+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Congelamento do qmail

    Tenho um servidor rodando netqmail1.05, spamassassin, clamd, spamdyke e qmailscanner. Em geral ele funciona muito bem. Contudo, de vez em quando ele fica alguns minutos recusando envio de novas mensagens, dando erro no cliente de email, e depois, sem precisar fazer nada, ele volta ao normal. Eu olho a fila do qmHandle e nao chega a ter nem 30 mensagens pendentes. Olho tambem os processos e estao todos la. Nos logs do qmail e maillog tambem nao aparece nenhum erro fatal ou coisas do tipo. O que eu poderia fazer para monitorar isso bem na hora que ocorre?

  2. #2

    Padrão Re: Congelamento do qmail

    Descobri que o problema é o spamassassin, que cria processos "spamd child" para processar os emails até o limite definido no parametro -m. Contudo, pelo que vi na internet (por ex. Old Nabble - SpamAssassin - Users - prefork: child states: BBBBBBB), nao ha uma solucao decente para isso. Minha versao é spamassassin 3.2.5 + perl 5.8.8 + kernel 2.6.26 (Fedora8). Pelo jeito a unica coisa a fazer é aumentar o valor do -m (no meu caso ja esta em 30, vou aumentar pra 40 "no chute").