+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Noise to signal, Noise floor dúvidas

    Pessoal tenho dúvidas de qual seria o valor ideal do noise to signal e o noise floor vou mostrar um exemplo na prática:


    tenho uma rede de 60km com alguns ptp nessa rede...na parte da rede onde fica na zona urbana onde pode pegar interfência está assim:

    ccq: 98%
    noise floor: -91dBm
    noise to singal: 34dB
    signal strength(qualidade sinal): -56

    e essa rede fica reconectando a cada duas horas.


    a parte que fica na zona rural onde não tem nenhuma rede próxima:

    ccq:99%-100%
    noise floor: -91dBm
    noise to singal: 24dB
    signal strength(qualidade sinal): -67

    e está tudo ok e tem 15 dias de uptime(mesmo uptime do rádio pois reiniciei)


    então na prática quando menos o noise to signal a rede fica melhor? e o noise floor qual o melhor, o mais próximo de 100? ou tem um valor que pode ser considerado melhor?

  2. #2

    Padrão

    acho que noise to signal é - ruido no sinal - quando menor melhor, mais não tenho certeza. Tbm gostaria de saber por alguém que tivesse certeza.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Pessoal tenho dúvidas de qual seria o valor ideal do noise to signal e o noise floor vou mostrar um exemplo na prática:


    tenho uma rede de 60km com alguns ptp nessa rede...na parte da rede onde fica na zona urbana onde pode pegar interfência está assim:

    ccq: 98%
    noise floor: -91dBm
    noise to singal: 34dB
    signal strength(qualidade sinal): -56

    e essa rede fica reconectando a cada duas horas.


    a parte que fica na zona rural onde não tem nenhuma rede próxima:

    ccq:99%-100%
    noise floor: -91dBm
    noise to singal: 24dB
    signal strength(qualidade sinal): -67

    e está tudo ok e tem 15 dias de uptime(mesmo uptime do rádio pois reiniciei)


    então na prática quando menos o noise to signal a rede fica melhor? e o noise floor qual o melhor, o mais próximo de 100? ou tem um valor que pode ser considerado melhor?
    amigo o noise foor sei que qt menor melhor, e ele passa de 100
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	2803
Tamanho: 	64,3 KB
ID:      	5137  

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Pessoal tenho dúvidas de qual seria o valor ideal do noise to signal e o noise floor vou mostrar um exemplo na prática:


    tenho uma rede de 60km com alguns ptp nessa rede...na parte da rede onde fica na zona urbana onde pode pegar interfência está assim:

    ccq: 98%
    noise floor: -91dBm
    noise to singal: 34dB
    signal strength(qualidade sinal): -56

    e essa rede fica reconectando a cada duas horas.


    a parte que fica na zona rural onde não tem nenhuma rede próxima:

    ccq:99%-100%
    noise floor: -91dBm
    noise to singal: 24dB
    signal strength(qualidade sinal): -67

    e está tudo ok e tem 15 dias de uptime(mesmo uptime do rádio pois reiniciei)


    então na prática quando menos o noise to signal a rede fica melhor? e o noise floor qual o melhor, o mais próximo de 100? ou tem um valor que pode ser considerado melhor?


    O noise floor (ruído) indica a utilização da frequencia dentro do seu alcance. Quanto mais próximo em -100 melhor, pois indica que o canal está sendo pouco utilizado.

    Quanto ao Signal Strength e Signal to Noise, respectivamente força do sinal e ruído, quanto mais tender a -50 e 50 melhor. Melhor ainda é o sinal mais forte, maior do que os -50. Observe que trata-se de negativo.

