Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para enlace Nanobridge

    Bom dia a todos...

    estou num dilema: um enlace de 14km com nanobridge m5, visada perfeita, só que não consigo fechar... no laboratório, funcionou tudo direitinho, fiz o projeto via radiomobile e via airlink da ubiquiti, e os dois passaram...

    Gostaria de compartilhar da experiência de outras pessoas do forum, para que possa obter sucesso em minha empreitada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	346
Tamanho: 	159,5 KB
ID:      	18233  
    Última edição por uesleycorrea; 03-01-2011 às 08:46.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Descreva melhor oque está acontecendo ao tentar fechar o enlace amigo.
    Não enxerga? Nao navega? Nao pinga?
    Posta os prints das configs

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Coloque suas configurações... tenho enlace com 4 nano bridge passando 70mb (35mb full)

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Não enxerga... nadinha...

    minhas configs são basicamente as seguintes:

    um rádio como AP e outro como Station, airmax ativado.

    São só dois rádios, e o print do airlink eu coloquei no primeiro Post.

    Vou novamente na base ver hoje se consigo descobrir algo... mas tá muito estranho.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Tira um print das config e posta aqui amigo...

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Amigo, queremos ajudar, mas se não responder nossas dúvidas não teremos como te ajudar...

    Mostra as configurações!

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Peço-lhes desculpas pela demora, mas é que ontem estive fora o dia inteiro levantando um enlace a 2000 metros de altitude, fiquei o dia inteiro na montanha...

    Mas tá aí, o print de um, e amanhã coloco o print de outro (pois tenho que tirar de casa e estou sem acesso).

    PS.: só pra constar: até semana passada, eu tinha um enlace em 2.4 nesse mesmo local funcionando perfeitamente, me dando 1mbps de troughput. Só que eu burramente retirei os 2.4 antes de ver o 5.8 funcionar e fiquei parado... vou levantar o 2.4 de novo pra pelo menos não ficar a pé
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubnt.jpg
Visualizações:	315
Tamanho: 	74,8 KB
ID:      	18320  

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Olha, só com esse post fica dificil saber oque tá acontecendo...Precisaria ver os prints do advanced desse radio ai e os outros dois prints do station..
    Mas a config ae me parece normal...posso apostar com vc que é alinhamento!
    Procure usar um GPS pra alinhar as antenas amigo....muito mais eficiente!

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    amigo no ap muda o codigo do pais para usa ou deixa esse mesmo habilita a opçao channel shiffiting em advanced aumenta a distancia para ver as opçoes Enable AirMax e No ACK Mode for PtP habilita e ve se da certo, posta agora as configuraçoes da station.

    abraço.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Citação Postado originalmente por ediekes Ver Post
    amigo no ap muda o codigo do pais para usa ou deixa esse mesmo habilita a opçao channel shiffiting em advanced aumenta a distancia para ver as opçoes Enable AirMax e No ACK Mode for PtP habilita e ve se da certo, posta agora as configuraçoes da station.

    abraço.
    Se ele ativar o NO ACK FoR PTP o rendimento do equipamento cai drasticamente....
    Faça a medição correta e ajuste o ACK manual

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Quanta gente querendo ajudar! E quem deveria estar correndo atras não faz o que se pede! Amigo, se deseja uma ajuda que realmente vai solucionar seu problema, e de graça, posta as principais configurações.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    posta ai as configuraçoes para nos vermos e te ajudar.
    abraço

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Desculpem novamente, meus amigos...
    Mas não posso dedicar-me exclusivamente a isso, esse enlace é particular pra minha casa, e eu tenho que fazer vários outros serviços, visto que sou gerente de redes de um provedor de quase 12 mil clientes.

    Mas vamos lá, como disse anteriormente, as configs da station, só vou poder postar amanhã, estou postando agora a outra tela que me pediram.

    Mas ainda acredito que as configs possam estar OK, tendo problema com alinhamento. Nunca alinhei um enlace tão distante assim em 5.8, só em 2.4, e visto que a antena é pequena, e tem só 40º de abertura de sinal, posso estar apanhando com isso.

