+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    Ola a todo! Pessoal preciso de ajuda urgente. Quero config uma rb 493ah como servidor de link dedicado.
    Tenho um Circuito de 20m dedicado ok!
    Com 01 bloco de ip/28
    E dois bloco de ip/24 já config no meu cisco.
    Como config uma rb 493ah para sair 4 ou 5 ip valido por porta?
    Como fazer o controle de banda?
    Quero que cada porta tenho uma faixa de ip Valido?
    Se o cliente usa um ip que não seja de sua faixa tem perigo de da conflito de ip?
    Agradeço de já que pode mim ajuda.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    leia o wiki mikrotik passo a passo aqui no forum que voce ira conseguir fazer o que voce quer

  3. #3

    Padrão Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    Amigo posso ser sincero.

    Vc precisa de uma consultoria e não de uma ajuda.

    Vc vai precisar de alguem que acompanhe as sub-redes as mascaras e os demais detalhes que envolvem vc ter vários blocos.

    Está é a minha sugestão para vc não ter indisponibilidade na rede.

    Vc pode também aproveitar e pensar em uma rede como a deste video.




  4. #4

    Padrão Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    Citação Postado originalmente por FONTINELE Ver Post
    Ola a todo! Pessoal preciso de ajuda urgente. Quero config uma rb 493ah como servidor de link dedicado.
    Tenho um Circuito de 20m dedicado ok!
    Com 01 bloco de ip/28
    E dois bloco de ip/24 já config no meu cisco.
    Como config uma rb 493ah para sair 4 ou 5 ip valido por porta?
    Como fazer o controle de banda?
    Quero que cada porta tenho uma faixa de ip Valido?
    Se o cliente usa um ip que não seja de sua faixa tem perigo de da conflito de ip?
    Agradeço de já que pode mim ajuda.
    amigo
    nao entendi o pq? e para que? qual o objetivo de sair 4 ou 5 ip valido por porta?

    vc tem ai uns 500 IPs validos... pq nao entrega eles diretamente ao cliente?

  5. #5

    Padrão Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    Olá Fontinele,
    Tem formas mais simples de entregar ip válido, e mais segura. mas enfim é possível sim fazer com que cada interface tenha um rage de ip, para isso basta quebrar a rede de 24 bits para 26, 27 e assim por diante.
    Também será necessário fazer com que o Cisco entregue os ips para o Mikrotik.

    Bom o ideal seria detalhar a rede e descrever o que precisa.

    Até mais,

  6. #6

    Cool Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    AMIGOS DA UNDER-LINUX bom dia!
    VEJA BEM, O QUE EU REALMENTE QUERO.
    Eu já tenho um servido mk PC rotando com DHCP + hotspot com 300 cliente residencial ok!
    Tenho um link de 20m full Embratel
    Agora eu quero vender link dedicado full de 512k ater 2mb com 5 ip valido para pequenas empresa da minha região, eu só preciso de uma boa configuração para esse router mk 493ah, saindo ip fixo e passando pelo um bom Controle de banda.
    Pergunto para vcs que já tem experiência, Qual a melhor forma de se entregar esse serviço, com segurança e qualidade? Usando esse RB 493ah para começa.
    Eu pretendo trabalha assim, Para cliente empresarial que quiser compra link dedicado com ip fixo vou fazer enlace direto usando Rb 411, senao + antena direcional Zirok tudo em bridge, WDS.
    É dessa forma que faça meus ponto a ponto para os 5 POP que já tenho.
    O que o amigo lacier dias demonstrou com seus vídeos é ótimo mas por enquanto não posso mas, quem sabe logo logo eu procure seu serviço, muito bom amigo.
    Última edição por FONTINELE; 28-12-2010 às 13:14.

  7. #7

    Padrão Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    É exatamente o que já foi citado anteriormente, vc precisará configurar o cisco para q "direcione" as faixas /24 para o Mikrotik e nele "subnetar" a vontade.

    Se quiser me add no MSN que conversamos mais.

  8. #8

    Padrão Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    Controle de banda e fácil entrega de ip.... utilize PPPoE

  9. #9

    Padrão Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    Controle de banda e fácil entrega de ip.... utilize PPPoE
    Ele quer entregar um /29 para o clientes dedicados. Amigo voce tera que dividir os seus ip's validos no cisco primeiro. Após isso é criar as rotas no MK para os teus clientes.

  10. #10

    Padrão Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    1 - Voce tem acesso ao retoador cisco, se nao tiver, precisa pedir para a operadora qebrar a rede no roteador, ex. mascaras /29, voce tera 5 ips em cada rede.

    2 - Sugiro voce faze roteamento por paineis.

    3 - Nos cliente que voce quer dar os ips validos, faça roteamento tb, da menos problemas, o gerenciamento e soluçoes de problemas sao mais faceis e evita broadcast.

    4 - Sei que nao e facil, voce nao vai conseguir isso tudo lendo, mesmo que seja muito dedicado, acredito que aqui mesmo no forum, voce posso contratar alguem, para lhe auxiliar, nao devem cobrar tanto, ja que nao estao no local, vao fazer remoto mesmo.

    5 - Sugiro colocar ips validos nas torres tb, assim, voce podera acessar de qualquer lugar, sua rbs, no meio da sua rede.

    Peça isso para quando for contratar alguem. Acredito pelo que ja li, o alexandre, entende bem disso, quem sabe, fale com ele.

    Topico dele, se quiser tentar.
    Divisão de uma rede em sub-nets, colocando blocos validos na rede do cliente - Blogs - Under-Linux.org

  11. #11

    Padrão Re: Config Router rb 493ah para sai ip Valido com controle de banda

    Fontinele, como os amigos ja disseram vc vai ter que "quebrar" as redes no cisco, mais vc tb pode falar com a operadora para e transferir os seus blocos para o próximo salto que será seu MK e ai a responsabilidade do funcionamento dos blocos passam a ser sua.
    Isso é ótimo porque ai vc evita de ficar perdendo ips na hora de "quebrar" os blocos, mais a responsabilidade de manter a operação controlar os ips e gerenciar toda a estrutura é sua.
    Por isso a sugestão de uma consultoria pois ips válidos são um mundo diferente dos ips não válidos e vc sem querer pode expor a sua rede ou a do cliente.
    OBS: PPPOE é uma boa idéia como alternativa.

    Abração e boa sorte.