+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor DNS

    Senhores,

    A coisa aqui esta crescendo e preciso programar algumas coisas para melhorar a minha rede.

    Pergunto aos experientes de plantão.

    É interessante ter aqui na minha rede um servidor de DNS ?

    Atualmente utilizo o Open DNS 208.67.222.222 e 208.67.222.220

    Se realmente é interessante alguém poderia me dar uma idéia de como fazê-lo ou até mesmo se existe alguém aqui que poderia fazer para mim.

    Preciso disso para janeiro de 2011 e só passar o valor para podermos combinar o pagamento e o serviço.

    Ps.: postei aqui porque fiquei na duvida do local.

    Abraço

    Marcel

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Servidor DNS

    Eu sempre prefiro algo que eu tenho controle...

    E sim, o DNS local melhorará o tempo de resposta às consultas dos hosts internos.

    Ao invés de pagar alguém para fazer, aventure-se e tente instalar. Uma dica: ISPConfig - OpenSource ISP management and Hosting Control Panel Terás um painel de controle completo com DNS, servidor web, e-mail (caso precise um dia).

  3. #3

    Padrão Re: Servidor DNS

    servidor de dns eh legal vc ter
    com Freebsd ainda eh mais interessante por que tem opção de cache de dns.

  4. #4

    Padrão Re: Servidor DNS

    eu uso o dns do google
    master 8.8.8.8
    slave 8.8.4.4

    tempo de resposta média de 50ms
    enquanto a opendns e de 100ms

  5. #5

    Padrão Re: Servidor DNS

    Dizia uma véia chupando o nariz da outra, gosto é gosto.

    DNS se chama bind. Ao gosto de cada um, opção é que não falta.

    Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Eu sempre prefiro algo que eu tenho controle...

    E sim, o DNS local melhorará o tempo de resposta às consultas dos hosts internos.

    Ao invés de pagar alguém para fazer, aventure-se e tente instalar. Uma dica: ISPConfig - OpenSource ISP management and Hosting Control Panel Terás um painel de controle completo com DNS, servidor web, e-mail (caso precise um dia).
    Obrigado Sergio,

    Vou dar uma olhada nesse link e ver se consigo desvendar esse mistério.

  7. #7

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    servidor de dns eh legal vc ter
    com Freebsd ainda eh mais interessante por que tem opção de cache de dns.
    Obrigado pela dica vou pesquisar aqui no forum tambem pra ver se encontro algo

  8. #8

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por danielbsb88 Ver Post
    eu uso o dns do google
    master 8.8.8.8
    slave 8.8.4.4

    tempo de resposta média de 50ms
    enquanto a opendns e de 100ms
    Vou fazer um teste com esse obrigado

  9. #9

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Dizia uma véia chupando o nariz da outra, gosto é gosto.

    DNS se chama bind. Ao gosto de cada um, opção é que não falta.

    Abraço
    Entao como aqui e local democratico achei que existiria varias opinioes a respeito.

    Em contato com uns profissionais de Mikrotik o pessoal me passou que o servidor de DNS local iria economizar uns 30% da minha banda e que o servidor de cache eu teria muitos problemas com banco.

    Já tive servidor de cache aqui más dava muitos problemas e parei de usar.

    O profissionais aconselham o uso de servidor DNS e nao Cache.

    Outros aconselham Cache não servidor DNS.

    Cara fica complicado pra caramba entender como as coisas devem funcionar.

    Más valeu a sua opiniai e importante tambem.

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Servidor DNS

    eita... 30% de banda apenas com DNS... quem te falou isso tá viajando.

    Cache DNS, todo servidor faz, e o que isto é benéfico é o tempo de resposta e sim, um pouquinho de economia na banda, sem contar que, o serviço é seu e normalmente não enfrentará dificuldades relacionadas ao congestionamento da banda.

