+ Responder ao Tópico

1. Caro 1929

Já que você pediu minha opinião, vamos la...

Antes de responder aqui, dei uma lida geral nos comentários e em outro post aqui do fórum "Futuro Provedor Internet" (https://under-linux.org/f94/futuro-p...ternet-144001/), que vejo que tem muito a ver com a linha de pensamento que esta tendo esta discussão.

Em síntese o assunto é, o que será de nós provedores de internet? Em pauta, Plano Nacional de Banda Larga, Liberação das outorgas de TV a Cabo, Espectro 2.4 já poluído, em breve o 5.8 igual ao 2.4, equipamentos sem homologação, não jogar mais dinheiro fora, menos dor de cabeça, enfim....

Uma pergunta se cabe aqui, qual o planejamento para minha empresa para daqui a 3, 2 e 1 ano? onde pretendo chegar, qual o direcionamento vou dar para ela? Qual o meu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Bom, mas o que isso tem a ver com os tópicos mencionados, TUDO. Pelo que vejo aqui, todos ainda continuam pensando no imediatismo sem pensar em estratégia de atuação. Equipamentos temos de todos os tipos, e basicamente todos operam em uma mesma tecnologia 802.11 a/b/g, com pequenas características de diferença entre eles. Optar por Wavion, que e mais caro e tem melhor performance? Optar por Ubiquiti? Ficar no Mikrotik? Quem deve definir isso e a estratégia, para onde eu quero ir, onde eu quero chegar...

Precisamos mudar o conceito de ser somente um "provedorzinho de fundo de quintal" e ser uma empresa de telecomunicações, para continuar tendo a fatia de mercado que temos. Estamos passando por uma transição de modelo, e é preciso ficar muito atento para não ficar fora do mercado. E importante estar alinhado técnica, comercial, gestão e planejamento tudo junto em uma direção.

Bom, mas o tópico e mesmo Opções em 2.4Ghz, qual a melhor? Não tem uma melhor que a outra, para cada caso se enquadra uma solução. Me conte sua topologia, seu cenário que ajudo a você definir... Qual o desenho da sua rede? Onde ocorre a autenticação dos clientes? Sua rede e segmentada? Você utiliza VLAN´s? Hotspot ou PPoE?

Espero que esta reflexão sirva a alguém.

Um grande abraço

Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting

Profissionalize seu provedor, você terá maior lucratividade e menos trabalho e dor de cabeça!!!

2. Acredito no seguinte: Quando começamos a 3 anos atrás não existia solução "cliente" em 5.8GHz com valor competitivo com um kit Grade/Roteador 2.4GHz, além do que os planos já eram baseados na famosa plataforma 200k. Porém a realidade de mercado atual é outra, os equipamentos de 5.8GHz são tão baratos quanto os de 2.4GHz sendo que vc pode vender mais banda para seu cliente sem comprometer a infraestrutura. No meu caso mantenho ainda o sistema de 2.4 funcionando e instalei na mesma torre novos paineis de 5.8GHz tendo as duas opções para trabalhar... Cliente pede 200k eu coloco 2.4 pediu 600k coloco 5.8, na verdade vc pode ter as duas tecnologias trabalhando ao seu favor... Para o provedor que esta abrindo as portas hoje acredito que não vale apena gastar dinheiro com 2.4 em virtude das interferencias e valor dos equipamentos como já disse.

3. Lí, acho que aqui mesmo, sobre um provedor bem sucedido no Japão que usa Ubiquiti em 2.4Ghz lá, não posso confirmar, me parece que o limite de potência é 10mW. É claro que o terreno não é o mesmo e a cultura quando a respeito, perfeição e qualidade é outra.

Citação Postado originalmente por andrelmr Ver Post
    Caro 1929

Já que você pediu minha opinião, vamos la...

Antes de responder aqui, dei uma lida geral nos comentários e em outro post aqui do fórum "Futuro Provedor Internet" (https://under-linux.org/f94/futuro-p...ternet-144001/), que vejo que tem muito a ver com a linha de pensamento que esta tendo esta discussão.

Em síntese o assunto é, o que será de nós provedores de internet? Em pauta, Plano Nacional de Banda Larga, Liberação das outorgas de TV a Cabo, Espectro 2.4 já poluído, em breve o 5.8 igual ao 2.4, equipamentos sem homologação, não jogar mais dinheiro fora, menos dor de cabeça, enfim....

