Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    eu fis o treinamento da americanexplorer e muito bom e vai te dar uma boa base de como começar certo.

    verifica ai American Explorer - Sinta a Liberdade de ser Wireless!!!
    Muito bom. Vc fez online ou presencial?

  2. #22
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    o curso e presencial voce tem que ir pra la em campinas e ficar la trez dias la voce vai aprender como trabalhar com redes sem fio profissionalmente e conhecer gente que esta trabalhando com isto e tem as suas mesmas duvidas .depois destes trez dias voce ja sera capas de trabalhar com isto

  3. #23

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por heliovieira Ver Post
    Muito bom. Vc fez online ou presencial?
    Entendo, tem agum pre requisito para fazer o curso?
    Ele eh em sao paulo....por aqui pelo nao tem nao neh?
    Última edição por heliovieira; 13-12-2010 às 12:36.

  4. #24
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    infelismente não

  5. #25

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    essa parceria seria o aluguel da scm um exemplo de facil entendimento vc tem um filho mas naum quer assumir dai vem e me paga uns 3 mil pra eu registrar ele e me dah 300 reais td mes pra eu pagar a pensão!!! ou seja vc paga pra outro provedor uns 3 mil pra documentação e etc ele cadastra sua torre como se fosse dele dai vc paga um aluguel de 300 reais por mes outra escolhas são as empresas especializada em aluguel msm como a R2 WEB pra vc adiquirir uma franquia deles vc paga 3 mil e dah 13% do valor cobrados dos clientes quanto maior a quantidade de clientes menor a porcentagem eles te dão uma estrutura na compra de equipamentos pois se trata de uma franquia ou seja vc vai ter uma filial deles eles prometem link dedicado de 1mb a 250 reias pos eles são cadastrado no pnbl não trabalho lah e nem tou fazendo propaganda soh citando exemplo

  6. #26

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Ola heliovieira,

    Qual o tamanho da área que você pretente atender?
    Em áreas de alta concentração, tem gente que costuma cabear pelos postes de energia elétrica. È só fazer um projetinho e apresentar pra eles, não tenho certeza, mas não é caro o aluguel dos postes.
    Você tem um local alto onde a maior parte dessa área tenha visada sem obstaculo? (caso a área seja pequena)
    Se a área for grande, precisará de mais de um ponto de presença (POP).

    Tem algum outro provedor atendendo na sua região? (se não tem, pode trabalhar com 2.4Ghz mais tranquilo, se ja tem, melhor partir pro 5.8Ghz - 5.8 geralmente os equipamentos são um pouco mais caros, mas compensa).

    Sua primeira POP será em um ponto central da região? (podendo assim setorizar a POP, podendo colocar até 4 painéi de 90º; tem gente que usa até 6, mas não precisa, pelo menos não para atender 150 clientes).

    Bom, além disso tudo, depende também do quanto você pretende investir. Eu sinceramente montaria uma POP AirMax (equipamentos da ubiquiti). 4 BaseStation de 90º com 4 Rocket M5. Tem a opção da RB+Cartão também, que é muito boa, e pessoalmente ter a possibilidade de ter um mikrotik gerenciando sua POP é muito bom, mesmo que seja uma bridge.

    Manda mais algumas informaçõe ai que o pesoal vai te ajudar com mais facilidade.

    Ok amigo, abrigado,
    mas, sobre essas antenas Setorias que vc citou de 90° , quantos DBIs seriam necessários cada um, bem eu estava pensando em uns 150 clientes, mas acho que devo ir mais devagar e gostaria de saber se essas antenas seriam boas para 60 cleintes. Qual marca vc me recomenda.
    Essas antenas variam em torno de quanto? As antenas Omini são ruins? Mesmo para quem ta começando?

    Obrigado;
    Última edição por heliovieira; 28-12-2010 às 13:02.

