Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Estou iniciando este topico com o intuito de postar minhas experiencias com redes Wireless.

    Meu Nome, Marco Macari. Sou empresário e tenho um provedor de internet a rádio no Centro Oeste Goiano, hoje com 790 clientes pagantes e alguns... não! :P

    Pretendo espandir, entao:

    A quem quizer ouvir (ou ler :P):

    Iniciei ontem dia 19/12/2010 a montagem de 3 POP´s com a seguinte especificações:

    -- Parte de Transmissao
    01 - RB433ah
    02 - Cartao R52Hn
    02 - Antena Omni 15dbi 2.4Ghz Hyperlink
    01 - Antena Omni 13dbi 5.8Ghz Hyperlink
    03 - Pigtail MMCX
    -- Parte de Alimentacao
    01 - Controlador de carga para painel solar (10A)
    01 - Bateria Selada 12v/7ah
    01 - Fonte de notebook (18,5v/3.5A)
    -- Parte de Refrigeracao
    01 - Pastilha Peltier 90w
    02 - Radiadores de calor em aluminio (Processadores)
    01 - Cooler 12v/0.12Ah
    -- Parte de Acondicionamento
    01 - Caixa Hermetica de Polipropileno com tratamento Uv
    02 - PrensaCabos 1/4"
    01 - Suporte para a caixa hermetica integrado com suporte para 2 antenas Omni.
    Parafusus, porcas, cabos de energia e rede...


    A Ideia seria montar um sistema autonomo que permitisse a conexao de clientes em 2.4Ghz padrao "N" (nao mimo), mais mesmo assim usando 2x2, e por fim uma rede backbone em 5.8 "N" usando MESH. Espalhar estes pontos na cidade com distancias entre 500 e 700M e a 10M do solo.

    Ja tenho esse equipamento montado e vou tirar algumas fotos.

    Se alguem tiver alguma sujestao manda ai.

    Eu vou postando o resultado dos testes desses primeiros 3 POP´s.

  2. #2

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Primeiros resultados:

    Testes em "Bancada"

    Equipamenteos:
    POP: Um desses que montei, como descristo a cima com 1 antena omni
    CPE: Elsys 2N
    DISTANCIA: 30M
    PAREDES: 2

    Media de Intencidade de Sinal: -61 (No ponto de acesso)
    Media de Intencidade de Sinal: -53 (No CPE)
    Tx/Rx Rate: 65.0Mbps-HT/65.0Mbps-HT (HT20-7)

    Considerações:
    Distancia pequena demais para ter alguma ideia de problemas.
    Somente um cliente conectado.

    Desempenho:
    Bom demais pra ser verdade, deu 40M de troughtput real!
    Sem quedas ou perdas de pacotes durante a transmissao de 10Gb de dados.

  3. #3
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Deixo como sugestão usar baterias automotivas 60 ah. Voce tá usando um controlador de carga 10 amperes, mas e o carregador, ou está usando painel solar? Ou o controlador é só pra desligar caso baixe a voltagem da bateria.?

  4. #4

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    boa.. gostaria de saber o custo aproximado de cada pop....

  5. #5

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Respondendo o Almirgas

    Nao falei nada sobre isso, me desculpem.
    Vail la:

    1 Bateria de 12v/7Ah alimentando a RB433ah com 2 cartoes R52hn plenamente carregada dura em media 10-12 Horas com perfeito funcionamento. Isso ate que o controlador de carga desligue o sistema pra nao danificar a bateria.

    O intuiuto do controlador de carga seria pra substituir de forma MUITO mais eficiente, um no-break

    Urilizei o controlador de 10A pois era o que estava disponivel no momento, se tivesse um de 3 a 5 funcionaria com sobra.

    Respondendo o elsamuray:

    O custo de cada POP neste momento esta em R$ 1970,00. No entanto poderia ficar mais barato dependendo do volume de compra e achando um fornecedor mais camarada, que nao foi meu caso na montagem destes. Imagino que o custo final, bem cotado, ficaria em torno de uns 1600,00, ou menos.
    Última edição por Macari; 21-12-2010 às 10:26.

