+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Olá pessoal,

    Estou com um projeto para implementar um ambiente de rede wireless em uma fábrica no interior da Bahia. Já trabalhei com redes wireless antes, mas foi em um provedor e outro foi para hotspot em uma universidade. Como estou por fora de marcas e modelos, gostaria da ajuda para escolher os equipamentos.

    O cenário que tenho é um escritório no andar de cima (que não está na planta abaixo). No escritório tenho um link a rádio que é minha saída para internet (nada espetacular, HOJE são 128k, pois apenas 2 máquinas usam para emissão de nota fiscal e email, quando a wireless estiver online, iremos para 1M). No escritório ficarão todos os equipamentos de rede fixos, servidores, switch, router etc. Abaixo a planta:

    http://img69.imageshack.us/img69/179...planta2.th.jpg


    A idéia é colocar um servidor linux ou um mikrotik, realizando o dhcp, proxy cache, dns, balanceamento etc. Ligado nele, um acess point que serviria para o escritório. Bem, como eu não quero passar cabo de rede pela fábrica toda, quero fazer tudo com o modo wds+ap para conectar os demais ap's. Preciso que toda a área de produção, estoque, escritório, embalagem e depósito seja coberta pela rede. Não é nem pela internet em si, mas para acesso aos servidores onde estão os softwares de controle da empresa.

    Bem, a parte mais importante, não tenho $$$ sobrando, então, o que colocar como ap? Já pensei em ubiquiti, mas o custo só é baixo no nano loco 2, que não tem saída para antena externa, logo fico presa nos 8dbi da interna (será que consigo fazer a cobertura com uns, 3 nsloco2? seria 1 pro escritório e 2 pro andar de baixo [tem uma parte da planta que não está aí, é antes dos fornos, onde tem um escritório pequeno, que precisa ser coberto também]). Pensei em um ap de menor custo, um ovislink 5460 + antena omni de 12dbi, atenderia com uns 3 desses? Outras opções?

    Bem, eu trabalho com servidores linux, pra mim seria bem interessante botar uma máquina para fazer tudo, mas um mikrotik RB750 está com ótimo custo, vale mais a pena deixar uma RB750 para o que quero (tenho uma máquina parada aqui que acho que dá pra deixar como server)?

    Obrigada!

  2. #2

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Citação Postado originalmente por coisa01 Ver Post
    Olá pessoal,

    Estou com um projeto para implementar um ambiente de rede wireless em uma fábrica no interior da Bahia. Já trabalhei com redes wireless antes, mas foi em um provedor e outro foi para hotspot em uma universidade. Como estou por fora de marcas e modelos, gostaria da ajuda para escolher os equipamentos.

    O cenário que tenho é um escritório no andar de cima (que não está na planta abaixo). No escritório tenho um link a rádio que é minha saída para internet (nada espetacular, HOJE são 128k, pois apenas 2 máquinas usam para emissão de nota fiscal e email, quando a wireless estiver online, iremos para 1M). No escritório ficarão todos os equipamentos de rede fixos, servidores, switch, router etc. Abaixo a planta:

    http://img69.imageshack.us/img69/179...planta2.th.jpg


    A idéia é colocar um servidor linux ou um mikrotik, realizando o dhcp, proxy cache, dns, balanceamento etc. Ligado nele, um acess point que serviria para o escritório. Bem, como eu não quero passar cabo de rede pela fábrica toda, quero fazer tudo com o modo wds+ap para conectar os demais ap's. Preciso que toda a área de produção, estoque, escritório, embalagem e depósito seja coberta pela rede. Não é nem pela internet em si, mas para acesso aos servidores onde estão os softwares de controle da empresa.

    Bem, a parte mais importante, não tenho $$$ sobrando, então, o que colocar como ap? Já pensei em ubiquiti, mas o custo só é baixo no nano loco 2, que não tem saída para antena externa, logo fico presa nos 8dbi da interna (será que consigo fazer a cobertura com uns, 3 nsloco2? seria 1 pro escritório e 2 pro andar de baixo [tem uma parte da planta que não está aí, é antes dos fornos, onde tem um escritório pequeno, que precisa ser coberto também]). Pensei em um ap de menor custo, um ovislink 5460 + antena omni de 12dbi, atenderia com uns 3 desses? Outras opções?

    Bem, eu trabalho com servidores linux, pra mim seria bem interessante botar uma máquina para fazer tudo, mas um mikrotik RB750 está com ótimo custo, vale mais a pena deixar uma RB750 para o que quero (tenho uma máquina parada aqui que acho que dá pra deixar como server)?

    Obrigada!
    nano 5 de 16 dbi. fica top

  3. #3
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    nano 5 de 16 dbi. fica top
    Amigo, poderia dissertar mais sobre? Porque o Nano 5? Porque eu deveria adotar 5.8, ao invés de 2.4? Porque gastar tanto no Nano 5 de 16dbi, se o Nano 2 com 10dbi é bem mais acessível? Gente, respostas de uma linha complica né...

