Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opções em 2.4Ghz

    Amigos, muito se tem falado em migrar para 5.8. Muitos são a favor, outros não.
    Mas parece que os fabricantes é que estão determinando os rumos.

    Por ex. que opções homologadas temos para oferecer conexão em 2.4 com um plano de velocidade um pouco mais elevado do que os tradicionais 256kbps?
    Usar Wavion?
    Mesmo que resolva o problema de planos melhores, ainda fica a questão da reposição. Quem poderá ter em casa uma peça para reposição em caso de necessidade?
    Usar Ubiquiti AirMax? Está seria uma boa opção não fosse o fato de não haver homologação com excessão do Bullet2M.
    Para aqueles que sustentam que 2.4 já está muito poluído, creio que Airmax em 2.4 pode dar um longo período de bons serviços. Afinal, a questão das interferencias é um dos pontos fortes que a Ubiquiti ressalta nesta nova tecnologia. Porque então matar a criança logo que nasce, por não dar um "registro de nascimento" condizente, ou seja , um certificado de homologação para outros produtos 2.4 Airmax?

    Desde 8 de outubro temos a homologação do cartão Xr2. Um passo importante também, mas que não contribui para o aumento de banda nos planos de assinantes.
    Como desenvolver um projeto que viabilize a utilização do 2.4 e planos de velocidade de 1 mega por exemplo?
    Tenho acompanhado todos os tópicos que podem dar uma luz para esta questão, mas vejo poucas opções.
    Por isso gostaria que debatessemos este tema com mais profundidade.
    Minha rede hoje está boa, mas sei que dentro de 1 ano não satisfara mais aos clientes.

  2. #2

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    usar airmax em 2.4 creio que possa piorar o sinal
    pelo simples fato de toda a faixa liberada para uso corresponder a em torno de 64mhz, sendo que um unico equipamento airmax podera consumir sozinho ate 40 mhz...
    e pode esquecer de polarizacao alternada, ele sozinho ja usa as 2 polarizacoes.

    se vc levantar 3 AP, ja era... um estara "interferindo" no outro.
    se seu concorrente levantar mais 3 AP, ferrou!
    ta certo que o airmax ativado ajuda na questao de interferencia, mas ele nao é santo nao... nao faz milagre.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    começamos a dois anos com provedor e o wireless e ate bom para angariar verba pela limtação que não existe mas ja estou desistindo e planejando um sistema por cabeamento para ano que vem acho a melhor solução

  4. #4

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    começamos a dois anos com provedor e o wireless e ate bom para angariar verba pela limtação que não existe mas ja estou desistindo e planejando um sistema por cabeamento para ano que vem acho a melhor solução
    eu so nao acho uma boa opcao pela questao de ter que alugar poste
    isso acaba se tornando um gasto demasiadamente grande.
    R$ 10,00 por poste é muita coisa, cada rua tem no minimo 2-3 poste...
    em alguns casos, vale a pena... temos bastante clientes em uma unica rua.
    em outros, pode esquecer, se tem 1 cliente nessa rua é muito... ai nesse caso entra o gasto desnecessario.

    isso sem contar os gastos mensais que ja tinhamos antes:
    energia (que nesse caso vai ser maior, ja que a cada 100m precisara de 1 Sw), tx boleto.
    no final, tu vai gastar demais.

    o que vejo com alternativa é interligar os pontos via fibra ou outro meio cabeado
    e desse prover em 5.x

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    não e tão caro assim não um poste aqui sai a mas ou menos r$ 2,00 dependendo da quantidade ate menos ,fora que se quiser ter ping de 1 ms planos de 10 mega ,tv ,internet,telefone skavulska so no cabo mesmo

  6. #6

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    não e tão caro assim não um poste aqui sai a mas ou menos r$ 2,00 dependendo da quantidade ate menos ,fora que se quiser ter ping de 1 ms planos de 10 mega ,tv ,internet,telefone skavulska so no cabo mesmo
    eu tenho ping de 2 a 4ms ate o gateway
    conectado em uma torre que passa por 2 repetidora(ou seja, 5 radio depois).

