Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por andrelmr Ver Post
    Caro 1929

    Bom, mas o tópico e mesmo Opções em 2.4Ghz, qual a melhor? Não tem uma melhor que a outra, para cada caso se enquadra uma solução. Me conte sua topologia, seu cenário que ajudo a você definir... Qual o desenho da sua rede? Onde ocorre a autenticação dos clientes? Sua rede e segmentada? Você utiliza VLAN´s? Hotspot ou PPoE?

    Espero que esta reflexão sirva a alguém.

    Um grande abraço

    Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    skype: andrelmr

    Profissionalize seu provedor, você terá maior lucratividade e menos trabalho e dor de cabeça!!!
    MInha cidade não tem uma geografia que favoreça 5.8. Tudo construção baixa mas muito arborizada.
    Autentico tudo em hostspot centralizado.
    Tenho 6 torres espalhadas pela cidade mas ainda tenho pontos cegos.
    Cerca de 140 clientes satisfeitos. Todos com rádio cliente. Plano de 256 com um bom burst e um thundercache 3.1
    Sempre tem um ou outro que incomoda, algum radio que dá problema e precisa ser trocado, mas nada fora do normal de qualquer provedor.
    O caminho que quero tomar para o futuro é chegar a dar planos de 1mega. E sei que com o que tenho hoje não chego lá.
    Nas torres , algumas estão com Nano2. Então não é perdido, pois passo para clientes, se achar uma solução melhor para as torres. Outras estão com RB 433ah e r52h.

  2. #22

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    O problema que estamos tendo é o seguinte:

    Utilizamos tecnologia 802.11b/g, esta por sua vez tem uma limitação por natureza, ou seja, se colocarmos um mikrotik, 3com, aprouter.... a diferença sempre será pouca. O que vai ganhar vai ser estabilidade.

    Quando falamos do Wavion este trabalha com vários rádios ao mesmo tempo! Acho que essa foi a grande sacada deles, e agora a Ubiquiti está para lançar algo parecido com a tecnologia beamforming (acho q se escreve assim).

    Resumindo:

    Para aproveitar os kits já instalados nos clientes teremos que usar uma base com essa tecnologia... ai sim poderemos entregar 1mb com aqueles radinhos 2.4.

    Precisamos de casos de sucesso com essas bases.

  3. #23

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Sempre vejo nos tópicos o pessoal falando dos wavion, uns falando bem outros mal. A propaganda é muito boa, o equipamento promete um monte de coisas etc e eu resolvi pagar pra ver, gastei 15 mil em 2 setores, já dava uma entrada bôa em um carro rs. Vou ser sincero, é um equipamento que pra mim não valeu o investimento e eu terminei perdendo alguns clientes ainda. Não sei para o ômini más para o setor a visada tem que ser muito bôa a ponto de enxergar a metade da tôrre, o ping é ruim e perde pacote, a navegação no cliente não fica bôa, a pagina expira etc o que deixa o cliente puto com você. Como tinha poucos clientes na torre tirei um dos wavion e coloquei um nano pra testar e melhorou barbaridade, ping bom, sem perdas de pacote sinal estável. O sinal do wavion no cliente é muito forte más oscila barbaridade mesmo estando setado o valor mínimo no wavion. Enquanto no rádio cliente consta -30 no wavion -67. É um equipamento muito estranho que da minha parte já fiz das tripas coração para fazer render alguma coisa e sinceramente se me fosse oferecido por 500 reais hoje eu não compraria. Se fosse um equipamento realmente bom já teria deslanchado, só não sei quantos megas ele trafega e nem tive curiosidade, pra quê? No fórum se vê muitas opiniões de vendedores que somem depois da venda.
    Comprei um rocket com setor de 90 graus, isso sim é equipamento, sem perda de pacote, ping bom, navegação bôa no cliente. A instalação no cliente é rápida e certeira é só enxergar a ponta da tôrre. Eu consigo fazer até 4 instalações em um dia. Com o wavion eu colocava a antena passava os cabos e passava um tempão tentando conectar e nada, sem explicação, o cliente fica olhando você na casa dele na frente do notebook quase 1 hora tentando conectar na torre e deve até pensar "êsse cara é amador" e isso quando quando não acontecia de o cliente pedia para tirar a antena depois de alguns dias. Aí fica a pergunta, será que é interferênica? porque a única explicação que restou foi isso, más e o nano é imune a ela? Wavion nunca mais, eu sempre procuro o melhor para meu cliente é melhor encostar os 15mil do que entregar os clientes para concorrência.

  4. #24

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Comprei um rocket com setor de 90 graus, isso sim é equipamento, sem perda de pacote, ping bom, navegação bôa no cliente. A instalação no cliente é rápida e certeira é só enxergar a ponta da tôrre. Eu consigo fazer até 4 instalações em um dia.
    Izau, vc ta usando rocket 2.4?

