+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Central Wireless Full Duplex

    (Pessoal, eu montei uma pequena central wireless em minha casa, uma coisa bem rústica apenas para teste e tudo ocorreu como eu planejei e então venho até vocês tirar umas dúvidas que surgiram.

    Esclarecendo o meu caso:

    Minha central foi bem simples, arrumei uma antena omni 800mhz de celular (marca aquário) sem especificação em dbi. Adaptei o conector para liga-la a um aprouter wr254 e liguei o aprouter ao modem ADSL. coloquei essa antena omni + ap preso a um poste metálico de 6 metros em cima da casa. Consegui enviar o sinal com estabilidade até 1,5 km (11mbps) onde está minha outra residência e lá na outra residência apenas uma antena de grade + outro aprouter e por mais de 6 meses usufrui dessa gambiarra até que os 40ºc diários danificaram meu aprouter da central (outdoor). Ele morreu com os intemperes (kkkkkk).

    --------------------------------
    Agora vem a minha dúvida:

    Estou querendo desfazer todas as gambiarras que fiz montando uma central mais apropriada, mas gostaria de saber se é possível enviar o sinal dessa minha central em full duplex pois quero fazer uma rede "wireless comunitária" só para a galera do bairro se conectar e jogar como em uma lan de cabos convencionais.

    Estou pensando em comprar uma antena (marca Ideal 12dbi)
    Os aps ou o que for necessário para enviar e receber o sinal em full duplex

    É possível?

    Sei que os clientes vão usar equipamentos half-duplex, mas para não criar gargalo no servidor de jogos na hora que estiver ao menos uns 20 conectados eu preciso que minha central possa trabalhar com todos eles em full duplex podendo receber (pacotes) e enviar simultâneamente aos clientes dessa rede.

    OBS: A minha rede outdoor estava funcionando em 11mbps. Essa velocidade é mais do que suficiente para um servidor de jogos como CS1.5, 1.6 ou BF1942 e demais jogos em rede.

    Alguem pode me dar umas dicas do material que eu preciso? O raio dessa central eu gostaria que tivesse uns 2km e aqui no meu bairro não tem prédios, apenas residências de no máximo 2 pisos.

    Aguardo qualquer ajuda!

    ------------------------------------------
    Adicionando conforme prometido um vídeo que fiz sobre minha central de baixo custo que me serviu por muitos meses:



    Vocês podem verificar que foi um projeto bem simples, mas funcional e tanto eu como meus colegas usufruimos dessa central, o maior problema foi apenas a baixa velocidade que não permitia jogar pela rede wireless. Agora estou montando com o Nanostation M5 para garantir uma banda maior e consequentemente uma melhor eficiência da rede.
    Última edição por kellyton; 16-01-2011 às 19:20.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por kellyton Ver Post
    (Pessoal, eu montei uma pequena central wireless em minha casa, uma coisa bem rústica apenas para teste e tudo ocorreu como eu planejei e então venho até vocês tirar umas dúvidas que surgiram.

    Esclarecendo o meu caso:

    Minha central foi bem simples, arrumei uma antena omni 800mhz de celular (marca aquário) sem especificação em dbi. Adaptei o conector para liga-la a um aprouter wr254 e liguei o aprouter ao modem ADSL. coloquei essa antena omni + ap preso a um poste metálico de 6 metros em cima da casa. Consegui enviar o sinal com estabilidade até 1,5 km (11mbps) onde está minha outra residência e lá na outra residência apenas uma antena de grade + outro aprouter e por mais de 6 meses usufrui dessa gambiarra até que os 40ºc diários danificaram meu aprouter da central (outdoor). Ele morreu com os intemperes (kkkkkk).

    --------------------------------
    Agora vem a minha dúvida:

    Estou querendo desfazer todas as gambiarras que fiz montando uma central mais apropriada, mas gostaria de saber se é possível enviar o sinal dessa minha central em full duplex pois quero fazer uma rede "wireless comunitária" só para a galera do bairro se conectar e jogar como em uma lan de cabos convencionais.