    em todo caso, R$2,00 ja é um valor razoavel (realmente)
    ai ja da para investir em cabeamento.
    o duro vai ser que vc tera que:
    ou investir em treinamento dos tecnicos
    ou contratar tecnico que ja possua aqueles cursos para poder trabalhar em postes/energia....

    sem contar que devera pagar mais para eles (bonus salario adicional devido ao risco).

    so nao vai inventar de colocar esses SW simples, se depois der um problema (loop, virus na rede, cliente liberando DHCP) vai ser um deus nos acuda para localizar o problema.
    invista em SW com vlan, ja resolvera 75% dos problemas que tera com cabeamento.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    bom ping de 2 a 4 ms eu tambem tenho , de manhã .
    ve a tarde depois das 5 com 60 cliente online ai ja era sobe o ping e vc tenta de tudo pra melhorar e sem chance la vem latencia alta ( vale o ensinamento maior radio so 1 fala por ves )

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    queria ver estes equipamentos da ubiquiti rocket se vai dar 1 ms tambem com 50 clientes online isso eu quero ver,visto que com a wavion eu não consuigo ,parar num para para quem vai navegar fica bom mas eu to com raiva que eu não consuigo jogar meu xbox odiooooo

  9. #9

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    queria ver estes equipamentos da ubiquiti rocket se vai dar 1 ms tambem com 50 clientes online isso eu quero ver
    os testes foram realizados em diversos momentos
    o ping mais alto foi de 10ms... mas a media estava entre 2-4ms
    minha rede é em microcelulas, toda em 5.x,

    e no maximo que coloco é 20-30 clientes por AP

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    mas isso a gente ja tem com o wireless kkkkkk,num vai mudar muita coisa

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    vinte a 30 online ou cadastrados .por que so em uma wavion eu tenho 140 clientes cadastrados com pico ate hoje de 70 online

  12. #12

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    veja o ping agora (em anexo, ping normal)

    ai vc diz... esta cedo, nao tem quase ninguem, o trafego ainda nao esta alto.
    veja o outro anexo (download-ping), onde baixo um arquivo a 600k de tx de transferencia (simulando trafego de uns 5mb nessa torre) e mesmo assim o ping fica estavel, maximo de 9ms, minimo de 2ms, media de 2ms-3ms.

    Em todo caso, como eu disse
    se ficar no maximo R$ 2,00 por poste, ja fica bom investir em cabeamento.
    o duro vai ser somente o salario dos tecnicos que tera de ser maior (de qualquer forma), ja que vc tera que pagar adicional de periculosidade.
    Alem de que, ou vc vai ter que investir em treinamento ou tera que contrar tecnicos que ja possuam tal curso.

    e minha dica é nao usar SW comum, como disse anteriormente:
    " se depois der um problema (loop, virus na rede, cliente liberando DHCP) vai ser um deus nos acuda para localizar o problema.
    invista em SW com vlan, ja resolvera 75% dos problemas que tera com cabeamento."

    obs: no maximo 20-30 clientes cadastrados em cada AP
    cada celula atende um raio maximo de 2,5 km
    sendo que essa celula poder me render um total de 100-150 clientes, um numero bastante significativo por micro celula

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping normal.jpg
Visualizações:	147
Tamanho: 	121,7 KB
ID:      	17681Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         download-ping.jpg
Visualizações:	147
Tamanho: 	120,6 KB
ID:      	17682

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    estava fazendo uns testes agora e acho que descobri um defeito parece que minha placa de rede que sai para cliente esta fazendo esta anomalia de aumentar o ping nos aps,no link,e internamente esta tudo ok so a de clientes que esta aumentando e perdendo pacotes vou substituir ela quando chegar para o serviço hoje depois eu lhe falo .
    mas tambem gostei de seu modelo de trabalho so que voce so trabalha em 5.8 e esta frequencia os equipamentos so estão ficando baratos agora ,e alguns colegas aqui dizem e eu ate concordo com eles se todos começarmos a trabalhar em 5,8 vai ficar poluida a frequencia tambem com o tempo .
    o outro problema e preço aqui para instalar uma antena usb e um sacrificio o pessoal e muito pobre ,ou se fazem kkkk e muita choradeira se eu falar para instalar uma nano então vai ser chamado de louco ,ate por que un nano loco 2,4 vai sair por r$ 150 ,00 coloco sempre r$ 50,00 a mas para despesas de suportes e gasolina kkk ainda ganho uns r$ 30,00 por instalação mas e dificil

