+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como gerar log dos clientes conforme projeto de lei?

    Olá amigos, tenho uma duvida, queria guardar log dos clientes como o projeto de lei que esta para ser aprovado pede, que é guardar quem usou determinado endereço ip por um determinado período

    Porem não queria fazer Hotspot, pois minha rede já esta perto dos 4000 clientes, com 10 servidores espalhados, e tenho tido algumas dores de cabeça com hotspot, tem cliente que para de autenticar, cliente reclama do incomodo de digitar user e senha, cliente leigo enfim vários probleminhas que com muitos clientes acabam virando rotina e tomando muito tempo dos meu técnicos de campo.

    Pensei em colocar PPPoE porem faz 2 anos que não colocamos mais placa wireless no cliente, mais tenho uns 25% da rede que ainda é com placa, e vai acabar gerando mais suporte ainda.

    utilizando ip fixo para cada cliente seria a solução mais viavel, porem acaba dando problemas de erro humano e muita rotina para criar, bloquear e cancelar clientes, o qual hoje uso do bemtevi da blueone para fazer o meu financeiro com radius para cuidar dos clientes.


    então amigo acho que estou ficando sem opções, alguém teria mais alguma ideia de como efetuar essa identificação do cliente?


    Obrigado t+

  2. #2

    Padrão Re: Como gerar log dos clientes conforme projeto de lei?

    Amigo posso ta falando besteira, mais você despara dhcp certo ?
    Fica o dhcp para aquela unica mac, deixa o ip sempre o mesmo para aquele mac.
    Make Static, nome da opção no mikrotik.

    Após isso os log, você pode gerar pelo sarg ou mysarg.

  3. #3

    Padrão Re: Como gerar log dos clientes conforme projeto de lei?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo posso ta falando besteira, mais você despara dhcp certo ?
    Fica o dhcp para aquela unica mac, deixa o ip sempre o mesmo para aquele mac.
    Make Static, nome da opção no mikrotik.

    Após isso os log, você pode gerar pelo sarg ou mysarg.
    valeu amigo pela resposta.

    até pensei em por DHCP porem tenho alguns clientes espertinho que vai colocar o ip fixo na interface, sem contar se um cliente colocar um radio mal configurado na rede interna começa a responder DHCP na minha rede, hoje tenho um ip /30 no cliente, e quando ele bate no hotspot ele pega um ip valido

    Valeu t+

  4. #4

    Padrão Re: Como gerar log dos clientes conforme projeto de lei?

    Aqui uso uns filtros no RB para bloquear os DHCP dos rádios que os clientes coloca de cagada!

  5. #5

    Padrão Re: Como gerar log dos clientes conforme projeto de lei?

    Amigo vc ja Pensou em colocar os clientes que tem radio em Cliente ISP como configuração e criar uma lista das ip´s utilizada por cada cliente ?

  6. #6

    Padrão Re: Como gerar log dos clientes conforme projeto de lei?

    Citação Postado originalmente por Loord Ver Post
    Amigo vc ja Pensou em colocar os clientes que tem radio em Cliente ISP como configuração e criar uma lista das ip´s utilizada por cada cliente ?

    Olá amigo,

    Então para mim fica complicado fazer uma lista de ip pois se utilizar /30 vai ter muito desperdício de ip pois uso ip públicos, tem como colocar um /25 ou /24 para cada interface e bloquear a comunicação entre clientes por firewall, mais o maior problema seria controlar os clientes, pois se usar lista de ip sem autenticar com é feito com o hotspot, pode ocorrer erro humano na hora de bloquear, ativar, arquivar, mudar controle de banda, mudar equipamento do cliente(controle de MAC)

    Valeu amigo t+

  7. #7

    Padrão Re: Como gerar log dos clientes conforme projeto de lei?

    Citação Postado originalmente por dimasters Ver Post
    Cara não entendi, se vc já usa radius pq não usar o log dele mesmo tabela radacct ?
    Olá amigo, então hoje já tenho o log necessários, porem uso hotspot e ele esta muito instavel, tenho servidor que recebe mais de 350 conexão simultanias, e acaba gerando muito suporte, com clientes que param de pedir autenticação do nada, cliente leigo que não consegue usar a net por pedir user e senha, cliente que tem servidores e precisa ficar adicionando como bypassed

    na verdade eu gostaria de uma solução a qual o cliente não tenha que autenticar manualmente, e que tenha a integração com o meu radius para fazer log


    Valeu pessoal
    t+

  8. #8

    Padrão Re: Como gerar log dos clientes conforme projeto de lei?

    Acho que WPA2 resolveria para você, as senhas podem ser verificadas via Radius, e o cliente não prescisa ficar digitando senha, pois fica salvo no profile da placa. Sem falar que vai ficar amarrado o Mac a senha do cliente, via radius você ainda vai amarrar ao NAS que o cliente conecta.