+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace de 1.3km

    Boa noite a todos, sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida para resolver, eu preciso passar um link de 11mb a uma distância de 1.3km. Não tem uma visada 100% limpa, tem algumas árvores na frente.

    Eu estou pensando em usar Nanostation 5.8 14db, será que vai?


    NANO:


    http://www.deltawireless.com.br/ecom...mages/topo.gif

    Processador: Atheros 180MHz MIPS
    Memória: 16MB RAM, 4MB FLASH
    Wireless: 5GHz, 802.11a
    Canal: 5/10/20/40MHz
    Ganho: 14dBi x2
    Polarização: Vertical/Horizontal
    Distância: 10km+ (100km using ext ant.)
    Throughput: 25Mbps+ TCP/IP
    Tamanho: 26.4cm x 8cm x 3cm




    Segue a imagem do Google Erth para vocês que entendem mais do que eu dar uma olhada.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto a ponto.jpg
Visualizações:	190
Tamanho: 	156,9 KB
ID:      	17185
    Toda ajuda será bem-vinda, obrigado a todos pela atenção.

    Att Willian

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    tem que ver como são essas arvores amigo, se tiver na frente da antena atrapalha muito

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Ola boa noite colega.

    Bom vamos analizar por partes...

    1º A quantidade de banda a ser trafegada = 11Mbits
    Essa quantidade de megas que vc vai passar com o equipamento mencionado passa tranquilamente até mais que isso !

    2º Vc mensionou não ter uma visada 100% isso significa que vc deve ter uma "Semi-Visada" ai , as antenas internas dos NS5 são potentes e além do mais no Firmware dela tem o ajuste de potencia que vc pode subir para 24dbm = 400MW , lembrando que essa potencia é REAL de HARDWARE msm da antena ou seja não precisa se preocupar em detonar com o equipamento pois ele ja foi feito para suportar isso mesmo , em minha opniao mesmo não se obtendo 100% de visada vc conseguira fechar o link sussegado , conheco casos de pertos inclusive cmg mesmo que as NS5 fecharam link com visada bem obstruida inclusive árvores na frente !

    Mas.... , como vc já deve saber em wireless se espera de td meu amigo...
    Dependendo doq estiver na frente do teu link ai pode não permitir vc fechar o enlace infelizmente.


    3º A distância que vc mensionou de 1,3KM é babadinha pros NS5 , afinal são 14DB de cada lado totalizando = 28DBI de potência para vc coisa que fecha 7KM tendo visada !

    NA MINHA OPNIAO "dependendo" doq vc quiz dizer com > Não tem uma visada 100% limpa, tem algumas árvores na frente < o teu link será estabelecido com sucesso logicamente que vc terá de configurar td corretamente ( se precisar te passo algumas dicas de configs ) !

    Boa sorte no PTP ....

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Bom dia, agradeço pela ajuda de vocês, eu também acho que pode dar certo, mas também tenho medo que de errado e para mim fazer essa brincadeira eu vou gastar em torno de 600,00 com as antenas e materiais, mas vou encarar, em brave posto o resultado.

    msn: [email protected]

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Rapaz, sem rodeios, use o Nano Station 5 que fecha o que você quer, se fosse um prédio um um morro, não te indicaria, verifique apenas a altura que esses 2 nanos vão estar, e detalhe, 600 reais com antenas? muito caro, não fica tudo isso não.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Tem muitos sinal em 2.4 G nesta area?? nesta distancia com obstáculos, é alguns galhos estou falando, usa equipamento em 2.4 G quanto menor a freqüência maior o comprimento da onda mais fácil ira superar estes obstáculos. Lembrando poucos obstáculos, alguns galhos e sem muita interferência.

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Em 2.4 voce tem melhor chance de passar sem visada total, mas jamais vai passar os 11mb ful que quer, dai tem que ser em 5.8 mesmo. 2.4 voce vai conseguir no máximo 5 mb ful muito bem configurado.
    Se precisar adicione duas antenas direcionais nesses nanos que com certeza passará, as antenas intenras são painéis setoriias e abrem 60º com certeza até 80º o que pegaria mais interferencia de outras coisas e antenas próximas. Boa sorte ai.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Olha, eu trocaria esse Nano por nanobridge, que o angulo da abertura da antena e menor, o nano vai abrir d+, ou usa airgrid, tambem sao direcionais.

    http://www.wifigear.co.uk/productima...7B615B6CED.png

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    aconselho usar nano bridge tambem por ter um bom ganho e disco solido ......
    acredito que feche esse enlace ......
    coloque as duas em uma maior autura e um bom alinhamento ......

