Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Revisão no Controle com BURST

    Gostaria de uma avaliação dos colegas a respeito do "burst". pelo Radius.

    #Estou usando essas configuracões:

    #150 com burst de 300
    84k/150k 150k/300k 84k/100k 30/30

    #256 com burts de 512
    128k/256k 256k/512k 86k/171k 30/30

    #300 com burts de 600
    156k/300k 300k/600k 92k/200k 30/30

    #450 com burst de 800
    226k/450k 450k/800k 156k/250k 30/30

  2. #2

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Amigo, porque é que teu threshold tá menor do que a banda? Assim ele nem libera burst.

    Entenda que o threshold é justamente o "bônus" além do que vc libera, para que ele possa ser distribuído em forma de burst, dentro do tempo determinado.

    Vou dar um exemplo da banda básica que eu uso aqui no meu provedor.

    75k/100k 300k/600k 100k/150k 15/15 5 50k/75

    A média geral, é o threshold. Se vc fizer um download de um arquivo e dividir o tamanho dele pelo tempo que levou, verá que o valor é o próprio threshold. O burst é somente o limite no qual ele usará esse "bônus", pode deixar alto que não tem problema. E quando gasta esse "bônus", ele estabiliza dentro do limite especificado no primeiro item da linha. Mas a média, sempre será o threshold.

    Detalhe, que assim, mesmo com uma banda média de 150k de down (como no exemplo acima), se vc for testar a velocidade no speedtest.net, ele lacra nos 600k. Os únicos clientes que reclamam ainda, são akeles chatos que querem abrir vídeo FullHD em real time. Ae nem eu aqui dentro do provedor consigo, dae como vc vai explicar pro cara que não é a Internet que tá lenta...

  3. #3

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    É que esse é o plano básico, onde eu dou uma prioridade maior. No plano intermediário, eu coloco prioridade 6, e no avançado que por sua vez, é um plano de média 400k com burst de 1M, eu coloco prioridade 7. Isso serve justamente pra evitar que alguém com banda maior, ocupe maior parte da banda sozinho no caso de estagnar o link.

  4. #4

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Ae que tá, eu priorizo a conexão dos que tem banda baixa, justamente pra eles poderem ao menos ter a sua fatia. O cara com 1M, nunca vai ficar sem conexão devido à largura de banda disponível, e já o cliente "pequeno" vai ter a sua parte praticamente garantida. Eu prefiro ter 4 clientes a 150k, do que um cliente à 600k.

    Foi o jeito que eu achei de todos ficarem contentes, e outra, meu link não fica no talo, o que faz todo mundo navegar normal. Qdo começar a chegar no topo, ae é hora de recontratar mais link.

    Cliente acima disso, eu já estou direcionando para serem clientes da Oi, com adsl, pois o kra consegue conexão de 2Mbps pra CPF, por 79 reais, e eu pago quase 2mil reais de uma conexão full duplex de 2Mbps. O lance é distribuir de forma inteligente e eficaz. Graças à Deus, temos o Mikrotik ao nosso lado.

    Quanto aos parâmetros, é o seguinte:
    - Os que estão separados por "/" (barra), significa upload/download do cliente. Essa parte pega muita gente.

    - Primeiro item: Max Limit: é onde a conexão do cara estabiliza quando ele usa todo o "bônus" da conexão, que seria o valor médio que vc define no threshold.

    - Segundo item: Burst: é a velocidade que vc define pro cliente poder usar o "bônus".

    - Terceiro item: Threshold: esse é o kra. Aqui que vc define a velocidade média distribuída entre o burst e o tempo de recarga do burst. Se o kra ficar baixando direto, a velocidade média vai ser igual ao threshold.

    - Quarto item: Time: é o tempo de recarga do burst. Defina algo entre 15 e 60. Pra entender o algorítimo do mikrotik, foi foda. Mas no manual tá bem explicadinho. À grosso modo, é o tempo no qual o Mikrotik vai deixar o usuário gastar o bônus para então renová-lo. Pra cliente que não deixa a conexão no talo, sempre vai parecer que ele tem a net mais rápida, que é o valor de 600k do exemplo acima. Já pra quem fica baixando direto, ele tende à dar uma média de 150k, que seria a soma do que ele gastou usando 600k + o que estabilizou em 100k (Max At).