  7. #27

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Ola Hélio,

    Bom, você não precisa de painéis com muito ganho. Do meu ponto de vista, você não precisa atender clientes muito distante de sua POP, por isso não é necessário (e nesse caso não seria nem tanto muito recomendado) ter painéis com ganho muito alto, pois isso só faria seu sinal alcançar mais longe, no lugar onde você melhor atenderia colocando uma outra POP.

    Os Rocket+BaseStation que eu sitei da ubiquiti, são muito bons. O painel BaseStation tem de até 20 dBi se não me engano, e o Rocket tem uma potencia de até 27dBi (to falando pela minha memória esses dados, talvez eu não esteja bem correto). Você atende clientes a uma distancia boa com esse equipamento, mas eu não recomendaria colocar 150 clientes em 1 painel desses só. Seria melhor centralizar a POP e colocar mais paineis, um apontado pra cada lado.

    A inicio você pode sim usar uma omni, não tem problema nenhum nisso caso sua região não tenha muita interferencia. A desvantagem da Omni é que como ela distribui sinal para todos os lados, ele recebe sinal de todos os lados também, ou seja, uma Omni atendendo uma região de 120º a partir dela por exemplo, vai funcionar normalmente, mas vai sofrer muito mais interferencias de equipamentos de terceiros que estejas nas regiões onde você não atende.

    Claro que com TDMA você elimina muito desse problema, e a tecnologia AirMax da Ubiquiti engloba TDMA, só que o Rocket M5 até então não possuia nenhuma omni para trabalhar com ele (Omni de dupla polaridade). Parece que a Ubiquiti lançou uma omni dessas, mas não tenho dados sobre ela pra te passar, até por que não fui no encontro onde foi apresentado o tal produto.

    Mas se você for começar agora e quizer usar uma omni com um RB vai ficar muito bom, mas primeiro analise a sua região para ver qual a melhor opção, 2.4 ou 5.8, para sofrer menos com interferencia. E nesse caso o custo ficaria bem menor a inicio. Um PC-AP é uma opção melhor que uma RB e com o uso do Mikrotik nele fica ótimo, mas dai da um trabalho a mais e aumenta os custos, as vezes não compensa.

    Eu não usei ainda muitos tipos de equipamentos. Ja uso Rocket+BaseStation e PC-AP com Mikrotik. No meu caso possuo um concorrente que resolveu montar a torre dele a uns 20 metros da minha, e por alguma razão que só Deus sabe ele usa uma potencia extremamente alta, eu sofro em minha POP Mikrotik (a principal, onde tenha 80% dos clientes) interferencia de no minimo 5 canais dele, o que não deixa nenhuma banda totalmente livre pra mim, e isso causa muito problema com latencia alta, isso eu posso confirmar. Portanto, bote em mente que se for montar uma POP, não faça muito próximo de uma POP de um concorrente seu, e a setoriazação nesse caso diminui bastante o problema com latencia e baixo trhoughtput.

    Sei lá, não to lembrando de mais nada para escrever por enquanto, e acho que ainda te deixei com muitas duvidas, mas fazer o que, eu também tenho muitas delas que muitas vezes não consigo responder, mas alguns amigos a mais respondendo aqui vai esclarecer aos poucos cada vez mais o caso, fazendo todos nos concentrarmos experiencias e aprender uns com os outros. Ai ta o brilho da comunidade.

  8. #28

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Meu caro Helio Vieira, esquece essa história de parceria, isso não existe, entrei em contato com a anatel e falei diretamente com um engenheiro deles e el me disse que ninguém é altorizado a fazer oque se chama de parceria se fizer é perder tempo e dinheiro, se eles baterem já era lacra mesmo. abçs e boa sorte.

