+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão nfs lento pra burro!

    Preciso compartilhar algumas aplicaçoes em um servidor.

    No lado servidor, no arquivo /etc/exports tenho a seguinte configuraçao..

    /aplicacao/sistemas/program/ 192.168.0.xx(rw)
    /aplicacao/sistemas/program/ 192.168.0.xx+1(rw)
    /aplicacao/sistemas/program/ 192.168.0.xx+2(rw)
    /aplicacao/sistemas/program/ 192.168.0.xx+3(rw)

    com isso creio estar exportando o diretorio program para os hostname especificados pelo endereço ip.

    ---------x---------x---------x---------x---------x---------x---------x---------x

    No lado cliente, no arquivo /etc/fstab tenho a seguinte configuraçao..

    192.168.0.100:/aplicacao/sistemas/program /mnt/sistema nfs defaults 0 0

    ---------x---------x---------x---------x---------x---------x---------x---------x

    Tenho a impressão que a sintaxe esta correta, pelo menos me pareçe.

    A situação que tenho é a seguinte: quando reeinicializo o servidor este demora no mínimo 10 minutos para disponibilizar o diretório compartilhado, simplesmente demora muito para montar a partição exportada. conferi a sintaxe em outros servidores que tenho na rede e também exportam arquivos, pelo menos não ví nada de diferente na configuração dos arquivos /etc/exports e /etc/fstab.
    Passado esses malditos 10 ou 15 minutos (que para quem trabalha com informatica é uma eternindade) é possível acessar o compartilhamento, tudo certo, tudo ok...

    Importante dizer que este servidor tem duas placas de rede e usa debian lenny 5.0 com com a versão do kernel 2.6.26-2-686.

    Obrigado e um feliz natal a todos!

    Vilson Jorge

  2. #2

    Padrão Re: nfs lento pra burro!

    Tu já deu uma olhada no desempenho da maquina quando tá iniciando? Roda um top, nos 10 mins q ele demora pra iniciar.

  3. #3

    Padrão Re: nfs lento pra burro!

    Falcomer fiz o monitoramento dos processos em execução na maquina e dos recursos utilizados. Nada de novidade. A utilização de memória e processamento é mínima, normal como deveria ser em uma maquina sem atividade.

    Estou começando a suspeitar da placa de rede; acho que vou desativar as placas on-board e instalar uma placa off-board pra ver o que acontece!

    Abr;

  4. #4

    Padrão Re: nfs lento pra burro!

    Outra coisa, tenta ver se o DNS tá configurado direito nessa maquina. As vezes, como acontece no ssh, quando dns tá desconfigurado ele demora a contectar.

  5. #5

    Padrão Re: nfs lento pra burro!

    O que vc me sugere? o que pode estar errado com o DNS? configuro o DNS diretamente no arquivo /etc/network/interfaces (Debian).

    Algum outro arquivo de configuração do DNS que se possa observar?

    Grato!

  6. #6

    Padrão Re: nfs lento pra burro!

    Não é problema de DNS não... Só pra saber se o DNS tava desconfigurado, quando num tem nenhuma configuração de DNS q ele reclama.

  7. #7

    Padrão Re: nfs lento pra burro!

    Creio que problema de DNS não seria pois você está configurando os IPs e não os nomes das máquinas.

    Faz o seguinte tenta colocar a seguinte configuração abaixo, apenas para uma máquina e depois adiciona as demais máquinas conforme exemplo abaixo.

    /aplicacao/sistemas/program/ 192.168.0.10 (rw,sync,no_subtree_check)

    Execute o comando:

    exportfs -av

    Depois se funcionar direito adiciona as demais máquinas na mesma linha, exemplo:

    /aplicacao/sistemas/program/ 192.168.0.10 (rw,sync,no_subtree_check) 192.168.0.11 (rw,sync,no_subtree_check) 192.168.0.12 (rw,sync,no_subtree_check) 192.168.0.13 (rw,sync,no_subtree_check)

    E rode o comando novamente:

    exportfs -av

    Espero ter ajudado, posta os resultados aí.

    Abraços !!!

  8. #8

    Padrão Re: nfs lento pra burro!

    Citação Postado originalmente por warlinux Ver Post
    Creio que problema de DNS não seria pois você está configurando os IPs e não os nomes das máquinas.

    Faz o seguinte tenta colocar a seguinte configuração abaixo, apenas para uma máquina e depois adiciona as demais máquinas conforme exemplo abaixo.

    /aplicacao/sistemas/program/ 192.168.0.10 (rw,sync,no_subtree_check)

    Execute o comando:

    exportfs -av

    Depois se funcionar direito adiciona as demais máquinas na mesma linha, exemplo:

    /aplicacao/sistemas/program/ 192.168.0.10 (rw,sync,no_subtree_check) 192.168.0.11 (rw,sync,no_subtree_check) 192.168.0.12 (rw,sync,no_subtree_check) 192.168.0.13 (rw,sync,no_subtree_check)

    E rode o comando novamente:

    exportfs -av

    Espero ter ajudado, posta os resultados aí.

    Abraços !!!
    Obrigado amigo pela resposta. Neste mês estou de férias; não tenho como testar; no mês de fevereiro testo e posto aqui o resultado.

    abr;

    Vilson Jorge