  6. #6

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Uma foto rapida do POP

    DSCF2257

    Vou terminar a montagem aki e posto mais depois.

    Notem por gentileza:
    Nao estou usando Painel Solar, e sim um carregador de NoteBook de 18,5V/3.5A.
    A routerboard esta ligada diretamente na saida do controlador de carga, ja que ela trabalha de 9 a 30v (se nao me engano).
    A alimentacao desta vai de 13 a 15v dependendo da situacao de carga da bateria.
    A altonomia de funcionamento sem energia eletrica eh de +- 10Horas com a bateria de 7Ah.
    Última edição por Macari; 21-12-2010 às 11:10.

  7. #7

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    kra eu também montei um pop com este cartão r52hn,com uma setorial 5.8 de 18dbi no alto de um morro mais o sinal ficou muito ruim e variando de+++, sinal de -72 depois ia pra -60 montei este pop pois este cartão proporciona um trafego mais alto tanto em 2.4 quanto em 5.8,fiz o testo nas duas frequências mais tive bons resultados,no final das contas acabei desmontando o pop.

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    [QUOTE=Macari;522371]Uma foto rapida do POP

    Nao estou usando Painel Solar, e sim um carregador de NoteBook de 18,5V/3.5A.

    Humm isso que ia perguntar como está carregando a bateria, agora já está explicado.

    Eu utilizao um sistema parecido com o teu, mas como tenho uma RB ponto a ponto com dois cartões e mas quatro rbs distribuindo, cada uma com um cartão R52 e mais uma hub, então usso carregador de bateria de 10 amp,, uma bateria automotiva de 60 amp e um controlador de carga de 10 amp, vou colocar mais uma bateria pra ter 120 amperes por 12 volts, mas sempre tem energia sobrando. Funciona que é uma beleza deixo as Baterias e carregador e controlador em uma caixa grande metalica depois outra caixa metalica pro ponto a ponto e a hub e no alto da torre mais uma caixa metalica com as RBs distribuindo. Uma coisa que vou pesquisar é sobre o teu sistema de resfreiamento, eu não uso mas assim que voce postar mais alguma coisa vou implementar por aqui.

  9. #9

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    [QUOTE=Almirgas;522393]
    Citação Postado originalmente por Macari Ver Post
    Uma foto rapida do POP

    Nao estou usando Painel Solar, e sim um carregador de NoteBook de 18,5V/3.5A.

    Humm isso que ia perguntar como está carregando a bateria, agora já está explicado.

    Eu utilizao um sistema parecido com o teu, mas como tenho uma RB ponto a ponto com dois cartões e mas quatro rbs distribuindo, cada uma com um cartão R52 e mais uma hub, então usso carregador de bateria de 10 amp,, uma bateria automotiva de 60 amp e um controlador de carga de 10 amp, vou colocar mais uma bateria pra ter 120 amperes por 12 volts, mas sempre tem energia sobrando. Funciona que é uma beleza deixo as Baterias e carregador e controlador em uma caixa grande metalica depois outra caixa metalica pro ponto a ponto e a hub e no alto da torre mais uma caixa metalica com as RBs distribuindo. Uma coisa que vou pesquisar é sobre o teu sistema de resfreiamento, eu não uso mas assim que voce postar mais alguma coisa vou implementar por aqui.
    Esse vai ser um tanto diferente. Vou monta-lo a 10M do solo. e o RAIO DE COBERTURA, imagino que vai ser entre 500 e 700M.

    Espero que a tecnologia TDMA dos cartoes me ajudem a contornar problemas de sinal...

    Falando nisso. Estou montando hoje em laboratorio 10 Clientes "N" pra ver o que da...
    As distancias vao variar entre 40 e 150M. Estou bem ansioso.