    Estou pensando em comprar uma antena (marca Ideal 12dbi)
    Os aps ou o que for necessário para enviar e receber o sinal em full duplex

    É possível?

    Sei que os clientes vão usar equipamentos half-duplex, mas para não criar gargalo no servidor de jogos na hora que estiver ao menos uns 20 conectados eu preciso que minha central possa trabalhar com todos eles em full duplex podendo receber (pacotes) e enviar simultâneamente aos clientes dessa rede.

    OBS: A minha rede outdoor estava funcionando em 11mbps. Essa velocidade é mais do que suficiente para um servidor de jogos como CS1.5, 1.6 ou BF1942 e demais jogos em rede.

    Alguem pode me dar umas dicas do material que eu preciso? O raio dessa central eu gostaria que tivesse uns 2km e aqui no meu bairro não tem prédios, apenas residências de no máximo 2 pisos.

    Aguardo qualquer ajuda!
    Nanostation M5 ou M2 !!. Sem gambiarras, sem antenas de grade, sem dor de cabeça. instalação simples, fácil de configurar e robusta. pra essa distancia com semi visada passa minimo 18mbps.

    Na Base usa o Ubnt Basestation que terás 100% de fidelidade aos clientes NS M5.Os m5 dependendo do ambiente e da distancia consegue 60mbfull!!!

  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Nanostation M5 ou M2 !!. Sem gambiarras, sem antenas de grade, sem dor de cabeça. instalação simples, fácil de configurar e robusta. pra essa distancia com semi visada passa minimo 18mbps.

    Na Base usa o Ubnt Basestation que terás 100% de fidelidade aos clientes NS M5.Os m5 dependendo do ambiente e da distancia consegue 60mbfull!!!
    É isso aí leandrolopeswifi, dica 100% aprovada, grande abraço parceiro e sucesso ao kellyton com a nova estrutura.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    É isso aí leandrolopeswifi, dica 100% aprovada, grande abraço parceiro e sucesso ao kellyton com a nova estrutura.
    Feito PAULO!!!!
    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Antena omni de 900MHz com AP (2.4GHz)?

    Isso que é gambiarra.

  6. #6
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Antena omni de 900MHz com AP (2.4GHz)?

    Isso que é gambiarra.
    Além de gambiarra, 200% que não funciona ! hehehehe

  7. #7

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Além de gambiarra, 200% que não funciona ! hehehehe
    Então,

    ou ele não sabe do que está falando (a antena não é de 900MHz) ou só pensou em fazer.

  8. #8

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Então,

    ou ele não sabe do que está falando (a antena não é de 900MHz) ou só pensou em fazer.
    Eu não pensei em fazer, eu de fato fiz e testei em baixo a eficiencia e depois montei o poste em cima de minha casa com a antena omni de celular 800/900mhz e coloquei um cabo coaxial de 4mts e coloquei o conector e liguei a antena ao aparelho Aprouter e funcionou perfeitamente. Conectei a antena tanto no raio de 50mts com notebook como também conectei a rede a mais de 1km até a região da minha outra residência e utilizei essa rede por mais de 6 meses apenas para meu uso pessoal.

    Funcionou perfeitamente e minha conexão até a outra residência estava em 11mbps para garantir a estabilidade. Agradeço a ajuda e vou pesquisar esses produtos que me indicaram pois quero montar agora uma central comunitária de qualidade e estabilidade para o uso de vários clientes.

    Não tenho interesse comercial, mas apenas estou montando com a ajuda de vários amigos para criar uma rede entre a visinhança para jogar nos finais de semana e trocar dados...
    Última edição por kellyton; 23-12-2010 às 09:09.

  9. #9

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Nanostation M5 ou M2 !!. Sem gambiarras, sem antenas de grade, sem dor de cabeça. instalação simples, fácil de configurar e robusta. pra essa distancia com semi visada passa minimo 18mbps.

