+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dica de equipamentos

    Possuo um escritório de 50mx15m com cerca de 80 pessoas trabalhando, grande parte deles possuem smart phone. Hoje estou distribuindo a internet através de 2 AP LinkSys com a seguinte configuração DRAM:64MB, FLASH: 16M e CPU: Star 9202, do nada a internet para de funcionar e volta somente após reiniciar a AP, eu já efetuei a atualização de firmware para a ultima versão e o problema persiste.


    Estou querendo comprar novos equipamentos para este ambiente, o que os senhores me recomendam para este tipo de aplicação? Meus usuários utilizam apenas internet.
    Preciso também que as APs trabalhem como mesh, devido a movimentação intensa dentro do setor.

    Eu pensei nas Aps Pico Station ou em adquirir Router Boards com cartões, o que recomendam?


    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Olha amigo...
    você Precisa pesquisar mais sobre provedor, para entender a arquitetura.
    seu provedorzinho pirata não vai muito longe não desse jeito.

    Procura um Engenheiro primeiramente, pesquisa sobre SCM - Faz o projeto básico.
    Antes que a Fiscalização Lacre o que você não tem.

  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Citação Postado originalmente por phorks Ver Post
    Possuo um escritório de 50mx15m com cerca de 80 pessoas trabalhando, grande parte deles possuem smart phone. Hoje estou distribuindo a internet através de 2 AP LinkSys com a seguinte configuração DRAM:64MB, FLASH: 16M e CPU: Star 9202, do nada a internet para de funcionar e volta somente após reiniciar a AP, eu já efetuei a atualização de firmware para a ultima versão e o problema persiste.


    Estou querendo comprar novos equipamentos para este ambiente, o que os senhores me recomendam para este tipo de aplicação? Meus usuários utilizam apenas internet.
    Preciso também que as APs trabalhem como mesh, devido a movimentação intensa dentro do setor.

    Eu pensei nas Aps Pico Station ou em adquirir Router Boards com cartões, o que recomendam?


    Obrigado
    A UBIQUITI acabou de lançar no mercado um Access Point chamado UNI-FI que seria uma excelente solução para seu sistema, mas ainda não está em comercialização no BR, o pessoal que participou da World AirMax Conference aqui em Foz do Iguaçu ontem 01/12 vão ganhar 1 de presente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ubiquiti UniFi.jpg
Visualizações:	199
Tamanho: 	269,3 KB
ID:      	17247Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ubiquiti UniFi  01.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	140,8 KB
ID:      	17246
    Mas no seu caso coloca ai uma NANO STATION 2 que cobre todo esse ambiente com um sinal extremamente robusto e confiável. Tenho certeza que vc vai gostar muito.


    Grande Abraço !

  4. #4

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    caraiu! a anatel ta lacrando até particular que nao tem SCM? pow vo desliga o ap aki de casa sauhsuahsuas
    Erictech, acredito que nosso companheiro ai esteja compartilhando internet com os smartphones, nao sei no que ele trabalha, mas posso imaginar, meu celular é um ching ling com wi-fi e pega até bem a internet, o que ele ta falando é que os 2 AP´s novos tem que suportar trabalharem em mesh pois um usuario pode sair da frente e ir pros fundos do salao com o celular e continuar precisando de acesso.
    bem amigo, nao sei como é o ambiente ai, e nao to por dentro de como finciona/configura mesh, mas posta mais inforaçoes do ambiente, como barreiras, paredes, estantes, etcetc.... que o pessoal vai saber te ajudar, eu acredito que nesse ambiente dependendo onde tu coloque o AP apenas 1 ja resolveria, ou uma RB com 2 cartoes.....

  5. #5

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Olá,

    Realmente, não possuo interesse nenhum em comercializar sinal, preciso apenas disponibilizar sinal indoor para meus atendentes, dentro de meu escritório.

    Bem, o ambiente é amplo (um andar do prédio) e aberto, não temos divisão por baias ou saletas, o sinal em todo o andar pega perfeitamente com no minimo 70% de intensidade.

    O problema como disse é esta oscilação e travamentos mesmo utilizando estes dois equipamentos, creio que seja a quantidade de pessoas conectadas por AP, me corrijam se eu estiver errado. A falta de mobilidade me prejudica também, quando meus atendentes, precisam se movimentar de um canto para o outro com o smartphones ou notebooks, é necessário se reconectar na rede, por isto quero usar o mesh.

    Eu pesquisei bastante sobre os modelos de pico station 2 e sobre as routerboard com mikrotik, parecem uma ótima opção, mas será que estes equipamentos suportam até 80 usuários conectados simultaneamente?

