+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    Olá pessoal

    Pessoal queria uma opiniao a respeito do assunto,como tenho colocado vários posts a respeito disso,resolvi colocar mais uma dúvida nesse assunto,logo que a GVT passou cabos aqui,sendo que a mesma usa ADSL.
    Minha dúvida,será que é mais barato do que as demais tecnologias,como cabo,HPNA e GPON?
    Eu na minha area estou terminando um projeto para testar HPNA,mas agora surgiu mais essa dúvida,espero que me ajudem.

    sds

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    como assim jorge aldo 256 mbits nototal ,isso de trafego na rede toda ou por cliente .

  3. #3

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    Também estou querendo implantar o HPNA 3 (Fibra + coaxial), inicialmente pretendo levantar + ou - 20 km de rede. O Custo de implantação sai em média R$ 4,50 por metro de rede.

    Outro fato interessante é que se for aprovado o PL 116 vai ser ótimo, pois poderemos oferecer TV a cabo também.

  4. #4

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    creio que isso dependa do volume

    (não tenho experiencia na área comercial, logo o que digo eh com base apenas na teoria)

    o ADSL mais moderno faz 24mbit/sec (considerando o ADSL2+)

    o HPNA faz 256mbit/sec (Considerando HPNA3.1)

    De saída o HPNA é mais rápido e barato.

    Porem o HPNA é um barramento compartilhado, enquanto o ADSL é uma estrela. Ou seja, o ADSL dá 24mbit/sec para CADA cliente, o HPNA dá 256mbit/sec no TOTAL.

    Em outras palavras (e levando em conta que existe coisa mais moderna que os 24mbit/sec do ADSL2+) em larga escala o ADSL2+ é vantajoso, mesmo que seja mais caro para iniciar. É justamente por isso que as empresas de telefonia usam ele...
    As telefonias usam ADSL porque é uma tecnologia feita para aproveitar o cabeamento metálico pré-existente... Não porque é a mais vantajosa.

    vantajoso mesmo é FTTx.

    aqui uso FTTC... jogo a fibra para cada bairro e de lá jogo em UTP para os clientes.

  5. #5

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    aqui uso FTTC... jogo a fibra para cada bairro e de lá jogo em UTP para os clientes.
    FTTx também é uma boa alternativa....

    Qual custo por metro de rede não é alto? Que equipamentos você usa para chegar até o teu cliente?
    Posta algum material para enriquecer o tópico...


  6. #6

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    dimasters,

    é um investimento alto, procure uma pessoa capacitada, com cursos e projetos já feitos.

    Ou então faça cursos para se aprofundar mais ainda antes de começar a atirar (gastar $)

    Você vai economizar muito dinheiro.

    Abraços,

  7. #7

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    Citação Postado originalmente por uilianted Ver Post
    FTTx também é uma boa alternativa....

    Qual custo por metro de rede não é alto? Que equipamentos você usa para chegar até o teu cliente?
    Posta algum material para enriquecer o tópico...

    UTP = vertical simples

  8. #8

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    Aqui no Rio a GVT passou cabo telefonico para entregar seus serviços,logo deve ser vantagem em relação a cabo,correto.
    FTTX é bom,simples de implantar,porém o equipamento para o cliente ainda é caro,adsl é bem mais barato

  9. #9

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    Citação Postado originalmente por marcoveck Ver Post
    Aqui no Rio a GVT passou cabo telefonico para entregar seus serviços,logo deve ser vantagem em relação a cabo,correto.
    FTTX é bom,simples de implantar,porém o equipamento para o cliente ainda é caro,adsl é bem mais barato
    Acho que o mais difícil seria dimensionar os pares na rua

  10. #10

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    Cara as duas não sao la essas coisas, mais entre hpna e adsl e melhor ficar com adsl sendo que se vc pensa num projeto e esta disposto a investir eu ti aconselho hfc. Se tiver duvidas busca por ai com os kras que els vao ti falar se hfc e bem melhor.

  11. #11

    Padrão Re:

    Eu optaria por HPNA 3.1, sem sombra de dúvidas, e explico o porque:

    - o Jorge Aldo comentou sobre a taxa de transferência máxima ser de 256mbit/s e o Naldo quis saber qual a taxa máxima por peer (ponto). A respota é 35mbit/sec em tráfego individual para um único end-point.

    - quando a empresa quiser oferecer serviços de media, como tv ou VOD, não fica-se limitado ao computador, pois o padrão HPNA permite essa separação das frequências distintas através de simples divisores, podendo conectar a televisão na rede.

    - cabeamento coaxial oferece uma distância máxima de 1800 metros de rotas. Em compensação, não há a necessidade de dividir "ramais" ou pares individuais para cada assinante. A instalação do cabeamento ao assinante parte de um único cabo coaxial, através de divisores TAP instalados no próprio backbone.

    - basta fazer uma comparação de custos entre um DSLAN simples da DLink e um Switch MASTER HPNA da CiaNet (quase 3 mil reais um DSLAN, contra 1800 reais o Switch MASTER).

    - a escalabilidade de um switch HPNA é muito maior que de um DSLAN, sendo possível instalar até 160 end-points ("modem" do assinante) por conversor, contra 24 ou 36 linhas de um DSLAN convencional.


    Sobre HFC (híbrido de fibra e coaxial), pode-se aplicar sobre diversos tipos de infra-estrutura. É possível agregar com HPNA (o Switch Master tem suporte para cabo de fibra óptica) e também com o padrão DOCSIS, que é o mesmo que a NET Combo usa. Em DOCSIS a infra-estrutura é totalmente diferente, tem que aplicar-se repetidor na linha a cada X metros, os equipamentos dos assinantes são cable modens... Enfim, o custo é BEM maior.

    Espero que gostem do ponto de vista. Abraços!

  12. #12

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    Com certeza hpna 1 e muito boa sem sombra de duvidas e melhor do que adsl, so que a hpna tem o mal das versoes nao se comunicarem uma com a outra ate onde eu sei, a nao ser que eu estaeja mal informado. Conheço um tv a cabo que tinha a versao 1 e agora foi ampliar e ja saiu a versao 3 e a tv a cabo nao teve exito pois a nova versao 3 nao troca ideia com a 1, blz! fico agredecido por quem passar mais informaçao sobre este topico...

  13. #13

    Padrão Re:

    Por motivos óbvio, Janailson. HPNA 1 usa o cabeamento telefônico, enquanto a versão 3.1 usa cabeamento coaxial.
    Seria a mesma coisa que querer interligar uma NanoStation 2.4 em uma NanoStation 5.8.

  14. #14

    Padrão re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    Adsl sem Sombra de duvidas...
    eu uso aqui e aprovo...
    Utp...barato mais amador...
    dim

  15. #15

    Padrão Re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    cara, bom mesmo e deixa isso tudo no chinelo seria o FTTx, mas o assunto e HPNA x ADSL, pelas vantagens de cada, e posibilidade de convergencia, sem pestanejar HPNA, topologia, expansao, e posibilidade de tv.

  16. #16

    Padrão Re: Rede cabeada HPNA ou ADSL. Qual a Melhor Opção?

    ola colega qual equipamento vc usa no hfc? aqui eu tenho hpna 3.1 sem problemas

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    As telefonias usam ADSL porque é uma tecnologia feita para aproveitar o cabeamento metálico pré-existente... Não porque é a mais vantajosa.

    vantajoso mesmo é FTTx.

    aqui uso FTTC... jogo a fibra para cada bairro e de lá jogo em UTP para os clientes.