Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Daqui a pouco vem: lampadas "antinterferencia" e vamos ve as torres cheios delas e nego dizendo " aqui melhorou muiiito .

  2. #42
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Considerações atuais sobre UTP/STP

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    E aí parceiro ! Legal o estudo que publicastes !
    Só por curiosidade após ter lido sobre o que postou chegou a qual conclusão ?

  3. #43
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Supondo que exista outro tipo de processador para este fim, não seria erro usar o atual sabendo que ele gera 'interferência' que casa com o cabo?
    Up!
    Foi uma pergunta tão besta assim?

  4. #44

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Eu também estou meio perdido já que também nao entendo tao bem disso quanto os dois, mas "chuto", pelo o que eu entendi, é que a maioria dos processadores entram no raio de "corte" (corte?) com os cabos UTP.
    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Up!
    Foi uma pergunta tão besta assim?

  5. #45

    Padrão Re: Considerações atuais sobre UTP/STP

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    E aí parceiro ! Legal o estudo que publicastes !
    Só por curiosidade após ter lido sobre o que postou chegou a qual conclusão ?
    Pelo que entendi no texto, só confirmou mina posição.
    Em que ambos tem razão na discursão, porém o que realmente vale é a experiência na prática, existe muito exemplo disto na vida.
    Quando compramos um automóvel ele diz que que anda tantos km por litro de gasolina, mas isso não acontece na prática.
    No texto que citei diz que o cabo UTP quando vai pro teste, um cabo maravilhoso, uma edição especial do cabo que realmente aguenta passar os 100 Mbits, mas quando esse cabo é feito para uso da população eu duvido que seja o mesmo cabo com aquela qualidade e como diz no texto ele não tem a mesma qualidade. Este mesmo cabo creio que ele não foi projetado para ser usando em um ambiente extremo como uma torre, a tantos metros de altura cheio de agentes naturais de interferência.
    Minha opnião é que aqui fora a coisa é outra.

  6. #46
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Considerações atuais sobre UTP/STP

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Pelo que entendi no texto, só confirmou mina posição.
    Em que ambos tem razão na discursão, porém o que realmente vale é a experiência na prática, existe muito exemplo disto na vida.
    Quando compramos um automóvel ele diz que que anda tantos km por litro de gasolina, mas isso não acontece na prática.
    No texto que citei diz que o cabo UTP quando vai pro teste, um cabo maravilhoso, uma edição especial do cabo que realmente aguenta passar os 100 Mbits, mas quando esse cabo é feito para uso da população eu duvido que seja o mesmo cabo com aquela qualidade e como diz no texto ele não tem a mesma qualidade. Este mesmo cabo creio que ele não foi projetado para ser usando em um ambiente extremo como uma torre, a tantos metros de altura cheio de agentes naturais de interferência.
    Minha opnião é que aqui fora a coisa é outra.
    Certo! observo que temos o mesmo ponto de vista!
    Grande Abraço ! T+ !

  7. #47

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Esse aqui é um forum livre, temos o direito de acrescentar ou decrementar reputação a quem quisermos, ou será que tenho que aprensentar um laudo técnico?

    Nome:      lol.png
Visitas:     788
Tamanho:  2,1 KB
    Última edição por Geeek; 28-11-2010 às 08:49.

  8. #48

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Cavalheiros, estamos aqui para aprender aspectos técnicos.
    Por isso solicitamos que refreiem-se em alguns termos. Senão perdemos o gosto pelo debate técnico e nos detemos em ninharias.
    Caso queiram fazer uma reclamação pessoal um ao outro, usem as mensagens privadas.
    Senão o tópico será fechado, em benefício de todos.

  9. #49

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    apesar de que...
    no cabeamento estruturado é indicado no maximo 100m de cabo.

  10. #50
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    apesar de que...
    no cabeamento estruturado é indicado no maximo 100m de cabo.
    Me fez lembrar, aí sím pode-se ser recomendado usar cabo STP.
    Pense no cabeamento backbone/vertical disso, se não for um prédio estruturado, irá passar junto com energia, o que gera EMI, certo?
    Foi isso que aprendi (fiz esses curso de manutenção 3 vezes, ok? )

    P.S.: eita máfia da reputação!

  11. #51

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    O mesmo cabeamento é indicado nao somente para predio/edificio.
    tanto faz ser vertical ou horizontal.

