+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Amigos, no registration da config dos cartões aparece no mikrotik a indicação 11mbps-SP.
    O que significa o SP, pois notei que SP só aparece quando está em 11mbps.
    Outro enlace em 54mbps não aparece o SP. Só 54mbps/54mbps.
    E neste enlace se oscilar para menos de 11mbps também não aparece o SP.

  2. #2

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Isso quer dizer que essa conexao que ta com SP ta suportando short preamble. SP = Short pleamble.
    Na opçao advanced do seu cartao, na aba "preamble mode" voce pode escolher o tipo de preamble: long,short e both. Certamente o seu ta em both que é o default.

    obs.: both funcina os 2 preamble quem conecta e suporta short recebe short e quem suporta apenas long recebe long, é como se deixasse dinamico.


    Aproveitando lembro do topico que voce disse que quando muda o data rates algumas conexoes nao funcionavam, provavelmente ta explicado o porquê: cliente nao navegando em 11mbps

    espero ter ajudado
    Última edição por Juniin; 17-11-2010 às 11:40. Razão: acrescentar

  3. #3

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Isso quer dizer que essa conexao que ta com SP ta suportando short preamble. SP = Short pleamble.
    Na opçao advanced do seu cartao, na aba "preamble mode" voce pode escolher o tipo de preamble: long,short e both. Certamente o seu ta em both que é o default.

    obs.: both funcina os 2 preamble quem conecta e suporta short recebe short e quem suporta apenas long recebe long, é como se deixasse dinamico.


    Aproveitando lembro do topico que voce disse que quando muda o data rates algumas conexoes nao funcionavam, provavelmente ta explicado o porquê: cliente nao navegando em 11mbps

    espero ter ajudado
    Realmente esta em ambos, longo e curto. Aprendi mais uma. Coisa simples mas que precisa saber o que era. Obrigado.

    Só não entendi a relação que isto tem com o data rates. Lá está como default. Mas se passo para configured e marco todas as caixas os clientes não conectam
    Os clientes estão todos em B e o preambule está como long. Parece que o cartão para de transmitir em modo B quando seleciona configured. Se deixar em configured com todas as caixas marcadas e modo G, conecta normalmente.
    A única explicação que encontro para isso é que em default ele seleciona automaticamente os dois modos. E em configured não dá para marcar todas as caixas mas só do modo que quer utilizar, o B ou o G, o que seria bem lógico, pois porque iria selecionar configured e marcar todas as caixas, né? não teria sentido mesmo, pois o defaul já atende esta necessidade.

  4. #4

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Exatamente! Se voce vai configurar nao precisa marcar todas. Percebo que,talvez, alguns clientes seus nao navegam em 11Mbps por isso quando voce configura dar problema. Como disse antes voce pode deixar como CONFIGURED e vai funcionar com toda certeza. Mas o problema nao esta no cartao e sim no cliente que nao consegue trafegar quando voce fixa . Já que tem alguem na rede que nao consegue navegar em 11Mbps voce pode deixar essas duas opçoes marcadas: "Supported Rate B" 5.5 e 11Mbps e em "Basic Rate" voce marca as mesmas opçoes 5.5 e 11Mbps. Nas opçoes de "A/G" voce pode deixar de 18~54 marcadas.

    Nesse caso os que nao conseguirem trafegar em 11 vao conseguir em 5.5 mas se tiver alguem que nao consiga nem 5.5Mbps ai o problema é serio. Espero que tenha ficado claro.

    Boa sorte
    Última edição por Juniin; 17-11-2010 às 15:44.

  5. #5

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    eu ia falar são paulo hehehe

  6. #6

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Esta do SP foi uma das respostas que recebi mais rápido.
    Veja que este tipo de informação não se encontra na maioria dos tutoriais. Uma coisa tão simples, né?

    Agora com relação ao problema que relatei no outro tópico, apesar de não ser deste tópico, só para não perder o fio da meada, nem os clientes que estavam em 11mbps conseguiam a conexão. E além disso, em configured estavam marcadas todas as velocidades de B e G.
    Fizemos o teste para confirmar. Default conecta, configured com todas caixas marcadas não conecta.
    Mas não esquenta muito não Junin, deixei em default novamente e está correndo tudo bem. Todos estão chegando com sinal 11mbps. De vêz em quando um desce para 5.5, mas logo volta.
    Eu só queria mesmo era entender, assim como o SP, que ficou clara a explicação.

  7. #7

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    ...rsrss
    A minha preocupaçao em insistir na questao de configurar o Data Rate é que leio sempre seus posts e vejo que és preocupado e cuidadoso com a qualidade - admiravel isso - configurar o data rate é muito importante nesse quesito qualidade. Sugiro que voce dê uma pesquisada sobre a configuraçao do Data Rate.

    mais uma vez...

    abraço e boa sorte

  8. #8

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    ...rsrss
    A minha preocupaçao em insistir na questao de configurar o Data Rate é que leio sempre seus posts e vejo que és preocupado e cuidadoso com a qualidade - admiravel isso - configurar o data rate é muito importante nesse quesito qualidade. Sugiro que voce dê uma pesquisada sobre a configuraçao do Data Rate.

    mais uma vez...

    abraço e boa sorte
    Vou fazer isso. Obrigado

  9. #9

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP


  10. #10

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Eu já tinha visto.
    Algumas informações interessantes.
    Você leu sobre o cache e o orkut que ele postou lá?
    Vou inclusive mudar meu proxy . Já conversei com ele sobre isso. Só faltou tempo para organizar uma segunda máquina para proxy.

