+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Galera estava pensando em migrar minha rede para a freqüência 5.8 essa semana, ai comecei a estudar sobre os equipamentos e valores. Sou fã do ubnt, os equipamentos são ótimo de excelente acabamento, padrão que gosto, uso até algumas NS2 aqui. E sem falar do Air Control, que é uma mão na roda, por assim dizer.

    Estou tendo alguns problemas na rede do tipo largura de banda da mesma, quantidade de cliente e poluição do 2.4. Pensando nisso decidi investir no 5.8 e pensei a Airmax. Que promete transmissão de 2x2 usando as rockets com as base stations, e o throughput de +150mbps e com o airmax ativado eles só exergam quem tem airmax . Só que vendo alguns relatos no site de que a freqüência 5.8 irradia menos sinal que a 2.4 atingindo assim uma menor distancia, sem falar que as antenas 5.8 são bem menores e difícil de alinhar.

    Migrando ou adicionando uma rede toda 2.4 airmax num seria uma forma de sair da interferência sem perder o raio de transmissão? Já que o airmax é praticamente TDMA. Sendo assim usaria como cliente bullets m2 com as antenas normais, nanos M2. o valor dos bullet M2 pro M5 são os mesmo, mas o que muda são as antenas bem mais barata.

    Queria a opinião de quem entende disso NA PRÁTICA! E idéias

  2. #2

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Vc não ira "fugir" da interferencia pq usa Airmax, pelo contrario ira continuar nela, o esse é so um padrão da ubnt, a frequencia utilizada ainda é a 5.8.

  3. #3

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Oi Giangelus.

    Tanto faz usar 5.8 ou 2.4 nos dias de hoje.

    A aplicação ideal seria 5.8 para enlaces longos e 2.4 para atender clientes.

    Olha. A famosa interferência de 2.4 gigahertz é lenda na maioria dos casos. Para saber se existe interferência no canal, basta ficar atento ao noise floor dos seus rádios.
    Noise floor de -80 até -88 dB realmente é problemático.
    Noise floor de -89 até -91 dB é interferência leve.
    Noise floor de -92 até -96 é considerado irrelevante.

    Tem pessoas com diversos problemas de instalação e visada, culpando a pobre da interferência. Quando você vai ver, o noise floor é de -96 dBm (ou seja, inexistente).

    ENTÃO POR QUE O CLIENTE DESCONECTAVA EM 2.4 E PAROU DE DESCONECTAR EM 5.8?
    Simples, na maioria dos casos eliminou-se o APzinho home na torre e o USB ou PCI do cliente.
    Com rádios descentes no AP e no cliente eleva-se a qualidade da conexão bilateral. O cliente escuta o sinal do AP e o AP é capaz de escutar o cliente... Pronto, acabaram-se os problemas.

    "EU INSTALEI NANO2 EM TUDO E MINHA REDE FICOU UMA BOSTA" (quase sempre ouço isto).
    Instalar um bom rádio (independente do fabricante) não é garantia que a rede funcionará 100%, principalmente se o instalador não souber dar ajuste fino no conjunto.

    Além da falta de ajuste fino existe um monte de nó cego fazendo ataque de desassociação em 2.4 GHz porque é mais fácil e mais barato obter equipamentos nesta frequencia.

    Se tudo passar a ser 5.8, o nó cego vai comprar equipamento 5.8 GHz e continuará atrapalhando a vida dos provedores.


    COMO QUE O CARA ATRAPALHA?
    No youtube tem um monte de vídeo de "hacker wanna be" ensinando a invadir redes sem fio criptografada, mas o máximo que o bunda mole consegue fazer é a desassociação do cliente.
    Como ele não consegue passar deste ponto, ele se diverte torrando o saco e derrubando a conexão dos outros.

    Aqui no condomínio onde moro é comum o sinal variar para mais ou para menos sem motivo algum. Quando isso acontece eu rodo um sniffer wireless é BINGO lá está o rádio do idiota com o MAC do meu AP.

    Quando eles lembram que meu AP existe eu migro pra rede cabeada e fim de papo. Normalmente eu deixo um radinho cliente conectado só pro babaca pensar que está atrapalhando alguém...


    RESUMINDO A ÓPERA:
    Tanto faz usar 5.8 ou 2.4 GHz para servir clientes. Pelas características da onde de 2.4 GHz, ela é mais indicada para curtas distâncias, terrenos acidentados ou locais onde a visada está levemente obstruída por folhagem.


