Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Zé,

    Precisava de uma informação em PVT! Posso te mandar um e-mail? O meu é [email protected]

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Beleza pessoal, fico feliz que vocês gostaram e que escrito aqui no under ficou mais claro o entendimento.

    Sobre os slides é como eu disse anteriormente, eles vão disponibilizar quando terminar essa turnê do AWC. Quando isso acontecer eu traduzo com a maior satisfação.

    Abraço,

    ZéAlves

  2. #22

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Oi, o Rocket M GPS teria vantagem em PTP? Vi que na sua lista colocou ele em ultimo lugar, não sei se não tão importante quanto para PMP.


    Outra questão, no caso de uma troca de equipamentos próxima, vale a pena esperar o Airbeam? Visto que as promessas do mesmo serem melhores que a do Rocket.


    Abraços.

  3. #23

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Ficou fora de ordem por acaso. Tudo depende do cenário, veja só:

    a) PTP simples em área remota = pode ser feito com Rocket M convencional nas duas pontas.

    b) PTP instalado em torre onde existem mais 4 setoriais = Use Rocket M + GPS nos setores e no AP que interliga o PTP. Na outra ponta do PTP, pode usar um Rocket M convencional.

    Eu não esperaria o AirBEAM ser lançado. Utilize o que está no mercado hoje e seja feliz

    Abraço,

    ZéAlves

  4. #24

    Padrão Vamos usar as ferramentas que já temos em mãos.

    Ai galera concordo com o Zé vamos usar as ferramentas que já temos em mãos, no evento em Foz perguntei para o Bem Moore quantos clientes simultâneos o rocket m5 suporta e segundo a resposta dele, foi de que ele já teve em aplicações reais 100 cliente online, porém ele já ficou sabendo de situações em que outras pessoas já colocaram até 150 clientes, ou seja, em um POP com 4 setores teríamos a possibilidade de atender até 400 clientes online, isso para as cidades que atendo é mais do que o suficiente.
    Porém no dia acabei esquecendo-se de perguntar a velocidade desses clientes, em uma conversa com o Paulo Kleber pelo que entendi seria a velocidades de 200kbps, e 600kbps atendendo 60 clientes online por setor (se estiver equivocados nessas velocidades, por favor, me corrijam).
    Em relação ao AirBeam além dele não ter sido lançado e levando em conta o prazo para homologação pela Anatel, vale apena usar o que já temos em mãos, e outra, quando lançado o AirBeam, sem dúvida que terá outro equipamento mais moderno a ser lançado, portanto se não aproveitarmos o que temos no momento iremos sempre ficar esperando a tecnologia estacionar para usarmos o que há de mais moderno coisa que jamais irá acontecer.

    Abraço a todos vamos ser feliz com o que temos, e se me equivoquei em alguma informação por gentileza me corrijam.
    Elielton Teixeira

  5. #25

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    grande zé tbm penso da msm forma e tbm tenho meus ptp com M5 1x1 elielton vlw pelas dicas ai já são de grande valia

  6. #26

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Ficou fora de ordem por acaso. Tudo depende do cenário, veja só:

    a) PTP simples em área remota = pode ser feito com Rocket M convencional nas duas pontas.

    b) PTP instalado em torre onde existem mais 4 setoriais = Use Rocket M + GPS nos setores e no AP que interliga o PTP. Na outra ponta do PTP, pode usar um Rocket M convencional.

    Eu não esperaria o AirBEAM ser lançado. Utilize o que está no mercado hoje e seja feliz

    Abraço,

    ZéAlves
    No caso de um backbone com 4 enlaces, seria interesante colocar numa ponta Rocket GPS e na outra Rocket Normal fechando cada enlace ou ganho desempenho superior se colocar todos com GPS?

  7. #27

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    E sinceramente vendo e conversando com uns amigos achei que eles não foram tão felizes nesse lançamento do GPS, vamos as questões?

    camada2: ok! mas e quem trabalha com várias rotas em cima de uma torre? aqui a gente faz tudo bunitinho roteado, etc, etc, uma rede fica dentro dos hotspots, outra nos ptps, quando não tem 2 redes, e ai? se foi o sincronizamento geral da torre. já que quiseram copiar da motorola, fizesse melhor, criassem um radio master em baixo da torre, sem precisar trocar os radio, falam que o canopy é caro, mas para nos que colocamos rocket sem gps na torre e agora trocar, não sei não se não fica quase a mesma coisa, aqui uns dias lança outra funcionalidade e adivinha qq a UBNT gosta de fazer? troca mais uma vez o rádio.