  4. #4

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Bem, eu não quero passar cabos por causa dos fornos, o calor em algumas dessas salas é bem grande, os locais que quero colocar os ap's são mais neutros, mas passar cabos é inviável (ou eu passaria junto com a instalação elétrica, o que é irresponsabilidade). Minha dúvida maior é qual configuração fica melhor: ap's "comuns" como um ovislink + omni ou ubiquiti com antena interna de 10dbi. Não quero botar mais que 3 ap's, se não for extremamente necessário. Quero comprar um equipamento para fazer o levantamento de cobertura, antes de comprar os demais.

  5. #5

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Coisa01,
    Estou no interior da Bahia. Onde especificamente está a fábrica?
    Fica complicado ajudar-lhe sem conhecer o ambiente e suas qualidades e dificuldades.
    É preciso saber qual a quantidade de máquinas atual e a perspectiva de crescimento. Como trata-se de uma empresa, não podemos esquecer da escalabilidade.
    Coloco-me à disposição à fazer uma visita!
    A idéia de ter servidor linux é ótima, contudo é preciso planejar o seu funcionamento.
    Aguardando contato!

  6. #6

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Vc realmente tem que ter conectividade na area dos fornos ?
    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Vc realmente tem que ter conectividade na area dos fornos ?
    Não na área dos fornos, mas antes dela e depois dela (numa sala que está fora da planta, mas é antes) e no escritório ali.

    A fábrica fica em Santo Antonio, não tem muitas máquinas, hoje 3-4, não terá muitas não, mais umas 2, uma no escritório e outro notebook para ir entre produção/embalagem/estoque. Não terá mais que isso, como falei, o link hoje é de 128k, se precisasse de muitas máquinas, eu colocaria algo melhor de link né? Eu só queria saber qual ap seria melhor para esse cenário... Eu trabalho com redes e servidores, só estou por fora de modelos e marcas (já trabalhei com zinwell, mas detestamos ele).

  7. #7

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Citação Postado originalmente por coisa01 Ver Post
    Eu só queria saber qual ap seria melhor para esse cenário... Eu trabalho com redes e servidores, só estou por fora de modelos e marcas (já trabalhei com zinwell, mas detestamos ele).
    Entendido. Você só quer sugestão do AP, não quer gastar muito e não quer assessoria pra fazer sua rede.
    Pois bem, acho que Ubiquiti é a melhor solução. Nano Station ou Nano Loco 2 tem boa cobertura. Se puder compre um Loco e teste. Se preferir usar antena externa, vá de Bullet 2 que é mais barato que o Nano Station.
    Se quiser testar um radinho tradicional, tô gostando do OIW com firmware original.
    Boa sorte!

  8. #8

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Sem conhecer o ambiente fica complicado.
    Mais pode utilizar um RB433ah com cartões XR5 e antena omini de 12dbi.

  9. #9

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Colega eu iria de nanostation mas chegando os cabeamentos nas APs, mesmo que passe junto com a fiação eletrica, utilize cabeamento blindado e aterrado que nao tera problemas.

  10. #10

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    de maneira NENHUMA passe cabeamento de rede no mesmo conduíte que cabos de eletricidade.

    passe o cabo de rede pelo teto usando tachinhas.
    Apesar daqui não ser o lugar correto pra discutir, se vale ou não a utilização.

    Pode sim ser utilizado o cabeamento junto com a energia eletrica, como eu disse desde que seja cabos par trançado STP ou ScTP e que siga os padrões de aterramento necessário, estes cabos são desenvolvidos especialmente para este tipo de aplicação.
    Efetuei testes com equipamentos da Fluke com cabos de redes junto com cabos de energia em ambiente fabril e não tivemos nenhum problema para certificação.

    O que não é recomendado é estagnar os cabos com tachinhas, abraçadeiras e similares, caso não queira passar os cabos de malha na mesma tubulação/calha da energia, é fundamental utilizar um outro caminho pra estes cabos.

    []'s

  11. #11

    Padrão Re: Rede indoor em fábrica - ajuda com escolha de equipamentos

    Mas eu não quero passar rede cabeada. Quero fazer usando WDS+AP, exatamente para não passar cabos, pois existem vários fornos, se eu passar cabos, terei de passar conduites novos só para rede, resistentes a alta temperatura, o que não quero.

    Então, estou pensando em botar algum ap comum mesmo, avaliando no momento um ovislink (talvez com aprouter) ou tp-link (talvez com dd-wrt). Como o nano2 é meio caro, embora com antena de 10dbi, provavelmente eu fique em ap's mais simples mesmo.