Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    olá caros amigos under fechei um link de 34km com 2 repetições devido o relevo do solo não me permitiu fazer direto, o de maior distancia de 22.8km eu estava utilizando o canal 5805 polarização horizontal para sair de possíveis arvores tais como eucaliptos e mangueiras por se tratar de uma zona rural, o meu CCQ 100 Quality 99% Capacity 49% TX/RX 135/135 esses valores ficavam oscilando muito ai mudei o canal para 5765 o sinal simplesmente caiu para -54, o CCQ - Quality 99% Capacity 49% TX/RX -/- fica só aparecendo "-" esse traço ao invés dos números!

    Bom ai vai minha duvida as amigos quais canais se sobrepõem e os que não sobrepõem em 5.8GHz?
    A polarização das antenas horizontal ou vertical interfere em alguma coisa nós canais?

    gostaria de algumas dicas dos amigos...
    desde já muito obrigado...

    att, Cláudio Lemes

  2. #2

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    que equipamento vc esta usando? pela descrição parece ser bullet m5?
    qual a largura de banda que vc setou? 20 ou 40?

  3. #3

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Ao ler fiquei me perguntando qual equipamento tu usou, xr5?

  4. #4

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Olá!

    Bom, os canais que não se sobrepõe são em ''teoria'' os mais distantes entre si, então em ''tese'' seria o primeiro, o do meio, e o ultimo.

  5. #5

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    esqueci de mencionar e Bullet M5 em 40 MHz o que me dizem?

  6. #6

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Tu ja fez um scan no spectro para ver como ta?
    Pode ser um bug do firmaware da Bullet.

  7. #7

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Tu ja fez um scan no spectro para ver como ta?
    Pode ser um bug do firmaware da Bullet.
    sim, aqui na área que estou ta bom! é pode ser mesmo um bug!
    alguem tem uma tabela ou alguma regra de sobreposição de canais ai 5.8GHz? to precisando

  8. #8

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Bom dia,

    se você estiver usando 5765MHz com 40MHz de largura de banda irá sobrepor até 5805MHz; ou seja 5765 + 40 = 5805. Era essa a sua pergunta?

  9. #9

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    se você estiver usando 5765MHz com 40MHz de largura de banda irá sobrepor até 5805MHz; ou seja 5765 + 40 = 5805. Era essa a sua pergunta?
    sim! era essa msm a pergunta intão se eu estiver utilizando 40MHz o canal 5765 eu terei que usar o 5320 para que não haja sopresição? é isso tipo se eu estiver em 20MHz ai eu posso utilizar o 5745 de 40MHz pula de 40 em 40 e 20MHz de 20 em 20? intendi direito?

  10. #10

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Canais sem sobreposição, com faixa de 20 Mhz:
    5745
    5765
    5785
    5805
    5825
    Canais sem sobreposição, com faixa de 40 Mhz:
    5745
    5785
    5825
    Ou como o Marcelo falou: 5765 + 40 = 5805, esses 2 não se sobrepõe.

  11. #11

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Canais sem sobreposição, com faixa de 20 Mhz:
    5745
    5765
    5785
    5805
    5825
    Canais sem sobreposição, com faixa de 40 Mhz:
    5745
    5785
    5825
    Ou como o Marcelo falou: 5765 + 40 = 5805, esses 2 não se sobrepõe.
    opa vlw pela dica brigado...

  12. #12

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    sim! era essa msm a pergunta intão se eu estiver utilizando 40MHz o canal 5765 eu terei que usar o 5320 para que não haja sopresição? é isso tipo se eu estiver em 20MHz ai eu posso utilizar o 5745 de 40MHz pula de 40 em 40 e 20MHz de 20 em 20? intendi direito?
    Sim, confere.

    Quem usa 40MHz em 2412MHz, por exemplo, sobrepõe até 2452MHz; ou seja, quase todo o espectro de "2.4GHz".

  13. #13

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    sim! era essa msm a pergunta intão se eu estiver utilizando 40MHz o canal 5765 eu terei que usar o 5320 para que não haja sopresição? é isso tipo se eu estiver em 20MHz ai eu posso utilizar o 5745 de 40MHz pula de 40 em 40 e 20MHz de 20 em 20? intendi direito?
    Essa faixa vc nao pode usar outdoor, senao me engano, somente indoor e com controle de potencia.

  14. #14

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Essa faixa vc nao pode usar outdoor, senao me engano, somente indoor e com controle de potencia.
    to usando em 20Mhz indoor! tbm achow que 40MHz indoor e meio proibido aki tbm

  15. #15

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    amigos mais uma perguntinha estou trabalhando em 20MHz meu link ta file 65/65 TX/RX desta maneira quantos Mb eu passo?
    CCQ 100%
    AirMax Quality: 99%
    AirMax Capacity: 49%

    em 40MHz eu tava passando 70Mb TX 70Mb RX
    TX/RX +/- 32Mb/32Mb

  16. #16

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Obs: essa medidas foram retiradas do gráfico de Throughput dos bullets M5 e do Net Meter em parceria medindo down e up!

  17. #17

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Olá colegas, aproveitando o topico do amigo que é sobreposição de canais....
    em um cenario de um POP em 5ghz, quais os canais que são liberados ? pois parece que são poucos canais na faixa de 5ghz que a ANATEL libera; exemplo: uma torre com quatro paineis Ubiquiti 20dbi + Rocket M5, e com PTP tbem em 5 ghz, quais os canais que podemos utilizar e potencias sem dar interferencias no propio POP? devemos usar DFS em todos o paineis e tbem no PTP? pode-se usar 40mghz? é permitido usar a banda N em 5ghz? Alguem sabe responder?
    ***Na versao 5.3 do firmware da Ubquiti ja tem a opção de colocar uma lista de canais para o DFS ficar alternando.

  18. #18

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Aproveitando a pergunta do novatto, qual é o caso afinal dos canais 5180 a 5320? São liberados ou não? Fazendo um scan na região, são os canais mais utilizados nos enlaces por aqui.

  19. #19

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    A faixa de 5Ghz se divide em três faixas, que costumamos denominar baixa, média e alta e as restrições e condições de uso variam dentro delas;

    **5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).

    **Faixa Média: 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm) - ou seja, R52H, SR5, XR5, etc sem redução de potencias estão irregulares.
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)


    **Faixa Alta: 5725 a 5850 Mhz:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado

  20. #20

    Padrão Re: Freqüência 5.8 Ghz, sobreposição de canais e polarização...

    Parabéns! É exatamente assim que funciona, se respeitarem as regras abaixo, poderão trabalhar sem maiores problemas com a Anatel.

    Abraços!

    Jociano Araújo

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    A faixa de 5Ghz se divide em três faixas, que costumamos denominar baixa, média e alta e as restrições e condições de uso variam dentro delas;

    **5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).

    **Faixa Média: 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm) - ou seja, R52H, SR5, XR5, etc sem redução de potencias estão irregulares.
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)

    **Faixa Alta: 5725 a 5850 Mhz:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado