+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ar Condicionado pela Energia Solar

    Segue uma solução para climatização de ERBs que precisam ser refrigeradas, mas carecem de energia para acionar os aparelhos de ar condicionado.

    http://www.securusair.com/images/solar-diagram.jpg
    http://www.securusair.com/images/dir...ent-pump_1.jpg
    Fabricante: Securus - Direct Current Solar Ready Air Conditioning

  2. #2

    Padrão Re: Ar Condicionado pela Energia Solar


  3. #3

    Padrão Re: Ar Condicionado pela Energia Solar

    Caramba, quanta economia.
    Já imagino isso na minha casa.
    Mas Kleber, 4 baterias de 300Amp irão ser carregadas por 4 painéis solares de 200W?

    Mas é muito interessante. Resta ver como se consegue trazer um negócio destes para o Brasil.

  4. #4

    Padrão Re: Ar Condicionado pela Energia Solar

    Pois é, cada painel de 200W juntaria num dia no máximo uns 60A em cada bateria, como quando o sol é mais forte o reostato liga o ar mais seguido talvez isso faça o conjunto utilizar uns 80% da capacidade do painel (Enquanto que se apenas carregasse as baterias usaria uns 60%)

    De maneira geral um compressor pra 5000 BTU's devia gastar uns 350-400W, numa ambiente 2x3m o ar seria ligado uns 10 minutos por hora, acredito, isso daria uma necessidade total de uns 1500W por dia (Levando em conta um compressor lento, ventilação pouco forçada, gastando uns 350W), mesmo levando em conta um grande rendimento nos paineis acho que a magica não acontece.
    Ai talvez entre o seguinte: A noite o ar pode ser reduzido pra uns uso tipo 3 minutos por hora. Aí a conta pode fechar.
    (Com paineis de 200W em baterias de 200A)

    O que prefiro, porque raramente precisamos um absurdo tipo 5000BTU's, é pastilha Peltier!
    Um rack hermético 1m³ com 300W em Peltier chega fácil a 25ºC em 3 minutos com 4 ou 5 fans de 80mm 2500RPM. Dependendo do calor do equipamento interno esse tempo sobe, daqui uns 2 ou 3 meses vou ter uns numeros pra passar (Vou colocar balanceamento, cache e autenticação, em 2 PC's Atom, 1 Athlon X3, e 2 ou 3 RB's pequenas (450, 750, 750G), num case hermético de cerca de 1m³). Mas o que me interessou foi a baixissima manutenção (Só tirar poeira dos Fans, que um compressor faz em 1 minuto) e a possíbilidade de controlar facilmente o consumo (São pastilhas pra cerca de 12 a 15V, qualquer PWM pode ser usado quando se quer limitar o consumo), enquanto compressor tem consumo maior (Produz uma queda de tensão que pode ser problemática). Peltier e rack sob medida também pode ser combinado com ventilação focada apenas nos pontos de maior calor no rack, por exemplo processador de PC, que pode ter uma pastilha de 10 ou 20W constantemente ligada (Ventilada externamente na parte quente).

    Quem não conhece Peltier, vejamos se isso explica:
    Vila MMO > Pastilhas Peltier!

    Claro que resfriar um ambiente grande, com mais de 4000 ou 5000 BTU's, deixa de ser vantajoso com Peltier, pra isso os compressores com gas freon rendem mais, só que raramente é necessario resfriar um ambiente inteiro, quando a necessidade é resfriar apenas alguns pontos Peltier se torna a melhor opção, pelo custo e pelo gasto energético menor.

    Quem puder comprar fora veja os preços das pastilhas no Ebay, são muito baratos! O problema do todo é resfriar a parte quente, levando o calor pra longe (Por isso sugiro um rack hermético, pode ser com um isolamento termico simples (Porque o equipamento interno esquenta sozinho, não é aquecido pelo ambiente externo)), o jeito é fazer muita gambiarra com mangueira sanfonada e fan de PC (Ao menos é tudo barato, requer tempo).

  5. #5

    Padrão Re: Ar Condicionado pela Energia Solar

    Cara, muito legal essas pastilhas Peltier, fiquei apavorado em conhecer. Parabens a todos do tópico.

  6. #6

    Padrão Re: Ar Condicionado pela Energia Solar

    Eu compraria um para testar, mas não tem por aqui.

  7. #7

    Padrão Re: Ar Condicionado pela Energia Solar

    Com as pastilhas fica fácil fazer um mini-ar condicionado, para usar nas caixa herméticas em torres, mais sinceramente, minhas caixas nas torres são montadas com caixas de comando, metálicas, tenho caixas com até 5 RB´s, umas com fontes chaveadas e baterias, montado junto, e nunca usei nenhum esquema de refrigeração, nem mesmo cooler. Nunca tive problemas de aquecimento, nehum travamento. Vendo os Datasheet dos cartões mini-pci e RB´s, vi que as temperaturas de operação chegam a 80 Graus C. Sendo assim acabo entendendo que o hardware trabalha em altas temperaturas. Alguém teve problemas com isso? Teve que resfriar a caixa na torre? No meu IDC tenho ar concionado, 24 Hs, a conta vem bem altinha, mais nesse caso ai, ficam os servidores, roteadores gosto manter o ambiente frio.