    COMO O AIRMAX FAZ A DIFERENÇA?
    1) Em locais onde folhagem e o relevo acidentado prejudicam a conexão, o multipath do AirMAX faz a diferença.
    2) Sumindo do radar dos "hacker wanna be". O cara tem que ter no mínimo três neurônios pra começar a atrapalhar.

    Desassociação de cliente ocorre por dois motivos:
    1- Sinal fraco (em 99% dos casos)
    2- é gerado por um corno desocupado (1% dos casos)


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 28-11-2010 às 11:39.

  4. #4

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Cara eu sofro do mesmo problemas aqui, 2.4ghz não ta poluiido o problema é visada e equipamento de qualidade e cliente que saiba usar, hehehe

    Fora a propaganda de 5, 10 e 20 mega das operadoras locais, a primeira coisa que o cliente pergunta é quantos megaSS?

    To pensando em teste toda a rede em G e setado no data rate 18mbps para ver se consigo segurar os clientes vendendo planos de 300k, 600k e 1 mega.

  5. #5

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Esse Zé é Mara mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    "granlabor" grato por atender o meu pedido e pela resposta... entao vendo o que vc falou, sai relativamente em conta usar uma rede mixta por assim dizer, 2.4 para clientes relativamente perto e com algumas "barreiras" e 5.8 para longos enlaces e digamos clientes mais importantes? certo?!
    pretendo cabear alguns ponto tmb, ja entrei em contato com a Vertical Simples, apesar de sair um pouco caro, creio q seja válido. Eu meio q fiz um jeito usar o switch sem a necessidade de um fio alimentador a mais, vou tirar umas fotos e te mostro. Me desanimou um pouco qndo vc falou da nano... axo ela otima pra distancias pequenas, o melhor seria bullets ou ate mesmo airgrid... Qro Usar o airmax, pra mim os produtos da ubnt sao muito bons, e tendo em vista que uma radio na caixa com poe nos fornecedores sai em media de 95 a 120, dependendo da quantidade, e um bullet2 ta em volta de 119,00 prefiro usar o bullet..



  7. #7

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Eu vejo muita gente falando que interferencia nao existe, falando do ruido do ambiente, realmente pouca gente sabe realmente o que e interferencia, acho que o que muita gente fala como interferencia sao pessoas no mesmo canal, considera que estes radios novos trabalham muito bem eliminando este problema, mais e bom lembrar que eles fazem isso usando divisao de tempo, lembrando tambem que o 2,4 so tem 3 canais efetivos,(quem nao entendeu favor procurar no forum) quando vc esta com alguem ocupando o mesmo canal que vc ou parte dele o equipamento nao enxerga isso como ruido, ele simplesmente divide o tempo de forma diferente com isso vc acaba perdendo banda(throughput), estes radinhos baratos acaba ficando com 1 mega de banda, sendo que quando vc nao tem ninguem no mesmo canal vc consegue ate 5 megas de banda.

    eu to começando uma rede em 5,8 agora usando ubnt, e vou falar com vcs, sempre achei a falta de informaçoes da ubnt um ponto fraco mais a facilidade de instalacao, agilidade e a possibilidade de instalacao com um unico tecnico, sao varios pontos a favor...

    guiangelos realmente uma rede mista e o melhor, e nao e tao dificil de controlar...

  8. #8

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Citação Postado originalmente por guiangelus Ver Post
    Me desanimou um pouco qndo vc falou da nano... axo ela otima pra distancias pequenas, o melhor seria bullets ou ate mesmo airgrid... Qro Usar o airmax, pra mim os produtos da ubnt sao muito bons
    O que eu falei sobre a NANO é o que eu costumo ouvir de vez em quando... Pode substituir o Nano por Rocket, Bullet ou qualquer outro rádio... Como é notório que eu sou fã da Ubiquti, vez ou outra alguém lança este tipo de frase pra agredir.

    A Nano é excelente quando aplicada corretamente. Isto se aplica a qualquer outro equipamento de rádio, independente do fabricante.

    Se alguém reclamar de algum equipamento, é porque não se deu ao trabalho de aprender a configurar o equipamento além do default.

    Expliquei agora?

    Abraço,

    ZéAlves



    INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR SOBRE INTERFERÊNCIA
    Fonte = http://www.lbagroup.com/associates/intfaq.php

    What is Intermodulation Interference?