    Cheguei a ver dois modelos de pico station, a picostation normal e a picostation M, quais são a aplicação?

    Alguém vende estes tipos de equipamento aqui no forum?

    Muito obrigado pessoal pela ajuda.

  6. #6

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    A UBIQUITI acabou de lançar no mercado um Access Point chamado UNI-FI que seria uma excelente solução para seu sistema, mas ainda não está em comercialização no BR, o pessoal que participou da World AirMax Conference aqui em Foz do Iguaçu ontem 01/12 vão ganhar 1 de presente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ubiquiti UniFi.jpg
Visualizações:	199
Tamanho: 	269,3 KB
ID:      	17247Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ubiquiti UniFi  01.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	140,8 KB
ID:      	17246
    Mas no seu caso coloca ai uma NANO STATION 2 que cobre todo esse ambiente com um sinal extremamente robusto e confiável. Tenho certeza que vc vai gostar muito.


    Grande Abraço !
    Olá Paulo,

    Este equipamento parece legal, vc sabe me dizer se tem previsão de venda no Brasil?

  7. #7

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Apoio a idéia do pkmc pois além de bom desemdpenho é facil a configuração, o mikrotik já exige um conhecimento bem maior para o bom funcionamento.
    Erictech a ANATEL diz "é exigido a Licença SCM para pessoas que comercializam Internet" eu posso distribuir internet de graça para a cidade toda sem licença SCM mas no momento em que cobro pelo serviço ai me encaixo nas leis deles, e em nenhum momento vi o amigo phorks dizer que vende ou comercializa a internet.
    *Informações obtidas com o advogado Daniel da ANATEL.

  8. #8

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Olá,

    Mas será que a pico ou a nano station suporta esta quantidade de usuários?

    Estes equipamentos (pico ou nano) fazem mesh?

    tks

  9. #9

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    phorks com certeza seu problema e a quantidade de equipamentos conectados, como vc mesmo suspeita, uma routerboard com um ou dois cartoes r52hn, ou mesmo sr-71, ja sao cartoes de tecnologia N, vao aguentar os 80 clientes, vc pode configurar cada cartao com o memso SSID o cliente vai achar o melhor e ficar nele, so o canal deve ser diferente! mais nao e normal dentro do mesmo ambiente so de mexer nos equipamentos ele se desconectar, da uma conferida melhor no que pode estar acontecendo e post mais informaçoes!

  10. #10

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    phorks com certeza seu problema e a quantidade de equipamentos conectados, como vc mesmo suspeita, uma routerboard com um ou dois cartoes r52hn, ou mesmo sr-71, ja sao cartoes de tecnologia N, vao aguentar os 80 clientes, vc pode configurar cada cartao com o memso SSID o cliente vai achar o melhor e ficar nele, so o canal deve ser diferente! mais nao e normal dentro do mesmo ambiente so de mexer nos equipamentos ele se desconectar, da uma conferida melhor no que pode estar acontecendo e post mais informaçoes!
    Olá Ulisses, obrigado por responder.

    Se eu utilizar os cartões com tecnologia N, meus atendentes que possuem smartphones com tecnologia B/G não conseguirão se conectar, certo?

    Meu caso é o seguinte, a desconexão acontece por conta da movimentação do cliente de um canto para o outro.
    Tenho estas aps, uma em cada canto da salona, o cliente esta conectado na AP que possui o sinal mais intenso, quando precisa ir levar alguma aplicação web para um outro atendente que esta do outro lado do salona, a AP que ele esta conectado fica mais longe e o sinal é degradado, sendo assim eles precisam se reconectar novamente na rede, quero evitar este tipo de problema.

    Pensei em usar 2 MK ou 2 Pico Station para estas aplicações, só estou na dúvida se eles realmente suportam esta quantidade de pessoas conectadas e possuem a tecnologia MESH, para que meus atendentes nao tenham que se reconectar toda vez que forem pra um lugar com menor intensidade de sinal.