  14. #14

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    umas outras opção seria trabalhar com 2.4 banda G , pois quase todo mundo usa somente banda B , o problema eh que o cartao soh suporta 4.9 megas de trafego em B .
    bom estou fazendo teste aqui em uma pequena quantia de cliente trabalhando de G, ate agora bons resultados mais ainda nao da pra tirar muito pois o consumo ainda eh baixo.
    ahh lembrando e somente G nao B/G

    acho que seria uma solução para quem jah tem muitos cliente em 2.4 e nao precise fazer um enorme investimento trocando Bases e clientes final

    abraço

  15. #15

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    para trabalhar em 2.4 atualmente se usa micro celulas, nao?

    por isso ja comecei em 5.x usando micro celular

    atualmente, todos os provedores ja usam 5.8 para seus enlaces
    e mesmo que todos os provedores usar 5.x (nesse caso 5.4) para atender os clientes, ainda iria demorar muito para ficar poluido... e mesmo assim ainda teriamos a tecnica de micro celulas.
    vou te dizer pq iria demorar para ficar poluido:
    o 5.4 possui 256 mhz de faixa disponivel contra 64 mhz do 2.4.
    o 5.4 nao sofre interferencia de baba eletronica, telefone sem fio, forno microondas, etc
    ate hj, nao vi nenhum radio wireless interno (residencial) em 5.x, ao contrario do 2.4 que tem aos montes por ai.

    vejo o futuro da seguinte forma.
    os canais 5.4 ainda tera uma longa vida
    os canais 5.8 ficaram poluidos, dificultando o fechamento de enlace, nos forçando a interligar os pontos ou via fibra ou via frequencia licenciada.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    estava fazendo uns testes agora e acho que descobri um defeito parece que minha placa de rede que sai para cliente esta fazendo esta anomalia de aumentar o ping nos aps,no link,e internamente esta tudo ok so a de clientes que esta aumentando e perdendo pacotes vou substituir ela quando chegar para o serviço hoje depois eu lhe falo .
    mas tambem gostei de seu modelo de trabalho so que voce so trabalha em 5.8 e esta frequencia os equipamentos so estão ficando baratos agora ,e alguns colegas aqui dizem e eu ate concordo com eles se todos começarmos a trabalhar em 5,8 vai ficar poluida a frequencia tambem com o tempo .
    o outro problema e preço aqui para instalar uma antena usb e um sacrificio o pessoal e muito pobre ,ou se fazem kkkk e muita choradeira se eu falar para instalar uma nano então vai ser chamado de louco ,ate por que un nano loco 2,4 vai sair por r$ 150 ,00 coloco sempre r$ 50,00 a mas para despesas de suportes e gasolina kkk ainda ganho uns r$ 30,00 por instalação mas e dificil

  16. #16

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Caro 1929

    Já que você pediu minha opinião, vamos la...

    Antes de responder aqui, dei uma lida geral nos comentários e em outro post aqui do fórum "Futuro Provedor Internet" (https://under-linux.org/f94/futuro-p...ternet-144001/), que vejo que tem muito a ver com a linha de pensamento que esta tendo esta discussão.

    Em síntese o assunto é, o que será de nós provedores de internet? Em pauta, Plano Nacional de Banda Larga, Liberação das outorgas de TV a Cabo, Espectro 2.4 já poluído, em breve o 5.8 igual ao 2.4, equipamentos sem homologação, não jogar mais dinheiro fora, menos dor de cabeça, enfim....

