+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Requisitos e alternativas do VMware ESXi

    Boa noite,

    Eu utilizo um Pentium 233 com 64MB RAM como roteador, rodando MikroTik e distribuindo internet ADSL para 13 estações. Apesar de todas as funções dele, está sobrando memória e processamento, e nunca tive problemas com ele. Estou com um Pentium 4 1.7Ghz e 512MB parado. Queria instalar o VMWare ESXi nele para rodar alem do MikroTik, uma VM com Windows 2000 bem básico só para baixar arquivos via torrent e HTTP de madrugada, evitando que meu desktop ficasse ligado junto gastando energia. Porem, ele dá um erro quando está carregando aquela barrinha no início do boot do CD. Estou usando a versão 3.5 do ESXi, seria pelo motivo do meu processador ser singlecore?? Se sim, existe alguma outra versão que eu consiga usar nesse hardware?? Tentei usar o XenServer e ele também deu erro.

    Grato.

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Requisitos e alternativas do VMware ESXi

    É porque o processador não suporta virtualização via hardware. A solução seria instalar algum sistema host (Windows, Linux, etc), e instalar ou VMWare Server ou outro qualquer para virtualizar o mikrotik.

  3. #3

    Padrão Re: Requisitos e alternativas do VMware ESXi

    Instala um Linux bem enxuto, e usa o VMware Server 2.x. Dá pra rodar ate umas 2 ou 3 maq. nesse teu cenário.
    Melhor ainda! Baixa os teus torrents pelo Linux mesmo, com o rTorrent, que é super leve e roda no modo texto.

  4. #4

    Padrão Re: Requisitos e alternativas do VMware ESXi

    Citação Postado originalmente por osmano807
    É porque o processador não suporta virtualização via hardware. A solução seria instalar algum sistema host (Windows, Linux, etc), e instalar ou VMWare Server ou outro qualquer para virtualizar o mikrotik.
    Eu tentei instalar o Windows 2003 bem enxuto e instalei o VMWare Server logo em seguida. Porém, mesmo montando uma máquina virtual com 32MBRAM, ele cria uma tarefa com mais de 300MB RAM e acusa que a máquina host está com memória insuficiente para levantar a VM.

    Citação Postado originalmente por nicolaumaia
    Instala um Linux bem enxuto, e usa o VMware Server 2.x. Dá pra rodar ate umas 2 ou 3 maq. nesse teu cenário.
    Melhor ainda! Baixa os teus torrents pelo Linux mesmo, com o rTorrent, que é super leve e roda no modo texto.
    Sim, essa será minha próxima tentativa. Tem alguma sugestão de distro que eu possa instalar nessa máquina para que tenha pouco consumo de memória, e eu consiga usar as VMs bem?? Eu pensei em instalar o Debian 5 somente com os serviços básicos, sem o ambiente gráfico, pois é o que eu estou mais acostumado a instalar em meus servidores. Uma opção que também veio em minha cabeça foi o Ubuntu Server, tem alguma experiência de virtualização com ele?? Eu preciso da VM rodando Windows por causa que alguns programas que eu uso rodam somente sobre Windows, e o Wine não consegue rodar bem. Se não fosse por isso, com certeza eu usaria o rTorrent. Já usei ele em uma VPS que eu tinha.

    _________________________________

    Grato pela ajuda dos dois!