    Mas agradeço a toda ajuda que pacientemente a galera do forum tem me prestado.
    Estarei à disposição quando precisarem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubnt2.jpg
Visualizações:	257
Tamanho: 	77,8 KB
ID:      	18327  

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Desculpem novamente, meus amigos...
    Mas não posso dedicar-me exclusivamente a isso, esse enlace é particular pra minha casa, e eu tenho que fazer vários outros serviços, visto que sou gerente de redes de um provedor de quase 12 mil clientes.

    Mas vamos lá, como disse anteriormente, as configs da station, só vou poder postar amanhã, estou postando agora a outra tela que me pediram.

    Mas ainda acredito que as configs possam estar OK, tendo problema com alinhamento. Nunca alinhei um enlace tão distante assim em 5.8, só em 2.4, e visto que a antena é pequena, e tem só 40º de abertura de sinal, posso estar apanhando com isso.

    Mas agradeço a toda ajuda que pacientemente a galera do forum tem me prestado.
    Estarei à disposição quando precisarem.
    Desculpe a indiscrição amigo mas,
    um provedor com quase 12 mil clientes e vc nao tem um consultor?
    Vamos manter a humildade desse fórum e procurar receber a ajuda que pedimos!
    Sem mais...
    Abraço!

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    poxa, 12mil, e nao levanta 2 nanobridge. credo.

  16. #16
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    independente dos 12 mil clientes de um mega provedor não vou discutir....
    mas coloque 20 mhz na largura de banda para ver se é interferencia ..
    tem que ficar 1 pessoa de cada lado para alinhamento caso não de para ver a olho nu ....
    14 km é uma distancia media para um nano bridge ...

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Bom, não dar para não discutir... 12 mil cliente, gerente de rede e não saber alinha um enlace? Foi infeliz com a palavra. Tô fora!

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Só um instante:
    não quis ser indiscreto com ninguém aqui. O provedor onde trabalho não usa rádio, só fibra e cabo, e esse projeto é algo particular, pra sanar a minha curiosidade. Não tem nada a ver com empresa e nem consultoria. Trabalho em escritório, não em implantação. E não tenho certificação nem cursos na área de wireless, seja mikrotik, SIAE, Ceragon ou seja lá qual for a tecnologia.
    E por eu ser gerente de redes, não me obriga a saber levantar um enlace, mas sim, montar um server linux fazendo PPP, Apache, DNS, Squid, Firewall e etc, fechar sessões bgp e exportar rotas com várias operadoras usando quagga ou cisco (bgp no mk é mole), trabalhar com cisco, datacom e juniper, trabalhar com telefonia via E1 e etc. Isso é a minha OBRIGAÇÃO, e não levantar um enlace de rádio, por isso PENSEI que pudesse contar com a ajuda de alguns e AGRADEÇO aos que pacientemente estão me ajudando. Saibam que poderão contar comigo quando precisarem.

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Boa tarde,

    aproveitando o tópico.
    Fechei um PTP de 4 KM com nanobridge m5, visada limpa
    só que o ping está variando muito, maioria é 1ms mas tem momentos que vai a 120ms, alguem poderia e dar uma ajuda se estão corretas as configurações?

    Obrigado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem4.jpg
Visualizações:	332
Tamanho: 	129,7 KB
ID:      	18472

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda para enlace Nanobridge

    Citação Postado originalmente por PedroMQ Ver Post
    Boa tarde,

    aproveitando o tópico.
    Fechei um PTP de 4 KM com nanobridge m5, visada limpa
    só que o ping está variando muito, maioria é 1ms mas tem momentos que vai a 120ms, alguem poderia e dar uma ajuda se estão corretas as configurações?

    Obrigado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem4.jpg
Visualizações:	332
Tamanho: 	129,7 KB
ID:      	18472
    Poste as outras telas tbm... wireless network...