    Airmax ativo: eu sinceramente acho o airmax deles uma porcaria, que até hoje eu nunca consegui ter maior desempenho com ele ativado, tanto em ptp como multi ponto, façam vcs mesmo os testes atraves do btest da mikrotik rodando abaixo, em um ptp ou pmtp aonde é ubiquiti, vejam que com airmax perde até 8 mb de trafego, e os pings sempre são maiores e bem oscilantes.

    Atualização do produto do cliente: alguem sabe se eu vou ter que atualizar o equipamento do cliente para rodar o gps na torre? caso não precise, então pq os rádio Nano5, Nano5 loco e Bullet5 não podem fazer parte dessa sincronização, todos sabem que quando lancaram a tecnologia mimo a gente tinha muito equipamento não mimo instalado, a propria ubnt fodeu com nós, desvalorizou seu produto, acredito eu, que seja somente por causa de querer que seus produtos só falem com eles mesmos, ou lucra novamente em cima de nós. A mikrotik tem o nstreme e agora nv2, eles dão a opção de ativar e desativar quando quiser, e ainda atualização seus firmware para trabalhar com os protocolos deles sem custo nenhum. se acaso precisa atualizar o firmware, vai dar uma mão de obra, da pra fazer remotamente, mas eu tenho cliente que só usa na madrugada, vou ter que ficar caçando o cara nas madrugadas para atualizar o rádio dele?

    Eu particularmente tirando o "Airmax" deles, o que vão me criticar agora, gosto bastante da linha deles e tenho varios e várias unidades deles aqui, mas ta não hora deles analizerem seus conceitos.

  8. #28

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Oi Zanatta.

    Vou postar aqui parte da mensagem que te passei em PVT para que as pessoas vejam o outro lado da moeda.

    Airmax ativo: eu sinceramente acho o airmax deles uma porcaria, que até hoje eu nunca consegui ter maior desempenho com ele ativado, tanto em ptp como multi ponto, façam vcs mesmo os testes atraves do btest da mikrotik rodando abaixo, em um ptp ou pmtp aonde é ubiquiti, vejam que com airmax perde até 8 mb de trafego, e os pings sempre são maiores e bem oscilantes.
    Crie condições mínima para os rádios funcionarem e você terá boa performance. O rádio funciona melhor com AirMAX desligado porque ALGO está sobrecarregando o enlace. Ao ligar AirMAX o comunicação fica mais complexa e os problemas acumulados realmente se sobressaem. Desligando AirMAX o rádio passa a operar como um rádio comum e por ser menos complexo dá uma migalhinha a mais de performance.
    Atualização do produto do cliente: alguem sabe se eu vou ter que atualizar o equipamento do cliente para rodar o gps na torre?
    Não, os rádios do cliente terão que ser compatíveis com AirMAX, mas NÃO precisam ser GPS.
    pq os rádio Nano5, Nano5 loco e Bullet5 não podem fazer parte dessa sincronização, todos sabem que quando lancaram a tecnologia mimo a gente tinha muito equipamento não mimo instalado
    Desde a apresentação oficial do AirMAX no Brasil, em abril de 2010. A Ubiquiti foi bem clara ao dizer que LEGACY (802.11 a/b/g) não seria capaz de falar com AirMAX. Você optou por comprar AirMAX porque era novidade e porque o preço do equipamento nas duas tecnologias era o mesmo. Sem contar que o equipamento AirMAX era capaz de operar em modo LEGACY e ser retroativamente compatível.

