+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferença de ganho entre frequencias...

    Caros,

    fui questionado hoje por um colega que trabalha com radio amador, a questão foi a seguinte:

    Um ganho de 13dbi em 900mhz é o mesmo ganho de 13dbi em 2.4ghz ? ou 13dbi em 5.8ghz ?


    eu não tentei nem responder hehehe

    alguém sabe me dizer ?

    obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Diferença de Ganho entre frequencias...

    Eis a duvida intrigante, nosso amigo Zé Alves ou Leandro Lopes poderá responder...

  3. #3

    Padrão Re: Diferença de Ganho entre frequencias...

    Chuto que sim pois para uma dada frequência cada dbi dobra o ganho. Sem em 900Mhz a 5dbi o alcance é 4km em 6dbi será (teoricamente e em condições ideais) 8km em 2.4Ghz talvéz fossem 1 e 2km respectivamente porém o dobro.
    Há frequências que alcançam maior distância porque as meio resiste menos.

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diferença de Ganho entre frequencias...

    quanto menor a frequencia menor o ganho da antena pois tenho radio amadores vhf px 11 metros ...
    um exemplo tenho um radio px que opera em 27 mhz com uma antena omini direcional 4 dbi de ganho
    com 4 wats de potencia consigo levar meu sinal no raio de 15 a 20 kilometros ....
    com 900 mhz acredito que seja a mesma coisa ,porem uma frequencia bem mais alta ....
    quanto maior a frequencia maior será o ganho do elemento irradiante (a antena).

  5. #5

    Padrão Re: Diferença de Ganho entre frequencias...

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    quanto menor a frequencia menor o ganho da antena pois tenho radio amadores vhf px 11 metros ...
    um exemplo tenho um radio px que opera em 27 mhz com uma antena omini direcional 4 dbi de ganho
    com 4 wats de potencia consigo levar meu sinal no raio de 15 a 20 kilometros ....
    com 900 mhz acredito que seja a mesma coisa ,porem uma frequencia bem mais alta ....
    quanto maior a frequencia maior será o ganho do elemento irradiante (a antena).
    As antenas levam alguns fatores que sao eles:
    1) elementos radiantes
    2) tamanho
    3) forma
    4) estacionaria
    5) harmonica
    6) frente costas
    7) carta de smith.

    Seria assim, menor frequencia maior a antena. sempre será assim.

    O que acontece é que a antena pode ter o salto de 2.4 e bater em 5.8ghz porem o vwsr (estacionaria) sera alto.

    Erick

  6. #6

    Padrão Re: Diferença de Ganho entre frequencias...

    Por enquanto nao vo opinar nada ..... fiquei meio perdido agora.

  7. #7

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    kkkkkkkkkkkkkkk (bincadeirinha....)

    Um ganho de 13dbi em 900mhz é o mesmo ganho de 13dbi em 2.4ghz ? ou 13dbi em 5.8ghz ?

    13dBi=13dBi=13dBi (pelo menos neste planeta).....

    Aprendi na escola que 13=13=13....

    Brincadeiras a parte, claro que o questionamento não foi esse. então vamos ao que interessa. Primeiramente duas definições importantes:

    Ganho é a capacidade de um determinado sistema em modificar positivamente a amplitude do sinal de entrada. O ganho é dado pela razão entre o sinal de saída pelo sinal de entrada, tendo sempre como resultado um valor positivo.

    A Largura de banda de um elemento irradiante é o intervalo de frequência na qual a antena deve funcionar de forma satisfatória para a sua aplicação.

    Creio que a pergunta realizada foi a seguinte: Uma antena com um ganho de 13dBi apresenta o mesmo ganho para as freqüência de 900MHz, 2.4GHz e 5.8GHz?

    Muito provavelmente não, pois cada elemento é projetado para operar com uma largura de banda específica (Eu não conheço nenhum equipamento que possua essa capacidade de operar com mesmo ganho nestas três faixas de frequência).Para certificar qual o ganho de um determinado elemento devemos recorrer ao diagrama de irradiação do mesmo, e verificar para aquele elemento qual o ganho para aquela freqüência. Por isso, que temos dispositivos especifico para cada faixa de freqüência, onde pode-se tirar o maior proveito de cada elemento.

