+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como manter latencia baixa

    Amigos, vejam se podem me ajudar.

    Estou utilizando uma rb433 para gerenciar a entrada da minha internet.

    Estou marcando os pacotes de entrada e saída no mangle e
    criei uma queue tree para UP outra para down e priorizei o trafego
    dos pacotes Voip.

    Tudo funciona certinho, quando o link todo está sendo usado, o mk
    garante a banda mínima para o Voip, porém a latência sobe muito, matando o Voip.

    Como posso fazer para o mk limitar o consumo de banda automaticamente, quando a latência subir ? para assim o voip funcionar corretamente ?

  2. #2

    Padrão Re: como manter latencia baixa

    amigo também quero fazer isso vou acompanhar para juntos termos a solução...

  3. #3

    Padrão Re: como manter latencia baixa

    Bom, vc disse que fez 2 queues, up e down... Como exatamente voce priorizou o Voip entao?

    O jeito mais basico de fazer QOS é fazer um queue PAI e duas filhas... Na queue pai, voce coloca toda a banda que voce tem disponivel (eh bom tirar um pouco, tipo 1% do total) e nas filhas dessa queue voce vai colocar 1 com prio 0 (prioridade alta) e outra com qualquer outra prio que nao seja 0.

    Essas 2 queues filhas, somadas, podem ter ateh mais que o total de link... Por exemplo, digamos que a PAI seja 10Mbs... Voce pode ter uma filha de 8 com baixa prioridade e outra filha de 3 com prioridade alta...

    Quando teu link bater em 10, a fila de 3mbs vai "emprestar" 1mb da outra, se precisar... Essa queue de 3Mbs, no caso, seria a tua queue de voip...

    Eh importantissimo que a queue PAI nunca esteja acima do total real do link... Porque o algoritmo que calcula esse "emprestimo" de banda se baseia na utilizacao da queue PAI... Se ela estiver a mais, nunca vai ficar cheia e nunca nenhuma acao sera tomada...

    A latencia alta que voce esta vendo quando o link esta cheio eh caracterisca de que nao esta havendo nenhum QOS... O roteador esta trabalhando como FIFO e mandando os pacotes na ordem que eles chegam, logo, criando latencia...

  4. #4

    Padrão Re: como manter latencia baixa

    Marcelus, estou fazendo exatamente como vc falou.
    O problema nao e a banda e sim latencia...
    o mk esta dividindo a banda corretamente.

    Ex. meu link tem 1 mb de dow :

    - Voip fica com banda de 100k ( 1 linha )
    - outros com 850k
    - 50k sobra

    mesmo assim a lantencia sobe de 60ms de ping para o site do Uol por exemplo,
    para 300ms, quando usamos os 850k disponiveis, com isso o voip fica muito ruim, mesmo tendo banda suficiente para ele.

    Existe alguma forma de falar para o mk limitar progressivamente a banda dos servicos
    com menor prioridade quando a latencia subir, ate ela chegar a um nivel que venhamos
    a definir ?
    Última edição por tiagoiw; 18-12-2010 às 03:04.

  5. #5
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: como manter latencia baixa

    que tipo de link vc tem ai? é dedicado? ou é uma adsl? axo que esta faltando UP, de mais dados para podermos ajudar melhor, abraços

  6. #6

    Padrão Re: como manter latencia baixa

    Cara, posta aí as regras que tu fez de queue e de marcação de pacotes para o tráfego Voip.

    Enquanto isto, a não ser que você esteja colocando o tráfego ICMP na queue de prioridade mais alta (junto com o Voip) é normal que o ping aumente porque ele fica espremido junto com o tráfego de menos prioridade.

    Latência aumenta quando o tráfego esta sendo controlado... É normal... Quando você alcança o limite de uma queue ela comeca a segurar tráfego para enviar aos poucos, é assim que se controla banda... Qualquer pacote é enfileirado e espera sua vez de sair quando a banda esta cheia... Se estiver realmente MUITO cheia e um tempo limite for alcançado, o pacote é descartado, senão segue em frente e é enviado com atraso e ai está seu aumento de latência.

    Outra coisa importante é como você esta identificando o Voip... Eu já várias pessoas pensando que estão marcando Voip e estão muito longe disso... A documentação que se acha pelos foruns via Google é praticamente toda errada ou não muito precisa.

    E como o Alto aí em cima disse, não só ADSL mas praticamente todo lugar, pratica banda de upload menor que download... O upload pode estar matando sua conexão.

    Posta as tuas regras que ajuda.
    Última edição por mtrojahn; 18-12-2010 às 10:35.

  7. #7

    Padrão Re: como manter latencia baixa

    Acho que a pergunta antecede, de quantos clientes simultâneos estamos falando?
    E quanta banda ele tem ??
    Wireless, com que cartão ??
    Ele disse que é uma RB433, esse hardware tem limitações em fluxo.
    Latencia tem varios fatores mas o principal no fim é hardware via de regra.