    Uma pergunta se cabe aqui, qual o planejamento para minha empresa para daqui a 3, 2 e 1 ano? onde pretendo chegar, qual o direcionamento vou dar para ela? Qual o meu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

    Bom, mas o que isso tem a ver com os tópicos mencionados, TUDO. Pelo que vejo aqui, todos ainda continuam pensando no imediatismo sem pensar em estratégia de atuação. Equipamentos temos de todos os tipos, e basicamente todos operam em uma mesma tecnologia 802.11 a/b/g, com pequenas características de diferença entre eles. Optar por Wavion, que e mais caro e tem melhor performance? Optar por Ubiquiti? Ficar no Mikrotik? Quem deve definir isso e a estratégia, para onde eu quero ir, onde eu quero chegar...

    Precisamos mudar o conceito de ser somente um "provedorzinho de fundo de quintal" e ser uma empresa de telecomunicações, para continuar tendo a fatia de mercado que temos. Estamos passando por uma transição de modelo, e é preciso ficar muito atento para não ficar fora do mercado. E importante estar alinhado técnica, comercial, gestão e planejamento tudo junto em uma direção.

    Bom, mas o tópico e mesmo Opções em 2.4Ghz, qual a melhor? Não tem uma melhor que a outra, para cada caso se enquadra uma solução. Me conte sua topologia, seu cenário que ajudo a você definir... Qual o desenho da sua rede? Onde ocorre a autenticação dos clientes? Sua rede e segmentada? Você utiliza VLAN´s? Hotspot ou PPoE?

    Espero que esta reflexão sirva a alguém.

    Um grande abraço

    Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    skype: andrelmr

    Profissionalize seu provedor, você terá maior lucratividade e menos trabalho e dor de cabeça!!!

  17. #17

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Acredito no seguinte: Quando começamos a 3 anos atrás não existia solução "cliente" em 5.8GHz com valor competitivo com um kit Grade/Roteador 2.4GHz, além do que os planos já eram baseados na famosa plataforma 200k. Porém a realidade de mercado atual é outra, os equipamentos de 5.8GHz são tão baratos quanto os de 2.4GHz sendo que vc pode vender mais banda para seu cliente sem comprometer a infraestrutura. No meu caso mantenho ainda o sistema de 2.4 funcionando e instalei na mesma torre novos paineis de 5.8GHz tendo as duas opções para trabalhar... Cliente pede 200k eu coloco 2.4 pediu 600k coloco 5.8, na verdade vc pode ter as duas tecnologias trabalhando ao seu favor... Para o provedor que esta abrindo as portas hoje acredito que não vale apena gastar dinheiro com 2.4 em virtude das interferencias e valor dos equipamentos como já disse.

  18. #18

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Lí, acho que aqui mesmo, sobre um provedor bem sucedido no Japão que usa Ubiquiti em 2.4Ghz lá, não posso confirmar, me parece que o limite de potência é 10mW. É claro que o terreno não é o mesmo e a cultura quando a respeito, perfeição e qualidade é outra.



    Citação Postado originalmente por andrelmr Ver Post
    Caro 1929

    Já que você pediu minha opinião, vamos la...

    Antes de responder aqui, dei uma lida geral nos comentários e em outro post aqui do fórum "Futuro Provedor Internet" (https://under-linux.org/f94/futuro-p...ternet-144001/), que vejo que tem muito a ver com a linha de pensamento que esta tendo esta discussão.

    Em síntese o assunto é, o que será de nós provedores de internet? Em pauta, Plano Nacional de Banda Larga, Liberação das outorgas de TV a Cabo, Espectro 2.4 já poluído, em breve o 5.8 igual ao 2.4, equipamentos sem homologação, não jogar mais dinheiro fora, menos dor de cabeça, enfim....

    Uma pergunta se cabe aqui, qual o planejamento para minha empresa para daqui a 3, 2 e 1 ano? onde pretendo chegar, qual o direcionamento vou dar para ela? Qual o meu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

    Bom, mas o que isso tem a ver com os tópicos mencionados, TUDO. Pelo que vejo aqui, todos ainda continuam pensando no imediatismo sem pensar em estratégia de atuação. Equipamentos temos de todos os tipos, e basicamente todos operam em uma mesma tecnologia 802.11 a/b/g, com pequenas características de diferença entre eles. Optar por Wavion, que e mais caro e tem melhor performance? Optar por Ubiquiti? Ficar no Mikrotik? Quem deve definir isso e a estratégia, para onde eu quero ir, onde eu quero chegar...

