+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link de 30km vegetação pode atrapalhar??

    Olá underuser, esto com algumas duvidas gostaria de contar com os colegas sema que vem vou fechar um link de 30k com 2 repetidoras vou utilizar Bullets HP M5! gostaria de algumas orientações tipo meu link vai passar sobre uma mata dença em 70% de seu trajeto, vou ter que fazer 2 repetições pois direto não dá vizada vou ter 4 torres até chegar ao meu cliente em uma fazenda! os equipamentos são

    6 Bullets HP M5
    2 hyperlink 33dbi link maior de 22km
    4 hyperlink 27 dbi um link de 6.3km e um de 2km

    1ª duvida é a seguinte tem uma mata muito dença no meu caminho mais as torres já demarquei o local onde vão ficar para que não tenha interferecia dá mata visada 100% mais estou com medo de quando chover será que vai atrapalhar a qualidade do sinal? devido a distancia e ser sobre a mata quase 70% do link?

    2ª duvida e melhor trabalhar com os bullets nessa distancia em 40 ou 20Mhz?

    3ª é apropriado ativar (AirMax e no ACK Mode for PTP) em distancias menores que 17km? pois li em algum lugar que não!

    galera são essas minhas duvidas espero contar com auxilio dos amigos desde já muito obrigado...

    att,
    Cláudio Lemes

  2. #2

    Padrão Re: Link de 30km vegetação pode atrapalhar??

    Claudinho,

    A que altura essas torres ficarão acima da mata? Tendo altura suficiente para formar a zona de fresnel sem interferência, não será problema.

    A influência de chuva é pequena e também não será problema. Calcule uma margem de segurança para atenuação de sinal causado por fatores externos.

    Use 20 MHz para garantir um sinal "sólido".

    Ative AirMAX em qualquer enlace, independente da distância. Não usar AirMAX meio que perde o propósito de usar Ubiquiti série M.

    NoACK deve ser ativado se optar por 40MHz em enlaces PTP acima de 17 KM.

    Sobre as antenas:
    Se possível compre as Dimensiontech. As antenas são boas e o pessoal lá é nosso parceiro de Under-Linux. (Eta jabá que fiz agora).

    Ô tio, me manda uma grana pelas respostas (não precisa ser muito), tenho que colocar gasolina na Corvette, tá andando na reserva ultimamente...


    Abraço,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Link de 30km vegetação pode atrapalhar??

    ZéAlves vlw pela dicas dá proxima eu compro as antenas Dimensiontech a zona de fresnel ta 100% livre não tem nem uma parte obstruida! meu medo era a nevua ou a chuva atrapalhar! pois a mata e muito densa fiquei 4 dias lá fazendo alguns levantamentos e notei que quando chove sobe uma neblina muito rabido dá mata, pensei que isso ou a chuva poderia atrapalhar bastante. quanto a reserva achow que vai dar deixei com sobra vlw pelas dicas!

  4. #4
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Link de 30km vegetação pode atrapalhar??

    Sobre as antenas:
    Se possível compre as Dimensiontech. As antenas são boas e o pessoal lá é nosso parceiro de Under-Linux. (Eta jabá que fiz agora).
    Abraço,
    ZéAlves[/QUOTE]

    Amigo Zé,,, você com a tua experiência, voce diria que as dimensiontech de grade são melhores ou iguais as de grade da OIW. ??? É que estou pra mudar um pto a pto curto,, de 3,5 km e ainda estou ná dúvida qto as antenas que vou comprar. E por causa do vento quero por de grade.

  5. #5

    Padrão Re: Link de 30km vegetação pode atrapalhar??

    Se o problema for só a interpérie de chuvas e etc, vc vai ter uma perda de uns 3 a 5 % de qualidade.. nada de mais se vc fizer como o ZéAlves disse, calcule uma margem pra vc ter de sobra no ptp.

  6. #6

    Padrão Re: Link de 30km vegetação pode atrapalhar??

    Oi Almirgas.

    Dimensiontech, Hyperlink ou OIW são excelentes antenas. Já usei as três marcas e gostei.

    Fica a teu critério comprar a marca que te oferecer as melhores condições de compra, o melhor atendimento e um bom suporte pós venda. No final das contas, é o conjunto que faz a diferença.

    Para PTP de até 10 km, faz com a grade de 22 dBi. Ela é bem pequena e causará pouco arrasto nas condições que você mencionou.

    No link abaixo você pode ler uma avaliação que fiz com a Dimension grade 22 dBi + Bullet M5.
    http://www.granlabor.com/tutoriais/A...de%2022dBi.pdf

    Abraço,

    Zéalves


    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Amigo Zé,,, você com a tua experiência, voce diria que as dimensiontech de grade são melhores ou iguais as de grade da OIW. ??? É que estou pra mudar um pto a pto curto,, de 3,5 km e ainda estou ná dúvida qto as antenas que vou comprar. E por causa do vento quero por de grade.
    Última edição por granlabor; 24-11-2010 às 10:19. Razão: Acrescentei o URL do PDF

  7. #7
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link de 30km vegetação pode atrapalhar??

    Dimensiontech, Hyperlink e OIW são excelentes mesmo ......
    mas nesse enlace se ele usar antenas de 30 dbi fecha tranqüilo .....
    e com uma boa banda .....

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Link de 30km vegetação pode atrapalhar??

    Zé,, esse teu teste ficou show de bola,, mandei uma mp pro Ricardo da Dimension, mas ainda não me respondeu. Quero comparar os preços com hiperlink e oiw. Atuamente estou usando dois nanos5 nesse ponto aponto, mas quero mudar pra mikrotik pra poder rotear essa torre.

  9. #9

    Padrão Re: Link de 30km vegetação pode atrapalhar??

    Beleza. O Ricardo é gente boa.

    Faz a comparação e depois posta aqui. Mas calcule frete também, para saber o custo final do equipamento entregue na sua porta.

    Como a margem de lucro é bem pequena, vai ganhar quem estiver mais perto de você, porque terá menor custo de frete.

    Abraço,

    ZéAlves