+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda na otimização da rede

    Olá desenhei o organograma abaixo para melhor explicar o que estou tentando fazer.

    Gostaria de saber qual a melhor opção para montar a rede como o organograma abaixo?

    Segundo o danilosceu https://under-linux.org/f225/quantos...so-ter-144175/ o cartão XR2 aguenta no máximo 4 mb, entao se eu levar 4 mb para empresa, "não teria mais" internet na omini.

    O que seria mais viável.
    Fazer duas redes

    1º 4 nanostation ligando o link de 4 mb a empresa e mais 2 nanostation ligando o outro link de 4 mb a rb?

    Existe outra forma mais inteligente e econômica.
    aguardo galera.

    veja o organograma abaixo
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	378
Tamanho: 	49,7 KB
ID:      	18001


    Marco
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	149
Tamanho: 	46,1 KB
ID:      	18000  
    Última edição por kurole; 24-12-2010 às 16:40.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda na otimização da rede

    Citação Postado originalmente por kurole Ver Post
    Olá desenhei o organograma abaixo para melhor explicar o que estou tentando fazer.

    Gostaria de saber qual a melhor opção para montar a rede como o organograma abaixo?

    Segundo o danilosceu https://under-linux.org/f225/quantos...so-ter-144175/ o cartão XR2 aguenta no máximo 4 mb, entao se eu levar 4 mb para empresa, "não teria mais" internet na omini.

    O que seria mais viável.
    Fazer duas redes

    1º 4 nanostation ligando o link de 4 mb a empresa e mais 2 nanostation ligando o outro link de 4 mb a rb?

    Existe outra forma mais inteligente e econômica.
    aguardo galera.

    veja o organograma abaixo
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	378
Tamanho: 	49,7 KB
ID:      	18001


    Marco
    cada caso é um caso, pra enlace é uma coisa para ponto a ponto é outra coisa. teste primeiro sua rede com o xr2, os pra 8 megas os nanos dão conta do recado tranquilo.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda na otimização da rede

    Entendi... mas é dois links de 4, tem como jogar os dois juntos em um único enlace? com os nanos..!

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda na otimização da rede

    Use nano m5 para o PTP e coloque uma rb 750g para fazer o balanceamento dos links...

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda na otimização da rede

    não entendi muito bem ou não me pareceu muito claro.....
    é pra colocar a rb no dois links "aqui no servidor" ou mando os dois links com 4 nano e coloco a rb no primeiro ponto de distribuição onde fica a omini?
    marco

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda na otimização da rede


  7. #7

    Padrão Re: Ajuda na otimização da rede

    Quer otimizar o desempenho? Independente do que usar em wireless, experimenta configurar o RTS nos rádios clientes em 0 (zero)
    Frame threshold em 2346 se tiver um sinal bom. Nos casos onde não conseguir melhorar o sinal baixa ele até 256.
    Cria um plano com um bom burst.
    E depois me conta.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda na otimização da rede

    Bom galera agradeço muito pela ajuda mas acho que a gente esta fugindo do objetivo do post.

    como exibido na imagem do primeiro post estou tentanto instalar os equipamentos de forma inteligente e economica, pois estao todos aqui para serem montados.

    tenho 6 nano m5
    1rb 433ah
    XR2
    1 hyperlink 15dbi omini

    tenho no primeiro ponto 2 links de 4 mb
    acho que vou ter que levar os 2 links em 4 nanos até a distribuição

    segue o desenho novamente do que estou imaginando fazerhttps://under-linux.org/attachments/...-rede-rede-jpg

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda na otimização da rede

    Creio que não estamos fugindo do título do tópico: Otimizar a rede é uma coisa. Qual topologia usar é outra.
    Mas no momento entendi que o teu problema não é otimizar mas sim que topologia usar.

    Foi dada uma sugestão de usar os dois links em conjunto e fazer um balance pcc. Porque isso? Se voce vai distribuir sinal na omini, nem sempre vai usar todo o link.
    Isto é a topologia.
    Agora para otimizar isto vai precisar de algumas políticas de plano de acesso compatíveis para não prejudicar o fornecimento dos 4 megas para a empresa.
    E como voce quer entregar 4 mega na outra empresa tem que ter alguma política de plano de acesso para os clientes com uma banda menor e um burst para compensar. Para que eles não consumam mais que 4 mega, coloca uma regra na rb para isso. Apesar que 4 mega dedicado faz muita coisa.
    Voce não disse quantos clientes tem para colocar na omini, mas em princípio um cartão vai atender em média 30 clientes com planos de 256kbps. Não pelo link mas pela limitação do cartão.
    Mas volto a insistir na configuração do RTS e frame threshold para otimizar o uso do tráfego na RB.
    Poderia também pensar num Proxy para otimizar as conexões na RB.
    Voce não disse se estes 4 mega são adsl ou dedicado. Se for dedicado, voce está com tudo na mão e vai ficar rindo sozinho com o desempenho.
    Se for adsl tudo fica imprevisível.

    E foi dada outra sugestão de fazer duas redes distintas. Um link de 4 mega para a empresa e outro link de 4 mega para a RB. Seria outra topologia.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda na otimização da rede

    Bom vamos lá...
    Os dois links são 2 speedy de 4 mb cada.
    Creio que não da pra fazer no primeiro ponto o balance ppc pois a omini e a rb vao estar no segundo ponto.
    quanto a quantidade de clientes .... creio que vão ser apenas uns 20 no máximo, porem como o fluxo continuo de trafego não é constante pretendo colocar uns 700 kbps de down e 128 de upload é uma área industrial onde todos os clientes estão no maximo a 1 km da torre.
    A torre sera montada no galpão da empresa que ficará com 1 link e o outro vou distribuir para todas as outras empresas. caso dê certo pretendo adiquirir mais um link..., porém a decisão agora tem que ser bem tomada, pois o ponto que será instalado não é de fácil acesso.
    Mas se for mais viável comprar outra RB para por nos links de saida eu compraria.
    Obrigado pela dica.
    Tem msn.. podemos trocar algumas experiências, pois trabalho com webdesign e conheco bem php, mysql geração de boleto.
    No meu mikrotik por exemplo na hora do login o cliente já pode pegar o boleto para pagamento além de receber o boleto impresso e um aviso de vencimento pelo email se estiver cadastrado claro.
    Poderiamos fazer uma coisa bem bacana e postar aqui no forum.
    www.kurole.com <- meu site
    abraços
    marco