+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão POE para roteadores WISP Airlive WL-5460AP e similares

    Senhores, tenho um provedor e quando faço a instalação em um cliente, ligo a fonte embaixo (dentro da casa), descasco o cabo CAT5e e uso dois pares (azul e branco com azul, marron e branco com marron) para levar a energia em 12 volts para o roteador.

    Na grande maioria, minhas fontes são de 12 volts com 0,8 amperes ou 12 volts com 1 amper.

    Os rádios, são clientes ISP e na grande maioria são Airlive WL-5460AP, Sysdata SYSW-5460AP, Krazer Wireless Router 802.11b/g, todos 12 volts.

    Minha grande dúvida, até quantos metros posso considerar seguro usar este esquema de alimentação (POE caseiro) sem ter perda de rendimento no roteador?

    Já vi informações aqui no fórum de no máximo 15 metros. Os bullets por exemplo com suas fontes POE's de 15 volts e 1 amper falam seguramente em 30 metros.

    Estes roteadores que uso, inclusive o FAST LAN acho que são todos muito semelhantes no que se diz respeito ao consumo, então, o que eu queria é saber é:

    Com uma fonte de 12 volts e 0,8 amperes, você pode ter 10 metros. Com uma fonte de 12 volts e 1 amper: 15 metros. Com uma fonte de 15 volts e 1 amper: 30 metros.

    Quem puder me ajudar, desde já agradeço.

    Att;
    Marcos A Ferreira

  2. #2

    Padrão Re: POE para roteadores WISP Airlive WL-5460AP e similares

    Esse 'comprimento de cabo' não tem resposta universal porque depende da qualidade do cabo, das caracteristicas da fonte, do uso de porta POE no radio ou adaptador (Split), e principalmente das caracteristicas do VRM do roteador.

    Os splits comuns tem fiação bem fina, seja no jack e plug P4 ou no jack e plug RJ45, usar eles em RB's de consumo tipo 24V 3A (Consumo efetivo, não potencia da fonte) é certeza de problema em poucos meses, o fio parte por excesso de corrente circulando (O fio é maleavel demais nesses splits, não sei resistem a mais de 30W em cerca de 10-15V).

    A diferença de preço nos cabos lan reflete em diferença de qualidade, até já defendi os LanExpert aqui no forum por eles não ressecarem facil no sol, mas em matéria de comprimento de cabo POE eles deixam muito a desejar, assim como os GTS. Os Furukaware e Soho acabam sendo nossa referencia em matéria de comprimento de cabo.
    Os conectores RJ45 podem ter uma parcela de culpa de um cabo ruim, na hora de crimpar ele pode não prensar com contato razoavel o fio interno, e o jack RJ45 pode estar com o "molejo" dos contatos cansados. Mas poucas vezes eles são culpados.

    As fontes normais 12V 1A geralmente são muito simples, tem ripple alto devido a um circuito simples. Só pra citar um exemplo, tem fonte 5V 2A a venda por aí que é igual carregador de celular de 5V 500mA, mas o carregador tem um mosfet, 2 resistores, 2 capacitores e 1 led a mais, basicamente melhora o feedback da tensão de saída, para reduzir o ripple de 250mV pra algo como 30-40mV. O fato da fonte ser 12V 0,8A ou ser 12V 1A, ou mesmo 12V 2A, normalmente não muda muito nesse caso, porque esses radios pequenos com RTL8186 raramente passam de 4W, e aceitam entre 11 e 14V.

    Agora entramos no que realmente importa a meu ver: A qualidade do VRM dos radios baratos.
    Você citou os Fastlan, teoricamente eles tem o VRM piorzinho da categoria, mas pelo que tenho usado, eles não aprenderam a teoria e tem resistido muito bem, só que eu não uso aquela fonte de pino fixo que a FastLan manda, uso qualquer fonte poe com rabicho (Pra caber nas tomadas sem planejamento dos clientes).
    O VRM dos Ovislink não me inspiram muita confiança, eles aguentam fonte com mais ripple e etc, mas eles resistem pouco tempo a isso, se passar digamos pra 19dB na potencia de saída, por exemplo, irá aquecer até ao ponto de marcar o plastico, e nuns 3 meses, se usar umas 8 horas.dia, irá pifar. Se ficar em ambiente com ar-condicionado ele sobrevive a esse mísero 1dB de aumento de potencia, mas o fato que me faz não usa-los é esse VRM sensível.
    O VRM dos Abocom e Krazer pra mim é normal, precisa muito ripple pra desestabilizar, e muita queda de tensão no cabo pra atrapalhar (Quanto mais longo o cabo mais a tensão cai, se na fonte POE tem 12V após 30m de cabo usando splits terá 10V se usar cabo GTS...). Aguentam um calor razoavel.
    Mas destaco o VRM dos Edimax EW7209, opera mesmo com pouco mais de 9,5V, que indica possibilidade de uso de cabo poe mais longo, ele aceita relativamente bastante ripple, e chega nos 200mW sem aquecer muito. Acabo usando ele pouco porque é bem mais caro (Comparado aos kits da Fastlan), mas quando vejo necessidade de mais caro ou mais tráfego não tenho duvida em usa-lo.