    Na Base usa o Ubnt Basestation que terás 100% de fidelidade aos clientes NS M5.Os m5 dependendo do ambiente e da distancia consegue 60mbfull!!!
    Surgiu uma nova dúvida, quanto aos clientes a sua orientação resolveu meu problema, mas com relação a central o Ubnt Basestation tem apenas um ângulo de 120 graus e estou precisando enviar o sinal a 360 graus, nesse caso não seria melhor uma antena omni? O preço entre uma antena Ideal e o Ubnt Basestation é praticamente o mesmo, eu sei que a Ideal não é uma antena 5.8 GHZ, então estou pesquisando outro tipo de antena omni de 5.8 GHZ que possa suprir e os aparelhos?

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por kellyton Ver Post
    Eu não pensei em fazer, eu de fato fiz e testei em baixo a eficiencia e depois montei o poste em cima de minha casa com a antena omni de celular 800/900mhz e coloquei um cabo coaxial de 4mts e coloquei o conector e liguei a antena ao aparelho Aprouter e funcionou perfeitamente. Conectei a antena tanto no raio de 50mts com notebook como também conectei a rede a mais de 1km até a região da minha outra residência e utilizei essa rede por mais de 6 meses apenas para meu uso pessoal.

    Funcionou perfeitamente e minha conexão até a outra residência estava em 11mbps para garantir a estabilidade. Agradeço a ajuda e vou pesquisar esses produtos que me indicaram pois quero montar agora uma central comunitária de qualidade e estabilidade para o uso de vários clientes.

    Não tenho interesse comercial, mas apenas estou montando com a ajuda de vários amigos para criar uma rede entre a visinhança para jogar nos finais de semana e trocar dados...
    Kellyton, blz?
    Voce adaptou essa antena pra 2.4ghz???
    Ou simplesmente ligou ela ao seu aprouter?
    Porque Não bate as informações que voce fala...antena de 800mhz ligada em aparelho de 2.4ghz............................hum.......não precisa ser expert pra entender que não deve funcionar!!
    Mas................. se tu adaptou a Omni pra 2.4ghz ae é outra história....
    Diz pra gente ae o que fizesse nessa "gambiarra" que funcionou bem ,ok.
    Quanto as tuas dúvidas, não tem como. ou teus "amigos" compram equipamentos MIMO (nano m2 , nano m5, nanobridge, etc etc ) ou vao ficar lentos mesmo.
    Se tu quer montar uma rede que segure trafego de jogos....te digo 100%...esquece GAMBIARRAS!!
    Hoje os equipamentos estão baratos, e podes conseguir fácil pela internet mesmo quase tudo que precisas. compre de lojas sérias, aqui no under tem várias propagandas inclusive,ok.
    Se puder posta umas fotos ae da sua "rede modificada" que estamos curiosos com esse feito.
    Abraço e Feliz Natal a todos!!

  11. #11

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Kellyton, blz?
    Voce adaptou essa antena pra 2.4ghz???
    Ou simplesmente ligou ela ao seu aprouter?
    Porque Não bate as informações que voce fala...antena de 800mhz ligada em aparelho de 2.4ghz............................hum.......não precisa ser expert pra entender que não deve funcionar!!
    Mas................. se tu adaptou a Omni pra 2.4ghz ae é outra história....
    Diz pra gente ae o que fizesse nessa "gambiarra" que funcionou bem ,ok.
    Quanto as tuas dúvidas, não tem como. ou teus "amigos" compram equipamentos MIMO (nano m2 , nano m5, nanobridge, etc etc ) ou vao ficar lentos mesmo.
    Se tu quer montar uma rede que segure trafego de jogos....te digo 100%...esquece GAMBIARRAS!!
    Hoje os equipamentos estão baratos, e podes conseguir fácil pela internet mesmo quase tudo que precisas. compre de lojas sérias, aqui no under tem várias propagandas inclusive,ok.
    Se puder posta umas fotos ae da sua "rede modificada" que estamos curiosos com esse feito.
    Abraço e Feliz Natal a todos!!
    Não fiz qualquer adaptação na antena a não ser nos conectores para liga-la ao aprouter e funcionou normalmente, o que sei é que uma antena projetada para enviar o sinal de celular pode também enviar o sinal de wireless, mas é claro que a eficiencia do bulbo não será a mesma pois as medidas para a irradiação dela estão para enviar ondas de até 900mhz e não as ondas de 2.4 ghz, mas ela sendo apenas uma antena ela emite as ondas na frequencia, mesmo perdendo potência e estabilidade ela envia. Prova é que eu testei e funcionou e garanto para qualquer um de vocês que se testarem uma antena de celular omni funcionará, mas se a eficiencia e a distancia vai ser boa eu não sei dizer pois só testando e a antena da aquário que eu usei conseguiu enviar o sinal a aproximadamente 1.5 Km, do outro lado eu montei uma bidirecional de grade para captar o sinal.