  9. #29

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Dai pessoal tudo bem, agora eu não entendi, ficam falando em usar radinho omni porque servidor é caro painel não compensa e mandão fazer uma licença como se fosse coisa pouca, acho que aqui no sul tão nos logrando porque pode arrumar uns 20 pau e ainda tem o engenheiro o n°0800 e se os caras quiserem te multam por que falta uma etiqueta no nano ou por que tu não declarou um painel novo.
    Até mais

  10. #30

    Thumbs up Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Ola Hélio,

    Bom, você não precisa de painéis com muito ganho. Do meu ponto de vista, você não precisa atender clientes muito distante de sua POP, por isso não é necessário (e nesse caso não seria nem tanto muito recomendado) ter painéis com ganho muito alto, pois isso só faria seu sinal alcançar mais longe, no lugar onde você melhor atenderia colocando uma outra POP.

    Os Rocket+BaseStation que eu sitei da ubiquiti, são muito bons. O painel BaseStation tem de até 20 dBi se não me engano, e o Rocket tem uma potencia de até 27dBi (to falando pela minha memória esses dados, talvez eu não esteja bem correto). Você atende clientes a uma distancia boa com esse equipamento, mas eu não recomendaria colocar 150 clientes em 1 painel desses só. Seria melhor centralizar a POP e colocar mais paineis, um apontado pra cada lado.

    A inicio você pode sim usar uma omni, não tem problema nenhum nisso caso sua região não tenha muita interferencia. A desvantagem da Omni é que como ela distribui sinal para todos os lados, ele recebe sinal de todos os lados também, ou seja, uma Omni atendendo uma região de 120º a partir dela por exemplo, vai funcionar normalmente, mas vai sofrer muito mais interferencias de equipamentos de terceiros que estejas nas regiões onde você não atende.

    Claro que com TDMA você elimina muito desse problema, e a tecnologia AirMax da Ubiquiti engloba TDMA, só que o Rocket M5 até então não possuia nenhuma omni para trabalhar com ele (Omni de dupla polaridade). Parece que a Ubiquiti lançou uma omni dessas, mas não tenho dados sobre ela pra te passar, até por que não fui no encontro onde foi apresentado o tal produto.

    Mas se você for começar agora e quizer usar uma omni com um RB vai ficar muito bom, mas primeiro analise a sua região para ver qual a melhor opção, 2.4 ou 5.8, para sofrer menos com interferencia. E nesse caso o custo ficaria bem menor a inicio. Um PC-AP é uma opção melhor que uma RB e com o uso do Mikrotik nele fica ótimo, mas dai da um trabalho a mais e aumenta os custos, as vezes não compensa.

    Eu não usei ainda muitos tipos de equipamentos. Ja uso Rocket+BaseStation e PC-AP com Mikrotik. No meu caso possuo um concorrente que resolveu montar a torre dele a uns 20 metros da minha, e por alguma razão que só Deus sabe ele usa uma potencia extremamente alta, eu sofro em minha POP Mikrotik (a principal, onde tenha 80% dos clientes) interferencia de no minimo 5 canais dele, o que não deixa nenhuma banda totalmente livre pra mim, e isso causa muito problema com latencia alta, isso eu posso confirmar. Portanto, bote em mente que se for montar uma POP, não faça muito próximo de uma POP de um concorrente seu, e a setoriazação nesse caso diminui bastante o problema com latencia e baixo trhoughtput.

    Sei lá, não to lembrando de mais nada para escrever por enquanto, e acho que ainda te deixei com muitas duvidas, mas fazer o que, eu também tenho muitas delas que muitas vezes não consigo responder, mas alguns amigos a mais respondendo aqui vai esclarecer aos poucos cada vez mais o caso, fazendo todos nos concentrarmos experiencias e aprender uns com os outros. Ai ta o brilho da comunidade.
    Muito obirdado mesmo. Eu estava em dúvidas se poderia usar omini e atender meus objetivos que é iniciar com uns 60 clientes. Mas vejo que pelo seu comentário posso começar dessa forma. Agora, um PC-AP tem os mesmos objetivos do que uma RB e custa menos que esta?

