+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Essa antena da conta?

    Olá pessoal.

    Estou montanto esse enlace, mas tenho duvidas quanto as antenas.

    É uma rede onde vamos interligar dois pontos com a base, pensei em usar 4 antenas dessas, um par para pontoA --- pontoB e outro par para
    PontoA --- pontoC.

    link da antena:
    segue em anexo a imagem do link no Radio Mobile, mas não tenho precisão quanto ao tipo de antena no RM.

    Penso em usar uma routerboard, mikrotik e dois cartoes (um para cada antena) na base, e nos pontos um ap talvez.

    Existem arvores no caminho, que poderiam tampar até metade da zona de sinal, ficaria muito ruim? ou eu poderia aumentar um pouco a potência para compensar?

    Gostaria de algumas sugestões ou dicas dos amigos.

    Um abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         base_p.jpg
Visualizações:	169
Tamanho: 	128,6 KB
ID:      	18120   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         base2_r.jpg
Visualizações:	147
Tamanho: 	131,2 KB
ID:      	18121  

    Última edição por ftartari; 29-12-2010 às 14:17.

  2. #2

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    Amigo, não parei pra analisar sua topologia nem seu enlace mais a respeito da qualidade destas antenas pode confiar que sao boas, sao clones da hyperlink, varias empresas estao vendendo elas com suas marcas, nao vou citar aqui no forum pra nao ficar chato, mais 90 % das empresas que vendem antenas por ai utilizam antenas da lanbowan.

  3. #3

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    Amigo pode ficar tranquilo e sem aumentar a potencia do sinal que vai rodar beleza, outra coisa quantos megas vai passar com elas?

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    Potência não irá queimar a arvore ou outros obstáculos que se encontram no caminho, assim como melhorar a zona de fresnel...

    Eu sugiro ao autor do tópico, que caso queira fechar os enlaces, refaça os cálculos com o Radio Mobile e contemple as possíveis obstruções. Algo que poderá fazer é dimensionar a altura das antenas, de modo que a obstrução da zona de fresnel desapareça. Quanto as antenas, procure por antenas de qualidade comprovada, de alto ganho e rejeição a polarização contrária e boa relação frente/costas, cabos, conectores e pigtails de qualidade com a menor perda possível e tente utilizar rádios de maior sensibilidade ao invés de pensar em potência como solução de problemas.


    Citação Postado originalmente por MEGAMINAS Ver Post
    Amigo pode ficar tranquilo e sem aumentar a potencia do sinal que vai rodar beleza, outra coisa quantos megas vai passar com elas?

  5. #5

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    Citação Postado originalmente por MEGAMINAS Ver Post
    Amigo pode ficar tranquilo e sem aumentar a potencia do sinal que vai rodar beleza, outra coisa quantos megas vai passar com elas?
    Não precisa muito não, se passar 5mb ja está ótimo.

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Quanto as antenas, procure por antenas de qualidade comprovada, de alto ganho e rejeição a polarização contrária e boa relação frente/costas, cabos, conectores e pigtails de qualidade com a menor perda possível e tente utilizar rádios de maior sensibilidade ao invés de pensar em potência como solução de problemas.
    Caro Sergio, muito obrigado pelas informações, mas poderia me dar uma luz do que seria "rejeição a polarização contraria"?
    E como assim sensibilidade? oq seria um rádio com maior sensibilidade?

    Obrigado a todos

  6. #6

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    Radio com maior sensibilidade e um radio capta sinais ate mais fraco e aproveitam melhor esse sinal radio com sensibilidade tipo -105 quanto maior mehlor no caso das rb seriam cartoes mais sensiveis E de boa usa essas antenas da aquario aqui que não vai perder muito pra essa ai não e ate sai mais barato e e homologado e vc acha facil no mercado livre Antenas Parábolas
    E de boa nunca usei potencia alta sempre tentei compensar usando uma antena de maior ganho e potencia baixa , essa sempre sera a melhor escolha.
    Última edição por wala; 29-12-2010 às 20:43.

  7. #7
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    boa noite a todos do forum !!
    acredito que essa distancia ele fecha até com antenas menores tipo as aquario MM-5825 5.8 GHz 25 dBi.
    e com 2 bullets 5 ou mesmo mini pci como o xr5 para melhor rendimento e performace do enlace ....
    tambem sugiro que aumente a autura das torres um pouco mais para que a zona de fresnel fique livre da vegetaçao.
    Última edição por laurence669; 29-12-2010 às 21:25.

  8. #8

    Padrão Vi essa aqui

    Muito obrigado me esclareceu muito.

    Sempre optar por antenas com maior ganho e rádios sensíveis..
    Esta antena anterior realmente não é homologada...
    O rádio eu já nao usava na potência máxima, depois que fechava o enlace ia diminuido pouco a pouco até o momento que o sinal começaca a cair, dai deixava assim...

    vi essa antena aqui...

    os amigos me disseram que poderia usar antenas um pouco mais baratas e pouco inferiores... mas para um sistema que não pode parar... compensa gastar com antenas realmente boas? posso ter algum benefício?