  5. #25

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Acabei esquecendo de citar, é o 5.8

  6. #26

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Acabei esquecendo de citar, é o 5.8
    Ok, com airmax ativado? Usando que equipamento nos clientes?

  7. #27

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Taí, rocketM2 com setorial Ubiquiti. Este é o rádio da Ubiquiti para 2.4
    Quase ninguém fala nada dele.
    Também, os distribuidores praticamente queimaram o lançamento quando não quizeram homologar.

    Vou conversar com o Zé Alves que é amigo do pessoal da ubiquiti, para ver se não tem como mudar este esquema de homologações.

    Não tinha visto seu último comentário Izau. É 5.8

    Mas 2.4 não deve ser muito diferente.

    O wavion que voce citou é 5.8 também?
    Última edição por 1929; 17-12-2010 às 15:52.

  8. #28

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Wavion 2.4. Como tinha dito acima eu nem sei quanto o wavion passa de banda más eu tinha instalado 15 clientes novos em um dos wavion com planos de 128k e perdi 4, tirei um dos wavion e coloquei um nano 2.4 e graças a deus parei de receber ligações, nem vou insistir mais, tinha comprado 60 antenas aquário de 25dbi com 60 bullets e vou colocar mais 2 nano 2.4 na torre para usar o restante dos kits que comprei e agora só vou instalar cliente com airgrid 5.8 já coloquei um roquet na torre e vou colocar mais 2, a torre fica em um extremo da cidade e não precisa fechar os 360 graus. No inicio pensei em colocar os 2 wavion e instalar uns 300 - 400 clientes nessa torre todo mundo com bullet más vai morrer aí. Um dos wavion tá aqui em casa na garagem, quando olho pra ele e para o carro velho dá um tristeza, fico pensando, daria para juntar os dois e virar um carrim melhor pra levar a patrôa na pizzaria. rs

    Resumindo, não sei para outros usuários más para mim o wavion 2.4 setor não é solução.
    Última edição por izaufernandes; 17-12-2010 às 18:28.

  9. #29

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Excelente topico, penso neste assunto até dormindo!
    Alguem aqui recebe newsletter da linkteck?
    Em uma delas elas enviaram de 1 equipamento em 2,5ghz chamado Max2500 que pode ser a solução.
    Segundo eles, esta frequencia já foi liberada pela Anatel mas já pesquisei e não encontrei nada confirmando.
    Alguem tem informações sobre isso?

  10. #30

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    nao, nao pode ser usada essa faixa.
    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Excelente topico, penso neste assunto até dormindo!
    Alguem aqui recebe newsletter da linkteck?
    Em uma delas elas enviaram de 1 equipamento em 2,5ghz chamado Max2500 que pode ser a solução.
    Segundo eles, esta frequencia já foi liberada pela Anatel mas já pesquisei e não encontrei nada confirmando.
    Alguem tem informações sobre isso?

  11. #31

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Excelente topico, penso neste assunto até dormindo!
    Alguem aqui recebe newsletter da linkteck?
    Em uma delas elas enviaram de 1 equipamento em 2,5ghz chamado Max2500 que pode ser a solução.
    Segundo eles, esta frequencia já foi liberada pela Anatel mas já pesquisei e não encontrei nada confirmando.
    Alguem tem informações sobre isso?
    Não dá mesmo para ir atrás de tudo que dizem os vendedores.
    Esta frequencia vai ter um espacinho para SCM mas ainda assim é carater secundário e com licitação.
    A preferencia será data para telefonia móvel e só se não houver interesse das teles na cidade é que vai ser aberto aos SCM pagando.
    Enquanto isso, quem não se importa com legislação deve estar instalanda já nesta frequencia, em cidades pequenas. É o famoso gatonet que vai se beneficiar disso, e os distribuidores não perdem tempo em fornecer o material. Que diferença vai fazer para o gatonet se for 2.4 ou 2.5? Ele não vai legalizar mesmo. Enquanto nada acontece com ele, ele vai se beneficiando de usar uma faixa mais livre.