    De nenhum forma é bom passar cabo de dados proximo ao energia.
    mas senao tiver outra solucao, ai deve-se usar o cabo STP (ou cabo blindado como dizem).
    Pode ver que quem trabalha com certificação, que tenha total conhecimento das Normas... crucifica quem faz cabeamento em postes (sempre que leio alguem falando a respeito de cabeamento em postes, me lembro do meu professor crucificando-os )

    Para quem quer trabalhar com certificação ou quer um dia certificar sua rede/backbone.... aconselho uma boa lida nas normas ABNT NBR 14565 - Procedimentos basicos para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicação.

    PS: se alguem ai tiver uma versao mais nova das Normas, envia para min.
    de 2006 para frente.

    (sou formado em Tec. Seg. Redes de computadores e Especializado em Seg. em redes de computadores )
    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Me fez lembrar, aí sím pode-se ser recomendado usar cabo STP.
    Pense no cabeamento backbone/vertical disso, se não for um prédio estruturado, irá passar junto com energia, o que gera EMI, certo?
    Foi isso que aprendi (fiz esses curso de manutenção 3 vezes, ok? )

    P.S.: eita máfia da reputação!

  12. #52

    Wink Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Ao galera nervosa heim.... forum de conhecimento tecnico e não ofensas... sou novo aqui mais vejo que sempre é bom argumentar e ter opiniões diversas, engrandece o conhecimento de todos.

    Ao meu ver, toda essa discussão vem do cabo lançado pela ubiquiti, concordo que não é nenhuma novidade, existem outras marcas como furukawa, ife e outras por ae que tem a mesma função, como a ubiquiti tem um mercado de equipamentos não custa nada lançar um cabo para tb ganhar dinheiro com isso, marketing e negocios são assim.

    O que podemos tirar disso tudo é que existem casos que é recomendado usar os cabos STP, vejam que em torres, não so toda essa discussão de interferencias, atentem para o problema externo, os cabos ficam expostos ao tempo e cabo utp infelizmente não tem uma camada de proteção suficiente para chuva/sol, sendo assim usar cabos utp em torres pode ser uma solução não muito interessante visto que o cabo vai se deteriorar rapidamente, e amigos, o cabo não é tão caro assim para irmos a falencia, 200m de cabo ae não vai matar ninguem e sua torre vai ter cabo por um bom tempo, eu utilizei em minhas torres cabos stp 2 camadas de proteção externa, 2 camadas internas, cordão de sustentação e aterramento, um otimo cabo que custo R$ 1,78 o metro diretamente do fornecedor do cabo.

    O cabo stp vai ajudar nas interferencias que possam existir e tb logicamente fazer o aterramento dos equipamentos da ubiquiti.

    Abraços

  13. #53

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Nao vejo a necessidade (nada tecnicamente) do uso de STP em torres. Isso ja foi bem explicado pelo Jorge Aldo.Para uso externo,como nosso amigo menciona, tem cabos para essa aplicaçao.
    O aterramento bem feito da torre é importante, na minha opniao isso basta.

  14. #54

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    nunca vi tanta besteira...

    Lanca-se esse tipo de coisa para inventar algo no que as pessoas gastarem.

    A transmissão de sinal no cabo ethernet UTP é diferencial o que por si só já é suficiente em 99% dos casos.

    O cabo STP só se justifica para o aumento da distancia que o sinal alcança ou para aumentar a frequencia de sinalização, ou seja, para que o cabo funcione com padrões mais rápidos.

    Não adianta botar cabo STP para trafegar 100mb/sec ou 1gb/sec se os cabos utp tradicionais já dão conta disso.

    Mas fiquem a vontade para gastar dinheiro com moda.
    Oi Jorge,

    Tenho algumas torres na zona rural, principalmente as que ficavam em morros, tinham sérios problemas com intempéries durante as chuvas, as portas ethernet "normalmente" queimavam. Percebi que na maioria dos casos eram equipamentos da Ubiquiti - não exclusivamente - por alguma razão são mais sensíveis, o fabricante sabe desse "erro de projeto" e disponibilizou a venda o chip KENDIN.

    Procurei um engenheiro eletricista da Oi (grande amigo e uma das pessoas mais entendidas sobre aterramento que eu conheço). A explicação dele foi simples e objetiva: a queima do equipamento era ocasionada porque o cobre do cabo atrai os intempéries das chuvas, principalmente se estiverem energizados durante a tempestade. Então como resolver?

