+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como montar um provedor Wi-FI - Sugestões e Dicas.

    Olá amigos boa noite. Acredito que existe aqui vários empresários que tem o seu próprio provedor. Gostaria de saber dos amigos se vale-a-pena montar um provedor na região do grande abcd (diadema). Lembrando que hoje temos a telefônica, a net (29,90 2mb) como concorrente fortes.

    Gostaria de saber também o investimento médio necessário para comerçar nesse ramo, qual os equipamentos eu devo utilizar para garantir uma qualidade ao meu cliente e uma estimativa de cliente para uma determinada banda.

    Conto muito com a ajuda dos amigos.

  2. #2

    Padrão Re: Como montar um provedor Wi-FI - Sugestões e Dicas.

    Sim vale a pena !
    Conheço pessoas que "batem" de frente com a concorrência , essa mesma sua ai , Speedy/Virtua !
    O segredo esta em prestar um serviço de alta qualidade e tb atender MUITO bem seus clientes, dando suporte rápido, Atendimento sempre com OTIMO humor etc... , mas NÃO adianta de nd ter um atendimento 100% perfeito e a sua "internet" não for de alta qualidade !

    Pra vc atender seus clientes bem vc pode trabalhar na frequência de 2.4GHz DESDE QUE FAZENDO TUDO CORRETO !
    Se alguem quiser lhe falar que 2.4Ghz não é bom para atender clientes pois esta poluida e blablabla eq vc tem que utilizar 5.8Ghz saiba de uma coisa, Empresas SÉRIAS e GRANDES como esta: www.cabonnet.com.br TRABALHAM UTILIZANDO 2.4GHZ PARA SEUS CLIENTES !!!
    E A QUALIDADE ESTA MTUUUU BOA !

    Eu Sempre utilizei 2.4Ghz para atendimento de clientes e uns "95%" dos provedores do Brasil tb usam !


    Para vc trabalhar na 2.4Ghz ---> utilizar equipamentos de ALTISSÍMA QUALIDADE , HOMOLOGADOS pela ANATEL !

    Vc pode basicamente começar assim> Computador rodando software de gerenciamento , mais conhecido como SERVIDOR + THUNDER CACHE para sua rede (ele torna a internet mais rápida copiando sites acessados pelos clientes e videos etc..., assim quando um cliente acessa novamente abrira mais rapidamente afinal , ja tem uma copia na memoria e nao precisara consultar di novo td pagina na internet e carregala) + ROUTERBOARD 433AH como Rádio de acesso dos teus clientes (ela quem transmiti o sinal para os clientes) + Cartão R52H (este cartão nada mais é que um "acessorio" que vai plugada na sua RB433ah fazendo a função de transmitir o sinal e "segurar" os clientes online no sistema) + pigtail do cartão (cabinho de 20cm que fica conectado ao cartão e na outra ponta vc conecta um outro cabo que vai ate a antena) + cabo coaxial para conetar esse pigtail até a antena (utilize o LMR400 ou LMR600) , lembresse: em cabos coaxiais vc deve utilizar sempre a menor medida possivel para não ter percas de sinal (minha recomendação é até uns 3MTS desse cabo da pra vc utilizar sem problemas porém se poder utilizar menos utilize! ) + ANTENA (ESSE É UM FATOR DETERMINANTE PARA O SEU PROJETO! ) Vou te recomendar uma SHOW de BOLA que por cima é HOMOLOGADA pela ANATEL (homologação = licenciada para uso / Anatel= Agência nacional de telecomunicações ) , ANTENA VC PODE UTILIZAR A = PAINEL SETORIAL OIW TECH 17DBI 90º !

    Tudo isso que eu te indiquei foi a basicamente a sua estrutura de transmissão ou seja, o local onde irá transmitir o sinal aos clientes , tb conhecido como POP (point of presency)


    ESTRUTURA CLIENTES:

    Nos clientes a coisa é mais simples, lá vc pode utilizar: NANOSTATION2 (clientes entre 2 - 3KM) / NANOSTATION2 LOCO (clientes entre 1 - 2KM) , Antena Aquario direcional de grade 25dbi com pigtail de 1mts já acoplado à antena + caixa hermetica (caixinha de plástico/PVC que fica exposta ao sol e chuva eq serve para proteger o Radinho do cliente + Esse radinho do cliente é uma Bridge (ponte de conexão entre a casa dele e a sua torre de transmissão) , vc pode utilizar varios bons no mercado como o : AP ROUTER WR254 / ZINWELL / EDIMAX / GILINK etc.... (BONS COMO CLIENTE, POIS ALGUNS USAM ELES NA FUNÇÃO DE PROVEDOR PARA TRANSMITIR SINAL COISA QUE NAO FORAM FEITOS PARA REALIZAR E A REDE FICA RUIM DE BAIXA QUALIDADE E COM ISSO CULPAM O APARELHO DE NÃO PRESTAR QUANDO QUE ESTAVAM UTILIZANDO O MESMO PARA USO INDEVIDO) e por fim vc desce um cabo de rede ate o computador do cliente onde vc precisa entrar no navegador de internet dele (Mozila,IE,Opera/Crhome etc...) e digitar o ip desse radinho ex: 192.168.2.1 e apertar ENTER onde pedira LOGIN/SENHA de acesso , dai vc coloca o padrao que vira na caixa do equipamento ou em algum local dele msm como debaixo ex: SENHA: admin LOGIN: admin (ADMIN= administrador) dai vc entrara na tela de configuração do equipamento e lá vc "seta" (seleciona/marca) as opções desejaveis para operação e melhor performance dele !