  10. #10
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Citação Postado originalmente por Aurio Ver Post
    kra eu também montei um pop com este cartão r52hn,com uma setorial 5.8 de 18dbi no alto de um morro mais o sinal ficou muito ruim e variando de+++, sinal de -72 depois ia pra -60 montei este pop pois este cartão proporciona um trafego mais alto tanto em 2.4 quanto em 5.8,fiz o testo nas duas frequências mais tive bons resultados,no final das contas acabei desmontando o pop.
    Opa, tive problemas de variação de sinal com a versão 4.10 e 4.13 de sinal, tinha momentos que o sinal ficava totalmente doido, veja ai pode ser o seu caso.

    Achei interessante o topico tambem estou interessado em montar pelo menos um pop desse aqui na minha regiao e ver como se comporta, mais isso so depois do ano novo neh heheheh.

    Abraços e boa sorte.

  11. #11

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Iai grande, como estão os testes?

  12. #12

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Senhores;

    Minha intenção inicial era de criar POP´s de baixo alcance para funcionamento "SEM" visada direta.
    Considerando: 2.4Ghz, Antena de 13.5dbi omni, Paredes de Cimento, Telhados de Zinco, Janelas de Vidro, Avores, Etc e Afins; Digo: NÃO FUNCIONA ADEQUADAMENTE, o que é uma pena.

    Veja abaixo:

    O que é nao funciona? Pergunto;

    Se voce almeja qualidade de acesso, clientes satisfeitos e estabilidade de conexão; Nao funciona.
    Se voce almeja, Pig de 32b com tempo de 300ms, Acesso a paginas sem muita dinamica, MSN devolvendo mensagens, VOIP jamais, em fim: Acesso Indecente!, Funciona.

    Isso foi testado a 150M do ponto de acesso, sem visada, sem antena adicional com um notebook, um adaptador USB e um CPE indoor com antena de 2dbi.

    Mais com todos os contras, existem tambem os PROS!!

    Como a tecnologia "N" usa TDMA, os testes indicaram que um cliente que esteja necessárimante com sinal baixo, nao interfer tanto nos outros com sinal decente como acontece na banda "B". Isso foi provado.

    Isso testei com CPE outdoor ou Indoor com antena de 24Dbi (Que ja estava instalada em alguns clientes).

    Estou instalando agora no campo de testes, como se fosse a realidade, pois os testes anteriores foram feitos somente um pouco mais loge somente do meu laboratorio, nao relatando a "real realidade (aff!!)" da coisa, (8 a 150M x 8 a 400M).

    ----> A bateria de 7Ah durou exatemnte 9 Horas alimentando o sistema. Imagino que a media vai ficar com 7Horas, pois era bem novinha. O Controlador de carga desligo ela quando tava com 10.9V. Depois de religar a energia, em 4 Horas ela tava com 100% de carga. Praticamente nao aqueceu. (MUITO BOM!!!!)

    Bom, por enquanto eh isso, em alguns dias posto como esta o andamento.

    Senhores;

    Se alguem tiver alguma coisa a acressentar, por favor, faça-o!
    Nao tenho duvidas que a troca de experiencias economiza decadas de pesquizas.
    Sou um cientista, cada um que testa alguma coisa, seja ela qual for, o é.
    Entao, assuma e seja!

    Sucesso a todos.

    Fiquem com Deus.
    Até!
    Última edição por Macari; 18-01-2011 às 10:59.

  13. #13

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Esqueci de dizer:
    Atualizei a verssao 4.13 para 4.16 do MK nas RB´s.
    O cartao R52Hn escuta ate pencamento (-114 dbm) de piso de sinal. (CBESTA!!!!! :O :O)
    antes estava com -102.

    Pra saber se foi a atualizacao, usei outra RB com o mesmo cartao com V4.13, e realemente voltou pra -103.

    Indignado, digo:

    Ate mais! :P

  14. #14

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Senhores;

    Finalizei os testes como previsto...