    Ele ilustrou uma situação que nunca esqueci... Fez a seguinte pergunta: Pq aprendemos que durante os temporais, ficar dentro de um carro é uma das opções mais seguras contra intempéries?

    Ai o bacana aqui desconfiado respondeu pq os pneus isolam.... Ele explicou que dentro do carro o campo eletromagnético é neutro e isso ocorre dentro de tubos metálicos também... Eis a solução passar os cabos UTP dentro de tubos de metais para evitar perdas com intempéries e nunca esquecer de aterrar a base da torre, afinal, a carga eletrostática tem que ter um escape..

    Para facilitar as coisas, o fabricante está lançando cabos blindados que tem o mesmo efeito do tubo de metal, porém o investimento é menor.

    Abraços,

  15. #55
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Oi Jorge,

    Tenho algumas torres na zona rural, principalmente as que ficavam em morros, tinham sérios problemas com intempéries durante as chuvas, as portas ethernet "normalmente" queimavam. Percebi que na maioria dos casos eram equipamentos da Ubiquiti - não exclusivamente - por alguma razão são mais sensíveis, o fabricante sabe desse "erro de projeto" e disponibilizou a venda o chip KENDIN.

    Procurei um engenheiro eletricista da Oi (grande amigo e uma das pessoas mais entendidas sobre aterramento que eu conheço). A explicação dele foi simples e objetiva: a queima do equipamento era ocasionada porque o cobre do cabo atrai os intempéries das chuvas, principalmente se estiverem energizados durante a tempestade. Então como resolver?

    Ele ilustrou uma situação que nunca esqueci... Fez a seguinte pergunta: Pq aprendemos que durante os temporais, ficar dentro de um carro é uma das opções mais seguras contra intempéries?

    Ai o bacana aqui desconfiado respondeu pq os pneus isolam.... Ele explicou que dentro do carro o campo eletromagnético é neutro e isso ocorre dentro de tubos metálicos também... Eis a solução passar os cabos UTP dentro de tubos de metais para evitar perdas com intempéries e nunca esquecer de aterrar a base da torre, afinal, a carga eletrostática tem que ter um escape..

    Para facilitar as coisas, o fabricante está lançando cabos blindados que tem o mesmo efeito do tubo de metal, porém o investimento é menor.

    Abraços,
    O lugar mais estranho em que vi a gaiola de Faraday em funcionamento, eu acho...

    Agora faz um pouco mais de sentido usar cabo STP.

  16. #56

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Nossa que post interessante, pena que não se teve a resposta.
    Abraços.

  17. #57
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Citação Postado originalmente por bje545 Ver Post
    Nossa que post interessante, pena que não se teve a resposta.
    Abraços.
    A resposta é simples meu caro amigo, depois de muita discusão sem fundamentos, e o cabo ter chegado ás lojas e utilizado por muitos clientes com problemas, verifica-se na prática que os cabos SPT como o cabo em questão, sentiram na pratica seus problemas evaporarem !
    Mais uma vez o eterno "TEMPO" acaba revelar a verdade !
    Última edição por pkmc; 01-05-2011 às 10:10.

  18. #58

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Então só mais uma duvida até quantos metros posso usar o cabo tanto utp quanto stp com poe?

    Abraço.

  19. #59
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    Citação Postado originalmente por bje545 Ver Post
    Então só mais uma duvida até quantos metros posso usar o cabo tanto utp quanto stp com poe?

    Abraço.
    Em sistemas de alta performance ou seja sua rede, recomendo sempre o uso de STP, UPT deixa sua rede muito exposta, alem de compromoter a performance do circuito. quanto ao POE aconselho no máximo 10 mts !

  20. #60
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: TOUGHcable - Ubiquiti lança cabo ethernet blindado

    É o velho e famoso "DDP" . (Diferença De Potencial)

    Maiores informações:
    Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_%28eletricidade%29


    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    uma das vantagens do cabo utp + aqueles transformadoreszinhos (que tem na placa) é que eles colocam a linha de transmissão numa situação isolada do aterramento dos pcs.

    se voce bota uma blindagem eu não sei como isso fica.

    ground loop é quando passa corrente pela blindagem de um cabo por que os dois aparelhos ligados por ele estão em potencial de terra diferentes.

    a blindagem ajuda mas tb pode atrapalhar as vezes, mas isso ai eu não tenho condições de te detalhar, vamos aguardar os engenheiros eletricos.
    Última edição por Magal; 10-05-2011 às 00:56.