+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Pessoal,

    Estou usando antena da Ideal e uma omni hyperlink de 15dbi, rb433 c/ cartões r52h. O painel no canal 6 e omni 11, ambas com potencia de 17dbm, e o restante das configurações são praticamente a mesma, percebi que o sinal dos clientes ficam melhor com a omni. Alguém conhece esse painel para me da uma ajuda, o que pode ser?

    - Por falta de conhecimento posso deixar de mencionar detalhes importantes, me perguntem, estou a disposição.

    - nlima
    Última edição por nlima; 29-11-2010 às 09:29.

  2. #2

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Olha, eu acredito que possa ser a qualidade da antena mesmo, omni Hyperlink é f... por isso não troco por outra marca.
    Mas para tirar as dúvidas: vc tentou inverter os canais? O canal 6 pode estar prejudicado, coloca a omni no 6 e o painel no 11 para excluir essa possibilidade.
    Outra coisa, qual a distância dos clientes? Tem que ver se a inclinação da setorial está correta para atender os clientes de acordo com a distância, se forem próximos vc tem que inclinar um pouco pra baixo.

  3. #3

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    vc tentou inverter os canais?
    Outra coisa, qual a distância dos clientes? Tem que ver se a inclinação da setorial está correta para atender os clientes de acordo com a distância, se forem próximos vc tem que inclinar um pouco pra baixo.
    - Vou inverter os canais hoje e posto aqui.
    - A distãncia não passa de 2km com clientes próximos conectados em antenas diferentes e sinal.
    - Fiz inclinação de uns 5 - 10 graus pegando a area toda que não é muito grande, por isso usei 17dbm que com a omni ficou excelente.

    - nlima

  4. #4

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Nilma, verifique a distância dos seus clientes da setor de 12dbi, como o amigo disse hyperlink é ótima, e tem 15dbi, com toda certeza o sinal dela vai ter um ganho melhor que a setorial, veja qual o propósito de estar usando a setorial junto com a Omni.
    Se quiser me adicionar no msn, te apresento as Antenas aqui da empresa, temos ótimas referências, temos setoriais de 14 a 20dbi e a qualidade te garanto, é tão boa quanto hyperlink.

  5. #5
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Eu nunca consegui usar omini com painéis, até tenho uma omini 15 dbi da IDEAL, muito boa e homologada, estou usando em um bairro somente ela. Quando coloquei junto com 3 paneis setorias de 12 dbi da TSM a omini ficava um lixo, sinal bom mas caindo o tempo todo, usei toda inversão possíveis de canais mas não deu certo. Tirei a omini e tudo está uma maravilha. E a omini sustentando 50 clientes em outra torre sozinha.

    Acho que omini com setorial não funfa muito legal não. Acho que elas sentem ciúmes uma das outras.. rs.. Boa sorte ai..

  6. #6

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Eu nunca consegui usar omini com painéis, até tenho uma omini 15 dbi da IDEAL, muito boa e homologada, estou usando em um bairro somente ela. Quando coloquei junto com 3 paneis setorias de 12 dbi da TSM a omini ficava um lixo, sinal bom mas caindo o tempo todo, usei toda inversão possíveis de canais mas não deu certo. Tirei a omini e tudo está uma maravilha. E a omini sustentando 50 clientes em outra torre sozinha.

    Acho que omini com setorial não funfa muito legal não. Acho que elas sentem ciúmes uma das outras.. rs.. Boa sorte ai..
    Atualamente elas estão trabalhando muito bem, porem o sinal dos clientes estão assim, mas navegam sem reclamações. Vou aumentar a potência do painel pra tirar um pouco a diferença dos dbis( 3dbi ).

    Você disse que usa a omni da ideal pra 50 clientes com que equipamento em baixo?

  7. #7

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    Atualamente elas estão trabalhando muito bem, porem o sinal dos clientes estão assim, mas navegam sem reclamações. Vou aumentar a potência do painel pra tirar um pouco a diferença dos dbis( 3dbi ).

    Você disse que usa a omni da ideal pra 50 clientes com que equipamento em baixo?

    Amigo, a sua setorial é polarização vertical tambem, ou é horizontal, se for horizontal não vai ficar legar com os clientes que estão na Omni, só se inverter a posição das grades neles, dá uma olhada nisso aí !

    Abs

  8. #8

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Citação Postado originalmente por Alanonline Ver Post
    Amigo, a sua setorial é polarização vertical tambem, ou é horizontal, se for horizontal não vai ficar legar com os clientes que estão na Omni, só se inverter a posição das grades neles, dá uma olhada nisso aí !

