+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Telecomunicações aprovou nesta quinta-feira a regulamentação para a exploração da rede móvel por meio de operadoras virtuais, o que permitirá que empresas de fora do segmento se tornem operadoras de celular utilizando a estrutura das empresas do setor.

    PUBLICIDADE

    A Anatel havia adiado a aprovação do regulamento das chamadas Mobile Virtual Network Operators (MVNOs), por meio de Rede Virtual, que permitirá o ingresso no mercado de prestadores que não possuam licença para uso de frequências nem infraestrutura de telecomunicações.

    "Para prestar o serviço a seus clientes, o operador virtual firmará acordos comerciais com operadoras móveis tradicionais", afirma o comunicado da agência.

    O modelo de negócio a ser adotado por uma eventual operadora virtual credenciada deverá ser definido com a concessionária tradicional.

    Dessa forma, a Anatel não tem vínculo direto algum com o credenciado, embora ela precise de todo o contrato de credenciamento, que está limitado a uma operadora tradicional.

    "O credenciado é parceiro, agregando valor ao serviço ofertado, assim não se caracteriza como novo 'concorrente'. A expectativa é o aumento no esforço de vendas no mercado varejista, complementando a prestadora origem", explica a Anatel.

    A regulamentação permite também a migração da base de usuário do credenciado caso ele se torne uma prestadora de origem.

    (Reportagem de Rodolfo Barbosa)

    Fonte: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis - Yahoo! Notícias

  2. #2

    Padrão Re: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    Eu não sei até que ponto isso será prático. Pois quem tem o controle de telefonia móvel, teria que abrir mão de ganhos terceirizando o serviço. Talvêz em algumas poucas regiões isso seria viável para as partes envolvidas.

    Mas o que se observa nesta resoluçaão que é a primeira vêz que a Anatel usa a palavra "parceria".
    Pena que não ampliaram esta definição dos serviços para o SCM. Assim terminaria de uma vêz com a novela de parcerias ilegais.
    Mas pelo menos abre a porta para a discussão. Pelo principio constituicional da isonomia pode-se questionar a possibilidade de extender a resolução a outros serviços outorgados de telecom.
    Se a Anatel não quer parcerias de SCM, acho que deu um tiro no pé.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    se fosse para que os pequenos pudessem criar sua prorias operadoras sem precisar das grandes seria ate interressante mas duvido muito que uma grande vai querer um pequeno ganhando dinheiro com sua estrutura ,e mas facil ele escravizar uma pequena fazendo dela um escravo e ganhando nada .alguem ja vendeu credito derecarga para celular tem que vender r$ 1000,00 em credito para ganhar r$ 40,00 ou seja não vale a pena e trabalhar de graça ,fora que o usuario e b#$%% mesmo voçe explicando ainda tem que colocar o credito para o cara e osso

  4. #4

    Padrão Re: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    oi ese sistema e paresido com o usado nos estados unidos, onde tem centenas de operadoras virtuais, usando redes das grandes, e creia ou não, com planos melhores que as grandes..
    se for ese o caso para o brasil, otim, seja bem vindo..

  5. #5

    Padrão Re: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    Vamos ver na pratica como fica isso...

    Isso é para beneficiar "alguem" sem duvida!!

  6. #6

    Padrão Re: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    se fosse para que os pequenos pudessem criar sua prorias operadoras sem precisar das grandes seria ate interressante mas duvido muito que uma grande vai querer um pequeno ganhando dinheiro com sua estrutura ,e mas facil ele escravizar uma pequena fazendo dela um escravo e ganhando nada .alguem ja vendeu credito derecarga para celular tem que vender r$ 1000,00 em credito para ganhar r$ 40,00 ou seja não vale a pena e trabalhar de graça ,fora que o usuario e b#$%% mesmo voçe explicando ainda tem que colocar o credito para o cara e osso
    E pior ainda. O cara que vende Claro aqui na minha cidade é amigo meu. O coitado volta e meia tem que ir no forum da cidade onde funciona o órgão de defesa do consumidor para resolver desentendimentos. É um saco.
    Pois pelo código, ele é solidário com a operadora, já que tem uma loja com o Logo da Claro e se intitula representante dela.
    Isto me cheira muito mal.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    sei não mas não me parece interressante

  8. #8

    Padrão Re: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    Gostaria de abrir uma discursão mais focada ao nosso mercado:

    Qual a possibilidade de os provedores alugarem a rede e comercializar modem também?

    Podendo ou não injetar nosso link e alugar a rede da operadora apenas para chegar ao cliente?

  9. #9

    Padrão Re: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    Citação Postado originalmente por alancp Ver Post
    Gostaria de abrir uma discursão mais focada ao nosso mercado:

    Qual a possibilidade de os provedores alugarem a rede e comercializar modem também?

    Podendo ou não injetar nosso link e alugar a rede da operadora apenas para chegar ao cliente?
    Por enquanto só foi publicada a notícia. A resolução ninguém ainda viu.
    Mas segundo a notícia, seria parceria para SMP e não SCM. Isso me parece tem muito a ver com a mudança de atribuições de frequencia em 2.5 a 2.650.
    Algumas frequencias que antes eram para tv, foram realocadas para SMP em carater primário e sobrou umas pontinhas para SCM mas em carater secundário e ainda assim com leilão.
    Assim, as operadoras de celular vão poder aumentar suas redes usando 2.5.
    Acho que não vai sobrar muita coisa para SCM não.
    A linkteck já está até oferecendo um rádio muito parecido externamente com um Nano, para trabalhar em 2.5. Mas acho cedo , pelo menos até clarear a resolução.

  10. #10
    Avatar de eduardomoreno
    Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Brasil, Sao Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    2

    Padrão Re: Anatel aprova regulamentação para operadoras virtuais móveis

    Pessoal,

    MVNO é a bola da vez.

    Abs.,

    Eduardo