+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Caros amigos, recebi um informativo de uma empresa a respeito de uma cpe inteligente 2,4 ghz com antena integrada de 12 dbi com 400 mw de hardware, por um acaso tem alguem utilizando esse equipamento, qual o desempenho em relação ao Kozumi ou firemax.
    Aceita ap router ou similar???

  2. #2

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Amigo posta o modelo dele!

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Ah, esse da GTS é "só mais um com RTL8186", não tem nada de especial pra ser chamado de 'inteligente'.
    Todo RTL8186 aceita APRouter, mas tenho preferido e recomendado o Wispos.

    Se é pra pagar mais caro, eu procuraria os modelos com dissipador no chipset, a Krazer tem alguns, ao longo do dia dá pra medir em numeros a estabilidade que isso dá se usar coisa absurda tipo 300 ou 400mW.

    (A antena integrada nessas CPEs é biquad ou patch, abertas demais (30 a 60º), preferia muito mais uma yagi ou grade mais fechada tipo 10 a 15º, fica bem mais estável por ter menos concorrência nos sinais chegando. Mas elas são mais caras, só uso isso onde tem uma zona de fresnel muito boa senão o usuario nota umas perdas de pacotes grandes (Pacotes pequenos vão bem, os grandes que falham))

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    a Poucos fui informado pelos vendedores da krazer, sobre uma cpe que teria um rendimento otimo, em até 7 km, falei ate com o "engenheiro" deles, e me garantiu a mesma coisa,
    eu acabei comprando 12, quando fui perceber, era melhor eu ter usado antenas de grade, com radio aprouter, pois nao fazia nada do que eles falavam. entao agora, quando lança algo, eu compro uma unidade, pra testar, e pronto, se for boa eu ja mando pegar outros, se nao for eu perco menos

  6. #6

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Lembrem-se!!!
    Ubiquiti já tá homologando quase tudo!!!
    Aproveitem da tecnologia dos kras...SHOW!
    NENHUM CPE supera a linha da Ubiquiti...Sem falar do AirMax

  7. #7

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    "Até 7Km" com zona de fresnel grande (E não apenas visada limpa), com 256Kbps e ACK lá em cima. É o peso da palavra "Até", ela permite gerar um cenário hipotético pro vendedor, o que precisa é você saber que cenário você tem e que cenário o vendedor prevê. No modo 802.11B em 11MB, com ack time limitado a 140, com zona de fresnel comprometida (Típico de 95% das instalações residenciais) essas antenas patch 12-16dB e esses radios com RTL8186 mal vão passar de 2Km. Conforme a zona de fresnel e visada ficam maiores, dá pra chegar a 3Km. Se baixar pra 1 ou 5.5MB a coisa já melhora.

    Os radios mudam pouco nessas CPE da marcas estranhas, a GTS tem radio no mercado a algum tempo, são todos RTL8186 bem comuns, idem pra Krazer, Aquario, Kozumi, e tantas outras marcas, o que muda é quantidade de memoria, alguma implementação no firmware, um VRM melhor ou pior, mas muda pouco o desempenho, que manda mais no desempenho é o firmware e detalhes da instalação (Nada é hotplug, plugou funcionou, tudo precisa ajuste fino, os firmwares (APRouter ou qualquer outro) tem um default que não dará o melhor desempenho em todas as situações).

    As antenas patchs nessas CPE's também tem desempenho muito similares entre sí, não tem como uma coisa dessa prestar pra 3 ou 4Km com visada parcial e mal e mal 10% da zona de fresnel, nesse caso só com antena de alto ganho (24dB) pra garantir alguma coisa, com antena de 12dB não adianta lease time em 200, não adiante ack em 180, não adianta potencia em 400mW, se a visada e a zona de fresnel estiverem deficientes tem que aumentar o ganho da antena. Em regiões onde há muita poluição em 802.11B se fosse uma antena direcional de 12dB daria, mas essas patch com esse absurdo de 30 ou 45º de abertura não tem radio que faça milagre.

    Pra mim o radio perfeito pra CPE é o Edimax EW-7209, e com antena de grade (17dB da Proeletronic que é mais barata), porque patch ou biquad não dá, não tem como ter qualidade com antenas tão abertas (Idem pros Nano, por exemplo, mesmo problema com patch abertas demais. O desenpenho só é melhor porque o radio é bom (Não tem aquela NHACA de chipset do tempo do dinossauros, o RTL8186), se tivesse antena decente ia ser uma maravilha, como a antena é horrivel eles são apenas 'bons'). Mas isso (EW7209, fonte poe, cxa hermetica avulsa, grade 17/19/20/24dB) fica mais caro que colocar bullet e grade, acabo preferindo eles.
    (Pra quem acha que potencia significa qualidade, deve fugir dos 100mW do Bullet classico, e pagar uma fortuna por Bullet HP)

    Se quer alcance de 3Km com visada comprometida e zona de fresnel deficiente, e se tem velocidade lacrada a 11MB em 802.11B, terá que usar antenas de angulo fechado de 20dB no mínimo, ou achar um radio com sensibilidade a 11MB lá por -92dB, e potencia de uns 300mW. Com patch e RTL8186 duvido muito que tenha bons resultados, independente do fabricante.
    (Implementações como os Krazer de 1000mW, se colocados numa caixa com antena patch de 12 ou 14dB, vão pecar por um sensibilidade péssima do conjunto, vai poluir a vizinhança num angulo de uns 50º mas terá uma sensibilidade ruim)

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    essa cpe sky range e bem limitada se tentar fazer controle de banda por ela da pau eu ja tentei e passei raiva mas se usar como ao bridge e boa da pra logar uns 20 cliente simultaneo lembrando em deixar o gerencimento para o servidor e o alcance desta ai deve chegar a uns 2 km e so

  9. #9

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Olá, Naldo864...