    Abs
    É Vertical! Mudei a potência para 20dbm, uma melhora minima, e mudei o canal de 6 para 1 e mais uma mudança minima o que ocasionou em um melhora estável. Antes tinhamos um cliente com sinal -74, esse mesmo cliente ficou fixo em -68.

    Vou esperar mais um pouco para ver os graficos.

    - nlima

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Você disse que usa a omni da ideal pra 50 clientes com que equipamento em baixo?[/QUOTE]

    Uso Rb e cartão r52h, nesse pop tenho um pto a pto com dois nanos 5, mas já estou trocando o pto a pto por dois cartões r52 e duas antenas oiw.

    A RB está junto da antena, só tem um metro de cabo. Quanto mais cabo voce perde mais qualidade. cuide desse detalhe.
    Uma fonte de 12 volts por 5 amperes.

  10. #10

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Uso Rb e cartão r52h, nesse pop tenho um pto a pto com dois nanos 5, mas já estou trocando o pto a pto por dois cartões r52 e duas antenas oiw.

    A RB está junto da antena, só tem um metro de cabo. Quanto mais cabo voce perde mais qualidade. cuide desse detalhe.
    Uma fonte de 12 volts por 5 amperes.
    Resolvido o problema dos sinais, agora tem um cliente novo proximo uns 600m que tah com -82, tem uma rede eletrica no meio, nao entendo, o sinal lah na casa dele ficou fino( 78% ).

    Uso cabo lrm400 de 3m(omni) e 2m(painel)

    -nlima
    Última edição por nlima; 30-11-2010 às 22:45.

  11. #11
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    3 metros de cabo lmr 400 está muito bom, já se fosse 213 até iria, mas seria bom diminuir veja as perdas como ficam:
    LMR 400: Perde 0,354 dbm por metro se for em 5.8 e 0,223 se for em 2,4, então voce tá tendo uma perda de pouco mais de 1db nesse cabo se for 5.8 e nem um db se for em 2.4, tá tranquilo pra voce. O que tem que cuidar são as soldas nos conectores e o isolamento.

    Tipo de Cabo Velocidade 1.2 GHz 2.4 GHz 5.8 GHz
    RG-58 66% 0.692 dB/m 1.056 dB/m 1.692 dB/m
    RG-8X 78% 0.528 dB/m 0.758 dB/m 1.324 dB/m
    LMR-240 84% 0.302 dB/m 0.423 dB/m 0.669 dB/m
    RG-213/214 82% 0.331 dB/m 0.499 dB/m 0.938 dB/m
    9913 84% 0.171 dB/m 0.253 dB/m 0.453 dB/m
    LMR-400 85% 0.157 dB/m 0.223 dB/m 0.354 dB/m
    CNT-400 (C2FP) 85% 0.162 dB/m 0.220 dB/m 0.402 dB/m
    3/8" LDF 88% 0.138 dB/m 0.194 dB/m 0.266 dB/m
    LMR-600 87% 0.102 dB/m 0.144 dB/m 0.239 dB/m
    ½" LDF 88% 0.089 dB/m 0.128 dB/m 0.216 dB/m
    7/8" LDF 89% 0.049 dB/m 0.075 dB/m 0.125 dB/m
    1 1/4" LDF 89% 0.036 dB/m 0.056 dB/m 0.092 dB/m
    1 5/8" LDF 88% 0.031 dB/m 0.046 dB/m 0.082 dB/m

    Como está essa antena do cliente, volte lá e reveja, o que voce usa nesse cliente, placa, usb, rádio, que tipo de cabo nesse cliente. Poste ai que te ajudamos. Boas sorte.
    Última edição por Almirgas; 01-12-2010 às 09:08.

  12. #12

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Como está essa antena do cliente, volte lá e reveja, o que voce usa nesse cliente, placa, usb, rádio, que tipo de cabo nesse cliente. Poste ai que te ajudamos. Boas sorte.
    Antena de grade da oiw (2421G, cobo de 12m lrm200) e placa pci ralink, tem outro cliente com os mesmos equipamentos com sinal -46 e mesma distância.

    Estou lutando pra que todos os clientes fiquem no maximo -60.

    - nlima

  13. #13
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Painel Ideal 12dbi 120 graus

    Reveja alinhamento de anatena, pitgatil ou até mesmoa placa pci, já resolvi vários casos trocando a placa pci.

    Qtos aos cabos de energia que voce falou se ficar muito proximo pode interferir, mas se está a uns 8 ou + metros dos cabos eu acho que não deveria ser o problema.