+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão placa mae ideal pra servidor mk 5.x

    pessoal to quero montar o servidor mk com a versao 5.x suporte 300 usuarios, soque eu preciso de a placa mae dual-core no minimo de 5 slot pci.
    alguem conhece alguan placa mae nova ??

  2. #2

    Padrão Re: placa mae ideal pra servidor mk 5.x

    sabia que o slot pci e compartilhado no chipset? você terá um resultado melhor usando rb, vai de rb450g que dará conta do recado, menor consumo, calor, barulho, manutenção...

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: placa mae ideal pra servidor mk 5.x

    velho para 300 usuario e melhor usar uma rb 1000 pelo menos

  4. #4

    Padrão Re: placa mae ideal pra servidor mk 5.x

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    sabia que o slot pci e compartilhado no chipset? você terá um resultado melhor usando rb,
    o shipset tem seu proprio barramento de comunicação com a memória e com o processador. a função do mesmo é redirecionar tráfego e utiliza vários barramentos além do PCI.
    mas o amigo postador deve ficar ciente.
    pode usar barramento PCI EXPRESS e placas com 4 ou 5 entradas rj45.
    o fato da rb1000 ser mais compacta ajuda a facilitar a instalação.
    mas se o que vc quer é economizar? procure uma placa mãe com slots pci express e usa os adaptadores de rede nesse barramento.

    http://www.costcentral.com/product-images/I901682.jpg

  5. #5

    Padrão Re: placa mae ideal pra servidor mk 5.x

    RB1000 1100 ou 1200 nunca vai ter uma capacidade processamento igual um PC corretamente configurado... quanto a necessidade de portas vc pode usar soluções igual o amigo misterbogus postou... tudo vai depender da demanda desse servidor, eu mesmo tenho um para pppoe com Xeon Quad Core, 4 gb ECC, HD 24x7 e fonte redundante podem ate falar que eh muita coisa, porem tenho 300 clientes online no horario de pico e ele nein reclama...

  6. #6

    Padrão Re: placa mae ideal pra servidor mk 5.x

    Aqui é um DualCore 2.6 + 2 Memoria, media de 310 simultâneos, 30MB de saída em media, processamento vai 10% e é PPPOE

  7. #7

    Padrão Re: placa mae ideal pra servidor mk 5.x

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    o shipset tem seu proprio barramento de comunicação com a memória e com o processador. a função do mesmo é redirecionar tráfego e utiliza vários barramentos além do PCI.
    mas o amigo postador deve ficar ciente.
    pode usar barramento PCI EXPRESS e placas com 4 ou 5 entradas rj45.
    o fato da rb1000 ser mais compacta ajuda a facilitar a instalação.
    mas se o que vc quer é economizar? procure uma placa mãe com slots pci express e usa os adaptadores de rede nesse barramento.

    http://www.costcentral.com/product-images/I901682.jpg

    "O barramento PCI é compartilhado por todos os periféricos conectados a ele, tendo um limite de cinco dispositivos compartilhando o mesmo barramento." texto retidado do site wikipedia.

    Peripheral Component Interconnect – Wikipédia, a enciclopédia livre

    Como estamos falando de um roteador se o amigo for usar placas pci, todas irão lutar pela comunicação com o processador. a recomendação destas placas com mais de uma porta lan também não é interessante, pois o concentrador provavelmente so tem uma linha pci que sera dividida entre chips "pci de lan" mesmo em placas pci-e que muitas vezes são uma pinte para chips pci, dando o mesmo resultado de ligar as placas diretamente a placa mãe. o ideal é usar placas pci-e dedicadas de uma porta, mas no caso de necessidade de mais de uma porta por placa, verificar se:

    1º: se houver mais de um chip na placa , olhar a natureza do chip perto da porta lan (se é pci ou pci-e) se for pci-e ir para passo 2 e se for pci descarte a possibilidade.
    2º: o chip "bridge" tem uma velocidade de saída compatível com a soma da banda de todas as placas anexados a ele, o ideal é um porta 4x para uma placa de quatro portas Gigabit.

    mas não estamos exagerando eu não tenho isto de banda... "nem so de banda vive a internet" a latência conta muito e isto tudo se traduz em uma latência menor.

  8. #8

    Padrão Re: placa mae ideal pra servidor mk 5.x

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    [...]o fato da rb1000 ser mais compacta ajuda a facilitar a instalação.
    mas se o que vc quer é economizar? procure uma placa mãe com slots pci express e usa os adaptadores de rede nesse barramento.

    http://www.costcentral.com/product-images/I901682.jpg
    Não ví muita economia, quero dizer. Uma placa pci-e 1x 1GBPS custa apróx R$ 125,00. As de 4 portas que ví era bem carinhas e ainda tem que observar a compatibilidade.
    Acho que é mais uma questão de dimensionamento que de economia. Um concentrador com firewall básico-intermediário com QoS (conntrack) dependendo do throughput é muito para uma RB 1000 (pelo que andei lendo).
    Acho que um pc/server (com componentes de boa qualidade e durabilidade) com MK sai mais caro (ao menos no Brasil) em dois pontos: o custo do equipamento e o custo da manutenção (me refiro exclusivamente ao consumo elétrico).
    Tem que estudar com carinho.

  9. #9

    Padrão Re: placa mae ideal pra servidor mk 5.x

    ps. respondendo a pergunta do nosso amigo eu usei uma Gigabyte EP43-DS3L, meu fututo servidor, por um tempo e fiquei bastante satisfeito. hoje uso a placa e processador no meu pc mas quando a necessidade chegar, pois ainda sou pequeno, o kit mais 4 placas pci-e Intel Gigabit ja estão separadas. ate la vou correr atraz de uma fonte redundante e um hd ssd ou adaptador de compact-flash para hospedar o S.O.