Uma pergunta se cabe aqui, qual o planejamento para minha empresa para daqui a 3, 2 e 1 ano? onde pretendo chegar, qual o direcionamento vou dar para ela? Qual o meu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Bom, mas o que isso tem a ver com os tópicos mencionados, TUDO. Pelo que vejo aqui, todos ainda continuam pensando no imediatismo sem pensar em estratégia de atuação. Equipamentos temos de todos os tipos, e basicamente todos operam em uma mesma tecnologia 802.11 a/b/g, com pequenas características de diferença entre eles. Optar por Wavion, que e mais caro e tem melhor performance? Optar por Ubiquiti? Ficar no Mikrotik? Quem deve definir isso e a estratégia, para onde eu quero ir, onde eu quero chegar...

Precisamos mudar o conceito de ser somente um "provedorzinho de fundo de quintal" e ser uma empresa de telecomunicações, para continuar tendo a fatia de mercado que temos. Estamos passando por uma transição de modelo, e é preciso ficar muito atento para não ficar fora do mercado. E importante estar alinhado técnica, comercial, gestão e planejamento tudo junto em uma direção.

Bom, mas o tópico e mesmo Opções em 2.4Ghz, qual a melhor? Não tem uma melhor que a outra, para cada caso se enquadra uma solução. Me conte sua topologia, seu cenário que ajudo a você definir... Qual o desenho da sua rede? Onde ocorre a autenticação dos clientes? Sua rede e segmentada? Você utiliza VLAN´s? Hotspot ou PPoE?

Espero que esta reflexão sirva a alguém.

Um grande abraço

Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting

Profissionalize seu provedor, você terá maior lucratividade e menos trabalho e dor de cabeça!!!
    Estou ancioso para tirar minha SCM e tenho um pensamento semelhante ao que expressou. Terei que me concentrar na liderança, delegando a gerência a outra pessoa.

4. Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    umas outras opção seria trabalhar com 2.4 banda G , pois quase todo mundo usa somente banda B , o problema eh que o cartao soh suporta 4.9 megas de trafego em B .
    bom estou fazendo teste aqui em uma pequena quantia de cliente trabalhando de G, ate agora bons resultados mais ainda nao da pra tirar muito pois o consumo ainda eh baixo.
    ahh lembrando e somente G nao B/G

acho que seria uma solução para quem jah tem muitos cliente em 2.4 e nao precise fazer um enorme investimento trocando Bases e clientes final

abraço
    Eu também já fiz alguns testes só em G. Para uns foi bom. Outros não.
    O problema que notei é que só G, a sensibilidade do rádio cliente cai. E como minha cidade é muito complicada em matéria de visada, sempre fica aquele problema se fixar G.
    Uma solução seria colocar mais repetidoras. Mas começa a ficar uma quantidade muito grande de rádios AP.

Cabear minha cidade é um sonho impossível. Não há concentração de clientes que comporte o investimento.

Como todos os comentários sobre o AirMax são em 5.8, fui motivado a abrir o tópico, mais como uma forma de fazermos pressão em cima dos distribuidores para que homologuem mais opções da linha M em 2.4
    Pelo que o Naldo comentou, parece que nem o wavion vai resolver, pois ele apesar de estar gostando, está enfrentando latencia.

5. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu também já fiz alguns testes só em G. Para uns foi bom. Outros não.
    O problema que notei é que só G, a sensibilidade do rádio cliente cai. E como minha cidade é muito complicada em matéria de visada, sempre fica aquele problema se fixar G.
    Uma solução seria colocar mais repetidoras. Mas começa a ficar uma quantidade muito grande de rádios AP.

Cabear minha cidade é um sonho impossível. Não há concentração de clientes que comporte o investimento.

Como todos os comentários sobre o AirMax são em 5.8, fui motivado a abrir o tópico, mais como uma forma de fazermos pressão em cima dos distribuidores para que homologuem mais opções da linha M em 2.4
    Pelo que o Naldo comentou, parece que nem o wavion vai resolver, pois ele apesar de estar gostando, está enfrentando latencia.
    E nem o 2.4 Airmax vao resolver.

sendo que o 2.4 possui apenas 64 mhz livre, com 20mhz (padrao b/g) podemos colocar no maximo 3 AP sem sobreposicao... se intercalar a polarizacao conseguimos colocar +3 AP.

ja caracteristicas da linha airmax é usar dupla polarizacao e 40 mhz.
    se usar 2 AP na mesma torre... teoricamente, um iria interferir no outro.

Tópicos Similares

1. Ovislink 5200 em 2.4ghz AP
    Por diox no fórum Redes
    Respostas: 20
    Último Post: 11-06-2008, 13:36
  2. Ap Router 5,8Ghz como AP em 2,4Ghz
    Por Josue Guedes no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 11-04-2008, 09:35
  3. Enlace perfeito em 2,4Ghz
    Por seven no fórum Redes
    Respostas: 0