamente, obrigado!

  13. #13

    Padrão Re: Dois Links, Duas Redes

    tens que configurar a regra assim:
    add address=10.10.9.0/24 comment="" disabled=no server=hotspot to-address=10.10.9.0/24 type=bypassed