    Vc tb tera de escolher duas coisas:

    TRABALHAR LEGALIZADO , LICENCIADO PELA ANATEL , COISA QUE CUSTARA AI UNS 16MIL REAIS E MNILHARES DE DOCUMENTAÇÕES E PROCESSOS BUROCRÁTICOS !

    ou

    TRABALHAR POR CONTA PROPRIA, Nesse modo vc corre o risco de um dia um fiscal da ANATEL ir ate vc e pedir sua licenca , vc não ter e ele levar embora todos os seus equipamentos embora e te deixar na mão com todos clientes fora do ar !

    (nem vou dar a minha opnião sobre isso pq aki no forum os caras flam pra caramba rsrsrs)

    .......Mas, Vou deixar mais uma dica: "no Brasil para cada ex:1000 provedores de internet via radio ex: uns 50 possuem licença e aguentam pagar os impostos/custos carissimos/exigencias requeridas etc... etc.... etc...."



    LINK DE INTERNET:

    Oque é isso ? rs (não é de comer... kkkk) !

    Este é o seu LINK de "abastecimento" , com outras palavras, é a sua tomada de energia eletrica rs
    E de acordo com seu link vc vai determinar quantos clientes poderá ter na base (logico sabendo que nao adianta ter link de sobra e os equipamentos não suportarem o numero de usuarios, afinal tds equipamentos tem suas limitações que nao são grandes coisas rs) , esse link tem o DEDICADO / LINK DEDICADO !

    E o LINK GATONET kkkkkk, mais conhecido como ADSL/DSL/CABO ETC... = SPEEDY/VIRTUA/TELEFONICA/TVA/GVT etc.... etc.... etc...

    Vc deve ter pensado assim: oq essas empresas tem a ver ?
    Eq vc precisara de uma empresa para te fornecer o link de acesso certo ? no caso os caras utilizam o dessas empresas ai acima (mas LOGICO que sem qualquer permissão delas para isso, apenas assinam um cliente residencial como o de 2mb por R$29,90 e plugam um cabo no modem e no radinho de transmissao e pronto , atendem seus clientes dessa forma livres de quaisquer impostos/custos altos etc........

    EX: Speedy 2mb R$40/MENSAL
    EX: LINK DEDICADO 2MB (a empresa te autoriza a repassalo aos clientes ou seja distribuilo utilizando sua estrutura) R$2000/MENSAL


    Agora vc entendeu né pq pra cara 1000 provedores apenas uns 50 são "legais" rsrs !

    Por isso , os custos no Brasil tornam extremamente dificel a legalidade total dos provedores !


    Bom amigo oq eu tinha pra te dizer basicamente ta dito , agora precisando de mais dicas/informações me add no msn que ta td resolvido ok ? [email protected]

    Estava quase esquecendo , com relação a preços, Vc consegue montar um provedor de internet via radio desde 350REAIS até uns 50,000,00 REAIS !

    TD DEPENDE.................. rs

    (clica na estrelinha ai em baixo desse meu post, esta escrito assim: acrescentar a reputação do usuario , isso quer dizer que vc me AGRADECERA pelas respostas que eu te dei , ai vc clica la , dps que vc aprova e deixa um comentario zinho do tipo: Obrigado Amigo e eu terei mais que ganhado di volta meu tempo "dado" a vc aki ok)

    Sdds AIOMAR.

  3. #3

    Padrão Re: Como montar um provedor Wi-FI - Sugestões e Dicas.

    Bom amigo.

    Estou no limiar de iniciar um provedor numa grande capital do Brasil e você tem que ter certas considerações:

    Se quiser fazer tudo legalmente você teria que adquir:

    - Licença da anatel ( SCM) - Cerca de 13 mil reais

    - Montar uma base com equipamentos homologados ( recomendo ubiquiti) - Cerca de 40 mil reais com torre de 35mts, servidores bons, switch e etc.

    - Cada clientes lhe custará cerca de 180 reais com equipamentos bons ou 240 reais com equipamentos otimos ( nanobridge).

    - Você pode cobrar a instalação e equipamentos pra aliviar, mas , pelo que vc disse, a concorrência esta a espreita e eles não cobram nada.

    - Para oferecer preços baixos você precisa comprar uma grande quantidade de banda, o que teria um custeio muito alto ate ter clientes pra cobrir o custo.