    There are three basic categories of Intermodulation Interference. They are receiver produced, transmitter produced, and "other" radiated intermodulation interference. Transmitter produced intermodulation interference is the result of one or more transmitters impressing a signal in the non-linear final output stage circuitry of another transmitter, usually via antenna coupling. The intermod product frequency is then re-radiated from the transmitter's antenna. Receiver produced intermodulation inteference is the result of two or more transmitter signals mixing in a receiver RF amplifier or mixer stage when operating in a non-linear range.
    "Other" radiated intermodulation interference is the result of transmitter signals mixing in other non-linear junctions. These junctions are usually metallic, such as rusty bolts on a tower, dissimilar metallic junctions, or other non-linear metallic junctions in the area. Intermod products can also be caused by non-linearity in the transmission system such as antenna, transmission line, or connectors.
    Top of Page

    What is Transmitter Harmonic Interference?

    Transmitter harmonic interference is due to non-linear characteristics in a transmitter. The harmonics are always fundamental frequency multiples and the non-linear design of the final output stage of the transmitter. If the harmonic signal falls within the passband of a nearby receiver and the signal level is of sufficient amplitude, it can degrade the performance of the receiver.
    Top of Page

    What is Transmitter Spurious Output Interference?

    Transmitter spurious output interference can be attributed to many different factors in a transmitter. The generation of spurious frequencies could be due to non-linear characteristics in a transmitter or possibly the physical placement of components and unwanted coupling. If a spurious signal falls within the passband of a nearby receiver and the signal level is of sufficient amplitude, it can degrade the performance of the receiver.
    Top of Page

    What is Receiver Desensitization Interference?

    Receiver desensitization interference occurs when an undesired signal from a nearby "off-frequency" transmitter is sufficiently close to a receiver's operating frequency. The signal may get through the RF selectivity of the receiver. If this undesired signal is of sufficient amplitude, the receiver's critical voltage and current levels are altered and the performance of the receiver is degraded at its operating frequency. The gain of the receiver is reduced, thereby reducing the performance of the receiver. A high-power transmitter can be operating several megahertz away from the receiver frequency and/or its antenna can be located several thousand feet from the receiver's antenna and still cause "desense" interference.
    Top of Page

    What is Transmitter Noise Interference?

    Transmitter noise interference occurs because a transmitter radiates energy on its operating frequency as well as frequencies above and below the assigned frequency. The energy that is radiated above and below the assigned frequency is known as sideband noise energy and extends for several megahertz on either side of the operating frequency. This undesired noise energy can fall within the passband of a nearby receiver even if the receiver's operating frequency is several megahertz away. The transmitter noise appears as "on-channel" noise interference and cannot be filtered out at the receiver. It is on the receiver's operating frequency and competes with the desired signal, which in effect, degrades the operational performance.
    Última edição por granlabor; 28-11-2010 às 12:14. Razão: Informação Complementar sobre Interferencia

  9. #9

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    sobre qual radio escolher na magia da ubnt tem um sheet que demostra as diferenças dos radios

    http://www.ubnt.com/downloads/airmax_comparison.pdf

  10. #10

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Só de curiosidade para vocês, eu tenho ponto aqui com Noise de -36, rsrsrs, estou migrando este ponto para 5.8 e resolvendo o problema.

  11. #11

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Só de curiosidade para vocês, eu tenho ponto aqui com Noise de -36, rsrsrs, estou migrando este ponto para 5.8 e resolvendo o problema.
    Grande Josue, por onde andavas?

    -36? caramba. Não dava para o rádio escutar nada. Os Nano que tenho aqui, sempre mostrarm noise entre -94 a -96. Eu estava até desconfiado que eles não mediam direito.
    Que rádio é, Josué? (desculpe a rima)

  12. #12

    Padrão Re: Ubiquiti M2 ou M5 - Debate!

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Grande Josue, por onde andavas?

    -36? caramba. Não dava para o rádio escutar nada. Os Nano que tenho aqui, sempre mostrarm noise entre -94 a -96. Eu estava até desconfiado que eles não mediam direito.
    Que rádio é, Josué? (desculpe a rima)
    Muito trabalho por aqui, principalmente por causa de interferência. Este ponto é crítico mesmo, só se consegue alguma coisa nos canais 1 e 2, eu uso RB com cartão EMP8603, foi o que funcionou melhor lá, tentei o CM9, EMP8602 e XR2. O ponto é um local onde tem eu e mais 2 provedores, um ponto alto na cidade. Em 5.8 está indo bem, mais também não foi fácil achar uma frenquência limpa.