+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com PtP

    Preciso de ajuda....

    Montei um ponto a ponto com duas bridges engenius com aprouter 6.1, pig-tail de 10 metros, e antena de 25 dbi, ate ai tudo bem já montei uns 30 ptp assim e todos ficarao show.

    a configuração da bridge esta assim:

    Modo de Operação bridge - Banda G - Modo WDS

    To conseguindo acessar ambas, o teste de alinhamento pelo ping está entre 4ms e 6ms,

    ai vem o minha dor de cabeça o link que eu tinha que levar ate a outra ponta era de 4mb mas está chegando somente uns 200k

    Alguém tem ideia do que possa ser???

  2. #2

    Padrão Re:

    Amigo, se me der licença, vou enumerar os teus erros:

    - PtP usando 2,4Ghz é complicado, ainda mais em modo G. Começa já pensando em 5.8
    - bridge Engenius com Aprouter como equipamento? troca por algo profissional, em 5.8
    - 10 metros de cabo coaxial vão matar todo o ganho do conjunto antena+rádio; 1 metro de cabo LMR400 seria interessante

    Coloque ai as especificações do que tu pretende fazer, em detalhes, como por exemplo a distância e o uso que vai fazer desse link. Já ajudaria.

  3. #3

    Padrão Re:

    Cara vc não diz nem a Distancia do ptp ? percebeu isso ? nem quantos KM/Mts vc nos informou !
    Mas a minha dica vai: Bridg Engenius ? cara isso é um lixo ! rsrs
    Utiliza pelo menos um par de NANOSTATION2 Loco que ja melhora pra caramba !
    Mais uma coisa , notei que a moda agora é a galera do 2.4ghz utilizar td em G , não se esqueçam que essa banda é pra POUCA distância, ela é mais SENSIVEL à ruidos/interferencias/outras redes etc... !

    Utiliza pelo menos a banda B pois essa banda tem capacidade passar os teus 4MB sim e é mais "BRUTA" em relação aos ambientes externos , afinal G é mais pra Interno !

    PigTail de 10mts ? hum... , Industrializado da Aquario novo que vem no saquinho , esse até funciona ( msm assim 10mts de rgc058 é bastante perda sim ) , se for 10mts dakeles que as pontas são pontadas a parte , vixi , esquece......

    Pq vc nao começa a fazer assim: ANTENA + CAIXA HERMETICA + PIGTAIL DE "20" CM + BRIDG ?
    Pelo menos vc some com os 10mts de cabo , afinal , cabo = perca de sinal OK !

    Sdds Aiomar.

  4. #4

    Padrão Re:

    O amigo Jadir
    falou tudo

  5. #5

    Padrão Re:

    a distancia do ptp e de 500 metros, por isso utilizei equipamentos 2.4, tem necessidade de se usar equipamentos 5.8 em curtas distancias como essa?

    sei que melhora muito mas o valor seria muito maior.

    Uso comun de navegação (nao é gatonet)

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com PtP

    Amigo aposenta essa sua ideia de trabalhar com roteadores 2.4GHz e antenas de grade, use somente Nanostation 5, consiguira enlaces de 5km com qualidade transportando essa banda que vc precisa, além de ficar uma instalação mais limpa e prática. Pode também utilizar também o Bullet5 conectado a uma antena de disco ou grade de 25dbi para ampliar a distancia e quantidade de link transportado. Compre um par, faça um teste e seja feliz!

  7. #7

    Padrão Re:

    500 metros é pouca distância, realmente. Mas se tu quer algo que não incomode e funcione, usa duas NanoStation Loco 5. Seta baixinho a potência, aponta direitinho e seja feliz.

  8. #8

    Padrão Re:

    Amigo, 2.4 pra 500m ta ótimo, só muda de G para B alinha pelo site survey ou sinal ali em wireless.
    Se tem visada total vai passar mais de 10mega....

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com PtP

    SamuelRealNet,
    Minha sugestão é utilizar RB433 com mini pci XR5.
    Você pode até perguntar: pra que tudo isso??? Respondo: pensando na escalabilidade. Hoje são 4Mb que precisa trafegar, amanhã pode 10Mb quem sabe 30Mb...
    Nunca monte um estrutura para atender apenas o agora.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com PtP

    Nesta distancia você pode usar 2.4 sem problemas... a questão é a poluição que precisa ser analisada. O equipamento atende sim uns 4MB sem problema, desde que sejam bons antenas boas, usa uma antena de disco e não de grade.

    Agora se você tiver R$ 600,00 use nanostation 5.8, mas se a solução tem que ser barata verifique a possibilidade do canal estar poluído.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com PtP

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Nesta distancia você pode usar 2.4 sem problemas... a questão é a poluição que precisa ser analisada. O equipamento atende sim uns 4MB sem problema, desde que sejam bons antenas boas, usa uma antena de disco e não de grade.

    Agora se você tiver R$ 600,00 use nanostation 5.8, mas se a solução tem que ser barata verifique a possibilidade do canal estar poluído.
    com licença, minha opinião baseada na do amigo Edilson:
    Se tiver 600,00 use um par de nanobridge 5,8ghz!
    Excelente escolha pois os nanostation abrirão muito o feixe de sinal jogando muita poluição!
    Sem contar que com o par de nanobridge vc só gastará com ele e com alguns metros d cabo de rede...show né?

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com PtP

    NanoBridge é um exagero nessa distancia 180MB ele quer apenas 4MB e tem que ser barato!

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com PtP

    Resolvi o meu problema hoje e não troquei nada de equipamento.

    Só troquei a polaridade da antena fiz um melhor alinhamento e consegui passar 3.8 m.

    Agradeço a ajuda de todos.

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com PtP

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    Amigo, 2.4 pra 500m ta ótimo, só muda de G para B alinha pelo site survey ou sinal ali em wireless.
    Se tem visada total vai passar mais de 10mega....
    Amigo o modo B só passa 4.8mb e i link tem que estar 150%, a media é de 4 MB sem aumentar a latencia.

    Citação Postado originalmente por samuelrealnet Ver Post
    Resolvi o meu problema hoje e não troquei nada de equipamento.

    Só troquei a polaridade da antena fiz um melhor alinhamento e consegui passar 3.8 m.

    Agradeço a ajuda de todos.
    resumindo o problema estava ou no alinhamento ou na interferencia.

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com PtP

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    NanoBridge é um exagero nessa distancia 180MB ele quer apenas 4MB e tem que ser barato!
    Citei o nanobridge porque o par deles cabem nos R$ 600,00 que você citou, afinal tá custando 280 reais um bridge 5,8 homologado jah.