+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão equalização de baterias

    Bom dia amigos tenho um problema que ja tentei contornar de varias formas e agora decidi pedir ajuda

    desde que inventei de começar a utilizar as ditas fontes no-break tenho problemas com baterias em carregadores de 24v, 48v
    sempre utilizei carregadores inteligentes com baterias em série em 24v e nunca tive problemas depois que comessei usar essas fontes nobreak os problemas começaram, as baterias com pouco tempo perdem a "equalização" ou seja uma fica carregada outra não, ja tentei equalizar elas deixando as 2 em paralelo em um carregador antes de colocar em série nas fontes mais nada adiantou,

    e agora nesta semana tive o mesmo problema com uma fonte da CCN para rede cabeada que usa 10 baterias em série aconteceu a mesma coisa elas descarregaram todas , ficaram com voltagens absurdamente baixa e todas desequalidadas ou seja uma bateria ficou 9 , outra com 10 outra com 6 , 7 , 6 v , sinceramente não sei mais o que fazer para contornar esta situação, não aguento mais ter que ficar indo nos pops trocar baterias.

    um fato engraçado é que retificadores ex proteco, xps, saturnia que usam 4 baterias tenho desses com 2, 3 anos com a mesma bateria e nunca "desequalizaram" nenhuma bateria nunca estragaram nenhuma bateria nem nada,
    O QUE EU POSSO ESTAR FAZENDO DE ERRADO ?

    Desanimado destas fontes!
    Marcos

  2. #2

    Padrão Re: equalização de baterias

    Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    Bom dia amigos tenho um problema que ja tentei contornar de varias formas e agora decidi pedir ajuda

    desde que inventei de começar a utilizar as ditas fontes no-break tenho problemas com baterias em carregadores de 24v, 48v
    sempre utilizei carregadores inteligentes com baterias em série em 24v e nunca tive problemas depois que comessei usar essas fontes nobreak os problemas começaram, as baterias com pouco tempo perdem a "equalização" ou seja uma fica carregada outra não, ja tentei equalizar elas deixando as 2 em paralelo em um carregador antes de colocar em série nas fontes mais nada adiantou,

    e agora nesta semana tive o mesmo problema com uma fonte da CCN para rede cabeada que usa 10 baterias em série aconteceu a mesma coisa elas descarregaram todas , ficaram com voltagens absurdamente baixa e todas desequalidadas ou seja uma bateria ficou 9 , outra com 10 outra com 6 , 7 , 6 v , sinceramente não sei mais o que fazer para contornar esta situação, não aguento mais ter que ficar indo nos pops trocar baterias.

    um fato engraçado é que retificadores ex proteco, xps, saturnia que usam 4 baterias tenho desses com 2, 3 anos com a mesma bateria e nunca "desequalizaram" nenhuma bateria nunca estragaram nenhuma bateria nem nada,
    O QUE EU POSSO ESTAR FAZENDO DE ERRADO ?

    Desanimado destas fontes!
    Marcos
    O problema são esses carregadores mesmo amigo, tente comprar da MCE, pois la a coisa é profissional mesmo!!

  3. #3

    Padrão Re: equalização de baterias

    O Amigo disse tudo,o grande problema é que estas empresas querem ganhar muito e muitas das vezes sem um projeto bem feito,aqui já sofremos com VOLT tenho varias fontes queimada ou melhor todas que comprei queimaram,CCN entre outras,tive muitos problemas então começamos usar PROTECO(-48 v e 24 V) e alguns carregadores da KMA(http://www.kmabrasil.com.br/),estamos usando a um ano sem problemas,concordo com o amigo em gênero e grau,se queremos ser profissional temos que usar equipamentos profissionais a pesar de custar bem mais caro.
    Tudo isso considerando que estamos em uma região com auto índice de descarga elétrica e temperaturas altas.

  4. #4

    Padrão Re: equalização de baterias

    Metade desse problema é culpa da flutuação.
    Se fluturar em tensão alta o calor mata as baterias aos poucos. Se flutuar em tensão baixa causa isso.

    1/3 da culpa é da variação nas celulas.

    Um paleativo que flutuadores muito inteligentes tem é subir até 14,4V uns 20 minutos por dia, isto é, fica flutuando em 13,8V quase o dia todo, mas por 20 minutos no dia sobe até a tensão de carga cíclica.

    Com carga cíclica não teria esse problema.

    Outro metodo que uns carregadores inteligentes tem é, assim que a tensão cai naturalmente abaixo de 13,8V (Sem flutuação, baterias isoladas do circuito alimentado) ela é carregada até 14,4V, é um tipo de carga cíclica, essa carga acaba acontecendo (Quando as baterias não entram em uso) a cada 30 horas, as baterias não ficam exatamente isoladas de tudo, o circuito de aferição tem uma resistencia interna pra medir melhor a tensão.

    Painel solar ou eólico ajudaria a evitar isso, nalgumas horas do dia ou da semana teria essa sobretensão necessaria pra carga equalizada. Alimentação híbrica só tem benefícios.

  5. #5

    Padrão Re: equalização de baterias

    Consulte o Leomar na DKL, inclusive sobre a aplicação de baterias em caixas fechadas e caixas para equipamentos outdoor.
    19 3289-1454