    Agora, creio eu, que esse cache que está mencionando é cache de objetos da Internet, fornecidos por um bom e velho servidor webproxy, tipo Squid.


    Citação Postado originalmente por marcelsalvador Ver Post
    Entao como aqui e local democratico achei que existiria varias opinioes a respeito.

    Em contato com uns profissionais de Mikrotik o pessoal me passou que o servidor de DNS local iria economizar uns 30% da minha banda e que o servidor de cache eu teria muitos problemas com banco.

    Já tive servidor de cache aqui más dava muitos problemas e parei de usar.

    O profissionais aconselham o uso de servidor DNS e nao Cache.

    Outros aconselham Cache não servidor DNS.

    Cara fica complicado pra caramba entender como as coisas devem funcionar.

    Más valeu a sua opiniai e importante tambem.

  11. #11

    Padrão Re: Servidor DNS

    Então Sergio,

    O que esta acontecendo é que aqui na minha rede estava percebendo uma certa lentidão na exibição das páginas, inclusive na minha rede interna.

    Ai preocupado com tal situação resolvi tentar encontrar um consultor Mikrotik para me ajudar a resolver os problemas, pois eu não sou expert no assunto.

    Embora tenha alguns conhecimentos não me sinto completamente seguro em fazer algumas coisas.

    Essa pessoa, segundo o que me consta é o cara em Mikrotik, inclusive ele participa ativamente aqui do Fórum.

    Ele me passou que o servidor DNS local aqui na empresa seria interessante pois estaria economizando ai uns 30% de banda, isso segundo informação enviada pelo mesmo via e-mail.

    E que o servidor de Cache (Squid) é furada, pois daria muitos problemas com acesso a bancos.

    Veja bem, estou acostumado com opiniões adversas pois na informática em geral (rede, hardware, sistemas) isso e normal, cada qual vê da sua maneira.

    Inclusive passei isso para ele e o mesmo me passou exatamente isso cada um cada um.

    Como aprendiz que sou e creio que em breve estarei chegando a onde quero pois sempre foi assim, gostaria de entender umas coisas e preciso de orientação para fazer treinamentos, cursos etc...

    O Mikrotik é um Router baseado no Linux, configurações são feitas nele baseados em literaturas disponíveis aqui no Under e ate mesmo na rede, beleza ate ai tudo normal, estou pegando as manhas e ja consigo, instalar, e configurar o MK para trabalhar belezinha.

    O que esta pegando.

    Acredito que tanto para servidor DNS quanto para Cache terei que ter uma máquina com um Linux instalado e configurá-lo para que trabalhe em paralelo com o MK.

    O problema e que não tenho nenhum conhecimento em Linux, sei ate instalar o sistema e configurar ele em uma rede local, enfim usuário básico mesmo.

    Má se der algum problema maior ai ferrou.

    Você que e uma pessoa experiente poderia me ajudar no seguinte:

    Qual sistema baseado em Linux eu poderia estar instalando em uma maquina para poder dar os primeiros passos e aprender a fazer esses servidores?

    Do mais muito obrigado pela participação nesse poste.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Servidor DNS

    Vamos lá, se usar Mikrotik, ele faz cache DNS e isso já resolveria seus problemas com o servidor DNS. Basta configurá-lo para os DNS do Google e nos clientes configurar para consultar o IP do Mikrotik (ele é um cache DNS, não um servidor de fato, mas a função para o cliente é a mesma). Feche qualquer consulta DNS externa (vindas da Internet) para este cache dns.

    Quanto ao web-proxy, o Mikrotik ROS não é nenhum primor desse serviço em função de várias limitações que possui. Web-Proxy atualmente, existem vários, com várias funções distintas, principalmente armazenar objetos dinâmicos e todos baseados em GNU/Linux e/ou BSD's. São o que existe de melhor neste serviço. Procure o material do M4D3 aqui no próprio forum que entenderá o que eu digo.