  5. #5

    Padrão

    então em noise to singal 24dB é melhor do que 34dB?


    obs.: no segundo ponto mostrado acima:

    ccq:99%-100%
    noise floor: -91dBm
    noise to singal: 24dB
    signal strength(qualidade sinal): -67

    o noise floor está com -91 mas não tem nenhuma rede nessa área....é zona rural pura e só nós temos rede 5.8ghz tem outra rede 2.4ghz mas é a 7km de distância então não entendo porque está com -91 e está ótima pois está com um uptime perfeito sem cair a vários dias...o primeiro ponto tem o memso noise floor e está dentro da cidade próximo de algumas redes e quando scanneio o canal que estou usando não está sendo usado por ninguém.Algúem tem alguma explicação para isso??
    Última edição por lfernandosg; 14-08-2009 às 07:19.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    então em noise to singal 24dB é melhor do que 34dB?

    obs.: no segundo ponto mostrado acima:

    ccq:99%-100%
    noise floor: -91dBm
    noise to singal: 24dB
    signal strength(qualidade sinal): -67

    o noise floor está com -91 mas não tem nenhuma rede nessa área....é zona rural pura e só nós temos rede 5.8ghz tem outra rede 2.4ghz mas é a 7km de distância então não entendo porque está com -91 e está ótima pois está com um uptime perfeito sem cair a vários dias...o primeiro ponto tem o memso noise floor e está dentro da cidade próximo de algumas redes e quando scanneio o canal que estou usando não está sendo usado por ninguém.Algúem tem alguma explicação para isso??



    No caso do Signal to Noise quanto maior melhor, pois aumentando a potência (Signal Strength) o ruído também aumentará (Signal to Noise).

    Por exemplo, um sinal (Signal Strength) em -67 o ruído (Signal to Noise) ficará em torno dos 36.
    Um sinal (Signal Strength) em -40 o ruído (Signal to Noise) ficará em torno dos 60.

    --

    A qualidade da transmissão do seu ponto-a-ponto está bom "ccq:99%-100%".

    Eu possuo um ponto-a-ponto a 37km e o meu noise floor fica em -95dBm, apesar que o Signal Strength está em -51dBm e o Signal to Noise está em 44 dBm, com um Throughput que eu setei a 12MB e CCQ em 97 - 100%.

    Como está a configuração do seu cartão: (O Tx Power e Data Rates)?
    Última edição por lessa; 14-08-2009 às 08:23.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    então em noise to singal 24dB é melhor do que 34dB?


    obs.: no segundo ponto mostrado acima:

    ccq:99%-100%
    noise floor: -91dBm
    noise to singal: 24dB
    signal strength(qualidade sinal): -67

    o noise floor está com -91 mas não tem nenhuma rede nessa área....é zona rural pura e só nós temos rede 5.8ghz tem outra rede 2.4ghz mas é a 7km de distância então não entendo porque está com -91 e está ótima pois está com um uptime perfeito sem cair a vários dias...o primeiro ponto tem o memso noise floor e está dentro da cidade próximo de algumas redes e quando scanneio o canal que estou usando não está sendo usado por ninguém.Algúem tem alguma explicação para isso??

    Postei em um topico aqui no forum sobre isso. Não adianta olhar cada parametro separado tem que ver o conjunto, a primeira coisa a se levar em consideração é a sensibilidade do cartão que é tipicamente -94dBm (os mais comuns no mercado), sabendo esse parametro é só checar o restante, o ruido esá em -91dBm, ou seja pouca interferencia (se fosse -94dBm não teria nenhuma pois é o limite de captação do cartão), seu signal strength (seria mais a intensidade do sinal do que qualidade) está em -67dB, agora vem um dos parametros mais importantes o signal to noise ou SNR, que nada mais é que a diferença entre intensidade de sinal e o ruido, é só fazer as contas, 91dBm - 67dBm = 24 dBm, observe que quanto menor esse numero, teoricamente pior será teu link pois a diferença entre o sinal e o ruido vai ficando cada vez menor dai o radio tem que trabalhar mais em correções de erro (ccq vai diminuido) até chegar em um momento em que o radio não consegue diferenciar o sinal verdadeiro do ruido, nesse momento não haverá mais o link.