    - Quinto item: Priority. Qdo houver disputa de conexão, quem tiver o menor número vai ser priorizado. Acho que o melhor seria trabalhar as prioridades em queue tree. No meu caso, como só uso simple queue, está de bom tamanho.

    - Sexto item: Limit At: Garantia de banda mínima pro usuário.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Sinceramente, tem pessoas que nunca, eu disse NUNCA, leram o manual do sistema (MikroTik Wiki) e simplesmente viajam nos conceitos...

    burst-threshol, em linguagem SIMPLES, é o gatilho, onde o burst deverá ser cortado. PONTO.

    O burst-time, é um valor, em segundos, o qual o algoritmo do burst, se baseará para calcular a média do consumo, dentro deste TEMPO, e verificará se a mesma atingiu o threshold, desta forma cortando o burst.

    por favor, leiam, antes de propagar asneiras: Manual:Queues - Burst - MikroTik Wiki

  6. #6

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    falou e disse Sérgio! e outra coisa, quanto maior o tempo do do burst,maior tempo ele leva para liberar o próximo burst.

    #150 com burst de 300
    64k/150k 128k/300k 48k/128k 10/10 8 24k/64k
    Última edição por sostenes; 23-12-2010 às 14:02.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Quanto maior o burst-time, mais tempo para um novo burst... correto. Por que?

    Porque o burst-time, como já mencionei, é um tempo usado para verificar a média de consumo.

    Ex.: o algoritmo verifica, em um determinado instante, qual a média do tráfego nos últimos N segundos (burst-time). É menor que burst-threshold? Se sim, continua o burst (burst-limit). É igual ou maior que burst-threshold? Se sim, corta o burst.

    É assim que funciona, e olha que há muito tempo atrás já postei isto aqui. Basta pesquisar os tópicos antigos.


    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    falou e disse Sérgio! e outra coisa, quanto maior o tempo do do burst,maior tempo ele leva para liberar o próximo burst.

    #150 com burst de 300
    64k/150k 128k/300k 48k/128k 10/10 8 24k/64k

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Este exemplo do wiki, é um modelo completo e lá mesmo explicam este cenário, mas vamos lá.

    Limit-at= garantia. Ou seja, deu, tá dado. Se garantiu algo, é justamente o que o algoritmo vai fazer, garantir.Está dentro da garantia, nada mais vale.

    Max-Limit= banda efetivamente controlada na fila.

    A prioridade é outro critério para que as filas tenham seu fluxo, modificado. Vamos imaginar o cenário do wiki, este mesmo que postou, mas com 2 filas iguais, exceto pela prioridade, onde uma será 8 e na outra 7.

    O que acontece, depois que banda ultrapassar a garantia (não se esqueçam, deu, tá dado). A fila com maior prioridade, terá seu max-limit satisfeito primeiro.

    É uma forma grosseira de explicar, pois existem mais conceitos envolvidos, mas não quero escrever aqui um artigo.

    Citação Postado originalmente por dimasters Ver Post
    Isso ae
    Mas Sergio vc que é o pioneiro nessa parada, vc como usa essa linha? vi no wiki
    Values: limit-at=1M , max-limit=2M , burst-threshold=1500k , burst-limit=4M
    mas não só esses parametros certo?
    ai tem a prioridade e o que me confundiu mais foi um outro parametro no final dizendo que é a garantia, se for a garantia o que seria o limit-at?
    Abraço

  9. #9

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Seguindo meu raciocinio acima e fazendo os teste aki via wireless vi que:


    1. Fazendo teste no "rjnet" obtive perto dos 600 kbps;
    2. Fazendo download de um arquivo (quando deixo a banda aberta baixo acima de 100 k/s );
    3. Com controle e "burst" obtive download abaixa de 36k contante.