    Quanto ao prestador de serviços power-mega-extra-turbo-tabajara que falou estas sandices para você, provavelmente sabe configurar um Mikrotik ROS apenas e mal compreende os conceitos envolvidos nas aplicações em si, e neste fórum, posso te garantir, está CHEIO, destes "experts". Se conselho fosse bom, era vendido, mas vamos lá: Estude, conheça os conceitos, não precisa nem saber fazer de fato, pois poderá em algum momento contratar serviços de um BOM profissional, mas tem que entender os conceitos para não ser ludibriado por FALÁCIAS de pseudo-profissionais que insistem em vender seus "préstimos" aos incautos.

  13. #13

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Vamos lá, se usar Mikrotik, ele faz cache DNS e isso já resolveria seus problemas com o servidor DNS. Basta configurá-lo para os DNS do Google e nos clientes configurar para consultar o IP do Mikrotik (ele é um cache DNS, não um servidor de fato, mas a função para o cliente é a mesma). Feche qualquer consulta DNS externa (vindas da Internet) para este cache dns.

    Quanto ao web-proxy, o Mikrotik ROS não é nenhum primor desse serviço em função de várias limitações que possui. Web-Proxy atualmente, existem vários, com várias funções distintas, principalmente armazenar objetos dinâmicos e todos baseados em GNU/Linux e/ou BSD's. São o que existe de melhor neste serviço. Procure o material do M4D3 aqui no próprio forum que entenderá o que eu digo.

    Quanto ao prestador de serviços power-mega-extra-turbo-tabajara que falou estas sandices para você, provavelmente sabe configurar um Mikrotik ROS apenas e mal compreende os conceitos envolvidos nas aplicações em si, e neste fórum, posso te garantir, está CHEIO, destes "experts". Se conselho fosse bom, era vendido, mas vamos lá: Estude, conheça os conceitos, não precisa nem saber fazer de fato, pois poderá em algum momento contratar serviços de um BOM profissional, mas tem que entender os conceitos para não ser ludibriado por FALÁCIAS de pseudo-profissionais que insistem em vender seus "préstimos" aos incautos.
    Nossa maravilha, obrigado amigo.

  14. #14

    Padrão Re: Servidor DNS

    Cara eu concordo com que o Sergio disse, tem muitos aqui que começaram a mecher com RouterOS a menos de 1 mês mal sabe arrumar o dele quando tem problema e já ta querendo vender serviços e falando coisa errada. Um conselho procura cara credenciado e que tem um carreira aqui no fórum por exemplo o Luciano, ele é um cara experiente e profissional, um outro é o Rodrigo Minelli ambos excelentes consultores.

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Servidor DNS

    O pior mesmo é que tem uns bem antigos também e que até hoje não se preocuparam com conceitos... ficam copiando regras de forum e testando e quando acham que alguma coisa funcionou bacana (em um determinado ambiente/cenário), já acham que são experts no assunto e saem por ai anunciando serviços como se de fato fossem profissionais qualificados. Outro dia via um e-mail, onde o cidadão na sua assinatura escrevia todo a sua propaganda e terminando em um Analista de Redes, e o mesmo solicitava como se configurava uma rota estática entre dois roteadores. O fim da picada... mas é assim, tem gente demais querendo ganhar dinheiro fácil baseado apenas em fóruns e Google (se lembrar, outro dia, rolou aqui no fórum uma discussão onde o cidadão contratou um serviço e não tinha a mínima idéia de como fazê-lo e veio pedir uma receitinha básica)






    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara eu concordo com que o Sergio disse, tem muitos aqui que começaram a mecher com RouterOS a menos de 1 mês mal sabe arrumar o dele quando tem problema e já ta querendo vender serviços e falando coisa errada. Um conselho procura cara credenciado e que tem um carreira aqui no fórum por exemplo o Luciano, ele é um cara experiente e profissional, um outro é o Rodrigo Minelli ambos excelentes consultores.