    Bom, pelos orçamentos e estudos que eu tenho feito cheguei a seguinte conclusão:

    Começar em areas ja atendidas pelas grandes teles é loucura, sendo assim seria recomendado você procurar um lugar com menos concorrência ou onde as teles vão demorar a ter disponibilidade, o que não é tão dificil assim...

    Se você pensa grande e a longo prazo, faça todo seu planejamento pensando no futuro e nas demandas do futuro, conheça bem o lugar onde ira atender, os concorrentes, a renda media da região, as residenciais com computadores ( IBGE é seu amigo).

    Tenha um bom plano de marketing, e este tendo sucesso tenha uma boa competência pra manter os clientes que conquistou e logística para crescer.

    No meu caso para montar um provedor ja com antenas para 250 clientes, uma torre que suporte mais de 1000 clientes cadastrados, estrutura para atender não somente internet como telefonia, atendimento ao clientes 14 horas por dia, 7 dias por semana, e capital de giro para tocar o negocio por 6 meses de prejuizo onde, ao final do periodo, você conseguiria ter ate 600 clientes instalados, ficaria tudo por cerca de 180 mil a 200 mil reais.

    Claro que foi pela estrategia que tomei para uma Capital do sudeste, onde as coisas são mais dificieis.
    Nas cidades do interior é bem mais fácil se procurar uma cidade atendida por um bom link e com uma concorrência incompetente e relaxada...

    ***A dica do Aiomar é super valida, meu caso difere porque pretendo oferecer planos de ate 12mbps, VOIP e quem sabe TV a cada cliente no futuro, por isso um maior investimento.
    Última edição por Stronks; 08-12-2010 às 01:30.

  4. #4

    Padrão Re: Como montar um provedor Wi-FI - Sugestões e Dicas.

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Bom amigo.

    Estou no limiar de iniciar um provedor numa grande capital do Brasil e você tem que ter certas considerações:

    Se quiser fazer tudo legalmente você teria que adquir:

    - Licença da anatel ( SCM) - Cerca de 13 mil reais

    - Montar uma base com equipamentos homologados ( recomendo ubiquiti) - Cerca de 40 mil reais com torre de 35mts, servidores bons, switch e etc.

    - Cada clientes lhe custará cerca de 180 reais com equipamentos bons ou 240 reais com equipamentos otimos ( nanobridge).

    - Você pode cobrar a instalação e equipamentos pra aliviar, mas , pelo que vc disse, a concorrência esta a espreita e eles não cobram nada.

    - Para oferecer preços baixos você precisa comprar uma grande quantidade de banda, o que teria um custeio muito alto ate ter clientes pra cobrir o custo.

    Bom, pelos orçamentos e estudos que eu tenho feito cheguei a seguinte conclusão:

    Começar em areas ja atendidas pelas grandes teles é loucura, sendo assim seria recomendado você procurar um lugar com menos concorrência ou onde as teles vão demorar a ter disponibilidade, o que não é tão dificil assim...

    Se você pensa grande e a longo prazo, faça todo seu planejamento pensando no futuro e nas demandas do futuro, conheça bem o lugar onde ira atender, os concorrentes, a renda media da região, as residenciais com computadores ( IBGE é seu amigo).

    Tenha um bom plano de marketing, e este tendo sucesso tenha uma boa competência pra manter os clientes que conquistou e logística para crescer.

    No meu caso para montar um provedor ja com antenas para 250 clientes, uma torre que suporte mais de 1000 clientes cadastrados, estrutura para atender não somente internet como telefonia, atendimento ao clientes 14 horas por dia, 7 dias por semana, e capital de giro para tocar o negocio por 6 meses de prejuizo onde, ao final do periodo, você conseguiria ter ate 600 clientes instalados, ficaria tudo por cerca de 180 mil a 200 mil reais.

    Claro que foi pela estrategia que tomei para uma Capital do sudeste, onde as coisas são mais dificieis.
    Nas cidades do interior é bem mais fácil se procurar uma cidade atendida por um bom link e com uma concorrência incompetente e relaxada...

    ***A dica do Aiomar é super valida, meu caso difere porque pretendo oferecer planos de ate 12mbps, VOIP e quem sabe TV a cada cliente no futuro, por isso um maior investimento.
    É isso ai , foi como eu disse, Tudo depende de que tipo de projeto estamos falando e com qual capital estamos em mãos para investir !
    Afinal como montar um provedor 100% legalizado quando o capital pode ser de apenas R$1000,00 ?
    Não ah como rs....

    Abraços amigo t+

  5. #5

    Padrão Re: Como montar um provedor Wi-FI - Sugestões e Dicas.

    Aiomar, com uma explicação dessa deu vontade de começar meu provedro d novo!!!! kkkk

  6. #6

    Padrão Re: Como montar um provedor Wi-FI - Sugestões e Dicas.

    com a explicaçao do Aiomar, acho que o rapaz vai quere começar logo amanha.