    Grato novamente.
    Tem msn?

    Obrigado

  11. #31

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Ola Hélio,

    Bom, você não precisa de painéis com muito ganho. Do meu ponto de vista, você não precisa atender clientes muito distante de sua POP, por isso não é necessário (e nesse caso não seria nem tanto muito recomendado) ter painéis com ganho muito alto, pois isso só faria seu sinal alcançar mais longe, no lugar onde você melhor atenderia colocando uma outra POP.

    Os Rocket+BaseStation que eu sitei da ubiquiti, são muito bons. O painel BaseStation tem de até 20 dBi se não me engano, e o Rocket tem uma potencia de até 27dBi (to falando pela minha memória esses dados, talvez eu não esteja bem correto). Você atende clientes a uma distancia boa com esse equipamento, mas eu não recomendaria colocar 150 clientes em 1 painel desses só. Seria melhor centralizar a POP e colocar mais paineis, um apontado pra cada lado.

    A inicio você pode sim usar uma omni, não tem problema nenhum nisso caso sua região não tenha muita interferencia. A desvantagem da Omni é que como ela distribui sinal para todos os lados, ele recebe sinal de todos os lados também, ou seja, uma Omni atendendo uma região de 120º a partir dela por exemplo, vai funcionar normalmente, mas vai sofrer muito mais interferencias de equipamentos de terceiros que estejas nas regiões onde você não atende.

    Claro que com TDMA você elimina muito desse problema, e a tecnologia AirMax da Ubiquiti engloba TDMA, só que o Rocket M5 até então não possuia nenhuma omni para trabalhar com ele (Omni de dupla polaridade). Parece que a Ubiquiti lançou uma omni dessas, mas não tenho dados sobre ela pra te passar, até por que não fui no encontro onde foi apresentado o tal produto.

    Mas se você for começar agora e quizer usar uma omni com um RB vai ficar muito bom, mas primeiro analise a sua região para ver qual a melhor opção, 2.4 ou 5.8, para sofrer menos com interferencia. E nesse caso o custo ficaria bem menor a inicio. Um PC-AP é uma opção melhor que uma RB e com o uso do Mikrotik nele fica ótimo, mas dai da um trabalho a mais e aumenta os custos, as vezes não compensa.

    Eu não usei ainda muitos tipos de equipamentos. Ja uso Rocket+BaseStation e PC-AP com Mikrotik. No meu caso possuo um concorrente que resolveu montar a torre dele a uns 20 metros da minha, e por alguma razão que só Deus sabe ele usa uma potencia extremamente alta, eu sofro em minha POP Mikrotik (a principal, onde tenha 80% dos clientes) interferencia de no minimo 5 canais dele, o que não deixa nenhuma banda totalmente livre pra mim, e isso causa muito problema com latencia alta, isso eu posso confirmar. Portanto, bote em mente que se for montar uma POP, não faça muito próximo de uma POP de um concorrente seu, e a setoriazação nesse caso diminui bastante o problema com latencia e baixo trhoughtput.

    Sei lá, não to lembrando de mais nada para escrever por enquanto, e acho que ainda te deixei com muitas duvidas, mas fazer o que, eu também tenho muitas delas que muitas vezes não consigo responder, mas alguns amigos a mais respondendo aqui vai esclarecer aos poucos cada vez mais o caso, fazendo todos nos concentrarmos experiencias e aprender uns com os outros. Ai ta o brilho da comunidade.

    E no caso de homologação, não terá problemas?

    Hélio

  12. #32

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por heliovieira Ver Post
    Muito obirdado mesmo. Eu estava em dúvidas se poderia usar omini e atender meus objetivos que é iniciar com uns 60 clientes. Mas vejo que pelo seu comentário posso começar dessa forma. Agora, um PC-AP tem os mesmos objetivos do que uma RB e custa menos que esta?

    Grato novamente.
    Tem msn?