    Pela demora para responder, ja podem ter imaginado no que deu:
    Fato 1: Estava enganado sobre o TDMA; pois, so funciona entre MK (POP) e MK (Clientes). É uma tecnologia que nao esta disponivel para qualque equipamento que se conecte ao MK, somente, entre eles. (proprietário).

    Fato2: Interferencia na banda 2.4; Eh um grande mito dizer que MIMO nao sofre interferencia, pois, eh fisicamente impossivel tanto dois corpos ocuparem o mesmo lugar no espaco, quanto duas transmissoes de radio.

    Fato3: Penetracao em ambientes "Paredalmente" poluidos; A uma distancia de 60 metros da origem do sinal, duas paredes sao estremamente danosas pra comunicacao tornando inviavel a aplicacao, mesmo levando em consideracao que se tenha DUAS ou mais fontes de sinal. Ate funciona, mais nao creio que alguem gostaria de instalar pontos de acesso de 60 em 60 metros.

    Fato4: Alcance dos clientes; Com antenas internas de 2, 5 e 8 Dbi, como dito a cima, nao funciona. Para ter que instalar antenas externas ou mesmo cpe´s fora da casa do cliente, melhor montar pontos de acesso mais estruturados e fazer como ja estamos acustumado.

    Nao tenho duvidas que poderia continuar testando e testando... sem duvia chegaria ao mesmo resultado: 2.4Ghz nao foi feito pra isso.

    Eh com pesar de escrevo estas palavas, nao pelo investimento feito, mais sim pela decepcao da falta de conhecimento para fazer acontecer.

    Se alguem tiver alguma sujestao, estou de mente aberta para recebe-la.

    Um grande abraco a todos!
    Fiquem com Deus e tenham MUITO sucesso em todos os seus empreendimentos.

    Marco Macari.

  15. #15

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Marco, já que voce tocou num ponto sobre alcance, não seria o caso de usar kit cliente externo para melhorar o tráfego para o cliente?
    E daí não precisaria de ser 60m mas 600 ou mais.
    Quando ao TDMA é uma realidade, torna-se proprietário e não universal. Isso pode ser um empecilho.
    Já estou sentindo isso aqui, com a instalação de uma setorial Airmax ativada onde só clientes airmax ativado se conectam. Se alguém chegar com notebook já era. Não vai conectar. Precisaria a Ubiquiti lançar um usb compacto e compativel com airmax para contornar isso. Apesar de que estes usb que andam por aí são terríveis. Mas tem um usb da Ubiquiti que é show, pena que é muito grande e não compatível com airmax.
    Para voce ter uma idéia, eu uso ele dentro de casa, com várias paredes de obstáculo. Ele está a cerca de 50m da torre, mas dentro de um prédio com vários pisos. e outros em volta e navega perfeitamente. Já sai com ele na rua dentro de um carro e daí o bichinho mostra todo o seu potencial . Ele é b/g/n

    Eu tenho aqui dois tp-link N, o modelo 941-ND que hoje já permite trocar a porcaria do firmware dele para o dd-wrt. Este sim é um senhor firmaware. Usei ele num radiinho medíocre, o dir 300 e o 600. Precisa ver como o radio muda totalmente;
    Creio que com o 941-nd deva ser semelhante. Mas dai fico preso ao problema de antena. Não há antena para setor para usar em protocolo N. Só as omini de pol vertical mesmo. E polarização vertical é pedir para aumentar interferencias.

  16. #16

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    O Alcance... Foi isso que quiz dizer.
    Minha intencao era fazer um sistema que fosse possivel ser utilizado como um 3g da silva...
    Usar um notebook ou outro tipo de equipamento compativel para acessar de onde voce estivesse na area de cobertura. Um tecnico me disse que por estar em N e estando usando o TDMA junto isso seria possivel. TDMA eh utopia, penetracao de parede e arvore eh mito.