    Ubiquiti é marca boa nao é?
    homologada, mais ganho...


    UBIQUITI AIRMAX ANTENA RD-5G30 ROCKET DISH 5GHZ 30DBI HOMOL

    ANTENA ROCKET M e AirMax BaseStation / Rocket Antenas foram concebidos para trabalhar em conjunto. Instalando Rocket M na AirMax BaseStation / Rocket Antenas não requer ferramentas especiais, você simplesmente encaixe-a no lugar com a montagem fornecidos com as antenas.


    Frequency Range 4.9-5.90 GHz
    Gain 28.0-30.25dBi
    Polarization Dual Linear
    Cross-pol Isolation 35dB min
    Max VSWR 1.4:1
    Hpol Beamwidth (6dB) 137 deg.
    Vpol Beamwidth (6dB) 118 deg.
    Elevation Beamwidth 8 deg.
    Electrical Downtilt 4 deg.
    ETSI Specification EN 302 326 DN2
    Dimensions 367x63x41mm
    TAMANHO 70CM DIâMETRO
    PESO 10KG
    Como assim foi concebida pra trabalhar em conjunto? Alguém ja usou ou conhece esta antena?
    Porque será que no anuncio diz que é so montar e funcionar???

    Hpol Beamwidth (6dB) 137 deg.
    Vpol Beamwidth (6dB) 118 deg.
    Elevation Beamwidth 8 deg.
    Electrical Downtilt 4 deg.

    qual a abertura do sinal? não soube diferenciar
    Última edição por ftartari; 29-12-2010 às 21:51.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Vi essa aqui

    Sim, estes equipamentos são excelentes. Mas esse negócio de só montar e pronto... não é bem assim. Procure pelos posts do Granlabor (Zé Alves) aqui mesmo no forum que ele dá verdadeiras aulas sobre configurações e instalação.

    A abertura são 8 graus.

    Nas distâncias que vc menciona no Radio Mobile, acredito que as Nano Bridge ou Nano Grid (da mesma ubiquiti) solucionarão seus problemas com custo bem reduzido. Não tenho certeza, por isso procure saber se foram homologadas (nano bridge e grid).


    Citação Postado originalmente por ftartari Ver Post
    mas tem um problema... parece q esta antena anterior não é homologada...

    vi essa...
    Ubiquiti é marca boa nao é?
    homologada



    Como assim foi concebida pra trabalhar em conjunto? Alguém ja usou ou conhece esta antena?
    Porque será que no anuncio diz que é so montar e funcionar???

    Hpol Beamwidth (6dB) 137 deg.
    Vpol Beamwidth (6dB) 118 deg.
    Elevation Beamwidth 8 deg.
    Electrical Downtilt 4 deg.

    qual a abertura do sinal? não soube diferenciar

  10. #10

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    Como vou utilizar uma Routerboard com MK no ponto BASE não tem como usar uma nanostation de antena certo?

    mas poderia usar nos outros pontos...
    utilizando este cartão:
    UBIQUITI MINI PCI XR5 600MW STREMERANGE5 - 5GHZ HOMOLOGADO
    mesmo que usando ele em potencia bem baixa... teria uma qualidade melhor no sinal?

    vou ter q ter duas antenas na base... para uma apontar para cada ponto... uso dois cartões ou tem um cartão que tenha entrada para duas antenas?

  11. #11

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    parece q essa antena que postei ai em cima tb nao deve dar pra ligar na Routerboard... ela tem um Rocket atras.... seria tipo uma nanostation?

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    é só deixar ela em bridge e o mk gerencia ela ....
    para melhor gerencia faça o redirecionamento de portas para o acesso via web ....

  13. #13

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    bom dia amigos under, aguem pode me da uma dica de como usar o radio mobile, tenho ele instalado mais nao sei usar, fico agradeçido. meu msn [email protected]

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    Vocês tem que aprender a pesquisar... Ali em cima no menu tem a pesquisa do google que traz todos os posts do under-Linux sobre o assunto que pesquisar. Não custa nada e responde quase 100% das dúvidas.


    olha ai o resultado:

    https://under-linux.org/f105/**tutor...ware-**-87694/

    https://under-linux.org/f105/manual-...-mobile-90497/

    https://under-linux.org/f105/melhora...-mobile-93150/

    https://under-linux.org/f143/radiomo...ac-osx-140807/

    https://under-linux.org/f171/bem-vin...-0-4-a-130191/

    https://under-linux.org/f171/usando-...mobile-132469/

    https://under-linux.org/f171/radio-m...manual-132500/

    Volto a repedit, FORUM é lugar de troca de idéias, discussão de dúvidas, ajuda mútua e não local de "receitas de bolo" e prestação de serviços "na faixa".




    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    bom dia amigos under, aguem pode me da uma dica de como usar o radio mobile, tenho ele instalado mais nao sei usar, fico agradeçido. meu msn [email protected]

  15. #15

    Padrão Re: Essa antena da conta?

    Sergio disse tudo o pessoal nao quer mais pesquisar, quanto ao link duas antenas aquarioas 25 dbi com dois cartoes r52 fica show ou entao duas NanoM5.