    Da mesma forma, uma antena de 2.4 GHZ também serve para enviar o sinal de aparelhos que trabalham a 5.8 GHZ, mesmo não sendo ideal o tipo de antena ela serve. Devido a dúvida de vocês vou bater umas fotos de minha gambiarra para vocês analisarem, o cruel é só achar um servidor para armazenar elas de maneira permanente, mas vou colocar para comprovar e mostrar a todos que tiverem interesse.

    Até onde eu sei, a antena nada mais é do que apenas um meio de propagar as ondas e dependendo da estrutura interna dela ela pode emitir o sinal mesmo fora das especificações, mas nesse caso a eficiencia e distância dependerá do projeto da antena.

    -------------------------------------
    Pensei em montar o seguinte conjunto para a base:

    Antena Onmi (5.8 GHZ)
    Aprouter APR-5800AN (5.8 GHZ)

    Ligado ao Modem ADSL2+

    Para os clientes eu pensei em usar o que me indicou:

    Nanostation M5

    -------------------------------
    Dados adicionais...

    Analisando o APR-5800AN já cheguei a conclusão que ele não terá a eficiencia necessária. Entrei em contato com a Aprouter e o aparelho é half-duplex, não adianta montar uma antena setorial e usar um AP half-duplex... Parece-me que a solução vai ter que ser o Basestation Rocket M5, mas surge um outro problema pois esse aparelho exige conexão com 2 antenas ou uma antena setorial basestation para aparelhos M5.

    O problema é que procuro uma solução de 360 graus, já to analisando se coloco 2 omnis ligadas cada uma a uma saída do Rocket M5, o problema é que eu não sei bem se esse projeto vai ser estável. O que vocês acham?

    Alguém tem uma solução mais simples ou algo melhor no meu caso?
    Feliz natal a todos pessoal!
    Última edição por kellyton; 23-12-2010 às 16:34.

  12. #12

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    sim a basestation é 90º ou 120º
    voce devera colocar 3 basestation para fechas os 360º

  13. #13

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Antena de uma frequencia NÃO serve em outra. Ponto.

    Alguns projetos vão permitir isso, mas no geral o desenho (principalmente de omnis) é sintonizado para cada frequencia. Antena é um elemento ressonante, tem sua frequência fundamental (Pode ressoar em harmônicos).

    No caso das colineares (Que a maioria das omnis são) o que vai acontecer é que os defasadores de 1/2 onda não vão mais funcionar como defasadores de meia onda.

    Ou seja, seu diagrama de irradiação vai ficar completamente alterado, onde cada elemento será alimentado por um sinal numa fase diferente.
    Toda teoria associada a prática é válida, mas a teoria que não se pode comprovar na prática é só uma teoria!

    No entanto a prática por si já é a prova incontestável. O que fiz eu relatei, usei por mais de 6 meses, meus amigos conectaram a minha central, usaram minha rede e ela permaneceu sem qualquer problema dentro das limitações do aparelho aprouter. Devido a baixa potência do processador realtek o aprouter perdeu potência até que morreu. A amplificação via software contido no firmware somado as altas variações da temperatura e a instalação precária causaram a queima do aprouter. O meu problema nunca foi com relação ao sinal wireless, mas com relação a capacidade de banda ofertada que é baixa e inviabiliza o jogo multiplayer entre os usuários deixando o ping muito alto.