  8. #8

    Padrão

    araujoprog,

    Agora ficou bem explicado só fiquei com uma dúvida:

    vc fala que normalmente sensibilidade do cartão é de -94dBm correto?nesse caso nessa mesma rede tenho um d-link em um pc-ap dando -103 então eu faria a mesma conta?nesse caso tem pouco ruido? porque falam que quanto mais próximo de -100 melhor isso é correto afirmar?
    Desde já agradeço.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    araujoprog,

    Agora ficou bem explicado só fiquei com uma dúvida:

    vc fala que normalmente sensibilidade do cartão é de -94dBm correto?nesse caso nessa mesma rede tenho um d-link em um pc-ap dando -103 então eu faria a mesma conta?nesse caso tem pouco ruido? porque falam que quanto mais próximo de -100 melhor isso é correto afirmar?
    Desde já agradeço.

    Olha tem que ver a sensibilidade do radio, -103 é sensibilidade de rádios profissionais, observe que esse numero é negativo ou seja -90 é maior que -100, ou seja um link com -87dBm de ruido sofre mais interferência que um com -92dBm de ruido.

  10. #10

    Padrão

    Noise Floor é ruido... quanto mais proximo de -100 melhor.. menos interferencia...
    Signal Strenght é instensidade do sinal... quanto mais proximo de 0 melhor.. ou seja.. -38 é melhor que -67...
    e o SNR (signal to noise) nada mais é que a relação sinal ruido... ou seja.. a diferença entre os dois... quanto maior este valor, melhor.. quer dizer q o teto do sinal está mais distante que o teto do ruido... se vc tem um otimo sinal e um ruido baixo quer dizer q vc tem um snr maior...

  11. #11

    Padrão

    estranho...estava com dois cm10 fazendo um ptp e estava ruim então em uma ponta coloquei o xr5 o sinal melhorou muito ficando do lado o xr5:

    ccq: 70%
    sigal to noise: 26dB
    -75 de sinal
    durante o dia e nesse ponto pego interferência


    e na ponta do cm10 estava assim:

    ccq:88%
    signal to noise: 34dB
    -70 de sinal

    passando 7mb full na rede com 55km de distância então para ficar melhor ainda troquei o cm10 por outro xr5 zero bala e sinal ficou perfeito assim:

    primeiro ponto:

    ccq: 82%
    signal to noise: 36dB
    sinal : -70


    no ponto onde tem o xr5 novo e não pega interferência:

    ccq: 75%(mas fica oscilando caindo para 45%)
    singal to noise: 43dB
    sinal: -63

    O maior problema é que só está passando 4.5mb full.O que pode estar errado se o sinal ficou bem melhor ??

  12. #12
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    estranho...estava com dois cm10 fazendo um ptp e estava ruim então em uma ponta coloquei o xr5 o sinal melhorou muito ficando do lado o xr5:

    ccq: 70%
    sigal to noise: 26dB
    -75 de sinal
    durante o dia e nesse ponto pego interferência


    e na ponta do cm10 estava assim:

    ccq:88%
    signal to noise: 34dB
    -70 de sinal

    passando 7mb full na rede com 55km de distância então para ficar melhor ainda troquei o cm10 por outro xr5 zero bala e sinal ficou perfeito assim:

    primeiro ponto:

    ccq: 82%
    signal to noise: 36dB
    sinal : -70


    no ponto onde tem o xr5 novo e não pega interferência:

    ccq: 75%(mas fica oscilando caindo para 45%)
    singal to noise: 43dB
    sinal: -63

    O maior problema é que só está passando 4.5mb full.O que pode estar errado se o sinal ficou bem melhor ??
    As quedas de 75% para 45% indicam interferência... talvez algo que não seja uma rede wireless... outra fonte de interferência... é complicado... mas se estava passando 7mb antes, não estava melhor o link? pq não volta para o anterior?

  13. #13

    Padrão Re: Noise to signal, Noise floor dúvidas

    Pessoal,

    meu noise floor, esta da seguinte forma


    Noise Floor: -96 dBm

    é uma ap nano station loco, utilizado para trasmição de sinal indoor