    Nosso objetivo para com cliente: que ele navegue com 600 kbps, mas se for ver video ou baixa arquivo seja 300kbps.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         busrt.jpg
Visualizações:	257
Tamanho: 	74,6 KB
ID:      	17949Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         burst2.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	69,1 KB
ID:      	17950

    Deixo as fotos anexo...http://static1.under-linux.net/images/misc/pencil.png

  10. #10

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    bom dia,
    sou novo no ramo mikrotik e gostaria que vcs me ajudassem para configurar um BURST de 1M mais a navegação contratada fique em 300k. Uso hotspot em dhcp.

    muito grato.

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    max-limit burst-limit burst-treshold burst-time priority limit-at é essa a ordem.


    Citação Postado originalmente por dimasters Ver Post
    Sergio blz...
    Até em outro post fiquei com uma dúvida, e testando aqui deu erro...
    O usuario cadastrado com Mikrotik-Rate-Limit quando coloco o limit-at ele não conecta da erro pra adicionar na queue!
    Como eu adiciono a garantia no radius digo a ordem pra funcionar corretamente, seria ?
    Porque se coloco o limit-at na frente de tudo não funciona!

  12. #12

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Bom dia, aqui tenho a seguinte estrutura, Link de 4mb e a maior parte do tempo nao passa consumo de 2mb... Estou pensando em colocar planos de usuário com 1mb assegurado e valor máximo de 3, ficaria assim?
    Values: limit-at=1M , max-limit=2M , burst-threshold=1900k , burst-limit=3M

  13. #13

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Bom dia, aqui tenho a seguinte estrutura, Link de 4mb e a maior parte do tempo nao passa consumo de 2mb... Estou pensando em colocar planos de usuário com 1mb assegurado e valor máximo de 3, ficaria assim?
    Values: limit-at=1M , max-limit=2M , burst-threshold=1900k , burst-limit=3M

    Quantos clientes vc tem no horário de pico ?
    teria como mostrar a config q vc usa no seu burst ?

  14. #14

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    bom ainda n consegui, acompanhando...

  15. #15

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    bom ainda n consegui, acompanhando...
    Vc falou que na sua rede não chega nem a 2 MB, quantos clientes vc tem na sua rede ?

  16. #16

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    80, fica sempre em 1,5mb 2mb,,, picos de 3 4mb,,, tenho agora 6MB

  17. #17

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    80, fica sempre em 1,5mb 2mb,,, picos de 3 4mb,,, tenho agora 6MB

    Mas qual a media de planos, todos de 300 kbps ou a velocidade dos planos esta variada com os usuarios ?
    mas qual a config q vc usa pra com 80 clientes vc só usar no maximo 3.4 MB da sua banda, no horario de pico fia uns 60 logados ao mesmo tempo ?

  18. #18

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Bom dia amigo, aqui em horario de pico fica uns 30 35 usuarios online... planos aqui sao uns 70 de 1mb e 10 de 2mb... em horario de picos com 30 pessoas usando ao mesmo tempo atinge 3.4 3.5mb com picos de 4mb... Segue um print da rede hj sabado de manha...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Log sabado de manha.jpg
Visualizações:	277
Tamanho: 	83,8 KB
ID:      	22559

  19. #19

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Bom dia amigo, aqui em horario de pico fica uns 30 35 usuarios online... planos aqui sao uns 70 de 1mb e 10 de 2mb... em horario de picos com 30 pessoas usando ao mesmo tempo atinge 3.4 3.5mb com picos de 4mb... Segue um print da rede hj sabado de manha...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Log sabado de manha.jpg
Visualizações:	277
Tamanho: 	83,8 KB
ID:      	22559
    Vc esta usando Brust na config do plano dos usuarios ?
    Manda ae as configs q vc usa nos planos dos usuario pra darmos uma olhada..

  20. #20

    Padrão Re: Revisão no Controle com BURST

    Citação Postado originalmente por seeve Ver Post
    bom dia,
    sou novo no ramo mikrotik e gostaria que vcs me ajudassem para configurar um BURST de 1M mais a navegação contratada fique em 300k. Uso hotspot em dhcp.

    muito grato.
    Use essa planilha: https://under-linux.org/f226/calculando-burst-135485/