Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    Alguém me ajuda qual bitola de cabo preciso usar pra subir 12v ou 24v para meus equipamentos.

    Pois quero colocar um caixa com as baterias embaixo com o carregador flutuante e subir 1 fio para alimentar separadamente cada RB.

    Por ser uma distância de 30 metros dizem que tem que ser um cabo PP 4mm no mínimo pra compensar a perca, mas o pessoal usa cabo de rede pra alimentar via POE, e o cabo de rede a bitola dele é muito mais fino que um cabo PP 1 mm !

    Estava até pensando em levar 24v no lugar dos 12v pra compensar a perca!

    Alguém já usou ou sabe me dizer corretamente ?!

  2. #22

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    *"a perca" não, é perDa.

    Com cabo de rede são 2 fios 24AWG, se recomenda limitar a 30m porque após isso, com uma fonte de 12V, teria uns 10V na outra ponta, e a maioria dos router/clientes opera entre 10 e 13V.

    As RB's operam teoricamente com 9,6V, mas devido ao ripple das fontes melhor não baixar de 11V.

    Uma bateria chumbo-acido 12V quando descarregada tem 10,5 ou 10,8V, com 30m de POE a tensão estaria nuns 9V com o consumo de muitas RB's, de modo que a bateria seria subutilizada, ou melhor, mesmo tendo ainda carga na bateria a RB ficaria instavel devido a baixa tensão. Idem pra equipamentos da Ubiquiti.

    Se quer baixo custo pode ser uma bateria 12V e uma 6V em seria pra ter 18V, tem modelos 12Ah de gel bem em conta na sta-eletronica.com.br , pra apenas as RB's no alto na torre em alguns casos dá uptime de 5 ou 6 horas. Teria que fazer um carregador especifico pra flutuar em 20,25V, mas o custo não é nada grande.

    Se não tem como fazer carregador, o jeito é comprar carregadores flutuadores pra 1 bateria, e colocar 2 em serie mesmo. Se tiver equipamento que opere com exclusivamente 12V (Lembra que bateria tem 10,8 a 13,5V, e não 12V) como switch ou modem, tem no mercado conversores DC-DC de 24 pra 12V, a saída é geralmente precisa o suficiente, menos que 10% de variação (Igual fonte chaveada original desses aparelhos).

  3. #23

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    Valeu pela correção.. hehe

    Vou usar 2 baterias estacionária de 70ah e um carregador 24v ligado em um controlador de carga (usado em painel solar) onde tem 2 entrada e 1 saída (entradas: bateria e carregador e saída: ligado nos equipamentos) assim o carregador fica isolado dos equipamentos evitando ainda mais algum surto.

    Quanto ao fio, então melhor trabalhar em 24v usando cabo PP 2 x 1mm que dai chegaria uma voltagem que funcionaria a RB sem nenhum problema.

    Correto ? Então posso usar o cabo PP 2 x 1mm ???

  4. #24

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    Poder pode. Com 2A de consumo, em 24V a queda em 30m de cabo 1mm seria de pouco mais de 1V, ficando ainda totalmente dentro do range de tensões (E não "voltagem") que as RB's operam.

    Só lembra que emenda não soldadas, ou conectores, tem perda, e se a corrente for alta terá chamuscados no conector. Eu prefiro soldar tudo.

    Se tiver instabilidade na RB ela será proveniente do carregador, alguns tem apenas um trafo e diodo, aí precisa colocar um filtro LC. Mas isso é "e se", porque o normal é o carregador não jogar tanto ruído.

  5. #25

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post

    Se quer baixo custo pode ser uma bateria 12V e uma 6V em seria pra ter 18V, tem modelos 12Ah de gel bem em conta na sta-eletronica.com.br , pra apenas as RB's no alto na torre em alguns casos dá uptime de 5 ou 6 horas. Teria que fazer um carregador especifico pra flutuar em 20,25V, mas o custo não é nada grande.
    Rubem, estive visitanto o site desta empresa que voce citou, mas na loja online não tem baterias. Voce compra deles fora da loja online?

  6. #26

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Rubem, estive visitanto o site desta empresa que voce citou, mas na loja online não tem baterias. Voce compra deles fora da loja online?
    Depois de logado, na seção de downloads tem o catalogo em pdf, com preços. Não sei se vendem pra CPF ainda, mas pra CNPJ com certeza. Como estão em SP acrescente 12% da substituição tributária nos preços (Exceto se você também estiver em SP, ou se for pra pessoa física). Antigamente tinha a comprare.com.br que eles usavam pra vender pra PF, e antes ainda era a 1001pilhas.com.br, eles que distribuem as pilhas e baterias Rontek.
    Na Unicoba, que distribui equipamentos TPLink, tem as baterias Unipower, mas eles são "menos acessíveis" pra compras em pequena quantidade.
    Na secpower.com.br também tem uma variedade de baterias pequenas, mas também não sei como anda a "acessibilidade" pra compras pequenas ou pra CPF, desisti desse povo e da Unicoba a alguns anos.

  7. #27

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    Li uma vez em um fórum que se usar cabo comum pra levar 12v DC com um cabo grande esta propício a ruido, diferente que no cabo de rede que é transado evitando esse ruido.

    Realmente pode acontecer isso ??

  8. #28

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    A função primária do VRM da RB é regular a tensão, a secundária é eliminação de ripples, spikes e ruídos.
    Em routers domesticos talvez o ruido pela linha de alimentação atrapalhe, mas em equipamentos MK ou Ubiquiti, se estiverem em bom estado, não gera perda de desempenho.

    Já ruído pelo RX e TX sim implicam em diminuição do trafego legítimo pelo cabo.

  9. #29

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    Muito obrigado pela informação técnica!

  10. #30

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    Recomendo utilizar várias fontes poe ligadas em no-break, pois utilizando extensão poe você corre o risco de parar tudo de uma vez ao invés de parar apenas um equipamento.

  11. #31

    Padrão Re: Ajuda para organiza uns Poe

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Padeouro.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	32,8 KB
ID:      	61924



    E várias fontes em paralelos, se não isolar com filtro LC e diodo, o ruído de uma vai pra outra, surge ripple na estória do mesmo jeito (1 fonte ruim e 2 boas, digamos).