+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Protegendo sua rede Wireless em poucos minutos

    Seguinte pessoal "fechei" minha rede baseada em Mikrotik no sabado passado, cadastrando todos os meus clientes no access-list dos cartões e desmarcando o Default authenticate do mesmo, até agora show de bola. Já notei umas melhoras evidentes como por exemplo:
    1- Acompanhar todos os clientes quanto ao nivel de sinal;
    2- Bloquear contra associações de não clientes;
    3- Toda vez que um não cliente associava ocupava um ip privado meu;
    4- Criava muito trafego desnecessario no cartão;
    5- Os engraçadinhos de platão ficavam tentando 1001 senhas pra burlar meu hotspot, onde todos meus clientes logan com usuario/senha/mac definidos.

    Aconselho quem tem rede sem criptografia a fazer o mesmo fica bom mesmo, no meu caso especifico cadastrei todos os meus clientes com seus respectivos macs no access list da wireless e fui desmarcando o defalt authenticate, ai num segundo passo irei remover os clientes que não fecharão naquele determinado cartão mas sem pressa, outro detalhe importante é que o fato de cadastrar todos os clientes não pesou a rb e nem criou trafego extra nela não precisa preocupar.
    Utilizei deste expediente por que é mais facil cadastrar todo mundo e fechar a rede do que ficar copiando do registration quem acessa.
    Fiz todo o cadastro em uma rb e depois dei o comando de export no new terminal e colei em todas as outras rbs que tenho foi batata em 15 minutos tinha fechado tudo e não ficou nenhum cliente meu di fora.
    Se alguem precisar de alguma dica é só falar.
    abraço a todos

    ps: este cadastro fiz nas minha repetições onde tenho muitos clientes fechados e sem criptografia, nas minhas 5 novas repetições que levantei neste ultimo mês todas tem criptografia wpa mas mesmo assim estou pensando em fazer só pra ter como monitorar o sinal dos clientes.
    Última edição por jeanfrank; 29-11-2010 às 15:41.

  2. #2

    Padrão Re: Protegendo sua rede Wireless em poucos minutos

    Bacana heim.

  3. #3

    Padrão Re: Protegendo sua rede Wireless em poucos minutos

    cara uma opçao e vc usar sua lista de mac e no seu servidor radius fazer a autenticacao do access list, no forum aqui mesmo tem alguns passo a passo! nao e dificil,

  4. #4

    Padrão Re: Protegendo sua rede Wireless em poucos minutos

    Opa beleza UlissesCampos obrigado ai pela dica vou pesquisar

    valeu

  5. #5
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Protegendo sua rede Wireless em poucos minutos

    Aqui eu só uso assim, quando um cliente não paga ou atrasa o pagamento eu só desmarco no acess lis e ele já está bloqueado, nem mecho no servidor. Quando ele paga é so i la e clicar marcando ele novamente.

  6. #6

    Padrão Re: Protegendo sua rede Wireless em poucos minutos

    Entendi, mas estive pensando vc disponibiliza antes disto alguma tela de aviso do bloqueio ?
    Por que aqui antes eu fazia de forma semelhante mas sempre tinha um folgado que mesmo atrasado ligava a noite no sábado ou domingo pra reclamar que a internet tava ruim ele não conseguia navegar ai eu tinha que explicar que era por falta de pagamento, resolvi definitivamente colocando telas de aviso que aparecem pro clientes quando ele loga, utilizo aqui hotspot pra isto.
    Só removo ou desabilito ex-clientes da minha rede

    valeu pelo comentario

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Protegendo sua rede Wireless em poucos minutos

    Eu bloqueio só depois de 5 dias de atraso, ai o cliente já sabe porque está bloqueado e corre pagar. Minha inadimplencia é muito pouca. Não uso tela de aviso. Mais tarde vou impantar alguma coisa.