    Agora, se a pergunta foi referente ao quantitativo, se as três medidas em elementos diferentes seriam iguais, podemos afirmar que sim. Seria o mesmo que perguntar: 80km/h em um fusca são os mesmos 80km/h em um Jetta? e 80km/h em uma Ferrari? Claro que a resposta seria sim...

    Bom, mais uma vez chamo a atenção para a qualificação dos senhores... Profissionalizem-se! Estudem! Conheçam! O mercado vai mudar, e quem não tiver conhecimento vai ficar fora!!! Muitos dependem disso para sobreviver!!! Acordem!!! Com certeza essa pessoa que te fez esse questionamento conhece conceitos, e quis te testar, e testou....

    Um grande abraço e feliz 2011 a todos.

    Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    Skype: andrelmr

    Consultorias em profissionalização e planejamento estratégico para provedores.

  8. #8

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    Se estao a 13 dbi o ganho vai ser o mesmo.nao importa frequencia, lembrando-se que a cada 3dbi o sinal dobra de frequencia.

  9. #9

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    Foi mal, dobra de potencia nao frequencia.

  10. #10

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    a cada 3dBs

  11. #11

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    o que eu perguntei foi... uma antena de 13dbi de 900mhz .. tem o mesmo "rendimento/(alcance)" do que uma 13dbi de 2.4ghz e/ou 13dbi em 5.8ghz !!

    eu acredito que NAO tenha... que a performance de 13dbi em 900mhz é maior do que uma de 2.4ghz de 13dbi ...

  12. #12

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    vixe, agora complicou.

    Vamos "explica" isso ok.

    Quanto menor a frequência menor será a resistência a matéria sólida e a liquídos.

    Cada material do universo possuí a chamada memória ressonante, isso quer dizer que ele tem uma vibração natural em determinada frequência, e é assim que se explode a bomba atômica ok.

    O que temos em questão é que um determinado ganho em determinada faixa vai ser melhor que o mesmo ganho na outra faixa, exemplo: 13 dbi em 900mhz x 13 dbi em 5825mhz.

    Sim, 900mhz vai detonar os 5825mhz, porque ele vai "passar" pelos solidos mais facilmente, o que vai modificar realmente o resultado será: VISADA LIMPA, FRESNEL LIMPO, SEM ESPELHO DAGUA OU ELETROMAGNETISMO (alta "tesao"), FREQUENCIA LIMPA e por ultimo qual a capacidade do rádio a ser usado, tendo em conta duas coisas SENSIBILIDADE e POTENCIA, na POTENCIA o que interessa é a MAIOR potência com a Maior TX de DADOS, veja isso no datasheet do radio, todos mostram isso.

    O que encontramos hoje são links feitos em 5.8GHz rodando melhor que em outras frequencias, mas, isso, só porque os radios utilizados no link são top, e nos de 2.4GHz não são, e se forem, o problem então é a interferência.

    Acho que isso são todas determinantes do sucesso do link ou não.

    Erick

  13. #13

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o que eu perguntei foi... uma antena de 13dbi de 900mhz .. tem o mesmo "rendimento/(alcance)" do que uma 13dbi de 2.4ghz e/ou 13dbi em 5.8ghz !!

    eu acredito que NAO tenha... que a performance de 13dbi em 900mhz é maior do que uma de 2.4ghz de 13dbi ...
    Agora você misturou tudo.... Seu amigo quis te pegar mesmo hein... Vc ficou apertado....

    Rendimento ou Alcance.

    Rendimento e a capacidade de transformação de energia elétrica que ela recebe no conector por energia eletromagnética irradiada, que é o ganho. Ai sim, todas tem o mesmo rendimento (ganho)

    Agora, alcance, ja entra características de propagação.

    Atenuação no espaço livre = 32,5 + 20 log d + 20 log f
    Onde d é a distância em km e f a frequência em MHz.

    Desta forma, o sistema em 900MHz terá um "alcance" maior que o 5.8GHz.