    Dizer que meu projeto não funciona só demonstra a prepotência e a falta da aplicação prática das teorias adquiridas. Eu a princípio também não acreditava ser possível conseguir fazer a rede funcionar, mas após testar uma omni caseira sem sucesso tive a ideia de adptar a antena de 800mhz ao AP e testar o sinal e para minha grata surpresa o sinal foi bom e estável.

    Como prometi, vou colocar não só fotos, mas também um pequeno vídeo para demonstrar o meu projeto de rede. Não tenho porque vir aqui mentir ou passar uma informação falsa, muito pelo contrário, entrei aqui apenas para dizer o que eu tinha feito e que agora preciso de uma solução mais profissional.

    Agradeço aos amigos que me ajudaram a encontrar o melhor caminho para montar uma central de qualidade e agora estou tentando comprar os equipamentos em uma loja confiável. O motivo de ainda não ter colocado nem as fotos, nem o vídeo é porque o meu projeto será desfeito e ainda não subi em cima do telhado para remover o poste, a antena e o aprouter.

    Quando chegar minhas encomendas e for reestruturar minha central eu vou subir, bater uma fotos e filmar o meu projeto. Não entendo porque tamanho espanto por parte de alguns, se um mísero pedaço de cobre enrolado em algumas buchas já é suficiente para criar uma antena caseira de alguns db, uma antena projetada de maneira comercial enviar o sinal, mesmo fora das especificações é uma coisa mais do que normal.

  14. #14

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Amigo essas teorias são antigas e já comprovadas há muito tempo.



    A prática por si só não prova nada. Infelizmente aqui não é forum adequado para discutir filosofia da ciência.



    O que não diz muita coisa. Fumo há 15 anos, a teoria diz que isso dá cancer. Dai um dia acordo com cancer, vou dizer que a teoria estava errada só por que demorou 15 anos pra dar galho ?



    Baixa potência do processador realtek ? Han ? O que isso tem a ver com o caso ?



    Ou então o descasamento de impendância provocado pelo uso de uma antena para outra frequencia, fizeram com que o próprio amplificador de saída do radinho tivesse que dissipar a potência não acoplada pela antena, provocando seu desgaste precoce e posterior queima ?

    É uma possibilidade que acredito mais adequada. Ou você quer levantar a bandeira de que as antenas não precisam ser da frequencia certa ?



    No caso das omnis colineares a alteração da frequencia fará com que o diagrama de irradiação mude para cima/baixo (depende da diferenca de frequencia), enquanto que os elementos irradiantes perdem potência devido a irradiação de sinais em fases opostas. Isso não vai impedir que o sinal chege no cliente, mas fará com que o sinal chegue bastante mais fraco do que seria possível.



    Existe uma relação direta entre SNR (relação sinal ruido) e BER (bit error rate), em outras palavras, o sinal baixo, somado ao ruido, diminui a velocidade da rede. Ai, um efeito prático que é explicado pela teoria.



    Dizer que as teorias adquiridas não servem para nada, rejeita-las, etc, e ainda assim tecer considerações sobre o assunto, isso sim demonstra prepotência.



    A questão não é fazer a rede funcionar, e sim faze-la funcionar em sua máxima eficiencia.



    Existe um ditado entre radioamadores que diz "qualquer antena é melhor que nenhuma."



    Vai levantar a bandeira de se usar antenas não projetadas/dimensionadas para o uso ? Isso é realmente útil ?



    Pode não estar mentindo, mas esta passando uma informação falsa, antena é um assunto complexo, eu mesmo não entendo 1% do que poderia entender. Se voce coloca uma antena para trabalhar numa frequencia em que ela não foi projetada, o resultado é inesperado.



    Talvez eu pudesse te ajudar bem mais do que voce imagina.