    Um ponto de acesso N de alcance ate uns 700 metros resolve muita coisa em relacao ao trougthput total da B que eh de 2.5Mbp/s (Me disponho a provar se alguem discordar), sendo o da N em torno de uns 20Mbp/s aproveitaveis.

    O fot interferencia, nao de Micoondas, telefone sem fio e afins, importa tanto. mais 2.4ghz eh 2.4ghz em qualque lugar do universso, portanto sofre interferencia das dezenas de centans de radios que estao nas casas dos clientes e de outros provedores de wifi.

    Fica o fato: Motorola eh OTIMO, mais trenta monta ruma infra com esse tipo de equipamento!! 20 paus por POP e mais 460 por cliente! Na conjuntura de hoje, com adsl de 10M popr R$200 ou menos!? (estamos literal e totalmente FODIDOS! <- Provedores de Internet a Radio). Sendo assim, ou vc BANCA isso pro cliente e toma no C... ou vc ta fora do mercado.
    E triste eu sei, mais, no entanto, contudo, entretanto... ainda da pra trabalhar e tentat ganhar algum.

    Minha licenca da Anatel ficou em torno de R$30,000,00. ja nem sei quantas veses tive que investir nos pontos de acesso...
    Ubiquiti eh bom, mais ainda ta longe de ser aplilcavel dessa maneira...

    Sei nao...
    Foi mais um desabafo mesmo...
    Desculpe.

    Resumindo: Ponto de acesso N para alcance medio com equipamento outdoor no cliente; Resolve, por enquanto.
    Ponto de acesso de alcance baixo, radio ou equipamento indoor no cliente; NAO FUNCIONA!!!! NEM QUE A VACA TUSSA, CUSPA, GRITE, CHORE, APELE, IMPLORE....

    Eu posso dizer: EU TENTEI!, e nao foi pouco!

  17. #17

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    E bota desabafo nisso.
    Macari, me interessou saber o que voce usa no protocolo N. Tanto na base como clientes.

  18. #18

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Estava usando R52Hn nos Pops com Omni de 12.3dbu e Radio Elsys nos clientes.

    Chutei o balde... comprei 4 paineis Dual de 5.8 e montei um POP em N + Mimo.ja to navegando nele. Nos cliente to com NANO M5.
    Neste momento, com 10 clientes teste conectados estamos a 104x104M...
    Pedi mais 40 NANO M5. Vamo ve no que da! (Ate agora... LINDO!)
    O cliente teste mais distante ta a 900M e pretendo manter esta marca.

    Abraco a todos!

    Marco Macari

  19. #19

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Citação Postado originalmente por Macari Ver Post
    Estava usando R52Hn nos Pops com Omni de 12.3dbu e Radio Elsys nos clientes.

    Chutei o balde... comprei 4 paineis Dual de 5.8 e montei um POP em N + Mimo.ja to navegando nele. Nos cliente to com NANO M5.
    Neste momento, com 10 clientes teste conectados estamos a 104x104M...
    Pedi mais 40 NANO M5. Vamo ve no que da! (Ate agora... LINDO!)
    O cliente teste mais distante ta a 900M e pretendo manter esta marca.

    Abraco a todos!

    Marco Macari
    Estes painéis dual que voce se refere são as basestation da Ubiquiti?

  20. #20

    Padrão Re: Rede WiFi em "N" - Testes e Ideias

    Exatamente!

    Mais nao estou usando as Rocket´s, fiz um Pigtail e liguei no cartao R52Hn mesmo.
    Ja tinha acaixa montata entao nao quiz desperdicar a chance de fazer este teste.

    Ate tenho 2 Rockets, mais vo coloca depois. Se ficar melhor eu aviso, mais com certeza a gerencia do MK eh muito melhor do que o firmware a ubiquiti....

    Iceman, so pra saber, vc joga Ikariam?
    Última edição por Macari; 19-02-2011 às 12:32.