  11. #11

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Mandei um email para o roberto quando vi o blog dele. Nao tenho proxy na minha rede e entrei em contato com ele para configurar o thunder. Montar uma maquina so para o orkut vai ficar complicado: mais um sistema pra me preocupar rsrs.. engraçado que entrei na pesquisa pra voce e acabou me servindo. vou montar um thunder, nao sei se o bicho é tao bom assim numa rede wireless?!
    Voce tem o thunder ai ? realmente melhorar?
    abs

  12. #12

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Mandei um email para o roberto quando vi o blog dele. Nao tenho proxy na minha rede e entrei em contato com ele para configurar o thunder. Montar uma maquina so para o orkut vai ficar complicado: mais um sistema pra me preocupar rsrs.. engraçado que entrei na pesquisa pra voce e acabou me servindo. vou montar um thunder, nao sei se o bicho é tao bom assim numa rede wireless?!
    Voce tem o thunder ai ? realmente melhorar?
    abs
    E como melhora.
    Nós temos ele faz 3 meses.
    Mas de vêz em quando se observa uma ligeira latencia. Daí é só desativar o proxy no firewall e alguns minutos depois ativar. Mas travar, nunca travou.
    Isso acontece não tão frequente.

    Talvêz até nem precisasse desativar. Pode ser que seja exatamente o que ele citou da sobrecarga causa pelas requisições do orkut. Quando desativa deve dar uma acalmada e logo normaliza.

    E achei muito interessante a explicação dele a respeito da sobrecarga que o Orkut causa no thunder. Os cálculos são assustadores.
    Por isso vamos fazer o cache separado para o orkut.

  13. #13

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Interessante isso.
    essa eu tambem não sabia.
    e na pratica o que muda estar como short preamble.

    e sobre o cache do orkut eu tambem ja tinha ouvido falar nisso.

  14. #14

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    gostaria de mencionar algo em relação a configurar ou não o data rates, em alguns cartão tinha varios clientes com ack acima de 200 e notei que estes conectava em 1 e 2 mb e apos mudar o data rates confired e desmarcar 1 e 2 mb na banda b,,resolveu o ack destes clientes ,,e em outros cartão alem de fazer esta mudança tive tambem de ir no advanced e ativar opção noise floor threshold em 80 ack e resolveu,,e tenha outros cartão que esta deful e não tenho problemas,.,por este motivo acredito na frase,,,cada um tem de configurar de acordo com sua necessidade,,,pois ate em uma mesma red uma coisa funciona aqui e na outra torre não da certo,,,assim temos de ir passando oq funcionou em nosso caso e testando

  15. #15

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Bom dia
    Vou me apresentar...
    Chamo jhonatan e sempre acompanho o under, mas sempre como observador mesmo. Trabalho com redes wireless algum tempo.
    Agora que passei das preliminares,
    Sobre o duvida do inicio do topico acho o seguinte:
    quando deixa em default o cartão usa o basic rates no menor valor e o supported rates no maior valor.
    O basic rates determina a que cliente abaixo daquele valor nao conectam e o supported rates ate o valor maximo que pode conectar.

    Quando muda para o valor manual vc coloca o basic rates em 11mbs ou seja clientes que não consigam trafegar nesta velocidade não conectam mais. Com muda para default os clientes conectam com 5.5mbps.

    agora sobre o preambulo: Em Short Preambulo o campo de sincronização em um pacote wireless tem 56 bits, menor que no Long Preambulo que tem 128 bits. Com preamble mode curto é possível obter taxas de transferência de dados ligeiramente mais altas. Quando diminuimos o tamanho do cabeçalho do pacote, pode usar a diferença do tamanho para trafegar dados, aumentando a carga de cada pacote.

  16. #16

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Citação Postado originalmente por jhntn13 Ver Post
    Bom dia
    Vou me apresentar...
    Chamo jhonatan e sempre acompanho o under, mas sempre como observador mesmo. Trabalho com redes wireless algum tempo.
    Agora que passei das preliminares,
    Sobre o duvida do inicio do topico acho o seguinte:
    quando deixa em default o cartão usa o basic rates no menor valor e o supported rates no maior valor.
    O basic rates determina a que cliente abaixo daquele valor nao conectam e o supported rates ate o valor maximo que pode conectar.

