+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Bom dia Amigos, estou com uma dúvida que está martelando e me fazendo perder muito tempo, seguinte: trabalho com MK configurado e funcionando beleza (2 links, um modem roteado e outro discando) para clientes wireless e cabeado, com antenas grade 24 dbi ou usb 12 dbi aquário, até ai tudo bem, com esta mesma configuração tenho um cliente com um rádio (antes um smart-lan, agora um edimax) configurado como bridge para os 3 clientes fornecido pelo servidor MK, e funcionava perfeito, porém de uns tempos para cá, ele apresenta o seguinte problema, dá o ip fornecido pelo MK para os clientes, porém não abre a página de login, não pinga para o servidor e nem consegue resolver ip, resumindo estão sem internet, já até fiz um pppoe para cada cliente e nada, troquei a placa de rede do cliente e nada, troquei o rádio (smart-lan para edimax) e nada, o estranho é que entro no rádio e ele está conectado com o rádio servidor (GTS com antena 15 DBI) E mk, não sei mais o que fazer, alguém sabe ou já passou por esta situação ?? acho que consegui explicar tudo.

  2. #2

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Cadastre também o MAC do radio na tabela ARP para o mesmo IP do cliente.

  3. #3

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    mas o mac já está entrando na tabela arp automaticamente juntamente com os ip's dos clientes.

  4. #4

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    o estranho é que funcionava perfeitamente, o canal não tá poluído, pois os outros clientes não tem problema, estou com este problema especificamente, acabei excluindo e colocando manualmente o mac no arp como o edilson falou, porém acabei de verificar (neste momento) que um cliente tá usando (acabou ficando com o ip local do rádio)(acho que não tem problema com ack) e o outro não consegue (e tá com tudo: ip, dns, gateway, etc.. tudo fornecido pelo MK)

  5. #5

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Você não entendeu!

    Automaticamente ou manual: usar radio em bridge requer as vezes que na tabela DHCP Client seja cadastrar o IP e o MAC da placa de rede, e na ARP o MAC do radio e o mesmo IP. Assim há navegação... se for autenticar (hostpot) MAC da placa de rede e IP. Digo isso por experiencia própria.

  6. #6

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Meu amigo me desculpe mas não sei tanto assim de mikrotik, peço que me ajude, estou postando as telas que acho necessário, na primeira tela: coloquei 5 endereços por mac (já que o rádio tem 5 portas)(tenho 3 clientes ativos) / criei entradas no arp manualmente para o mac do rádio, porém ele ainda assim colocou uma entrada automaticamente no arp.
    Na segunda tela: na aba HOST o ip do cliente foi trocado de 10.10.1.21 para 10.10.1.14 (a entrada criada automaticamente no arp) / como pode ver, um usuário está usando a internet com a entrada arp automática / porém como já mostrei na primeira tela, existe uma entrada para este mac e este ip criada manualmente.
    Resumindo: nem sei porque esse usuário está conseguindo entrar, pois não conseguia de jeito nenhum e quando esse usuário ativo sair (logoff) ele não entra mais, mesmo ficando com as mesmas configurações que ele está agora usando a internet




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bridge1.jpg
Visualizações:	295
Tamanho: 	153,1 KB
ID:      	17429Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bridge2.jpg
Visualizações:	273
Tamanho: 	107,8 KB
ID:      	17430

  7. #7

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Bom, acho que a coisa ta feia ai... ou eu não estou entendendo ou isso que fez não existe... mac por porta do radio? se estar em bridge não tem nada ver com porta... o MAC do radio tem que ser o da WAN, cadastrado na ARP com apenas o mesmo IP da placa de rede do CLIENTE.