    Ahhh como eu queria que as antenas fossem apenas um misero pedaco de metal...
    O maior problema do ser humano é cauterizar a própria consciência. Não temos porque discutir sobre meu projeto pois ele funcionou e independente de você ou alguém tentar achar argumentos para dizer que o projeto não fuciona ou não dá certo não muda os fatos.

    Outro detalhe, aonde aqui fiz levantamento ou fiquei alardeando que o meu projeto funcionou com a máxima eficiência? Cada absurdo... O que mensionei foi que funcionou e como meu professor de matemática sempre me falou:

    O que importa é o que satisfaz...

    Qualquer pessoa que tenha um pouco de inteligencia sabe que hardware que funcione acima de suas especificações tem seu tempo de vida reduzido. Se o aprouter tivesse a potência de 250mW ou mesmo as 400mW referidas não superaquecia o chip nem viraria uma torradeira ligada debaixo do sol escaldante da região norte.

    A rede funcionou e isso é o que importa, o resto é bobagem!

    Como dizia meu colega... Contra fatos não há argumentos!
    Última edição por kellyton; 02-01-2011 às 01:42.

  15. #15

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    O fato do radio ter queimado, não diz nada ?
    Claro que sim, deixa claro o que os outros já afirmavam que manter o ap com a potência acima das especificações reduz a vida útil dele. Quando montei eu duvidei da durabilidade dele logo no início pois verifiquei que o chip realtek estava uma torradeira. O aparelho esquenta bastante, independente de qual antena esteja sendo usada, da omni 2 dbi a qualquer outra.

    O leandro examinou meu projeto e duvidou pois quem não duvidaria? No entanto em vez de fazer críticas ou mesmo desdenhar ou dizer que era impossível funcionar, ele apenas disse que não batia os dados que eu tinha colocado e que eu apresentasse o projeto para o pessoal ver e analisar e é o que eu pretendo fazer...
    Última edição por kellyton; 02-01-2011 às 01:52.

  16. #16

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Se você não quer receber críticas, então fica impossível debater, não há nada de errado com criticas ou com o debate. É assim que as coisas evoluem, debatendo.
    Não é a crítica, mas as afirmações que não condizem com o resultado. Eu falei que fiz e funcionou, não foi por segundos, minutos, horas ou dias, mas por meses eu usei essa gambiarra até que o equipamento morreu. Tenho certeza que se tivesse colocado dissipadores em alguns chips e tivesse colocado um cooler para refrigerar o aparelho na caixa hermética eu manteria a temperatura baixa e o aparelho tinha durado muito mais tempo, mas a dificuldade de encontrar material para fazer artesanalmente uma caixa bem ventilada prejudicou o trabalho e ele ficou danificado. Se quisesse manter a mesma estrutura bastava encomendar outro aprouter e tomar os cuidados que relacionei e teria uma rede wifi de 11mbps em um raio de 1.5 km sem problema algum. Para a pretenção inicial ela funcionou como esperava. Agora eu procuro montar algo mais profissional, mais eficiente e essa é a questão.

    De qualquer forma meu projeto de central wifi de baixíssimo custo serve para demonstração que é possível fazer uma central rústica sem precisar gastar tanto. Contudo para montar um provedor de qualidade não existe mágica e a qualidade sempre estará diretamente relacionada aos custos.

    Sem stress, vou mostrar para vocês o que fiz e depois gostaria de ver a opinião de vocês, afinal, sou um eterno aprendiz e vim aqui para aprender com vocês que têm mais tempo e esperiência com provedores e hardware adequados, mas embora seja um curioso acho que posso contribuir para alguma coisa com as minhas experiências.

  17. #17

    Padrão Re: Central Wireless Full Duplex

    Como prometido eu estou postando o vídeo que fiz para demonstrar o meu projeto rústico da central wireless comunitária que serviu bem durante varios meses tanto para mim como também para meus colegas...



    Agora estou substituindo pelos nanostation M5 para dar maior eficiência a minha rede e permitir criar servidores de jogos e se divertir nos finais de semana.