    Adquiri essa cpe sky range da GTS e me pareceu muito boa nos primeiros testes que fiz... a minha dúvida é: o firmware da ap router pode ser instalado nela sem probremas como é feito com os demais rádios?

    Abraço.

  10. #10

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Olá, Naldo864...


    Adquiri essa cpe sky range da GTS e me pareceu muito boa nos primeiros testes que fiz... a minha dúvida é: o firmware da ap router pode ser instalado nela sem probremas como é feito com os demais rádios?

    Abraço.
    Você também comprou na promoção?
    se for para uso cliente não acho necessidade de trocar o firmware. Achei o mesmo recurso dos outros.

    Só não gostei do fato de não poder trocar a polaridade. Eu uso tudo com polarização horizontal. Vou ter que mudar o suporte para poder colocar de lado e ainda selar com silicone. Não sei se vai dar certo pois pode dar infiltração.
    Outras CPEs do mercado tem este recurso de abrir e girar a antena. Ná preocupação de diminuir o gabinete externo, ficou impossível de girar. Só cabe num sentido a antena.
    O suporte da GTS disse que "não tem problema porque a abertura do lóbulo é bem ampla. 30º na vertical e 23º na horizontal". Fiquei perplexo com isso. Confundir angulo horizontal do lóbulo de irradiação com a polarização horizontal

  11. #11

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Amigo 1929...

    Obrigado pela resposta... eu comprei essa cpe aqui no rio de janeiro por R$ 150,00... achei um preço muito bom, pois, em alguns sites de venda, o preço passava de R$ 200,00... no final das contas ficou o mesmo preço de um kit cliente, porém, com muito mais praticidade por não ter que colocar uma antena de grade pesada na ponta de um tubo, as vezes, num local que mal dá pra se equilibrar...

    Um 73 pra vc.

  12. #12

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Amigo 1929...

    Obrigado pela resposta... eu comprei essa cpe aqui no rio de janeiro por R$ 150,00... achei um preço muito bom, pois, em alguns sites de venda, o preço passava de R$ 200,00... no final das contas ficou o mesmo preço de um kit cliente, porém, com muito mais praticidade por não ter que colocar uma antena de grade pesada na ponta de um tubo, as vezes, num local que mal dá pra se equilibrar...

    Um 73 pra vc.
    Eu comprei numa promoção da American Explorer por 99,00. Comprei um lote por causa do preço, sem conhecer mas conhecendo a GTS. Tenho outros rádios instalados e nunca me incomodaram.
    O acabamento é primoroso.
    Poucos equipamentos tem um cuidado tão grande com o visual como a GTS. Desde os rádios mais antigos eles foram assim.
    A úncia falha foi esta de não poder girar a antena.

  13. #13

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Amigo 1929...

    Quando instalar no cliente, vou fazer o controle de banda na própria cpe usando-a no modo cliente ISP, cadastrando o mac do(s) usuário(s)... não vou usar ip fixo, só o mac mesmo...

    Faço assim no firmware da ap router... é possível usar dessa forma tb nessa cpe da gts?

    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Creio que sim. Pelo menos tem no firmware a opção.
    Porém mais acima disseram que se utilizar a opção vai dar pau no rádio.
    Em bancada não deu problemas. Não sei no dia/dia porque ainda não levantamos nenhum deles.

    Agora este negócio de controlar no rádio, eu não tive muito sucesso. Os Nano por exemplo, eu fiz o controle de banda nele para conferir e deixei mais baixo que a banda liberada no servidor central do mikrotik
    O cliente navegou dentro do plano e não pelo controle no Nano.
    Na verdade são poucos que realmente fazem isso. As CPE da Computech por ex que vem com o firmware C3 ( que na verdade é o mesmo Aprouter) este faz o controle certinho no rádio cliente.

    Mas creio que o ideal seria colocar uma RB em cada torre para fazer isso. Assim também vai diminuir o tráfego desnecessário na rede toda. Nó máximo fica entre o cliente e a primeira RB.

  15. #15

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Grande Mestre...

    Qual a melhor configuração de uma cpe ou ap comum instalado em um cliente? Uso hotspot em mk 3.30.

    Abraço.

  16. #16

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Eu uso os rádios clientes conf em MODO, como Client ISP. Assim ele fica roteado.

    Em conf LAN atribui um ip para a rede interna do cliente.
    E como uso IP fixo, em Wan configuro com um ip cadastrado para o cliente em User do hotspot.
    Este é o básico.
    NO site da Aprouter tem uns vídeos com várias configurações.

  17. #17

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Obrigado mais uma vez, amigo...

    Vou usar dessa forma mesmo, exceto, pelo IP que vai ser atribuido por DHCP, cadastrando o mac da placa de rede do cliente na aba Hotspot User > General > MAC Adress.

    Forte abraço.

  18. #18

    Padrão Re: CPE INTELIGENTE 2,4 ghz

    Alguem usa ou usou este aparelho ou similar em ambiente indoor, para substituir os tradicionais roteadores. Acho que está num preço bom e com boas caracteristicas!