    Você criou um problema pra você mesmo quando comprou a tecnologia nova que não era compatível com seu equipamento antigo... só que essa empresa tão FDP e mercenária está se empenhando para que os equipamento da tecnologia antiga seja compatível com a nova tecnologia (apesar dela ter avisado oficialmente que LEGACY não poderia rodar numa rede AirMAX). Estranho isso né? Ou ou caras são mercenários ou são bonzinhos...
    ... a propria ubnt fodeu com nós, desvalorizou seu produto, acredito eu, que seja somente por causa de querer que seus produtos só falem com eles mesmos, ou lucra novamente em cima de nós. A mikrotik tem o nstreme e agora nv2, eles dão a opção de ativar e desativar quando quiser...
    Não vou falar de Mikrotik porque não conheço o produto deles tão bem quanto conheço os produtos da Ubiquiti. Mas com Ubiquiti ninguém está refém como você falou, basta desligar o AirMAX que o equipamento é compatível com todos os demais equipamentos do mercado.
    ... e ainda atualização seus firmware para trabalhar com os protocolos deles sem custo nenhum se acaso precisa atualizar o firmware, vai dar uma mão de obra, da pra fazer remotamente, mas eu tenho cliente que só usa na madrugada, vou ter que ficar caçando o cara nas madrugadas para atualizar o rádio dele?
    Bom até onde eu sei o AirCONTROL faz isso pra você, basta configurar para fazer update em massa que ao cliente se conectar, o AirCONTROL sobe o firmware sozinho.
    Eu particularmente tirando o "Airmax" deles, o que vão me criticar agora, gosto bastante da linha deles e tenho varios e várias unidades deles aqui, mas ta não hora deles analizerem seus conceitos.
    Velho, não se frustre. Gente que nem eu, você e demais amigos aqui do Under-Linux, que são apaixonados por tecnologia querem brincar com os toys mais recentes. Isso é um defeito de fabricação do técnico hehehehehe...

    Olhe sua rede com olhos de administrador, feche os olhos do técnico na hora de comprar:
    O fato do fabricante disponibilizar uma tecnologia nova não significa que nós temos que usá-la de imediato. Existem milhares de provedores com equipamentos AirMAX instalado e operando em modo LEGACY; isso demonstra que aquela empresa não precisava ter migrado para a nova tecnologia...

    Espere o AirMAX GPS amadurecer, leia o manual, faça um treinamento prepare-se para usar a nova tecnologia.


    Abração,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 03-04-2011 às 14:58. Razão: redução do espaço entre citações

  9. #29

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    é eu dei uma forçadinha mesmo, só que em alguns pontos é verdade,
    pense em lugares que jah atendiamos, tenho um problema de uma torre que no local tem mais de 30 transmissores em 5.8, 2.4 nem se fala, vou ter que comprar umas 100 unidades de airmax e trocar da casa dos clientes.

    pois eu vejo a coisa de uma forma, protocolo N é uma coisa, airmax é outra, que é totalmente desenvolvida pela ubnt. sabemos que se colocarmos Rocket M5 na torre os clientes com protocolo A se conectam normalmente, porem não chegam as taxas de 130 ou 300 mbps, mas funcionam. o que ele poderia fazer nos produtos de Protocolo A era somente aimax, mas sem mimo, já ia ajudar muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa coisa, poderiamos ativar aimax, e ter as condições que eles querem que seja. me entende?

    eu vou comprar os GPS assim que sairem, é uma coisa nova, claro que temos que esperar as atualizações , mesmo pq o negocio é zero bala. mas que nada, vc sabe que eu to sempre em cima dessas coisas "de olho", na verdade seriam criticas construtivas, como falei eu gosto do produto e quero continuar a trabalhar com ele, porém quero que seja top, que os provedores se "apaixonem pela tecnologia boa e barata".

    Grande Abraço amigão Zé alves

  10. #30

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Granlabor, Boa noite, me tira uma duvida na seguinte situação.

    uma torre com 4 rocket m5 em 4 base station 90°, 100 clientes em cada rocket conectados simultaneos.

    qual a velocidade maxima que casa cliente consegue chegar ? lembrando que estão conectados todos no mesmo horário.

    estou fazendo esta pergunta, porque queremos montar um pop em outra cidade e queremos trabalhar com esta tecnologia, porém na cidade que vamos atender a concorrencia é forte e vamos vender planos de 1,2 e 5 megas e temos previsto atender 400 clientes em casa torre montada.

    abraço meu amigo, e muito obrigado, eu sou muito acompanhante do fórum mais de forma passiva, não tenho muito o que compartilhar, só tem fera aqui, e eu aprendo muito.

    valeu mesmo.