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Utilizar 2.4Ghz para passar 11MegaBits Full ? Ixiii , que ideia FURADA asuhsauhsauhs

    Nesse caso o mais "ideal" seria utilizar a frequência de 5.8GHZ devido a necessidade de banda, e alem do mais a poucos obstaculos na frente , pra usar 2.4GHZ é para quando a visada esta mais obstruida como grandes arvores ou mesmo casas etc...

    Alguns galhinhos não atrapalham as antenas internas dos NS5 afinal, são antenas de altissíma potencia !

    Sdds Aiomar.
    Última edição por Aiomar; 05-12-2010 às 03:15.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Citação Postado originalmente por BRenan Ver Post
    Rapaz, sem rodeios, use o Nano Station 5 que fecha o que você quer, se fosse um prédio um um morro, não te indicaria, verifique apenas a altura que esses 2 nanos vão estar, e detalhe, 600 reais com antenas? muito caro, não fica tudo isso não.
    Relaciondo a prédios.....
    Já tive um caso (4km em linha reta) onde tinhamos semi-visada, com predios (2 torres novas em construçao de 21andares) atrapalhado a visada, mas mesmo assim os equipamentos detectavam -89 de sinal..........ou seja, essas antenas internas são muito perfeitas. Porém foi teste e não implementei, foi apenas pra saber se o sinal estava chegando no outro ponto...
    Com arvores se torna mais complicado...o "correto"seria fazer em 2.4ghz (NANO M2) ou Bullet m2, pois 2.4ghz tem maior amplitude de sinal e conecta mais fácil com visada parcialmente obstruida.
    Abraço

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Relaciondo a prédios.....
    Já tive um caso (4km em linha reta) onde tinhamos semi-visada, com predios (2 torres novas em construçao de 21andares) atrapalhado a visada, mas mesmo assim os equipamentos detectavam -89 de sinal..........ou seja, essas antenas internas são muito perfeitas. Porém foi teste e não implementei, foi apenas pra saber se o sinal estava chegando no outro ponto...
    Com arvores se torna mais complicado...o "correto"seria fazer em 2.4ghz (NANO M2) ou Bullet m2, pois 2.4ghz tem maior amplitude de sinal e conecta mais fácil com visada parcialmente obstruida.
    Abraço
    corta as arvores rsrsrsrs

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    corta as arvores rsrsrsrs
    heheh o danilo pior que tenho um enlace aqui no SUL (RS) que da vontade de mandar derrubar os pinheiros!!!! mato de pinheiro é f**********, aquilo nao passa sinal nem com reza braba. só 900mhz pra atravessar e olhe lá.
    Tentei em 5.8ghz e 2.4ghz (20km) e nada!!2.4ghz até achou mas com -90 ae nao compensou. fiz em 900mhz e fechou em -61 passando 6mb (agregado).
    Pra quem trabalha com instalaçao e pega esses cenarios as vezes da uma vontade de derrubar sim.
    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    É só que derrubar uma arvore dessas da mais cadeia que matar uma pessoa. Minha mulher é Eng. Ambiental e vejo isso acontecer o tempo todo.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Ola amigo, para este enlace de 1,3 Km acredito que compensa o investimento usando NS 5, pois o equipamentos é barato e muito bom.
    Equipamento fácil de manuzei, com antena integrada de 14 dbi com potência regulavel de até 400 mW.
    Sabendo que são arvores que impedem a visada perfeita, aposto com vc que pode arriscar, deve fechar sim passando os 11 mega que precisa. Caso isso não ocorra terá mais opções com o mesmo equipamento, uma delas é colocar uma antena externa e tentar fechar com desempenho melhor.

    Abraços

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 1.3km

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    É só que derrubar uma arvore dessas da mais cadeia que matar uma pessoa. Minha mulher é Eng. Ambiental e vejo isso acontecer o tempo todo.
    To ligado!!!! Por isso que fiz o enlace em 900mhz.
    Infelizmente .