    Obrigado
    Não, é o contrário, o PC-AP custa mais que uma RB, pois é um computador normal, com placas de rede Wireless e com o SO da Mikrotik intalado. É em prática uma RB na questão de administração, por causa do Mikrotik intalado, mas é superior poi você pode colocar um procesador muito melhor do que os de uma RB.

  13. #33

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por heliovieira Ver Post
    E no caso de homologação, não terá problemas?

    Hélio
    Na questão do Rocket+BaseStation. Se usar RB + Cartão, é só pegar cartões homologados.
    Na questão do PC-AP, também é só pegar uma placa wireless homologada.
    Tem infinidade de Omnis homologadas pra escolher também.

  14. #34

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Na questão do Rocket+BaseStation. Se usar RB + Cartão, é só pegar cartões homologados.
    Na questão do PC-AP, também é só pegar uma placa wireless homologada.
    Tem infinidade de Omnis homologadas pra escolher também.
    Muito obrigado pelas dicas....foi de grande ajuda pra mim...vlw mesmo.

    Tem msn?

    Até

  15. #35

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por heliovieira Ver Post
    Muito obrigado pelas dicas....foi de grande ajuda pra mim...vlw mesmo.

    Tem msn?

    Até
    Olá amigo, mais uma vez obrigado pelas dicas...mas....
    Como faço pra contratar um link de alguma operadora?

  16. #36

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Ola Helio,

    Depende de onde você mora, mas a maioria do pessoal eu vejo reclamar quanto tenta contratar link com operadora de telefonia, principalmente com a Oi, mas tem muitas outras empresas pra você pesquisar, dependendo da sua região.

    Adiciona [email protected] no seu MSN, ela é uma consultora de várias operadoras, derrepente ela consegue te atender.

  17. #37

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Ola Helio,

    Depende de onde você mora, mas a maioria do pessoal eu vejo reclamar quanto tenta contratar link com operadora de telefonia, principalmente com a Oi, mas tem muitas outras empresas pra você pesquisar, dependendo da sua região.

    Adiciona [email protected] no seu MSN, ela é uma consultora de várias operadoras, derrepente ela consegue te atender.
    Ok, muito obrigado. irei adicioná-la para ver se consigo. Muito obrigado.

  18. #38

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Amigo vc mora em qual estado ??
    Citação Postado originalmente por heliovieira Ver Post
    Ok, muito obrigado. irei adicioná-la para ver se consigo. Muito obrigado.

  19. #39

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Amigo vc mora em qual estado ??
    Amigo moro em são pedro da aldeia no estado do rio de janeiro.

    Hélio

  20. #40

    Padrão Re: Montagem de um pequeno provedor de internet

    Citação Postado originalmente por heliovieira Ver Post
    Tiago, qual o curso posso fazer para obter esse tipo de conhecimento, ja fiz algumas pesquisas mas nao econtro curso relacionado a isso. Pode me ajudar?
    bom amigo olha vc pode comessar com uma omni e um simples roteador eu ja pacei por essa fase isso te da suporte pra ums 10 clientes com um link adsl de 1mbts se vc tiver uma dsl de maior velocidade voce conssegue com um bom radio uma mair quantidade
    diria pra vc colocar uma torre dessas de vergalhao de 12mtros de altura elas suporta bastante coisa e tem uma boa altura dependendo da região e ai vc vai ver como realmente funciona via radio no comesso parece muito bom mais ai vc vai ver que os clientes demoram aparecer quando vc tiver ums 15 clientes com uma dsl ai vc penssa em um servidor com mikrotik e em mudar para routerboards e cartoes pois são um imvestimento que ira compenssar mais indico isso simplicidade e pouco gasto no comesso a licenssa so comessa a ser cobrada assim depois que vc imcomodar alguem ou seja tiver muitos clientes ai vc ja vai ter conhecimento e consseguira ela mais facilmente..