  8. #8

    Padrão Re: Ar Condicionado pela Energia Solar

    Exato, material de torre é projetado pra operar até no inferno. Resfriar esse equipamento talvez aumente a vida util dos 2 ou 3 capacitores do VRM em 2 ou 3 anos, mas o custo não compensa, mesmo com calor a vida prevista é de umas 50 mil horas.

    Quanto aos servidores, falei em 300W em Peltier numa caixa de 1m³, justo pra servidores, nesse espaço cabem muitos servidores desde que não usando os espaçosos e inuteis gabinetes ATX. Um rack de piso padrão, se for de 24U de 60cm serão acho que 0,8m³, com 300W em peltier acho que dá pra manter nuns 25ºC mesmo que tenha uns 4 Pentium D (Maior aberração em matéria de geração de calor que eu conheço).

    Os bebedouros com Peltier, por exemplo, uma pastilha de 90W consegue "gelar" (Até uns 5 ou 6ºC) uns 5 litros por hora. Uma adega climatizada com peltier, o modelo de 90 litros mantém o ambiente a uns 5ºC com uma mera pastilha de 70W. E por aí vai, o troço esquenta demais de um lado então o problema é o capricho no isolamento térmico ao redor da pastilha, e na ventilação da parte quente, o resto é tranquilo.


    Os locais que eu conheço que tem problemas quando falta refrigeração é porque como projetaram para ser hermético não há nenhuma circulação de ar, geralmente escolhem um canto para fazer o CPD onde pega sol em 2 paredes, onde a distancia entre o forro e o telhado é pequena, etc, nunca ví um CPD que mesmo sem equipamentos dentro já não seriam um forno! Na maioria dos casos só ventilação resolvia, mas ventilar dá muita manutenção em filtros de ar, de modo que um ar-condicionado é a solução mais comoda. Paga-se por essa comodidade na conta de luz...

    (Pros servidores vale lembrar que nem todos HOJE tem predileção por baixissimas temperaturas. Falhas em HD são mais comuns fora da faixa 10-40ºC, falhas em capacitores em VRM idem, mal-contatos por dilatação de materiais idem, enfim, a grande maioria dos equipamentos de informática em geral opera muito bem a 35ºC sem diminuir a vida útil e o numero de falhas em mais de 10%, o que precisa ventilar são as partes quentes e não o todo. Por exemplo uma tomada de ar externa pra jogar em cima do processador, é muito mais eficiente do que ventilar um ambiente todo, digo, o processador irá aquecer do mesmo modo porque a troca de ar dentro do gabinete (Malditos gabinetes) continuará insuficiente. Só que ventilação focada só nos processadores, chipsets e HD's é complicado fazer, com os gabinetes 19" ou ATX não dá, teria que fazer um gaveteiro com placas e HD's ou algo do tipo, também teria necessidade de uma boa filtragem poeira e manutenção (Limpeza com jato de ar comprimido) rotineira, enfim, o tempo gasto com manutenção é muuuuito maior que ar-condicionado ou Peltier.

    (Pra Peltier, fan de 120mm 12V são uma boa pedida, pelo grande tamanho costumam sofrer menos com poeira. Os fan 120mm 127/220V não necessariamente se saem melhor, dependendo do consumo da pastilha e da diferença de temperatura (Quanto maior a diferença quente<>frio menos a pastilha consome) o fluxo de ar pode ser menor sem prejuízo, existe um tempo para a pastilha esfriar o dissipador do lado frio, que é beeeem maior que o tempo que leva pra ela esquentar o dissipador do lado quente. Ou seja, elas esquentam o lado de fora mais rápido que esfriam o de dentro, então ventilar a parte quente com muito fluxo de ar não apressa nem melhora em quase nada o rendimento, só aumenta o barulho e consumo)

    Um problema de Peltier que eu não contei: Umidade.
    Como o frio pode ser grande, o ar pode ser consensado e virar gelo ou liquido na pastilha. Quem tem ambiente com umidade muita alta precisaria um desumificador, mas os equipamentos geralmente não perdem tempo de vida mesmo com umidade tipo 70%, e pra um rack chegar nessa umidade toda precisaria estar num ambiente muito umido, só Peltier não gera tanta umidade se estiver num ambiente mais seco (Interior de qualquer construção, com vedação a respingos da chuva e etc. Já ví rack externo de telecom com Peltier sem desumidificador, se a intenção for manter o ambiente nuns 20-30ºC sem problemas, a umidade com certeza não será grande. Mas se insistir que algum componente precisa algo tipo 5-10ºC, aí sim haverá umidade demais porque as pastilhas ficariam ligadas o tempo todo.