Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Pessoal,

    Tenho um enlace de 80km com Mikrotik, Rb433AH, RX5, sinal nas duas pontas em -66. Passa 30megas com latência máxima de 36ms.

    Durante à tarde, por volta das 14:00hs até as 17:00hs o sinal cai para -72/-75(às vezes mantem em -68/-70) e só passa 4megas, latência de 800ms..

    Alguém já passou por isso? Alguém pode me ajudar a solucionar isso?

    Frederico.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Amigo quais cabos e antenas está utilizando? Outra coisa... existe muita vegetação na "linha" por onde passa o enlace?

  3. #3

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    80Km e muita Distancia amigo te que Ver com muito Cuidado os materiais usados Antenas Cabos Pigtail Tudo Bem Fixo
    Sem contar que a Configuração tem que esta em 100%

    Já Verificou se este Horário e de Pico na sua Rede ?

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Pessoal,

    Tenho um enlace de 80km com Mikrotik, Rb433AH, RX5, sinal nas duas pontas em -66. Passa 30megas com latência máxima de 36ms.

    Durante à tarde, por volta das 14:00hs até as 17:00hs o sinal cai para -72/-75(às vezes mantem em -68/-70) e só passa 4megas, latência de 800ms..

    Alguém já passou por isso? Alguém pode me ajudar a solucionar isso?

    Frederico.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Eu utilizo 1 Antena Hyperlink 33dbi de cada lado. Eu não uso cabo, eu conectei o pigtail direto na Antena, conforme a figura aqui anexada. A linha de visada está limpa, uma torre tem 30metros e a outra 60metros de altura. O obstáculo mais próximo está uns 30metros à baixo do limite da zona de freznel.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.jpg
Visualizações:	584
Tamanho: 	58,8 KB
ID:      	17671

  5. #5

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    O problema é que funcionava bem até semana passada, só durante à tarde dá problemas. Passo 30megas neste link com tranquilidade mas à tarde não passa de 4megas. Já conferi se tem água nas conexões, troquei de cartão e tudo. Ás configurações são as mesmas que estavam quando funcionava bem. Ontem deu problemas e não adianta nem mudar canal, tentei todos e fica a mesma coisa...

  6. #6

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Amigo já teve um problema parecido, troquei tudo equipamentos cabos tudo q vc pensar eu troquei e quando fui ver era energia (alimentação) da uma olha nisso ai é muito importante aproveita e da uma olhada no aterramento tbm.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    aterramento e muito importante, meu problema era esse, chamei o engenheiro que assina pela empresa, ele usou um terrometro, e mesmo meus equipamentos estando aterrandos, nao dava o que devia(nao sei te explicar essa parte), tive que colocar mais 4 barras de cobre, e ai sim deu o que deveria( alguma coisa com Ohms, eu acho.)

  8. #8

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Nstreme ativado?
    Como ta o ACK?
    Que fontes esta usando? Ainda estão funcionando corretamente?

  9. #9

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Amigo, Quanto ao aterramento eu ainda não olhei, mas vou dar uma olhada. Valew pela dica.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    O Nstreme está ativado, o ack fica em 460, pelo cálculo que fiz, parece que o ideal seria isso mesmo...

  11. #11

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    deixa em dynamic o ack, pois se sofrer uma alteracao climatica, o ack pode variar, e o trafego nao passa mesmo,

    utilize a versao 3.30.

    tenho um enlace de 63 km, unica coisa que muda que tenho antena de dupla polaridade, e o sinal da 33DP é melhor que o da 33 Simples.

    sua torre tem anti-torção? se tiver fortes ventos as antenas balançam e elas podem se desencontrar, ainda mais nessa distancia que que milimitros fazem a diferença

  12. #12

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Amigo, a versão que estóu usando é a 3.30 mesmo, o ACK eu já testei em Dynamic mas aconteceu a mesma coisa, não alterou nada, no momento está até em dynamic.
    Pra falar a verdade que aqui venta mais à noie do que de dia, e à noite não tenho problemas com o link. Eu estou achando que é a parada do aterramento mesmo, pois no local onde está uma das minhas torres tem tanta rede de alta potência perto, que se eu jogar um bombril pro ar, ele pega fogo sozinho. Neste local deve ter umas 30 torres acumuladas, veja a foto que estou anexando aqui...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torres.jpg
Visualizações:	467
Tamanho: 	96,1 KB
ID:      	17673