    Mas se você for explicar isso para seu amigo, ele vai te pagar pelo pe com outra... Procure entender um pouco mais para poder debater com ele... Este pessoal de Radio Amador realmente conhece muito de propagação.

    Abraço

    Andre Ribeiro

  14. #14

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    o rendimento da antena em 900mgz e melhor que em 2.4 por uma serie de fatores, principalmente da frequencia.

  15. #15

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    As antenas levam alguns fatores que sao eles:
    1) elementos radiantes
    2) tamanho
    3) forma
    4) estacionaria
    5) harmonica
    6) frente costas
    7) carta de smith.

    Seria assim, menor frequencia maior a antena. sempre será assim.

    O que acontece é que a antena pode ter o salto de 2.4 e bater em 5.8ghz porem o vwsr (estacionaria) sera alto.

    Erick
    ________________________________________________________________________________________
    Meu amigo filzek ....
    obrigado por esclarecer esta duvida tremenda aqui...
    uma confusão gigante entre tamanho da onde com ganho de antena com tamanho de elemento irradiante nossa...
    e bem simples DBI: e usado para especificar ou indicar o ganho de uma antena .... acho que e so uma regra um padrão a seguir nao que ele mude de uma frequencia para outra porque qt menor a frequencia maior o tamanho da onda e ...... antenas com elementos irradiantes sempre vao diminuindo qd a frequencia vai aumentando...
    vejam aquelas antenas de satelite vcs jha viram onde moro tem ... e giganteClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         embratel-torres.jpg
Visualizações:	231
Tamanho: 	229,2 KB
ID:      	18164

  16. #16

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    exatamente... o ganho de todas (no exemplo) é de 13dbi.. mas o alcance não será o mesmo (levando em consideração o mesmo cenario, sem obstaculos, sem interferencias..)

  17. #17
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o que eu perguntei foi... uma antena de 13dbi de 900mhz .. tem o mesmo "rendimento/(alcance)" do que uma 13dbi de 2.4ghz e/ou 13dbi em 5.8ghz !!

    eu acredito que NAO tenha... que a performance de 13dbi em 900mhz é maior do que uma de 2.4ghz de 13dbi ...
    Alexandre, o ganho de uma antena que trabalha em 900mhz medido em dbi, com certeza é o mesmo ganho de uma antena de 2,4Ghz.
    O que geralmente a gente se confunde é o alcance dessas frequencias.
    Na teoria, frequencias mais baixas tendem a ter maior alcance, pela facilidade que a onda tem de ultrapassar barreiras.
    Então o ganho sempre é o mesmo, desde que ela seja usada na frequencia que foi projetada, agora se usarmos uma de 900Mhz na frequencia de 2,4Ghz, o ganho nao será o mesmo com certeza visto que aumentará o ROE (Razão de Ondas Estacionarias).

    Para se ter uma ideia, segue um desenho simples de uma onda eletromagnetica, onde A e B mede o tempo dessa onda ou seja a frequencia (Quanto maior a frequencia menor o tempo entre A e B, ou seja tornando essa onda menor e por essa razao entendemos porque 2,4Ghz e 5,8Ghz tem que ter visada pois o sinal nao consegue atravessar obstaculos).
    E quanto menor a frequencia maior o tamanho da onda.
    Um bom exemplo é do nosso amigo laurence no inicio do post, ele usa la um radio na faixa do cidadão que no caso é 27Mhz entao o tamanho da onda ficaria 11 metros entre A e B da figura, e para 2,4Ghz apenas 0,125cm.
    Espero que tenha entendido o que eu quis dizer, nao sou muito bom em explicar as coisas.

    Abraços e otimo 2011 a todos unders.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Onda.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	10,0 KB
ID:      	18165  

  18. #18

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    era o alcance... so nao formulei a pergunta conforme.. :P

    obrigado a todos !!

  19. #19
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diferença de ganho entre frequencias...

    é isso mesmo ....
    acompanhado o tropico para exclarecer melhor essa duvida ....
    vamos montar 900 mhz mimo no proximo ano ...
    vamos ver se o alcance é maior ou mesma coisa ...