    Quando muda para o valor manual vc coloca o basic rates em 11mbs ou seja clientes que não consigam trafegar nesta velocidade não conectam mais. Com muda para default os clientes conectam com 5.5mbps.

    agora sobre o preambulo: Em Short Preambulo o campo de sincronização em um pacote wireless tem 56 bits, menor que no Long Preambulo que tem 128 bits. Com preamble mode curto é possível obter taxas de transferência de dados ligeiramente mais altas. Quando diminuimos o tamanho do cabeçalho do pacote, pode usar a diferença do tamanho para trafegar dados, aumentando a carga de cada pacote.
    Então seria melhor marcar como both para aceitar mais de um tipo de preamble? Na teoria que suportasse o Short teria um desempenho um pouco melhor. Vou testar

  17. #17

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    sim. Se todos os equipamentos suportassem short o melhor seria usa-lo. Mas equipamentos novos geralmente suportam.

  18. #18

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Citação Postado originalmente por jhntn13 Ver Post
    ...
    Quando muda para o valor manual vc coloca o basic rates em 11mbs ou seja clientes que não consigam trafegar nesta velocidade não conectam mais. Com muda para default os clientes conectam com 5.5mbps.
    ...
    Acho que ainda não é isso o que aconteceu. Porque? Porque configurei o data rates marcando todas as caixas. Assim, se fosse o caso só quem estivesse com sinal baixo poderia não conectar. Mas não foi isso o que aconteceu. Todos os clientes deste setor não conectaram.

    Mas em modo G eles passaram a conectar. Como não queria ir na casa de cada um para trocar para G, e além disso como era em todos, a dedução lógica era que a torre não estava transmitindo em modo B.
    E daí voltei para defaul e todos estão normais desde aquele dia e todos estão conectando em 11mbps.
    Nâo era questão de sinal. É alguma coisa interna do cartão que não aceita transmitir modo B quando estiver em configured e marcadas todas as caixas. Talvêz se deixasse marcada apenas algumas caixas em configured poderia até funcionar , ou então marcar as caixas referentes ao modo B e não as do modo G, sei lá,,,,,, mas eu nem quiz mais fazer testes.

  19. #19

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que ainda não é isso o que aconteceu. Porque? Porque configurei o data rates marcando todas as caixas. Assim, se fosse o caso só quem estivesse com sinal baixo poderia não conectar. Mas não foi isso o que aconteceu. Todos os clientes deste setor não conectaram.

    Mas em modo G eles passaram a conectar. Como não queria ir na casa de cada um para trocar para G, e além disso como era em todos, a dedução lógica era que a torre não estava transmitindo em modo B.
    E daí voltei para defaul e todos estão normais desde aquele dia e todos estão conectando em 11mbps.
    Nâo era questão de sinal. É alguma coisa interna do cartão que não aceita transmitir modo B quando estiver em configured e marcadas todas as caixas. Talvêz se deixasse marcada apenas algumas caixas em configured poderia até funcionar , ou então marcar as caixas referentes ao modo B e não as do modo G, sei lá,,,,,, mas eu nem quiz mais fazer testes.
    Insisto em dizer que o cartao nao se nega a transmitir em B quando é usado configured no data rate
    tem alguma outra coisa que voce deixou de fazer ou fez que causou essa desconexao dos clientes.

    Achei um topico que o sergio explica, com detalhes, sobre short preamble: https://under-linux.org/f225/r52h-na...60/index2.html, leia todos os posts.

    abs
    Última edição por Juniin; 18-11-2010 às 16:36.

  20. #20

    Padrão Re: Configuração Cartão - Aba Registration- 11mbps-SP

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Insisto em dizer que o cartao nao se nega a transmitir em B quando é usado configured no data rate
    tem alguma outra coisa que voce deixou de fazer ou fez que causou essa desconexao dos clientes.

    Achei um topico que o sergio explica, com detalhes, sobre short preamble: https://under-linux.org/f225/r52h-na...60/index2.html, leia todos os posts.

    abs
    Eu acompanhei aquele tópico. E é exatamente no post 6 do prof Sérgio que ele dismistifica a crença de que todo o AP passa a trabalhar na menor velocidade.
    Ele trabalha com 1mbps para quem estiver com sinal baixo. E 11mbps para quem estiver com sinal mais alto. É como voce disse lá, não dá para ser mais didático.

    Mas voltando ao assunto do data rates, acho que descobri.
    Quando seleciona configured não dá mesmo para marcar todas as caixas. Deixei só 11mbps marcada e funcionou.
    Nem tentei marcar duas caixas, como por ex. 11 e 5,5 mas estou desconfiado que quando usa configured tem que marcar só uma caixa.
    Quanto ao preambule, como fazer isso nos nano e bullet, já que não tem esta opção. Ou eles fazem isso automáticamente?

    editando: agora uma dúvida. Lá sempre fala em marcar 11 no AP. E no cliente? faz diferença? Ou acompanha 11?
    Que resultado daria se marcar 11 no cliente e deixar default no cartão? Logicamente que é muito mais fácil marcar no Ap do que ir de um em um. Só uma curiosidade mesmo.
    Última edição por 1929; 19-11-2010 às 00:39.