    Em radios sem porta poe eu não uso Split de jeito nenhum, pego os fios que iriam no plug no 4,5 e 7,8, e soldo num plug P4 (No lado do radio), no outro lado uso fonte POE normal, vira meio que um power-over-gambiarra mas não tem as quedas de tensão nos splits baratos, nem corrobora pra perdas de pacotes nas linhas de dados.

    Ah, o VRM dos Bullet e Nano não tem nada de muito fantastico (São bons, não fantastico), mas as fontes originais deles tem, são fontes com digamos 60mV de ripple nos bullet 12V (Onde as fontes ralltek ou DVE 12V 1A tem até 200mV), e tem digamos 100mV nas fontes 24V dos Nano (Onde umas fontes ralltek ou hayama tem até 300mV). Não significa que num primeiro momento qualquer radio não funcione com fonte de ripple alto, mas há perda de capacidade de processamento, se usar pra link tipo 500Kbps pra 1 cliente raramente será um problema, mas se há mais necessidade de processamento sem perdas o jeito é partir pra fontes melhores.


    *VRM: Voltage regulator module. Modulo regulador de tensão ("Voltagem" é americanismo bobo, em pt-br fala-se tensão. Assim como para velocidade de link se fala velocidade e não "bitagem", um valor em volts não pode ser chamado de voltagem, e sim tensão). O VRM faz o trabalho de passar os 12V pra 3,3V ou 5V, que é a tensão de operação dos circuitos digitais nos radios. As RB's tem eles (Passam pros 3,3V dos mini-pci, por exemplo), as placas-mãe de PC idem (Passa os 12V pros 1,5V do processador, ou os 2,5V da memoria), os notebooks idem (Passam os 18V de entrada pra uns 14V pra carregar a bateria, uns 5V pros demais circuitos, ou os 11,5V da bateria pras diversas tensões, etc, quando temos uma passagem de AC (127 ou 220V) para uma tensão menos em DC chamamos de "fonte", mas quando temos uma conversão de DC em DC de outra tensão podemos chamar conversão, que é realizada no VRM (É mais rápido escrever que "na etapa de conversão de tensão").



    =======================================
    Edit:
    Começo do ano peguei umas fontes de 12,75V 1,2A, não guardei nenhuma nem lembro de onde vieram, mas eram excelentes pra 30m de cabos LanExpert em Krazer, esses 0,7V a mais, devido a queda de tensão pelo comprimento e resistencia interna do cabo, resolviam todos os problemas.
    (Em cameras de segurança é normal uns noobs usar fonte regulada (Não chaveada) de 12V 5A com 50m de fios finos alimentando as cameras e a imagem ficando horrivel. Geralmente é só colocar uma fonte de cerca de 1V a mais a cada 20m de cabo que a qualidade imagem aumenta. A maioria dos instaladores continua desconhecendo os efeitos de cabos finos e longos)
    Última edição por rubem; 29-11-2010 às 04:21.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: POE para roteadores WISP Airlive WL-5460AP e similares

    acho melhor vc parar de usar este radios ai e usar radios que aceitam poe na wan nativamente a maioria hoje ja ultiliza isto e ultilizar poe injetado e mas seguro e não custa caro na media r$ 20,00 coloque este custo para o cliente e melhor e mas seguro.

  4. #4

    Padrão Re: POE para roteadores WISP Airlive WL-5460AP e similares


  5. #5

    Padrão Re: POE para roteadores WISP Airlive WL-5460AP e similares

    rubem, muito obrigado pela aula, realmente você esclareceu minhas dúvidas. E acabei por decidir comprar umas fontes de 13 volst e 1 amper de um dos nossos fornecedores. O que quero é apagar os incêndios que já existem em minha rede e daqui pra frente não cometer mais erros.

    Cliente novo agora no mínimo vai ser o CPE OIW com antena integrada de 15 dBi com fonte POE de 15 volts e 1 amper ou bullet2 com sua fonte original.

    Os clientes antigos que estão com problemas, coloco a fonte de 13 volts ou faço uma "extenção" até o roteador.

    Já os clientes com velocidades maiores vão ser com o meu mais novo xodó (AP's Rockt M5 com antena setorial da ubiquiti 90º e cliente com Nano Loco 5M).

    Muito obrigado pela explicação.