  12. #32

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    eu tembem axo ainda que não vale a pena mudar para 5.8, não pelo valor, mas pelo problema de visada que ameniza bastate, pelo falo de que o 5.8 sofre muita interferencia de antenas visinhas e pelo fato de que se eu instalar um Rocket M2 com uma Basestation eu posso ir migrando aos poucos os clientes para AirMax.

    até agora não entendi o fato de não haver homologação para M2 com exceção do Bullet.
    eu ja uso M5 em todos ptp e estou pensando em montar uma celula M2 com bullet para testar o desempenho nos clientes, se vier a homologação do Rocket+Basestation só tende a melhorar

  13. #33

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    eu tembem axo ainda que não vale a pena mudar para 5.8, não pelo valor, mas pelo problema de visada que ameniza bastate, pelo falo de que o 5.8 sofre muita interferencia de antenas visinhas e pelo fato de que se eu instalar um Rocket M2 com uma Basestation eu posso ir migrando aos poucos os clientes para AirMax.

    até agora não entendi o fato de não haver homologação para M2 com exceção do Bullet.
    eu ja uso M5 em todos ptp e estou pensando em montar uma celula M2 com bullet para testar o desempenho nos clientes, se vier a homologação do Rocket+Basestation só tende a melhorar
    Eu também tenho muitas dúvidas sobre migrar os POPs para 5.8. A visada tem que ser perfeita e além disso se todo mundo começar a usar, vamos ter ainda mais problemas de interferência do que em 2.4. Aqui o pessoal só usa em PTP, e mesmo assim já tive problema de interferência em um enlace.
    Minha idéia é mesclar as 2 frequências no mesmo POP, colocando um Rocket M5 para poder vender planos maiores e não sobrecarregar os cartões em 2.4.

  14. #34

  15. #35

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Excelente para os gatonet que não estão nem aí para a legislação.

    Eu não me arrisco.

  16. #36

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Penso nisso todo santo dia, agora em janeiro vou começar a instalar NanoStation M2 e nos Clientes Nanoloco M2, vou ver como fica. Pq quando o cliente quer mudar para planos maiores fica complicado ficar todo mes comprando de 10 a 15 Argrid m5

  17. #37
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    Bom dia pessoal.

    Bom estou meio parado esses tempo, estudando outras coisas, achei interessante o topico.

    E os cartoes N, alguem ja testou? Tem homologaçao?
    Ja vi uns adaptadores usb em N, radio ainda to por fora se ja saiu algum (To voando mesmo).
    Nao poderia ser uma boa saida tambem?

    Bom sobre aumentar os planos dos clientes, tenho percebido uma coisa, quando comecei aqui na minha regiao vendia planos de 256k/64k, passou algum tempo e o povo reclamava que estava lento e tudo mais, entao aumentamos os planos para 512k/128k down/up, todo mundo ficou feliz, passa-se mais um tempo e o pessoal ja nao esta mais feliz com isso, alguns reclamam que a velocidade nao é boa que é pouco e por ai vai.
    A gente fala em aumentar os planos e tudo mais, mais como seria o calculo pra velocidades maiores ?
    Ex: comercializamos 512k a uma media de 40 reais, qual calculo eu utilizo para vender planos maiores, sendo que a telefonica vende 1 mega a 29.90.
    E nao usamos adsl nao, é link dedicado mesmo pagamos a media de 250 o mega ja contando com a ultima milha.
    fico tentando bolar uma estrategia aqui mais tem horas que vejo uma dificuldade nessa questao.

    Abraços a todos.

  18. #38

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    olha amigos quero realmente opinar neste assunto de uma forma transparente e conhecedora das 3 tecnologias...
    conheço provedores grandes e sao paulo, campinas que trabalham tranquilamente com 2.4 e 5.8 tem interferencia sim e muita.... muita mesma.. quase assustadora...
    Mas nenhum deles abadonou comunicação via radio para cabear a cidade inteira pois se fosse tao simples assim estariamos com nosso brasil inteiro cabeado via fibra ou par metalico com VDSL...
    Basta apenas saber trabalhar com cada antena radio ponto e assim por diante...
    qualquer duvida me contatem ....
    Abraço..

  19. #39

    Padrão Re: Opções em 2.4Ghz

    minha torre principal é em uma cidade com cerca de 1milhao de habitantes, imaginem a poluiçao. quando montei optei por colocar 5 paineis 2.4 na torre, 3 verticais TSM e 2 horizontais Pluton, dois ficam pro mesmo lado com canais e polarização diferentes pois é um bairro onde tinha muitos clientes e essa era a soluçao mais em conta e com o minimo de qualidade, média de 30/35 online (não deixo passar disso) em cada painel com cartoes senao nl-2511 (na minha opniao o melhor pra 2.4) e por incrivel que pareça tenho muito pouco problema com interferencia, media de ping 2/6ms, estou colocando basestation 20dbi com rocket m5 na torre e airgrid no cliente, como tem poucos clientes ainda não da pra dizer muita coisa, mas parece ser muito bom ... vou colocar clientes 250 e 400k pra 2.4 , 600 e 1mb pra 5.8, pra mim foi a melhor opçao ja que o povo a cada dia quer mais velocidade ....
    Última edição por carlinhotocabrabo; 22-12-2010 às 13:23.