    Exemplo:

    WAN do rado: 11:11:11:11:11:11
    MAC da placa de rede do cliente: 22:22:22:22:22:22

    APP:
    MAC: 11:11:11:11:11:11
    IP: 192.168.100.30

    DHCP:
    MAC: 22:22:22:22:22:22
    IP: 192.168.100.30

    HOTSPOT:
    MAC: 22:22:22:22:22:22
    IP: 192.168.100.30
    Última edição por EdilsonLSouza; 07-12-2010 às 10:42.

  8. #8

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Você não está entendendo, pois existe, e funcionava perfeitamente a um tempo atras, (vou explicar novamente: eu tenho o MK (micro) com um rádio GTS + antena omini de 15 DBI como servidor (ponto). esse cliente tem um rádio edimax com uma antena direcional 24 DBI(ponto).)
    OBS: outros clientes funcionam perfeitamente com antena direcional 24 DBI + placa de rede wifi pci.
    Quando vc coloca um rádio CLIENTE como bridge, o MK reconheçe o mac do rádio e não mais o mac da placa de rede do cliente e fornece os ips diferentes para o mesmo mac (RADIO) por isso tem que aumentar o Addresses Per MAC que está em 5 (IP'S por MAC).
    O problema é que os 3 clientes pendurados nesse rádio recebem todas as configurações do MK certinho, mas não navegam, não pingam sites e nem pingam o servidor.

  9. #9

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Outro detalhe, em bridge a interface WAN passa a ser neste caso a antena wireless e em vez de 4 portas RJ, passa a ter 5 portas RJ que podem ser usadas direto na placa de rede do cliente.

  10. #10

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Bom, se suas configurações e entendimento estão corretos não sei porque não funcionam... se sua teoria exite, porque não funciona? Boa sorte nesse caso!

  11. #11

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    pô já que ninguém consegue me explicar o erro, será que alguém poderia me ensinar a fazer funcionar de outro jeito?

  12. #12

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Boa tarde amigos, estou precisando de ajuda, como devo proceder e configurar esses clientes pendurados no rádio ????

  13. #13
    czino
    Visitante

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Já resolveu seu problema?? Uma dica. Tenho 1 cliente com um AP que distribui 4 links via cabo para as kitnet. Configurei para que cada morador tenha um ip independente, que ao logar seria pedido nome e senha. Mas quando um conectava o outro cai. O problema testava exatamente na configuração do hotspot que bloqueia clonagem do Mac. Resolvi o problema parcialmente para que os clientes não ficassem sem net.
    Fui em IP - hotspot – Servers – hotspot – marquei e coloquei em Addresses Per MAC o numero 4, ou seja 4 clientes.... com isso minha rede ficou venerável porque posso ter pessoas clonando o mesmo Mac. Mas ainda não consegui fazer com os ips/macs das placas dos clientes passem direto sem que o mikrotik pegue somente o mac do rádio e bloqueie o restante.
    caso tenho resolvido de forma diferente, gostaria que postasse aqui

  14. #14

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    Fala amigão ainda não resolvi o problema, eu já havia feito isso ( IP - hotspot – Servers – hotspot – marquei e coloquei em Addresses Per MAC ) não funcionou para mim, quanto ao espertinhos, vc pode definir um ip em hotspot > users , pois nem se ele der release vai funcionar, pois ainda fica na tabela arp do mk, nem todos são espertinhos, comigo quando eu via derrubava e o cara ligava para mim, eu perguntava se ele tinha entrado em outro micro, pois o servidor identificava e bloqueava e lógico ele dizia que não, eu passei a colocar um ip fixo para esses clientes, voltando ao assunto inicial, vou pesquisar mais um pouco e volto a postar, se tiver algo também poste, Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: AP cliente em Bridge conecta cliente, mas não navega

    BOM DIA AMIGOS
    ESTOU TENDO PROBLEMA AQUI...USO UMA RB 433AH EM HOTSPOT....MAIS NAO CONSIGO CONFIGURAR UM AP EM MODO CLIENTE...ALGUEM PODE ME AJUDAR??
    MSN [email protected]