  13. #13

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    meu deus, ta pior que uma cidade aqui perto, todo mundo no morro...
    eu tenho o mesmo problema aqui m eu link varia de -66 para ate -82 mas e na madrugada, 5 da manha, antes das 7 da manha volta a normalidade, não tenho a menor ideia, e antenas genge nas duas pontas de 33db e dois bullet M 63km, passa 30mb, mas de madrugada cai apra 6mb...
    nem ideia o que sera, mas por agora não ta me afetando muito..
    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, a versão que estóu usando é a 3.30 mesmo, o ACK eu já testei em Dynamic mas aconteceu a mesma coisa, não alterou nada, no momento está até em dynamic.
    Pra falar a verdade que aqui venta mais à noie do que de dia, e à noite não tenho problemas com o link. Eu estou achando que é a parada do aterramento mesmo, pois no local onde está uma das minhas torres tem tanta rede de alta potência perto, que se eu jogar um bombril pro ar, ele pega fogo sozinho. Neste local deve ter umas 30 torres acumuladas, veja a foto que estou anexando aqui...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torres.jpg
Visualizações:	467
Tamanho: 	96,1 KB
ID:      	17673

  14. #14

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Cara tem uma configuração que se faz na parte Interface >> Wireless >> Advanced >> Hardware Retries nessa opção fica padrão 4, e o "tempo" que ele vai aguardar uma variação do sinal pra mudar a date rate da conexão, ou seja se tiver a 54mbps uma variaçãozinha ele já muda pra 48mbps aumentando esse numero ae para 15 ele jah demora mais pra mudar, mantendo assim a velocidade atual da conexão, meu professor me indicou colocar "15" melhorou um enlace meu aqui 100% que ficava toda hora mudando a velocidade.

    Outra coisa é setar uma velocidade em date rate, talvez setando uma velocidade minima ele mantem a conexão naquele velocidade, mesmo aumentando um pouco a latência ele mantem a velocidade, só n fixa muito alta que senão se n tiver aquela qualidade de sinal , dae nem conecta.

    Você não falou do tipo de alimentação que ta usando, recomendo deixar direto em uma bateria e um carregador ligado num controlador de carga, assim vc mantem seu equipamento livre de surtos e variações da rede elétrica e entrega uma energia 100% estável e limpa pro seu equipamento que é a energia da bateria.

    Ve ae dpois fala oq deu !!

  15. #15

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Amigo, pareço até garoto propaganda da Ubiquiti...rsrs...Mas nao sou...sou um apaixonado pela linha dos karas...
    Ai vai minha dica!

    Voce gastará muito pouca grana se coloca um par de Rockets M5 + Rocket Dish 30dbi
    Procura a opiniao da galera aqui no Under qto a esse equipamento pra fecha enlace...
    Tu vai ver q compensa!!!Pára de sofrer com o convencional...é bom? é! porém já existe algo melhor! E a preço muito acessivel!
    Abraço!!!

  16. #16

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Amigo, mude a polarização e, se possível, diminua a potência do cartão. Outra coisa, você pode utilizar canal de 10Mhz ou de 20Mhz, ao utilizar esses canais você limita um pouco a passagem de dados naquela frequência, mas diminui grandes ondas de interferencia. Faça o teste!

    Outra coisa, mas um pouco salgada, utilize antenas com radome, como aí tem muuuita interferencia vai ser muito compensador o seu uso.

  17. #17

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Já pensou em algum pássaro pousando no elemento da antena? Se é a noite pode ser que sua antena esteja servindo de puleiro para alguma ave!! Ex.: Coruja!

    Parece brincadeira mas já aconteceu comigo em um enlace q tenho de 65km!

  18. #18

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Amigo, no data rates eu deixo setado todas as opções até em 24mbps, quando passo disso já fica ruim aqui para mim. Os valores do Haware Retries eu vou fazer para teste e posto aqui os resoltados. Valew pela dica....

  19. #19

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Amigo, Pode ser que tenha alguma ave lá, mas se tivesse era para a parábola estar rebocada... só se a ave for educada rsrsr. De qualquer forma vou comprar uma espingarda e ficar de tocaia. rsrsr. Valew pela dica.

  20. #20

    Padrão Re: Enlace mikrotik 80Km 30megas - Throughput cai durante a tarde

    Amigo, se eu diminuir a potência com esta distãncia as antenas podem nem associar, mas eu sempre deixo a potência em default. Mas vou diminuir a potência e fazer um teste...não custa nada neh. Valew....