    Precisamos mudar o conceito de ser somente um "provedorzinho de fundo de quintal" e ser uma empresa de telecomunicações, para continuar tendo a fatia de mercado que temos. Estamos passando por uma transição de modelo, e é preciso ficar muito atento para não ficar fora do mercado. E importante estar alinhado técnica, comercial, gestão e planejamento tudo junto em uma direção.

    Bom, mas o tópico e mesmo Opções em 2.4Ghz, qual a melhor? Não tem uma melhor que a outra, para cada caso se enquadra uma solução. Me conte sua topologia, seu cenário que ajudo a você definir... Qual o desenho da sua rede? Onde ocorre a autenticação dos clientes? Sua rede e segmentada? Você utiliza VLAN´s? Hotspot ou PPoE?

    Espero que esta reflexão sirva a alguém.

    Um grande abraço

    Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    skype: andrelmr

    Profissionalize seu provedor, você terá maior lucratividade e menos trabalho e dor de cabeça!!!
    Estou ancioso para tirar minha SCM e tenho um pensamento semelhante ao que expressou. Terei que me concentrar na liderança, delegando a gerência a outra pessoa.

  19. #19

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    umas outras opção seria trabalhar com 2.4 banda G , pois quase todo mundo usa somente banda B , o problema eh que o cartao soh suporta 4.9 megas de trafego em B .
    bom estou fazendo teste aqui em uma pequena quantia de cliente trabalhando de G, ate agora bons resultados mais ainda nao da pra tirar muito pois o consumo ainda eh baixo.
    ahh lembrando e somente G nao B/G

    acho que seria uma solução para quem jah tem muitos cliente em 2.4 e nao precise fazer um enorme investimento trocando Bases e clientes final

    abraço
    Eu também já fiz alguns testes só em G. Para uns foi bom. Outros não.
    O problema que notei é que só G, a sensibilidade do rádio cliente cai. E como minha cidade é muito complicada em matéria de visada, sempre fica aquele problema se fixar G.
    Uma solução seria colocar mais repetidoras. Mas começa a ficar uma quantidade muito grande de rádios AP.

    Cabear minha cidade é um sonho impossível. Não há concentração de clientes que comporte o investimento.

    Como todos os comentários sobre o AirMax são em 5.8, fui motivado a abrir o tópico, mais como uma forma de fazermos pressão em cima dos distribuidores para que homologuem mais opções da linha M em 2.4
    Pelo que o Naldo comentou, parece que nem o wavion vai resolver, pois ele apesar de estar gostando, está enfrentando latencia.

  20. #20

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu também já fiz alguns testes só em G. Para uns foi bom. Outros não.
    O problema que notei é que só G, a sensibilidade do rádio cliente cai. E como minha cidade é muito complicada em matéria de visada, sempre fica aquele problema se fixar G.
    Uma solução seria colocar mais repetidoras. Mas começa a ficar uma quantidade muito grande de rádios AP.

    Cabear minha cidade é um sonho impossível. Não há concentração de clientes que comporte o investimento.

    Como todos os comentários sobre o AirMax são em 5.8, fui motivado a abrir o tópico, mais como uma forma de fazermos pressão em cima dos distribuidores para que homologuem mais opções da linha M em 2.4
    Pelo que o Naldo comentou, parece que nem o wavion vai resolver, pois ele apesar de estar gostando, está enfrentando latencia.
    E nem o 2.4 Airmax vao resolver.

    sendo que o 2.4 possui apenas 64 mhz livre, com 20mhz (padrao b/g) podemos colocar no maximo 3 AP sem sobreposicao... se intercalar a polarizacao conseguimos colocar +3 AP.

    ja caracteristicas da linha airmax é usar dupla polarizacao e 40 mhz.
    se usar 2 AP na mesma torre... teoricamente, um iria interferir no outro.