    Obrigado pessoal

  11. #11

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Quando vc usar o cartao N os g ou b continuarao a funcionar, isso e uma configuracao, o mesh nao vai te ajudar nao e o que vc precisa, pra ficar realmente bom vc tem que trocar a tecnologia de wifi pra wimax, e tem que ser wimax movel, o que acontece e que o wifi nao e movel e nomade, ele muda de lugar mais nao funciona em transito, o wimax tem nomade e movel, tem que ser o wimax movel, mais vc pode colocar suas antenas no meio da sala pelo tamanho da sala que vc falou nao vai ter problemas, o 2,4 tem 3 canais efetivos, entao vc pode colocar tres antenas um no canal 1 outro no 6 e outro no 11, se vc usar 3 cartoes vai ficar bom, cada cartao vai aguentar um trafego de uns 3 a 5 megas, e consegue aguentar uns 80 clientes cada cartao, usando mikrotik vc tem mais controle sobre qual antena o cliente vai entrar, vc pode criar uma lista e falar que o cliente so conecta em uma determinada antena, assim vc distribui manualmente o trafego!

    eu usaria uma rb433 (ela tem tres placas de rede e tres slots pra cartao), com tres cartoes r52h ou r52hn a diferença e que um e n e outro nao, tem o cartao xr2 tambem que e bem mais forte, o dobro da potencia, se vc precisar de mais portas tem a rb493 que tem 9 portas ethernet, se vc tiver um pouco mais de dinheiro compra a rb com a sigla uah no final, o u e de usb e ah e de processador e memoria maiores

  12. #12

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Olá pessoal,

    Optei por utilizar 4 NANOSTATION trabalhando em modo AP+WDS, distribuidas pela sala e com um servidor MK level 4 para gerenciar as APs.

    Pretendo fazer da seguinte forma,

    4 Nanostation 2 distribuidas pela sala, configurada como AP+WDS, caso seja necessário irei abaixar a potencia dela e cada AP em um canal diferente.
    Cabos de rede, saindo de um switch dedicado a WIFI ligado diretamente nas APs e com um mikrotik efetuando a gerencia das mesmas.

    O que acham deste projeto? Vou ter a mobilidade dentro da sala necessaria, configurando as nanostation como AP+WDS?

    []

  13. #13

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Quando vc usar o cartao N os g ou b continuarao a funcionar, isso e uma configuracao, o mesh nao vai te ajudar nao e o que vc precisa, pra ficar realmente bom vc tem que trocar a tecnologia de wifi pra wimax, e tem que ser wimax movel, o que acontece e que o wifi nao e movel e nomade, ele muda de lugar mais nao funciona em transito, o wimax tem nomade e movel, tem que ser o wimax movel, mais vc pode colocar suas antenas no meio da sala pelo tamanho da sala que vc falou nao vai ter problemas, o 2,4 tem 3 canais efetivos, entao vc pode colocar tres antenas um no canal 1 outro no 6 e outro no 11, se vc usar 3 cartoes vai ficar bom, cada cartao vai aguentar um trafego de uns 3 a 5 megas, e consegue aguentar uns 80 clientes cada cartao, usando mikrotik vc tem mais controle sobre qual antena o cliente vai entrar, vc pode criar uma lista e falar que o cliente so conecta em uma determinada antena, assim vc distribui manualmente o trafego!

    eu usaria uma rb433 (ela tem tres placas de rede e tres slots pra cartao), com tres cartoes r52h ou r52hn a diferença e que um e n e outro nao, tem o cartao xr2 tambem que e bem mais forte, o dobro da potencia, se vc precisar de mais portas tem a rb493 que tem 9 portas ethernet, se vc tiver um pouco mais de dinheiro compra a rb com a sigla uah no final, o u e de usb e ah e de processador e memoria maiores
    Ulisses, a Nanostation 2 é wimax movel? se não, qual modelo é? NanoStation 2 M?

    A tecnologia MIMO funcionaria em meus clientes, mesmo que eles não possuam smartphones, cel, notebooks, com tecnologia MIMO?

    []'s
    Última edição por phorks; 06-12-2010 às 11:27.

  14. #14

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    nao tem nano wimax, toda nano e wifi, vc nao precisa usar as 4 nanos, a antena da nano e muito forte pra vc colocar dentro da sala, vai ficar ruim do mesmo jeito, se vc colocar nos cantos das salas vai ficar caindo quando a pessoa sair de um canto pro outro do mesmo jeito, o ideal e o que eu te falei, compra um rb e 3 cartoes, vai ficar melhor que as nanos, coloca no meio da sala, vc vai ter bem mais controle, mais pra resolver o seu problema de quedas e so colocar os equipamentos no meio da sala, mais nao usa nano que e muito forte a antena e e direcional tambem, pra vc o melhor e omni.

    se vc colocar a base wimax vc em que colocar os clientes wimax tambem, fica caro e acho que impossivel fazer nos smartphones.

  15. #15

    Padrão Re: Dica de equipamentos

    Amigo infotec.

    Me tira uma duvida entao.

    Estou querendo montar provedor gratuito para pequenas prefeituras onde unico requisito e estar com IPTU em dia.

    Neste caso Nao precisa licenca Anatel?????