  11. #31

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    Cara, sua limitação está na porta LAN que dependendo do seu switch e cabeamento vai passar entre 80 e 100 megabits.

    Tenho clientes com 7 mil radios ubiquiti na rede e eles estão atendendo de 120 a 150 clientes por rádio, mas a banda é menor que 1 mega.

    Abraço,

    ZéAlves

  12. #32

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    Alguem saberia me dizer se o Modelo GPS tem mais processamento? principalmente de pps, pois ando meio decepecionado com o atual, em um link de 40 mb full, ele ta dando pau. chega de travar a internet as veses que precisa reiniciar.

    Testei versoes 5.2.1. 5.3.2, 5.3.3, 5.3.5, e atualmente esta em 5.5 beta 9

  13. #33

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Cara, sua limitação está na porta LAN que dependendo do seu switch e cabeamento vai passar entre 80 e 100 megabits.

    Tenho clientes com 7 mil radios ubiquiti na rede e eles estão atendendo de 120 a 150 clientes por rádio, mas a banda é menor que 1 mega.

    Abraço,

    ZéAlves
    Grande Zé,

    120 à 150 clientes simultâneos?

  14. #34

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    Sim Kleber.

    Com airMAX ligado.

    Se a instalação física for perfeita e o cara tiver uma rede enxuta dá.
    Daí termina a lenga-lenga do maldito PPS e outras conversas fiadas. kkkkkkkk


    Abraço,

    ZéAlves

  15. #35

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    Valeu meu amigo. grande abraço.

  16. #36

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Cara, sua limitação está na porta LAN que dependendo do seu switch e cabeamento vai passar entre 80 e 100 megabits.

    Tenho clientes com 7 mil radios ubiquiti na rede e eles estão atendendo de 120 a 150 clientes por rádio, mas a banda é menor que 1 mega.

    Abraço,

    ZéAlves
    Valeu meu amigo. grande abraço.

  17. #37

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Sim Kleber.

    Com airMAX ligado.

    Se a instalação física for perfeita e o cara tiver uma rede enxuta dá.
    Daí termina a lenga-lenga do maldito PPS e outras conversas fiadas. kkkkkkkk


    Abraço,

    ZéAlves
    Me desculpe Zé.
    Em Multi ponto até acho que o ubnt até ta fazendo milagre, agora pega 120 - 150 usuarios em cima de 1 radio não gera muitos pps não, ainda mais que para uma quantidade dessa, os planos devem ser meio bem enchutinho, concorda?

    agora pega um ptp, que atras deles deve ter uns 10~20 Multiponto desses, que gere um trafego bem maior. ai quero ver como se comporta.

    Agora fazer uma piadinha "termina a lenga-lenga do maldito PPS e outras conversas fiadas. kkkkkkkk" analizando somente um radio e dizer que o problema não exista só por que tem varios usuarios, não diz nada.

    Eu não pucho o saco de ninguem, simplesmente sou realista, se alguem me pedir o UBNT é bom, eu digo que sim e mando comprar, mas falo que ele tem seus limites.
    Alguem ai já viu stock car de fiat uno 1.0, tudo original? não né!

    Aqui tenho muitos enlaces, a maioria com rocket, alem desse problema, temos a grande espanção de redes em 5.8 Ghz. Tem pontos que não existe mais canais vagos. to comprando 3 radios profissionais com frequencia licenciada para colocar nesses pontos, pois não tem mais quem lide.

  18. #38

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    Boa noite acha que você esta certo, mas para um.
    Representante você esta perdendo a calma deixa a o assunto caminhar o forro e para quem sabe, e quem não sabe.

    E quando você não sabe fala besteira ai os colaboradores o explicara como ele deve se por.

  19. #39

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    Ze, me fale uma coisa? pra usar todo o recurso do Rcket GPS tenho que colocar dois Rocket GPS nas pontas ou somente um Rocket GPS como ap e outro sem GPS vai funcionar?

  20. #40

    Padrão Re: Rocket M GPS x Rocket M

    alguem da uma ajudar ai configurar nino loko m5 como cliente

    add ai msn
    [email protected]